Extras...util ou luxo?

No cascais até vem só com a camara e torna os sensores totalmente dispensáveis. Num carro como este onde olhando para trás pouco se vê, a câmara é um mimo para estacionar.

Exacto, também acho que a câmara até é bem mais útil que os sensores. No meu caso refiro-me ao lexus do meu pai que não se vê mesmo a traseira e a camara dá perfeitamente para encostar ao limite ao estacionar na garagem, enquanto se fosse pelos sensores o carro ficava a 50cms do outro e 1 metro de fora do lugar. Além de a camara tem também auxiliar ao estacionamento em paralelo ou perpendicular que embora nunca tenha utilizado até é útil [;)]

Bom pela minha experiência, o que tenho é retrovisor interior eletrocromatico e dá muito jeito principalmente quando aqueles chicos espertos ligam máximos, o meu trás de serie.
câmara de estacionamento dispenso, já os sensores não, engraçado depois de nos habituarmos as coisas torna-se dificil dispensa-las..[:D]
retrovisores exteriores rebativeis, fazem jeito mas não sei se pedia como extra..
Já agora como extras e perdoem-me a introdução de mais 1 item, quanto ao que se paga de extra para trazer um rádio e um som mais "XPTO", apostavam nisso??
abraços[;)]

No caso da bmw optaria pelo sistema de som HiFi e não pelo harman/kardon devido à diferença de preço, na Audi optaria pelo sistema de som da Audi e não pelo da bang & Olufsen e na Lexus é obrigatório o sistema de som Mark Levinson [;)]

O espelho electrocromatico é bem mais funcional que o manual...
Retrovisores rebativeis eletricamente, funcionam bem, são fiaveis.
Camara dá muito jeito, mas sempre associada aos sensores de parqueamento.
No meu caso tudo veio de série.

O espelho electrocromático é excelente.

E no meu caso, funciona muito bem. Corta imenso certos reflexos e contribui imenso para o meu conforto visual durante a condução nocturna.

Espelhos rebatíveis electricamente...

Dá jeito, ainda que passe a vida a rodar o cogumelo mas também não o uso sempre que saio do carro, logo, dá jeito lá estar para aquelas situações em que gosto de ter os espelhos encolhidos.

Mas atenção, não pagaria balúrdios para os ter. O mais certo era cair na escolha de uma versão bem equipada e isto já vir de série.

Câmara de recuo ou sensores de estacionamento, não ligo patavina a isso e até os dispenso.

Acho que a resposta certa é: são essenciais? Não são.
Depois de os ter vais sentir a utilidade e falta, provavelmente sim.
Se não vier já incluindo valem os €€€? tenho dúvidas que pagaria a mais para ter isso, preferia um melhor sistema de som, um gps integrado, pele, bluetooth do que esses...[;)]

Acho que a resposta certa é: são essenciais? Não são.
Depois de os ter vais sentir a utilidade e falta, provavelmente sim.
Se não vier já incluindo valem os €€€? tenho dúvidas que pagaria a mais para ter isso, preferia um melhor sistema de som, um gps integrado, pele, bluetooth do que esses...[;)]

Exactamente o que penso. Alguns extras são puros caprichos de quem compra, e depois quando os forem a vender, pouco ou nada usufruiram dos extras e o carro vale quase o mesmo.
Coisas como câmeras de estacionamento, bancos aquecidos (aqui em casa houve um com isto e foi usado apenas para experimentar, e pouco mais), assim como os bancos eléctricos: não custa nada puxar da alavanca e mover um banco, e até acaba por ser mais rápido. Até poderia enumerar muitos mais...
Cabe a cada pessoa (e ao seu plafond) decidir se quer estes "luxos".
Eu cá acho que nao maior parte são dispensáveis, até porque há uns anos atrás se vivia bem sem isto. Claro que compreendo que depois de se experimentarem algumas coisas, já não se consegue viver sem aquilo, e é sempre bom ter um gadjet todo ex-libris para motrar aos amigos [:p]

Normalmente existem 2 tipos de resposta para isto: os que nunca tiveram, e dizem que não lhes faz falta, e os que já têm, e dizem que já não dispensam.

