Extravio de bagagem

Ecoflex

Well-known member
Olá a todos.
Vim
de viagem 1 semana e 2 malas não chegaram ao destino. O seguro foi activado de imediato, mas há 5 dias que as malas não chegam. Os primeiros 3 dias ninguém me soube dizer nada, ao 4.º dia foi-me dito que chegavam ao destino. Agora 24 horas depois desta informação e por minha iniciativa, dizem-me que vão enviar uma mensagem para Lisboa para perguntar por que é que as malas não vieram.

O que pretendo saber é quais são os meus direitos perante a companhia aérea neste contexto já que do seguro estou bem informado. Obrigado.

Basicamente podes comprar o que precisares e depois a companhia indemniza-te. Roupas, itens higiene, etc.
Se forem 2 pessoas gastos a dobrar. O inconveniente é perder tempo em compras.
Guardar fatura de tudo. Se for companhia de bandeira não terás grandes problemas, pagam tudo sem grandes problemas.
Seguro a mesma coisa.
Se entretanto a mala não chegar, terás que pedir uma indeminização por cada mala, mediante o valor das coisas que estavam lá dentro.
No meu caso, já aconteceu, ficou na Holanda numa escala, perderam-na durante 4 dias, os gastos pagou a companhia e depois o seguro também pagou, só um deles exigiu os originais das faturas.

Obrigado pela resposta.

O que me está a fazer confusão é isso que referes, o tal pagamento em dobro. Não deveria ser assim…eu vejo as coisas de outra forma: por um lado as despesas inerentes a esse atraso (por enquanto); por outro lado uma indemnização pela situação em causa, que penso deverá ser exigida à companhia. Mas desconheço a lei. A companhia é a air nostrum, que não é das “grandes”. Aliás toda a forma de abordagem ao caso da parte deles ficou muito a desejar, na minha opinião.

Só tens indeminização se a mala não aparecer em voos na europa 7 dias ou 21 em voos intercontinentais, ou seja a mala é dada como perdida. (penso que é isto em termos de prazos)
De resto não tens direito a nenhuma indeminização, ou se quiseres a indemnização é o direito a receberes pelos custos que tiveste em roupa, calçado, bens higiene pessoais, etc.
No meu caso o seguro cobria +- 200€, comprei apenas o que precisava sem andar com grandes exageros, não chegou a esse valor.
O pagamento em dobro não é regra, mas se um deles não pedir os originais, normalmente pede o seguro penso eu, consegues sem problema (no meu caso pagou-me a viagem).
No resto todas deixam a desejar nessas horas, uma pessoa fica desesperada e no meu caso perdi 2 horas ou mais num aeroporto às 4h da manhã a fazer reclamação e ainda uns valentes euros em roaming.

Já agora, esta situação que falo foi a 2ªvez que me aconteceu, foi na lufthansa, na 1ªvez, na emirates, e mesmo tendo seguro não sabia o que fazer, não comprei nada, limitei-me a esperar pela mala que chegou penso que 2 dias depois. Ainda passei frio. Mas na emirates depois da queixa conseguia seguir o rasto da mala e foram muito eficientes na informação.

Já agora, quem levar acompanhantes de viagem, dividir a bagagem é uma boa estratégia., nem que seja umas calças e uns sapatos e alguma roupa interior.

Continuando a saga do “tudo me acontece” (é verdade, tudo o que é incomum e estranho tende a acontecer-me)…

Chego a Lisboa e dizem-me que as malas estão no destino desde o 4.º dia como fiz referência no 1.º post. Antes de embarcar na volta fui ao serviço de bagagem extraviada e asseguraram-me que as malas não chegaram lá. Chego a casa ligo novamente para o serviço e dizem-me (obviamente) a mesma coisa: “Lisboa diz que as malas estão lá, mas não as temos aqui”.

Agora dizem-me que tenho que aguardar 21 dias desde o extravio e depois, caso não apareçam, pedir uma compensação à companhia, que deverá ser outro filme (espero que não e que entretanto apareçam).

Em relação ao seguro, vou ligar daqui a pouco para me informar acerca do extravio. Quando activei o mesmo estava convencido que as malas chegariam nos primeiros dias e nem perguntei por informações acerca do extravio.

Todos os intervenientes me disseram que as malas chegariam nas primeiras 24 horas ou até 72. Que era o normal. Mesmo quando me deram a informação que as malas chegariam ao 4.º dia, pensei para mim que só acreditava quando as tivesse em meu poder. Quer dizer dá ideia que encontraram as malas e depois voltaram a perdê-las…é como eu digo, tudo me acontece.[s)]

A companhia é a air nostrum, que não é das “grandes”. Aliás toda a forma de abordagem ao caso da parte deles ficou muito a desejar, na minha opinião.

