Extras...util ou luxo?

Isto do extras é muito relativo. Tem a ver com as preferências de cada um, e muitas vezes com o facto de nunca terem experimentado e acharem que não serve de nada.

Para mim imprescindivel:

AC auto
Sensores de luz e chuva
Xénon
Cruise Control

O que dispenso:

Bancos em pele
Espelhos rebativeis eletricamente
Sistemas de som xptos
Sensores de estacionamento ( a não ser que seja um carro com muito má visibilidade para trás)
Espelhos electrocromáticos

Depressão :sh)

A maioria das pessoas compra o carro com o orçamento já para lá de Bagdad... depois ainda lhe apresentam uma lista de extras!!!!

Ai é a depressão a instalar-se.

Não vão morrer por não ter, o carro continua funcional, cada um que faça contas ao dinheiro que tem.

Se há pessoas que não gastavam o seu dinheiro em certos extras, há outros que isso não é assim tão importante.

Friamente, a maioria dos extras são luxos porque duplicam ou substituem funções de já existiam.

Cabe a cada um decidir o que quer fazer com o dinheiro que ganhou...

No meio disso tudo o que é importante é ter uma boa noção do funcionamento do extra de forma a poder fazer uma correcta avaliação mediante as suas necessidades/possibilidades.

Isto do extras é muito relativo. Tem a ver com as preferências de cada um, e muitas vezes com o facto de nunca terem experimentado e acharem que não serve de nada.

Para mim imprescindivel:

AC auto
Sensores de luz e chuva
Xénon
Cruise Control

O que dispenso:

Bancos em pele
Espelhos rebativeis eletricamente
Sistemas de som xptos
Sensores de estacionamento ( a não ser que seja um carro com muito má visibilidade para trás)
Espelhos electrocromáticos

Gostos são gosto, mas achas os Sensores de luz e chuva imprescindíveis e dispensar Espelhos electrocromáticos Espelhos rebativeis electricamente... Muita pena tenho eu de não haver essas duas opções no Fabia, isso e Xénon.

Quanto mais coisas tenho para pensar para escolher algo material, mais depressa desisto de comprar, seja temporariamente ou de vez.

Se não puder optar por algo mais requintado, que venha com os mimos essenciais. Um AC com bom compressor e um rádio eficiente com sistema de som de série competente, são opções que para mim chegam perfeitamente.
Se um dia passar a "viver" no carro, provavelmente vou querer "a cozinha" bem equipada [:D]

Gostos são gosto, mas achas os Sensores de luz e chuva imprescindíveis e dispensar Espelhos electrocromáticos Espelhos rebativeis electricamente... Muita pena tenho eu de não haver essas duas opções no Fabia, isso e Xénon.

Espelho rebativeis electricamente não sinto a falta, aliás contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que tive de rebter os espelhos. Espelhos electrocromáticos também não sinto falta, aliás nunca pus o espelho na posição escurecida. Portanto são 2 extras em que não gasto dinheiro.
O sensor de Luz é muito práctico. É menos uma coisa com que temos de nos preocupar. Então quando há túneis ou parques de estacionamento subterrâneos...
O Sensor de chuva então é um must, principalmente em dias em que a chuva teima em cair de forma incerta, não é necessário andar constantemente a regular a velocidade das escovas.

Espelho rebativeis electricamente não sinto a falta, aliás contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que tive de rebter os espelhos. Espelhos electrocromáticos também não sinto falta, aliás nunca pus o espelho na posição escurecida. Portanto são 2 extras em que não gasto dinheiro.
O sensor de Luz é muito práctico. É menos uma coisa com que temos de nos preocupar. Então quando há túneis ou parques de estacionamento subterrâneos...
O Sensor de chuva então é um must, principalmente em dias em que a chuva teima em cair de forma incerta, não é necessário andar constantemente a regular a velocidade das escovas.

A questão dos espelhos é mais porque o fazem automaticamente. Já o espelho dá muita jeito, quantas são as vezes que sou encadeado.