De todos os gadjets mais recentes, o meu favorito são os sensores de estacionamento. Coisa simples, mas brutalmente útil e eficaz. Quem diz o contrário...nunca os teve no seu carro.

É do tipo de coisa que só é capricho quando não temos. Depois deixa de ser capricho e passa a ser útil. Eu contra mim falo porque antes de ter algumas dessas coisas até as achava estúpidas. A dos sensores de estacionamento, por exemplo é uma delas. Eu antes de ter também pensava que se a pessoa souber minimamente o que está a fazer não precisa. Depois existe a realidade, e essa dita que mesmo quando sabemos o que estamos a fazer há outras variantes e condicionantes e nem sempre as coisas são a preto e branco. Ás vezes há coisas que não vemos, há pessoas ou animais que passam quando estamos a fazer as manobras, etc... Os sensores detectam isso, os nossos olhos nem sempre. Além de que sabemos que de acordo com o som estamos à distância X ou Y, com os olhos parece-nos que estamos, mas não há tanta certeza. Os espelhos rebativeis já usei várias vezes em sítios apertados e não é que o carro não passasse sem os rebater, mas ao ganharmos 5 ou 6 cm, ficamos mais descansados com a conta mental que tinhamos feito. Sensores de luz então são uma maravilha. Apenas tenho pena que em dias de chuva muitas vezes não reconheçam que há menos luminosidade.

Normalmente existem 2 tipos de resposta para isto: os que nunca tiveram, e dizem que não lhes faz falta, e os que já têm, e dizem que já não dispensam.

De todos os gadjets mais recentes, o meu favorito são os sensores de estacionamento. Coisa simples, mas brutalmente útil e eficaz. Quem diz o contrário...nunca os teve no seu carro.

Os sensores sim, acho úteis. São relativamente baratos e eficazes. Mas uma câmera, já acho um pouco exagerado. Mas claro, isto sou eu [;)]

O unico extra que por norma acho exagerado o preço para o possivel uso é o do gps, obviamente que se por acaso o gps for oferecido então venha ele.

Tenho um tomtom portatil ha 3 anos, e só tive realmente necessidade de o usar nestes 3 anos no maximo umas 5x, 3 delas em espanha, por isso acho que por menos de 200 euros um portatil serve bem, tanto que muitas vezes empresto á minha mulher , ou mesmo ao meus pais, na globalidade vai acabando por ter algum uso, mas apenas por ser portatil... se fosse dos integrados perdia grande parte da actual utilidade.

Os sensores sim, acho úteis. São relativamente baratos e eficazes. Mas uma câmera, já acho um pouco exagerado. Mas claro, isto sou eu [;)]
Eu também digo o mesmo, mas lá está, o meu carro não tem câmera. É provável que se tivesse já achasse fundamental. [;)]

Eu também digo o mesmo, mas lá está, o meu carro não tem câmera. É provável que se tivesse já achasse fundamental. [;)]

Claro que vai ser sempre mais uma ajuda, mas os sensores já são mais que suficientes para qualquer maçarico estacionar em condições.
Já estive em mais que um carro com essa câmera, e vi a fazer a manobra de estacionamento. Às vezes perde-se mais tempo a olhar para o visor e a manobra até acaba por ficar mais demorada, quando tem a função de a facilitar.
Mas lá está, os donos gostam da função, e só depois de efectivamente termos num carro nosso nos damos conta se é essencial ou não.

imagine-se a estacionar STRAKAR's ou Navara's no centro da cidade, com aqueles tapumes em fibra todos bonitos mas sem sensores nem câmaras, nem tão pouco o espelho do meio que, por tão alto ser o carro, é completamente inútil. isso sim, é d'homem
No cascais até vem só com a camara e torna os sensores totalmente dispensáveis. Num carro como este onde olhando para trás pouco se vê, a câmara é um mimo para estacionar.