A Air Nostrum é uma "franchisee" da Iberia e opera com a marca Iberia Regional. Se o voo tem o código da Iberia (IB), a responsável é a Iberia.

A Air Nostrum é uma "franchisee" da Iberia e opera com a marca Iberia Regional. Se o voo tem o código da Iberia (IB), a responsável é a Iberia.
Isso vim a saber a posteriori, mas o facto é que na linha da Iberia por causa das bagagens disseram-me que teria que reclamar à Air Nostrum, o que vai ao encontro do que dizes, já que o código do voo é YW (Air Nostrum), apesar do bilhete ter Iberia como cabeçalho.

Entretanto o seguro ligou-me logo cedo a dar instruções para o reembolso das primeiras despesas e confirmou-me que só após os tais 21 dias é que se iniciam mecanismos para compensação financeira pelo extravio (se se confirmar).

2 semanas depois vieram entregar as malas a casa. O processo no seguro está em andamento, se bem que já me deviam ter contactado na sexta-feira com a agenda "reembolsos". Já enviei as facturas e estou a aguardar.

O funcionário da Groudforce do aeroporto disse-me que tinha direito a receber uma compensação por cada dia que tenha ficado sem as malas. De facto, já procurei e não encontrei nada que refira isso, mas apenas reembolso de despesas.

Estou aqui neste limbo e gostava de fazer uma reclamação em condições com menção dos decretos de lei e não só um pedido "à balda".

situação chata

não sei em que aeroporto, mas vi num dos tapetes umas 2 malas proveniente de um voo que também não me lembro

alguém que não reconheceu as malas ou não soube onde as recolher e ficaram lá, o que é mais provável

2 semanas depois vieram entregar as malas a casa. O processo no seguro está em andamento, se bem que já me deviam ter contactado na sexta-feira com a agenda "reembolsos". Já enviei as facturas e estou a aguardar.

O funcionário da Groudforce do aeroporto disse-me que tinha direito a receber uma compensação por cada dia que tenha ficado sem as malas. De facto, já procurei e não encontrei nada que refira isso, mas apenas reembolso de despesas.

Estou aqui neste limbo e gostava de fazer uma reclamação em condições com menção dos decretos de lei e não só um pedido "à balda".

Nunca ouvi essa de indeminização por dias sem malas. Até pode existir, mas desconheço completamente e tudo o que li sobre o assunto nada refere excepção por exemplo a viagens de negócios em que se perde material por exemplo essencial para o trabalho. As regras estão na convenção de Montreal, mas não há nada de especifico a falar disso.

Se já enviaste para o seguro à partida pagam-te tudo sem problemas.
Na companhia devem-te pedir as mesmas faturas ou cópias pelo menos e se pedirem cópias pagam-te também sem problemas.
Se te pagarem uns e outros penso que estão a cumprir as regras e sinceramente não me chateava mais com isso, arrumava o assunto. Recebias 2 vezes os custos que tiveste, senao no fim ainda perdes mais tempo e se calhar dinheiro.

situação chata

não sei em que aeroporto, mas vi num dos tapetes umas 2 malas proveniente de um voo que também não me lembro

alguém que não reconheceu as malas ou não soube onde as recolher e ficaram lá, o que é mais provável

Pode ser tanta coisa. No meu caso andou de um lado para o outro, até que chegou ao destino quando nós já estávamos em...casa.

Nunca ouvi essa de indeminização por dias sem malas. Até pode existir, mas desconheço completamente e tudo o que li sobre o assunto nada refere excepção por exemplo a viagens de negócios em que se perde material por exemplo essencial para o trabalho. As regras estão na convenção de Montreal, mas não há nada de especifico a falar disso.

Se já enviaste para o seguro à partida pagam-te tudo sem problemas.
Na companhia devem-te pedir as mesmas faturas ou cópias pelo menos e se pedirem cópias pagam-te também sem problemas.
Se te pagarem uns e outros penso que estão a cumprir as regras e sinceramente não me chateava mais com isso, arrumava o assunto. Recebias 2 vezes os custos que tiveste, senao no fim ainda perdes mais tempo e se calhar dinheiro.

