Eu reconheço que para mim os extras são muuuuito importantes. Sim, temos que viver com a potência e fiabilidade do motor, com a estética do carro, e a agilidade da suspensão e chassis, podendo mexer aqui e ali. Mas há equipamento de origem muitas vezes bem mais atraente ou mais barato que alternativas after-market.
Mas eu costumo dizer que passo mais tempo dentro do carro em transporte do que a olhar para ele, ou para a sua estética ou a aproveitar a sua potência e comportamento.
Para mim imprescindíveis são:
Interior com qualidade/Design - se não gostar do interior do carro, decididamente não o compro. Não tenho o luxo de poder ter vários carros, e o interior do meu carro tem mesmo que me agradar.
Ar condicionado automático - Não é mais frio ou mais quente, são 22º no Inverno e 19 no Verão
Xenon - não há pior cego do que o que não quer ver.
ABS/ESP desligáveis - Ocasionalmente prezo a potência e o comportamento de um carro, como só tenho um tem que fazer também este papel.
Bancos envolventes e confortáveis - 100 000 Km com suspensão desportiva after-market, e agora só quero desportivo oem.
Rádio c/ MP3 e comandos no volante
Computador de bordo
Sensores de estacionamento
Extras porque pago:
Cruise control - a melhor maneira pra não apanhar multas cada vez que se faz uma viagem.
Tecto de abrir eléctrico - não tenho a pancada dos cabrios, mas disto sempre gostei.
Estofos de misto cabedal e tecido - não gosto das oscilações de temperatura Verão/Inverno nos bancos em pele, mas gosto do tacto e esta para mim é uma opção que me agrada.
Bom computador de bordo - A minha veia geek faz-me gostar de tecnologia (até um determinado ponto) num carro. O painel de instrumentos do Civic, o i-drive ou o equivalente da Audi eram candidatos a ver o meu dinheiro!
Côr - detesto ter que procurar o meu carro no meio de um estacionamento
Extras que dispenso
Sensores de chuva e luz - eu consigo ligar a luz e os limpa pára-brisas sozinho!
Bancos Aquecidos, de couro e com regulação electrica - pelo que disse em cima.
GPS - Ando um bocado desligado dos GPSs actuais em carros, mas sempre tive a sensação que eram extremamente caros e não muito sofisticados, por isso acho que não são
good value for money.
Porque tento que quando compro um carro o tenha comigo pelo menos 8 anos, os extras são dinheiro bem gasto na medida em que disfruto deles muito tempo. Se são um bom investimento, penso que normalmente são largamente ignorados num carro com 8/10 anos.