[Código da Estrada] Exame de condução

Fpunto

New member
Na sequência de um tópico colocado por outro user (http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=67827) coloco aqui um desafio a todos os user.
Como todos sabemos os condutores Portugueses só decoram as leis de transito para o dia do exame e depois seja o que Deus quiser.
Portanto desafio todos os user a fazerem um exame de código (na net há muitos) e colocarem aqui os resultados e o tempo de carta.
Começo eu. Reprovado com 5 respostas erradas. 10 anos de carta.[8b]

Pessoal, a minha namorada chumbou com 4 erradas no exame de código.

Segundo lhe disseram, além de pagar 120 EUR de marcar novo exame, terá que ter no mínimo 5 aulas a 37 euros cada, ou seja, cerca de 300 EUR por ter falhado uma.

O problema é que uma pessoa SOBREVIVE com os ordenados miseráveis aos poucos que arranjam emprego neste país, e como é óbvio durante muito tempo não terá a capacidade financeira para pagar durante curto/médio prazo.

Está assim na lei segundo dizem, digam os entendidos se é verdade ou não!

Segundo lhe disseram, além de pagar 120 EUR de marcar novo exame, terá que ter no mínimo 5 aulas a 37 euros cada, ou seja, cerca de 300 EUR por ter falhado uma.

O problema é que uma pessoa SOBREVIVE com os ordenados miseráveis aos poucos que arranjam emprego neste país, e como é óbvio durante muito tempo não terá a capacidade financeira para pagar durante curto/médio prazo.

Duvido que esteja esses valores assim na lei. Tem mais haver com a escolha da tua namorada do sitío onde fez exame (IMTT, APEC, etc.) e com a chulice praticada por essa escola de condução. [8b]

Isso é o que eu queria saber, pois com esta chulisse só daria para marcar novo exame daqui a muito tempo, devido a dificuldades financeiras óbvias.

O exame foi feito na APEC, e ainda por cima levaram 60 EUR para marcar lá, pois supostamente é mais rápido que no IMTT.

Queria ver algum suporte na lei para ver se dará para melhorar a situação.

Os 120€ para marcar novo exame vão metade para a escola e outra metade para o IMTT.
O preço das aulas é o praticado por cada escola(não existe legislção para isso, cada escola define quanto pede por aula), e sim, existe um numero minimo de aulas a ser dadas, serão coincidentes com as aulas da matéria em que se errou.

Essa legislação é nova? Quando tirei há 5 anos atrás não havia qualquer desses entraves. Não consegui encontrar nada no site do IMTT, alguém me sabe dizer a legislação em específico?

Penso que tal situação só leva a abusos e chulice por parte das escolas de condução e não para motivos pedagógicos. Num momento de crise actual, há pessoas que simplesmente não conseguem abarcar com esses custos, tendo já dispendido um enorme esforço para ingressar numa escola de condução para obtenção da carta.

Em poucas palavras... se um candidato chumba, leva logo uma multa em cima de 300 EUR! Eu acho isto um escândalo!

reprovado com 4 erradas:sh):sh):sh)

1ª carta um ano e meio:sh):sh)

2ª carta (esta espero defenitiva) 4 anos

e nao nao vou contar a razao de ja ir na segunda carta:sh):sh)

120€?? Tá a ser bem enganada. Se bem me lembro, tinha de pagar 30 ou 40€ para repetir o exame de código.

Essa legislação é nova? Quando tirei há 5 anos atrás não havia qualquer desses entraves. Não consegui encontrar nada no site do IMTT, alguém me sabe dizer a legislação em específico?

Penso que tal situação só leva a abusos e chulice por parte das escolas de condução e não para motivos pedagógicos. Num momento de crise actual, há pessoas que simplesmente não conseguem abarcar com esses custos, tendo já dispendido um enorme esforço para ingressar numa escola de condução para obtenção da carta.

Em poucas palavras... se um candidato chumba, leva logo uma multa em cima de 300 EUR! Eu acho isto um escândalo!