Tive uma experiência com um extra que considero um luxo e raramente vem de série...

Refiro-me a câmara para estacionar, estou habituado a sensores de estacionamento e torna o estacionamento mais fácil e mais seguro, se não tivesse estacionava igual, mas tendo em conta o preço, é um extra que não dispenso.

Já a câmara, além de mais cara achei menos prática e menos segura...

Primeiro, a avaliação do que se vê é relativa, às vezes não vemos bem e vamos confiantes e pumba, batemos num objecto que não vimos, os sensores, pelo menos no meu caso, nunca falharam, avisam se tiver uma erva mais levantada.

Em situações de visibilidade reduzida, com chuva, nevoeiro, pouca luz, não sei como funciona a camara mas no caso dos sensores, nao afecta nada.

O que realmente me convenceu a não gastar dinheiro num extra como a camara, foi quando tive de tirar o veiculo num estacionamento, em que tinha carros paralelos. Estive constantemente a desviar o olhar para a frente do veiculo para nao tocar em nenhum carro estacionado, e a olhar para a camara a ver se tinha ou não obstaculos. Nos sensores utilizamos 2 sentidos, os olhos e os ouvidos.

Espero ter ajudado, nunca tinha pensado acerca da camara de ajuda ao estacionamento até que experimentei e sinceramente, não vale a pena pagar para ter esse extra.

até agora os sensores de estacionamento falharam uma vez, foi numa daquelas bolas que se vê por aí em muitos passeios, não a vi, o sensor também não e... vala que foi muito devagar e apenas ficou ligeiramente arranhado :sh)

Penso exactamente o mesmo.

Como equipamentos que gostasse de ter num carro, só vejo DA, AC, ABS, VE e Espelhos anti-encandeamento e com desembaciador.

Gostaria também de ter estofos em pele, mas como não me vejo a comprar carros novos, sujeito-me ao que aparecer.

Dou o desconto aos sensores de pressão de pneusESP's e afins.

Seria incapaz de pagar mais por causa de GPS, hill holder, sensores de luz, chuva e estacionamento, cameras, cruise-control...

Acho que este excesso de ajudas e automatismos, acabam por retirar ao condutor certas funções que o mantêm mais atento ao veículo e ao que o rodeia (excepção ao GPS).
Quanto aos sensores de estacionamento, basta termos atenção ao que estamos a fazer.[;)]

Concordo com tudo menos com o que está bold!

Eu acho de uma utilidade quase inpriscindível num carro com dimensões maiores!

Eu na minha Octavia não passo sem eles agora (e coloquei como extra os frontais também).

Última edição:
Tenho um Lexus IS220d full extras de 01/2006 e foi muito caro por ter tantos extras. Agora com 87000Km pretendo trocá-lo e esse extras não valem nada. Em novo custou 51000€ e agora oferecem-me para troca 22000€.
A esperiência que tenho deste carro com muitos extras durante estes 5 anos é o seguinte:

AC automático - Muito bom
Cruise Control - utilizei uma ou duas vezes
Sensores chuva e luz - dispenso
Leitor de DVD - utilizei duas ou três vezes
Tecto de abrir - Utilizei algumas vezes mas com pouca utilidade
Comandos por voz - não utilizei
Bluethoot - dá muito jeito
Sensores de estacionamento - os traseiros dão muito jeito
Camara auxiliar de estacionamento - dispenso
GPS - dá muito jeito
Estofos em pele - dão muito jeito devida à limpeza

É esta a minha opinião

Cumprimentos

Tenho um Lexus IS220d full extras de 01/2006 e foi muito caro por ter tantos extras. Agora com 87000Km pretendo trocá-lo e esse extras não valem nada. Em novo custou 51000€ e agora oferecem-me para troca 22000€.
A esperiência que tenho deste carro com muitos extras durante estes 5 anos é o seguinte:

AC automático - Muito bom
Cruise Control - utilizei uma ou duas vezes
Sensores chuva e luz - dispenso
Leitor de DVD - utilizei duas ou três vezes
Tecto de abrir - Utilizei algumas vezes mas com pouca utilidade
Comandos por voz - não utilizei
Bluethoot - dá muito jeito
Sensores de estacionamento - os traseiros dão muito jeito
Camara auxiliar de estacionamento - dispenso
GPS - dá muito jeito
Estofos em pele - dão muito jeito devida à limpeza

É esta a minha opinião

Cumprimentos

Concordo com quase tudo, mas acrescento:

- Acesso sem chave e botão start/stop (muito prático)
- Bancos refrigerados (muito bom no verão) que utilizo muito mais do que o aquecimento.
- Camara de ajuda ao estacionamento acho útil, embora os sensores já ajudem muito.
- Faróis de xénon (caros mas não é a mesma coisa sem eles.)
- Tomada para IPod

Abraço

Concordo com quase tudo, mas acrescento:

- Acesso sem chave e botão start/stop (muito prático)
- Bancos refrigerados (muito bom no verão) que utilizo muito mais do que o aquecimento.
- Camara de ajuda ao estacionamento acho útil, embora os sensores já ajudem muito.
- Faróis de xénon (caros mas não é a mesma coisa sem eles.)
- Tomada para IPod

Abraço

Este é um extra que me cativa e muito. Infelizmente ainda não comprei nenhum carro que os tivesse como opção, mas certamente assim que o fizer vai ser escolhido.

Eu reconheço que para mim os extras são muuuuito importantes. Sim, temos que viver com a potência e fiabilidade do motor, com a estética do carro, e a agilidade da suspensão e chassis, podendo mexer aqui e ali. Mas há equipamento de origem muitas vezes bem mais atraente ou mais barato que alternativas after-market.
Mas eu costumo dizer que passo mais tempo dentro do carro em transporte do que a olhar para ele, ou para a sua estética ou a aproveitar a sua potência e comportamento.

Para mim imprescindíveis são:
Interior com qualidade/Design - se não gostar do interior do carro, decididamente não o compro. Não tenho o luxo de poder ter vários carros, e o interior do meu carro tem mesmo que me agradar.
Ar condicionado automático - Não é mais frio ou mais quente, são 22º no Inverno e 19 no Verão :)
Xenon - não há pior cego do que o que não quer ver.
ABS/ESP desligáveis - Ocasionalmente prezo a potência e o comportamento de um carro, como só tenho um tem que fazer também este papel.
Bancos envolventes e confortáveis - 100 000 Km com suspensão desportiva after-market, e agora só quero desportivo oem.
Rádio c/ MP3 e comandos no volante
Computador de bordo
Sensores de estacionamento

Extras porque pago:
Cruise control - a melhor maneira pra não apanhar multas cada vez que se faz uma viagem.
Tecto de abrir eléctrico - não tenho a pancada dos cabrios, mas disto sempre gostei.
Estofos de misto cabedal e tecido - não gosto das oscilações de temperatura Verão/Inverno nos bancos em pele, mas gosto do tacto e esta para mim é uma opção que me agrada.
Bom computador de bordo - A minha veia geek faz-me gostar de tecnologia (até um determinado ponto) num carro. O painel de instrumentos do Civic, o i-drive ou o equivalente da Audi eram candidatos a ver o meu dinheiro!
Côr - detesto ter que procurar o meu carro no meio de um estacionamento :)

Extras que dispenso
Sensores de chuva e luz - eu consigo ligar a luz e os limpa pára-brisas sozinho!
Bancos Aquecidos, de couro e com regulação electrica - pelo que disse em cima.
GPS - Ando um bocado desligado dos GPSs actuais em carros, mas sempre tive a sensação que eram extremamente caros e não muito sofisticados, por isso acho que não são good value for money.

Porque tento que quando compro um carro o tenha comigo pelo menos 8 anos, os extras são dinheiro bem gasto na medida em que disfruto deles muito tempo. Se são um bom investimento, penso que normalmente são largamente ignorados num carro com 8/10 anos.

Voltar
Superior