O espelho electrocromático gosto, é util e confortável em condução nocturna e evita que andemos a regular o espelho em condução.

Os retrovisores rebatíveis electricamente já tenho mais reservas, por mais 5 segundos fecha-se à mão.

Câmara de estacionamento nunca senti falta, como não sinto falta de sensores de estacionamento em carros pequenos em que se veja bem o fim do carro.

Num sedan admito que os sensores são muito úteis, já a câmara... não tenho opinião.

Sensores de luz e chuva é que acho desnecessários, primeiro porque nem sempre funcionam bem, e depois porque quando não percebermos que está escuro ou a chover, também não poderemos conduzir.

O sensor de chuva acciona os limpa vidros às 1ªs gotas, se o vidro estiver todo sujo... está a riscar. Prefiro eu accionar os mijas e depois as escovas.

Nem em todos os carros. [;)]

Nos PSAs é normal teres de o activar para ele começar a funcionar. Depois da activação ele liga / desliga as escovas e gere a velocidade.

Claro que vai ser sempre mais uma ajuda, mas os sensores já são mais que suficientes para qualquer maçarico estacionar em condições.
Já estive em mais que um carro com essa câmera, e vi a fazer a manobra de estacionamento. Às vezes perde-se mais tempo a olhar para o visor e a manobra até acaba por ficar mais demorada, quando tem a função de a facilitar.
Mas lá está, os donos gostam da função, e só depois de efectivamente termos num carro nosso nos damos conta se é essencial ou não.

Também tinha essa ideia mas o certo é que depois de estacionar 3 ou 4 vezes é a coisa mais natural do mundo. Em vez de se olhar para trás olha se logo para a consola do carro, e com a ajuda da escala no ecran é facílimo. Eu gosto de tecnologia mas sou sempre muito critico no que toca a extras que só servem para mostrar aos amigos,mas em carros com pouca visibilidade a câmara parece me muito melhor que os sensores, os quais me custa muito mais adaptar porque tenho de estar a confiar cegamente num som sem estar a ver nada.

PS: agora vou deixar aqui o contacto da minha oficina de instalação de câmaras para estacionamento...

AC: acho que devia ser obrigatório. Além do conforto térmico que propicia, garante viagens em que o condutor se cansa menos, e se mantém concentrado algo que com muito calor é mais difícil. O ac é quase um elemento de segurança na minha opinião.

Sensores de chuva e luz: Dão jeito, mas não me parece que sejam indispensáveis.

Computador de Bordo: Optimo para controlar consumos e para saber quanto podemos andar antes de abastecer. Acho-o quase essencial.

Bancos Aquecidos, de couro e com regulação electrica: Passo

Sensores de estacionamento: Não tenho mas deve dar jeito principalmente em cidade.

GPS: Acho um equipamento essencial. Reduz os enganos, ansiedade e torna a viagem mais prazenteira e segura. Mas como há muitos modelos nómadas, nem pensar que pagaria 1000 euros por um incorporado.

Pintura metalizada: Sim, porque é quase sempre um opcional! É importante porque tem mais qualidade e durabilidade além de ser mais bonita. É uma mais valia na venda. A única cor que compraria não metalizada seria o branco.

Rádio com comandos no volante e ligação MP3: Os comandos no volante são fantástios e não precisamos de tirar os olhos da estrada para regular o rádio. Essencial. A ligação MP3 para mim também porque sou muito de ouvir a minha música e podcasts enquanto viajo.

Os carros estão muito melhores nos dias de hoje... Há 20 anos não tinham metade destas coisas.