Eu não pretendo, nem estou a procurar, o reembolso em dobro. A seguradora deverá pagar as despesas, mas mesmo essas tenho alguma dúvida que assuma todas. Isto porque algumas já foram feitas no dia da chegada cá em Portugal. Obviamente que não houve qualquer tentativa de aproveitamento (se assim fosse teríamos esgostado o plafond que nos indicaram), mas sim a esperança que as malas estivessem cá ao chegarmos. Como tal não aconteceu, houve itens que tivemos que comprar. Espero que não se cortem com isso, mas nem me vou preocupar muito, sinceramente. São valores baixos e a grande parte é material de consumo.

O que eu quero da companhia é uma compensação pelo transtorno causado e até faz sentido que haja um mecanismo destes. Agora se é de lei ou não...Já nem falo nas chamadas, que na verdade custaram-me zero. Se fosse há uns tempos, tinha gasto uma boa maquia.

Esta informação é da SATA, mas provavelmente é extensiva a todas as companhias e tem em conta a legislação aplicável: Convenção de Varsóvia, Convenção de Montreal e Regulamento da UE 889/2002.

Em caso de atraso na entrega da bagagem, a transportadora aérea é responsável pelos prejuízos causados, a menos que tenha tomado todas as medidas razoáveis para os evitar ou tenha sido impossível tomar essas medidas. A SATA Azores Airlines tem previsto o reembolso de despesas devidamente comprovadas, mediante apresentação das faturas/recibos originais, aos passageiros em determinadas condições, sujeitas a análise e dependentes do número de dias de extravio, do facto dos artigos em falta serem de primeira necessidade, ou dos passageiros serem ou não locais no aeroporto onde apresentaram a reclamação.
O valor de compensação tem o valor máximo de 1 288 DSE /EUR1500 (montante aproximado na divisa local).

DSE = Direitos especiais de saque, unidade monetária do Banco Mundial/FMI.

Esta informação é da SATA, mas provavelmente é extensiva a todas as companhias e tem em conta a legislação aplicável: Convenção de Varsóvia, Convenção de Montreal e Regulamento da UE 889/2002.

Em caso de atraso na entrega da bagagem, a transportadora aérea é responsável pelos prejuízos causados, a menos que tenha tomado todas as medidas razoáveis para os evitar ou tenha sido impossível tomar essas medidas. A SATA Azores Airlines tem previsto o reembolso de despesas devidamente comprovadas, mediante apresentação das faturas/recibos originais, aos passageiros em determinadas condições, sujeitas a análise e dependentes do número de dias de extravio, do facto dos artigos em falta serem de primeira necessidade, ou dos passageiros serem ou não locais no aeroporto onde apresentaram a reclamação.
O valor de compensação tem o valor máximo de 1 288 DSE /EUR1500 (montante aproximado na divisa local).

DSE = Direitos especiais de saque, unidade monetária do Banco Mundial/FMI.
Já tinha visto exactamente essa informação, que continua a não ser igual à que me foi prestada. Mas agradeço-te a pesquisa[;)]

O departamente de extravio de bagagens da Iberia, via telefone, disse-me que só tinha direito a alguma coisa se a mala de extraviasse por mais de 21 dias. Acho incrível como se diz estas coisas a alguém que foi manifestamente prejudicado pelos próprios e que tem direitos sobre esse prejuízo.

Já tinha visto exactamente essa informação, que continua a não ser igual à que me foi prestada. Mas agradeço-te a pesquisa[;)]

O departamente de extravio de bagagens da Iberia, via telefone, disse-me que só tinha direito a alguma coisa se a mala de extraviasse por mais de 21 dias. Acho incrível como se diz estas coisas a alguém que foi manifestamente prejudicado pelos próprios e que tem direitos sobre esse prejuízo.

De tudo o que li quando se perderam as minhas, é essa a realidade, após 21 dias a mala é dada como perdida e tens direito a uma indeminização.
No resto o "prejuízo" é pago compensando todos os gastos que tiveste, tudo o que é essencial podes comprar e pedir que te paguem.
O que me parece que queres é uma indeminização por danos morais ou algo do género, do que li nunca ninguém recebe isso a não ser situações muito excecionais, o que não é o caso.

De tudo o que li quando se perderam as minhas, é essa a realidade, após 21 dias a mala é dada como perdida e tens direito a uma indeminização.
No resto o "prejuízo" é pago compensando todos os gastos que tiveste, tudo o que é essencial podes comprar e pedir que te paguem.
O que me parece que queres é uma indeminização por danos morais ou algo do género, do que li nunca ninguém recebe isso a não ser situações muito excecionais, o que não é o caso.

