Exames - ACABOU-SE, para o ano há mais...

desculpa lá dizer-te isto mas se não consegues ter positiva num exame de matemática do secundario muito dificilmente te vais safar em engenharia. É uma critica construtiva. matematica do secundario é como que o abecedário de qualquer engenharia. Se queres singrar em engenharia tens que te esforçar mais. Boa sorte.

Mesmo. E para os meninos que se queixam da Matematica do secundário... esperem até terem as famosas análises matemáticas (agora são os CDIs)...

Como já disse, para ter nega neste exame... ou não se percebe um c* daquilo, ou não se trabalhou um c*... e em qualquer curso de engenharia decente (aqui sim, depende muito da faculdade para que se vai... as diferenças chegam a ser ridiculamente grandes) ambas partes são FUNDAMENTAIS para poder fazer um curso de engª.

Mesmo. E para os meninos que se queixam da Matematica do secundário... esperem até terem as famosas análises matemáticas (agora são os CDIs)...

Como já disse, para ter nega neste exame... ou não se percebe um c* daquilo, ou não se trabalhou um c*... e em qualquer curso de engenharia decente (aqui sim, depende muito da faculdade para que se vai... as diferenças chegam a ser ridiculamente grandes) ambas partes são FUNDAMENTAIS para poder fazer um curso de engª.

este é o ponto!!![;)]

infelizmente temos tres faculdades de engenharia a nivel nacional que sao exigentes, e mesmo entre estas tres nota-se diferença!! considero que o IST talvez tenha um grau de dificuldade um pouco elevado de mais, mas é bom haver uma escola assim mais dificil pois se consegue aproveitar melhor aquelas "grandes" cabeças [;)]
talvez um meio termo entre IST, FCT-UNL e FEUP seria razoavel e melhoraria bastante a qualidade dos nossos estudantes, pois ha muitos que andam mesmo a passear no ensino sup....

Leis aplicáveis à Comunicação Social, ERC, ANACOM, etc...faz parte do 1º ano do curso de CS, mas eu que tou no 2º e muitos outros no 2º e 3ª ainda não a fizemos... :sh)
Ah ok assim já percebi. É que aqui estamos a falar de exames do ensino secundário e esse que estás a falar é de uma cadeira do ensino superior!
Boa sorte para o recurso então!
Cumps

O que interessa é mesmo passares agora a matemática. Se passares, não tenhas medo de entrar num curso com matemática. A forma como é explicada, a forma como é abordada e a "matemática em si" é bastante diferente da do secundário. Acredito que lhe ganhes mais gosto e te safes mais facilmente.
É o que também já me tinham dito. Além de que a Matemática no curso que quero, segundo dois amigos meus que lá andam, é bastante aplicada a situações práticas, o que faz com que seja mais motivador. [;)]

desculpa lá dizer-te isto mas se não consegues ter positiva num exame de matemática do secundario muito dificilmente te vais safar em engenharia. É uma critica construtiva. matematica do secundario é como que o abecedário de qualquer engenharia.
Sem passar no exame de Mat nem sequer posso pensar em candidatar-me a engenharia alguma, as PI pedem, no mínimo, 95 pts.

Portanto, a frase a bold perde a relevância que podia ter. [;)]

De resto, pensem que há vários factores que condicionam a aprendizagem de uma pessoa. Em 3 anos de secundário e uns 16 testes, tive cerca de 5 positivas, todas de 10-11. E mesmo no básico não ia além do 3...

Para piorar, sempre tive uma apetência natural para letras (18 a Inglês, 17 a Português), ao contrário do que acontece com Matemática.

Muito sinceramente, o que eu queria era Psicologia. Mas isso está fora de questão, por causa da saturação do mercado de trabalho em relação a profissionais desta área.

Fora isso, também gostava muito de escrever, comunicar. Mas é outra coisa a evitar.

E como também gosto do sector automóvel, pensei em eng. automóvel. Simples. Mas tarde de mais...ou não.

Última edição:
É o que também já me tinham dito. Além de que a Matemática no curso que quero, segundo dois amigos meus que lá andam, é bastante aplicada a situações práticas, o que faz com que seja mais motivador. [;)]

Sem passar no exame de Mat nem sequer posso pensar em candidatar-me a engenharia alguma, as PI pedem, no mínimo, 95 pts.

De resto, pensem que há vários factores que condicionam a aprendizagem de uma pessoa. Em 3 anos de secundário e uns 16 testes, tive cerca de 5 positivas, todas de 10-11. E mesmo no básico não ia além do 3...

Para piorar, sempre tive uma apetência natural para letras (18 a Inglês, 17 a Português), ao contrário do que acontece com Matemática.

Muito sinceramente, o que eu queria era Psicologia. Mas isso está fora de questão, por causa da saturação do mercado de trabalho em relação a profissionais desta área.

Fora isso, também gostava muito de escrever, comunicar. Mas é outra coisa a evitar.

E como também gosto do sector automóvel, pensei em eng. automóvel. Simples. Mas tarde de mais...ou não.

Tás como eu também foi sempre melhor a letras, mas também nunca iria para um curso de letras e como gosta bastante de informática foi para um curso de Informática! Mas os cursos de informática por norma levam muita matemática! E este ano foi um desastre a nível de cadeiras de matemática! Vou ver se consigo passar a análise matemática segunda feira em época de rucurso. Era importante porque depois se conseguir mudar para o curso que realmente quero já tenho uma cadeira de 2ª ano feita!