O rebatimento eléctrico poupa os toques, principalmente em estacionamento em paralelo. No entanto, só considero que são úteis quando rebatem sempre que se fecha o carro. É que há muito carros em que se tem de carregar num botão para abrir e fechar os espelhos.[/QUOTE]

Eu acho precisamente o contrário, pois uso o meu todos os dias para estacionar junto a uma coluna da garagem, e sou eu que tenho de carregar no botão antes de iniciar a manobra.

Se apenas rebate-se quando se fecha ou abre o carro não conseguiria estacionar junto à coluna, pois tenho de o rebater antes de fazer a manobra.

Além do mais como fica junto à coluna havia o perigo de ao abrir o carro o espelho voltar à posição normal e o consequente toque e esfoladela na coluna.

Nem em todos os carros. [;)]

Nos PSAs é normal teres de o activar para ele começar a funcionar. Depois da activação ele liga / desliga as escovas e gere a velocidade.

Confirmo. Nos bmw funciona assim, só deois de activar ele activa as escovas automaticamente. No S1 ainda existe a opção de utilizar o sistema "normal" sem recorrer ao sensor.

AC: acho que devia ser obrigatório. Além do conforto térmico que propicia, garante viagens em que o condutor se cansa menos, e se mantém concentrado algo que com muito calor é mais difícil. O ac é quase um elemento de segurança na minha opinião.

Concordo. Dá muito jeito como equipamento de conforto. Segurança... nem por isso...

Sensores de chuva e luz: Dão jeito, mas não me parece que sejam indispensáveis.

Dão muito jeito, mas completamente dispensáveis. Em condições de chuva inconstante são realmente um descanso já que adaptam a velocidade das escovas limpa-vidros à necessidade a cada momento (muita chuva/pouca chuva/nenhuma chuva)

Computador de Bordo: Optimo para controlar consumos e para saber quanto podemos andar antes de abastecer. Acho-o quase essencial.

Concordo

Bancos Aquecidos, de couro e com regulação electrica: Passo

B. aquecidos dão jeito só em dias muito frios ou apenas quando se entra no carro já que aquecem muito mais depressa que a sofagem.
A pele tem pouca respiração o que se torna muito incómodo no verão
A regulação eléctrica só interessa num carro que é conduzido por 2 ou 3 pessoas com frequência. Quando só há 1 condutor não serve para nada.

Sensores de estacionamento: Não tenho mas deve dar jeito principalmente em cidade.

Dá mesmo muito jeito. Já não olho para trás à muito tempo...
Também se pode considerar equipamento de segurança, já que se uma criança se atravessar atrás do carro aquilo apita logo evitando um atropelamento. (isto porque há crianças mais baixas que a linha da bagageira)

GPS: Acho um equipamento essencial. Reduz os enganos, ansiedade e torna a viagem mais prazenteira e segura. Mas como há muitos modelos nómadas, nem pensar que pagaria 1000 euros por um incorporado.

Dispenso. É demasiado caro para o que faz. Só interessa a quem ande com frequência em locais que não conhece. Um mapa faz o mesmo trabalho, mas melhor[;)]

Pintura metalizada: Sim, porque é quase sempre um opcional! É importante porque tem mais qualidade e durabilidade além de ser mais bonita. É uma mais valia na venda. A única cor que compraria não metalizada seria o branco.

É-me indiferente.

Rádio com comandos no volante e ligação MP3: Os comandos no volante são fantástios e não precisamos de tirar os olhos da estrada para regular o rádio. Essencial. A ligação MP3 para mim também porque sou muito de ouvir a minha música e podcasts enquanto viajo.

Dá jeito, mas uso pouco. A ligação mp3 é quase obrigatória hoje em dia.

Os carros estão muito melhores nos dias de hoje... Há 20 anos não tinham metade destas coisas.