O que colocaste a bold e dizes que é a realidade, não é verdade e logo a seguir referes isso.[;)] Ao telefone só tinha direito a alguma coisa se a mala não aparecesse ao fim de 21 dias, mas afinal as despesas inerentes ao atraso também têm que ser pagas (daí o meu comentário no final desse post).

Entretanto reclamei para a companhia Air Nostrum que remeteu para a Iberia, dizendo que ia ser contactado por eles. 48 horas depois, ainda nada. Com o seguro também não está fácil avançar com o processo. Ou é por terem muita afluência nesta fase ou é mesmo na tentativa que desista do caso.

O que colocaste a bold e dizes que é a realidade, não é verdade e logo a seguir referes isso.[;)] Ao telefone só tinha direito a alguma coisa se a mala não aparecesse ao fim de 21 dias, mas afinal as despesas inerentes ao atraso também têm que ser pagas (daí o meu comentário no final desse post).

Entretanto reclamei para a companhia Air Nostrum que remeteu para a Iberia, dizendo que ia ser contactado por eles. 48 horas depois, ainda nada. Com o seguro também não está fácil avançar com o processo. Ou é por terem muita afluência nesta fase ou é mesmo na tentativa que desista do caso.

Há que ser resiliente!
(palavra da moda[:)])
Já que saíste da tua zona de conforto...(expressão da moda [:)])

A informação da SATA é muito explícita quanto a atrasos e mostra bem que não há proteção legal específica como no caso de extravio:

1) em determinadas condições 2) sujeitas a análise e 3) dependentes do número de dias de extravio, do 4) facto dos artigos em falta serem de primeira necessidade, ou 5) dos passageiros serem ou não locais no aeroporto onde apresentaram a reclamação

Na prática remete para o Código Civil, que não ajuda muito:

ARTIGO 496.º
(Danos não patrimoniais)
[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1. Na fixação da indemnização deve atender-se aos 1) danos não patrimoniais que, 2) pela sua gravidade, 3) mereçam a tutela do direito.

A seguir refere-se às situações de morte, o que mostra bem o alcance dos danos não patrimoniais que pela sua gravidade merecem tutela.[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

É um bocado como exigir uma indemnização à seguradora pelo tempo que se perdeu por causa do acidente...

Dando um pouco de seguimento a isto, no sentido de ajudar alguém na mesma situação...

...portanto tinha dito que a Air Nostrum tinha remetido a reclamação para a Iberia e que estes me iriam contactar, mas passados 10 dias nada de resposta. Tentei os canais que tinha acessíveis, e o WhasApp respondeu um bot[:D]. Tentei o Facebook (Messenger) e depois de me pedirem os dados concretos da reclamação, disseram que o caso era da Air Nostrum e que devia contactá-los. [8b]

Voltei a reclamar para a Air Nostrum e 1 dia depois recebo um email a da Iberia a dizer que analisaram novamente o meu caso e que me iriam pagar as despesas que tive, mas que iria demorar entre 1 semana a 1 mês.

Por parte do seguro, e depois de 3 semanas sem qualquer contacto da parte deles depois de lhes ter enviado toda a documentação, e de alguns emails da minha parte, lá consegui chegar ao contacto via telefone para me dizerem que o caso ainda está sob análise. Enfim...

Dando um pouco de seguimento a isto, no sentido de ajudar alguém na mesma situação...

...portanto tinha dito que a Air Nostrum tinha remetido a reclamação para a Iberia e que estes me iriam contactar, mas passados 10 dias nada de resposta. Tentei os canais que tinha acessíveis, e o WhasApp respondeu um bot[:D]. Tentei o Facebook (Messenger) e depois de me pedirem os dados concretos da reclamação, disseram que o caso era da Air Nostrum e que devia contactá-los. [8b]

Voltei a reclamar para a Air Nostrum e 1 dia depois recebo um email a da Iberia a dizer que analisaram novamente o meu caso e que me iriam pagar as despesas que tive, mas que iria demorar entre 1 semana a 1 mês.

Por parte do seguro, e depois de 3 semanas sem qualquer contacto da parte deles depois de lhes ter enviado toda a documentação, e de alguns emails da minha parte, lá consegui chegar ao contacto via telefone para me dizerem que o caso ainda está sob análise. Enfim...

Em tempos um amigo safou-se à grande com o seguro de viagem.

Tinha uma clausula que se as malas não viessem em 48h que recebia 500€.
A mala chegou 49h depois... ficou com a mala e os 500€ [:D]

Mas estas situações são complicadas. Felizmente eu directamente nunca tive problemas.

Back