Exames - ACABOU-SE, para o ano há mais...

Não é o meu curso, mas tenho contacto directo com ele, pois sou de medicina.

É um curso muito bonito, o contacto com os doentes é enorme e a confiança que depositam em ti (, sobretudo os idosos) e a experiência de os ajudar é fantástica.

Para o exame de Português aconselho muita calma, que tomes uma postura de romântico, pois o que os professores procuram na correcção é ver se essa pessoa sabe escrever. E claro é preciso um pouco de sentimento para bem analisar um certo texto.

Para o exame de Português aconselho muita calma, que tomes uma postura de romântico, pois o que os professores procuram na correcção é ver se essa pessoa sabe escrever. E claro é preciso um pouco de sentimento para bem analisar um certo texto.

Vai defender lá o pirara ou pirilau, ou lá o que é no topico acima.

Estás redondamente enganado. O que os correctores procuram é ver se o examinando apresenta na sua resposta os tópicos que vêm na correcção do ministério. Podes escrever muito malzinho, mas se tiver lá tudo o que eles procuram tens cotação máxima (isto não se aplica a extremos obviamente).

É sempre muito importante restringir a resposta ao que eles pedem, e nada mais. Ler com muita atenção a pergunta, e não responder por instinto foram coisas que já aprendi por experiência própria.

Nas composições ter cuidado com a estrutura: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Dar sempre muitos exemplos, e mostrar que se sabe e que se é culto. Escrever bem é uma necessidade também, contudo é necessário adoptar uma escrita muito objectiva.

Nas escolhas multiplas muito cuidado com as armadilhas. Verificar sempre cada opção, por causa das semelhanças. E, fundamentalmente, ter sempre muita atenção ao que eles querem. Por exemplo: "A palavra x" , no texto, adquire o significado" - nestes casos, limitar o pensamento à palavra em si, e nao ao significado da frase, porque muitas vezes dá para errar estupidamente assim.

Enfim, amanhã também faço exame de português, desejo optima sorte para todos [;)]

Boa sorte para todos. Já revi tudo duas vezes, acho que estou preparado.

Mas pronto... a seguir a Português tenho ainda mais 3, por isso, (respirar fundo) muuuita calma.[:)]

Penso que estejas enganado. Ainda não há muitos anos, bastava saber as obras para se passar a português.

Conheço quem escreva "tanho" em vez de "tenho" e teve positiva a português no exame, apenas pk estudou as obras.

Vou ter de Biologia/Geologia e Física e Química A.

Estou farto disto, esta semana tem sido de loucos. E como detesto Química, ainda mais dificil se torna [8b]

Desejem-me sorte, porque vou mesmo precisar dela :(

boa sorte pessoal, eu inscrevi-me a Português, Bio/Geo e Mat (melhorias) e FQ. vou fazer FQ na sexta e depois talvez Mat e F.Q na segunda fase. não tenho estudado muito mas acho que estou minimamente bem preparado, mas vamos ver...

Estás redondamente enganado. O que os correctores procuram é ver se o examinando apresenta na sua resposta os tópicos que vêm na correcção do ministério. Podes escrever muito malzinho, mas se tiver lá tudo o que eles procuram tens cotação máxima (isto não se aplica a extremos obviamente).

É sempre muito importante restringir a resposta ao que eles pedem, e nada mais. Ler com muita atenção a pergunta, e não responder por instinto foram coisas que já aprendi por experiência própria.

Nas composições ter cuidado com a estrutura: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Dar sempre muitos exemplos, e mostrar que se sabe e que se é culto. Escrever bem é uma necessidade também, contudo é necessário adoptar uma escrita muito objectiva.

Nas escolhas multiplas muito cuidado com as armadilhas. Verificar sempre cada opção, por causa das semelhanças. E, fundamentalmente, ter sempre muita atenção ao que eles querem. Por exemplo: "A palavra x" , no texto, adquire o significado" - nestes casos, limitar o pensamento à palavra em si, e nao ao significado da frase, porque muitas vezes dá para errar estupidamente assim.