A estes "extras" adiciono o cruise-control: É prático e muito confortável em viagens longas em AE. Mas apenas em AE sem muitas subidas e descidas, já que não permite ganhar velocidade em descidas e nas subidas "acelera a fundo" para manter a velocidade. Torna-se incómodo e mais gastador:(

E ainda o Bluetooth: É prático, mas dispensável. Hoje em dia todos os telemóveis têm "alta-voz" e fazem o mesmo trabalho.
Só me dá jeito o facto de desligar o rádio automaticamente e de aparecer o numero que está a ligar no ecran. Ainda dá para consultar a lista telefónica e ler SMS's

PS: tenho todos estes equipamentos menos a ligação mp3 e a regulação eléctrica dos bancos. No entanto tenho apoio lombar eléctrico que considero bem mais útil[;)]

Confirmo. Nos bmw funciona assim, só deois de activar ele activa as escovas automaticamente. No S1 ainda existe a opção de utilizar o sistema "normal" sem recorrer ao sensor.

A estes "extras" adiciono o cruise-control: É prático e muito confortável em viagens longas em AE. Mas apenas em AE sem muitas subidas e descidas, já que não permite ganhar velocidade em descidas e nas subidas "acelera a fundo" para manter a velocidade. Torna-se incómodo e mais gastador:(

E ainda o Bluetooth: É prático, mas dispensável. Hoje em dia todos os telemóveis têm "alta-voz" e fazem o mesmo trabalho.
Só me dá jeito o facto de desligar o rádio automaticamente e de aparecer o numero que está a ligar no ecran. Ainda dá para consultar a lista telefónica e ler SMS's

PS: tenho todos estes equipamentos menos a ligação mp3 e a regulação eléctrica dos bancos. No entanto tenho apoio lombar eléctrico que considero bem mais útil[;)]

Cada um tem os seus gostos, é difícil agradar a todos.

O AC é um elemento de segurança por vários motivos, tenho de concordar com o Icedevice.

O Bluetooth é muito útil e dificilmente os sistemas de alta-voz dos telemóveis conseguem ser tão eficazes, excepto a velocidades muito baixas. Além disso, farto-me de ver N pessoas com o telemóvel em alta voz, mas a segurá-lo a 20cm de distância da cara... vá-se perceber. A única desvantagem do bluetooth é que a conversa é ouvida em todo o habitáculo, e nem sempre isso é positivo. Para carros sem BT uso o auricular.

Besugo:

Está provado que à medida que a temperatura sobe, também sobe a taxa de erro. Vários estudos foram feitos àcerca disso, e quem trabalhava com máquinas em locais onde a temperatura era de mais de 23 graus, errava mais vezes do que os que trabalhavam em locais com 18-20. é só transpor essa realidade para o carro....

talvez seja porque o calor induza sonolência, ou porque [a mim acontece] nos torne mais irritáveis.
O que eu sei é que com muito calor não consigo manter a concentração, porque o corpo está mais interessado em manter-se fresco. E já nem falo nos riscos de andar com o braço fora das janelas, nomeadamente as crianças.

Em relação ao GPS, não concordas que os GPS nómadas, aqueles que custam 100 150 euros valem o que custam?
Já fiz grandes viagens pela europa, apoiado em GPS e em Mapa, e pelo menos a mim parece que o GPS paga-se só naquilo que se poupa em combustível por não andar às voltas enganado. Além de ser muito mais simples.

sou um gajo muito simples no que toca a extras, os únicos que não dispenso são:

ac automático
volante em pele
rádio com leitor de cds
jll (se considerares extras 'de fora')

depois há outras coisas que se as começares a usar, habituas-te, se nunca as usares, nem dás falta delas. o meu carro agora tem xénon e sensores de parqueamento, e são duas coisas que acho que fazem imenso jeito!

no teu caso, já câmera acho demasia. o rebatimento dos espelhos também pode dar jeito, mas não pagava por ele. já o retrovisor electrocromático dá certamente jeito em AE, mas são mais aqueles que aparecem de máximos no sentido contrário do que aqueles atrás de ti...

Voltar
Superior