Atenção que tive 15 a Matemática e 16 a Físico-Química nos exames. Aquilo é média interna, ainda sem exames.

Mas já agora, onde é que estavas? [:p] Medicina? Nunca! [:D]

Eu no CIF também tenho média de 16, não está mal. No entanto, nos exames as coisas correm-me sempre ao contrário.:( Iria para Eng. Biomédia, numa daquelas universidades que oferecem mestrado.

Eu no CIF também tenho média de 16, não está mal. No entanto, nos exames as coisas correm-me sempre ao contrário.:( Iria para Eng. Biomédia, numa daquelas universidades que oferecem mestrado.

Eng. Biomédica também na FCT-UNL será a minha 2ª opção, mas no ano passado a média foi 175 :\ Em todo o caso acho que tem saidas menos "palpáveis" do que Eng. Informática.

Tás como eu também foi sempre melhor a letras, mas também nunca iria para um curso de letras e como gosta bastante de informática foi para um curso de Informática! Mas os cursos de informática por norma levam muita matemática! E este ano foi um desastre a nível de cadeiras de matemática! Vou ver se consigo passar a análise matemática segunda feira em época de rucurso. Era importante porque depois se conseguir mudar para o curso que realmente quero já tenho uma cadeira de 2ª ano feita!

Já somos dois. :([:D]

Boa sorte. Qual o curso para o qual queres mudar? [;)]

Eu não te estou a criticar ma sim a avisar-te para depois não teres uma grande desilusão. Claro que consegues se fores inteligente consegues tudo mas tens que te esforçar mais a matemática e tentar gostar, porque tens mesmo que gostar caso contrário vais fazer para toda a vida algo que não gostas e isso é complicado. Já para nao falar de fisicas etc na fac é tens cadeiras com o triplo da dificuldades das fisicas do secundario.

Eu não te estou a criticar ma sim a avisar-te para depois não teres uma grande desilusão. Claro que consegues se fores inteligente consegues tudo mas tens que te esforçar mais a matemática e tentar gostar, porque tens mesmo que gostar caso contrário vais fazer para toda a vida algo que não gostas e isso é complicado. Já para nao falar de fisicas etc na fac é tens cadeiras com o triplo da dificuldades das fisicas do secundario.

Crítica foi, mas construtiva e bem explicada.

Por isso é que me dei ao trabalho de responder assim. [;)]

De qualquer das formas, o facto de a Matemática estar aplicada a uma área que eu gosto muito torna-a mais intuitiva.

A do secundário por vezes dá a sensação de ser menos útil e mais vaga.

Eng. Biomédica também na FCT-UNL será a minha 2ª opção, mas no ano passado a média foi 175 :\ Em todo o caso acho que tem saidas menos "palpáveis" do que Eng. Informática.

Não te aconselho de todo Eng Biomédica. Sei de um caso de um rapaz que correu-lhe tudo muito bem no 1º ano (boas notas e tudo) mas depois começou a chegar à conclusão que as saídas não eram, como dizes, palpáveis e foi para Civil no IST.

Informática é um valor seguro, convém é seres trabalhador e gostares de programação. Ah e também seres capaz de directas a programar lá está. A programação está sempre lá.

Se não estou em erro o McDriver tirou LEI na FCT/UNL. Talvez PM para ele não sei.

Boa sorte [;)]

Obrigado pelas vossas respostas :P De facto vai ser mesmo Eng. Informática, no ano passado o último entrou com 14,2 e a minha média de candidatura é 16,88 portanto acho que não há motivo para preocupação :)

Só eu para ter exames até dia 27 de Julho [8b] [:D]
Boa sorte para todos os que se vão candidatar este ano!

Última edição:
Obrigado pelas vossas respostas :P De facto vai ser mesmo Eng. Informática, no ano passado o último entrou com 14,2 e a minha média de candidatura é 16,88 portanto acho que não há motivo para preocupação :)

Estive o ano passado em LEI na FCT/UNL. Este ano mudei para Eng do Ambiente estou a gostar muito mais.

Entre com média de 14.3 em LEI no ano de 2007. A última nota foi 12.6 e este ano deve voltar a estes valores e mesmo que não voltasse estás à vontade com essa média [:cool:][:cool:]

Para o ano encontramos-nos lá [;)]

Estive o ano passado em LEI na FCT/UNL. Este ano mudei para Eng do Ambiente estou a gostar muito mais.

Entre com média de 14.3 em LEI no ano de 2007. A última nota foi 12.6 e este ano deve voltar a estes valores e mesmo que não voltasse estás à vontade com essa média [:cool:][:cool:]

Para o ano encontramos-nos lá [;)]

Pinta pinta era que houvesse carros como o do teu avatar pelo parque de lá apr:)

Pinta pinta era que houvesse carros como o do teu avatar pelo parque de lá apr:)

Não tens Lambo's mas olha que o parque de prof's e mesmo de alunos não é nada mau.

Ah e se fores a uma faculdade mesmo ali ao lado (Egas Moniz) vês inclusivé alunos de Mercedes SL500 :eek::eek: Juro-te que já vi isto.

Voltar
Superior