Enfim, amanhã também faço exame de português, desejo optima sorte para todos [;)]

Rapaz eu fiz exame de português à dois anos e esta foi a minha táctica, daí eu partilha-la aqui. Se concordas ou não é contigo.

Tive 17. Desafio-te a tirares mais.

As escolhas múltiplas são cagativas. Não tem nenhuma gramática que foi aprendida em 12 anos de ensino. É apenas analisar um texto, e significados de palavras.

Se vocês querem acreditar que basta-vos ter os tópicos que o ministério dá na resposta, com uma construção de texto sem qualquer nexo, com erros nas palavras, como se tivessem a falar de como fazer uma parede com tijolos e cimento, por mim tudo bem [;)]

• Gosto
Reações: air
Boa sorte para todos![;)]
Eu já passei por essa fase e ainda foi o ano passado que fiz exame de Matemática (tive 20) e melhoria de Biologia e Geologia (tive 17.8).
A Física e Química já tinha feito à semelhança de B.G. no 11º ano (tive também 17.8), mas não fiz melhoria. Felizmente tudo correu bem.
Quarta-feira é exame de Biologia e Geologia e na sexta feira é de Física e Química A não é?
Isto no caso do curso de Ciências e Tecnologias, claro...

Última edição:
Quarta-feira é exame de Biologia e Geologia e na sexta feira é de Física e Química A não é?
Isto no caso do curso de Ciências e Tecnologias, claro...

Afirmativo.

Estou farto disto, esta semana tem sido de loucos. E como detesto Química, ainda mais dificil se torna [8b]

Somos 2. Infelizmente o ano passado, por 0.5 não passei, por isso cá estou eu para o take 2. Desta vez, melhor preparado ainda assim.

Bom...eu vou com 17 a Português (espero ter, no mínimo, 15) e 10 a Matemática (nesta só peço uma positiva, uma vez que andei à rasca os 3 anos nesta disciplina...[:D]).

O de Biologia/Geologia é só para melhorar a média. Após o exame de 11.2 do ano passado fiquei com 12...e não gostei.

Bem, força malta!...que eu vou-me deitar para amanhã estar pronto a cortar aos pedacinhos a ataraxia do Ricardo Reis, as árvores e calhaus do Caeiro e as geringonças do Campos! [:cool:]

Bem, vou com 12 a Português, muito graças ao excelente 10º, e o razoável 11º. O 12º foi um desastre. Biologia 11, aqui foi ao contrário por acaso (e sim, na minha escola o ano I iniciou-se no 11º).

Matemática e FQ sou externo, FQ de 12 para cima fico muito satisfeito, Matemática 10 para a frente já fico contente.

E vocês?

É exactamente ao contrário... o Movyk tem razão.

Eu fiz exame de Português no ano passado, nunca decorei muito as regras todas da gramática, escrevia como as coisas soavam bem à leitura, coesas e de facil compreensão... e sim, isso agrada aos correctores, escreveres de uma maneira apaixonada, que mostre que tens vocabulário e que tenhas gosto em escrever.

PS: E português é o unico exame que mesmo que não saibas a resposta exacta consegues dar a volta aos correctores se souberes escrever bem e convencê-los que sabes escrever bem.

Última edição:
Parece que fui o primeiro a chegar à base. [:D]

Achei o exame muito simples. Muito pouca gramática, diga-se.

E quando toda a gente esperava Memorial do Convento e Fernando pessoa (ortónimos, heterónimos e Mensagem)...eis que sai o Felizmente há luar.

Para mim foi um brinde, uma vez que o texto parece-me de simples compreensão.

Saíu uma pequena composição sobre Fernando Pessoa e o fingimento poético; a composição principal era acerca do conceito de liberdade.

Correu bem, penso ter à volta de 80 pontos no 1º grupo e cerca de 90 pts no 2º.

E os vocês, acharam o mesmo do exame? [;)]

Voltar
Superior