A legislação em relação ao que o imtt cobra, não é fácil, mesmo para mim que estou dentro do meio...aquilo é apenas para eles e para sair alguma coisa é muito dificil.
Concordo com isso...é muito dinheiro, mas é o que as escolas cobram por aula, e és mesmo obrigado a dar as aulas, antigamente não era assim, mas de ha uns anos para cá muita coisa mudou...

120€?? Tá a ser bem enganada. Se bem me lembro, tinha de pagar 30 ou 40€ para repetir o exame de código.

Ela está a fazer pela APEC...são 3 a ganhar...a escola, a apec(centro de exames privado) e o imtt, é normal que seja mais dinheiro...é o preço da rapidez, já que marcar exames pelo imtt é uma tortura...cada vez estão piores.

40€ é apenas pagando apenas a parte do imtt...junta o da escola e da Apec, e as aulas que antigamente não eram obrigatórias, mas que agora são, senão não ha exame...

Última edição:
Na sequência de um tópico colocado por outro user (será possivel?? - FÓRUM AUTOHOJE ONLINE) coloco aqui um desafio a todos os user.
Como todos sabemos os condutores Portugueses só decoram as leis de transito para o dia do exame e depois seja o que Deus quiser.
Portanto desafio todos os user a fazerem um exame de código (na net há muitos) e colocarem aqui os resultados e o tempo de carta.
Começo eu. Reprovado com 5 respostas erradas. 10 anos de carta.[8b]

Isso é relativo, o nº de respostas erradas.

Tenho carta há 8 meses e sei que se me aparecer num teste perguntas sobre velocidades, vou errar. Basicamente, decorei a tabela de velocidades no dia antes, mas se me perguntarem agora, apenas sei algumas e não tenho problema nenhum em dizer que não sei. É estúpido ter que saber aquilo tudo, de pesados de mercadorias, de passageiros, etc., quando nem vou conduzir esse tipo de veículos.

O código da estrada tem coisas que acho bem termos de saber, mas há coisas que não cabe na cabeça de ninguém. Ter que decorar a cor das luzes, saber a cor e forma dos reflectores, saber o valor das coimas em caso de infracção, a distância a que iluminam os médios e máximos, até a luz de marcha-atrás, e muito mais.

Se for fazer agora um teste sobre isso sei que não vou saber responder. No entanto passei com tudo certo no exame de código, mas muita coisa (coisas que acho desnecessárias) foi decorada no dia antes e hoje em dia já não me lembro.

Quanto a sinais, regras de trânsito, isso ainda me lembro de tudo.

Enfim... isto é cada vez mais um país que quem não tem dinheiro lixa-se sempre. isto só está bom para os ricos.

É enorme a revolta, como é possível?

Essa lei só serve para chular, não tem qualquer componente pedagógica e metem as aulas ao preço que querem. Isto é uma vergonha! [8b]

A minha namorada tambem chumbou a primeira vez que foi ao codigo, a cerca de 4 meses atras

So teve que fazer as 5 aulas e pagar 120€ mais nada, as aulas foram a borla nao teve que as pagar. So teve que pagar os 120€ para ir novamente a exame.

A minha namorada tambem chumbou a primeira vez que foi ao codigo, a cerca de 4 meses atras

So teve que fazer as 5 aulas e pagar 120€ mais nada, as aulas foram a borla nao teve que as pagar. So teve que pagar os 120€ para ir novamente a exame.

Então teve sorte...algumas nao cobram as aulas, outras cobram-nas todas, assim como algumas podes ir lá fazer os testes que quiseres e outras pagas ao teste...mesmo os livros, algumas oferecem, outras não...depende muito de escola para escola...não existe legislação para os preços a cobrar, cada um faz o que quer...

Então teve sorte...algumas nao cobram as aulas, outras cobram-nas todas, assim como algumas podes ir lá fazer os testes que quiseres e outras pagas ao teste...mesmo os livros, algumas oferecem, outras não...depende muito de escola para escola...não existe legislação para os preços a cobrar, cada um faz o que quer...
e cada um escolhe a escola que quer. podem perguntar os preços antes de se inscreverem.

Voltar
Superior