F1 2007 GP Brasil - Kimi Raikkonen CAMPEAO

Com um início tão auspicioso sei de um, mas tão demolidor é que não: Alesi. Na sua primeira prova, com um carro bastante inferior luta taco-a-taco com Senna durante bastante tempo acabando a corrida em 4º, conseguindo mais uns excelentes resultados nessa época. O problema foi o que veio depois.

O «pobre» mas brilhante Alesi que só teve uma vitória (Canadá!).

Ao menos Hamilton já contabiliza duas!

Quem disse que o David não sabe voar baixinho.

xutifyexagxuwkwsiod.jpg

DC devia estar a pensar nalguma exibição aeronáutica das Red Bull wings...

Não acho que o Cart seja o mais parecido que se possa encontrar com a F1, as ovais não teem nada a ver, nos States não se corre a chuva, maior parte do circuitos são citadinos. Os Cart teem menos afinações, a nivel aerodinamico são muito mais rudimentares, usam slicks, os motores turbo com o overbost para gerir, as caixas eram manuais, ajudas electronica eram não existiam,etc., a unica semelhança era as velocidades atingidas pelos Cart que nas ovais até atingem velocidades muito mais elevadas que as maximas conseguidas pelos F1 nas pistas dos seu campeonato.
Isto para dizer que acho que as fomulas de "acesso" a F1 que se disputam actualmente na Europa são muito semelhantes aos F1 do que eram os Cart altura do Villeneuve, para já não falar que a qualidade dos pilotos da Cart custuma estar sempre nivelada por baixo.

Ao tempo, os Cart eram apenas 1s mais lentos nos traçados comuns à F1: Austrália e Canadá. E eram muito potentes, com múltiplas idas às boxes, reabastecimentos, e toques de rodas q.b.

Mas Hamilton poderia estar ainda mais afastadfo de Alonso na classificação geral...

Estivessem os Ferrari e os BMW mais próximos dos McLaren, podendo discutir trocas de posições, pelo menos nas paragens de boxes, e o piloto da McLaren que fosse atrás (Alonso...) mais perderia com essa intromissão.

Sabiam que até 2006 (incluído) Briatore ficava com 50% (!!!) do que Alonso ganhava?!...

Não admira que o espanhol se tenha escapulido para um contrato com a McLaren sem a intermediação de Briatore!

Fê-lo foi tarde comparativamente com Trulli, que bateu com a porta a Briatorre já em 2004...

Não acho que o Cart seja o mais parecido que se possa encontrar com a F1, as ovais não teem nada a ver, nos States não se corre a chuva, maior parte do circuitos são citadinos. Os Cart teem menos afinações, a nivel aerodinamico são muito mais rudimentares, usam slicks, os motores turbo com o overbost para gerir, as caixas eram manuais, ajudas electronica eram não existiam,etc., a unica semelhança era as velocidades atingidas pelos Cart que nas ovais até atingem velocidades muito mais elevadas que as maximas conseguidas pelos F1 nas pistas dos seu campeonato.
Isto para dizer que acho que as fomulas de "acesso" a F1 que se disputam actualmente na Europa são muito semelhantes aos F1 do que eram os Cart altura do Villeneuve, para já não falar que a qualidade dos pilotos da Cart custuma estar sempre nivelada por baixo.

Em 1996 qdo o Jacques Villeneuve foi para a F1 ainda se usam pneus slick nos carros. E os carros Cart apesar de alguns diferenças, n consegui descobrir as specs dos carros de 1995. Mas sei que este ano (2007) os carros têm caixas semi-automaticas e não há nenhuma oval no calendário de provas! [;)]

Mas o principal é que um CART não é um mundo de diferença de um F1 e o facto de um tipo ser campeão de CART faz alguma diferença. Não é propriamente um Rookie em carros de uma categoria superior aos GP2.

E só por curiosidade os GP2 em 2006 tb usavam slicks [;)]

Sabiam que até 2006 (incluído) Briatore ficava com 50% (!!!) do que Alonso ganhava?!...

Não admira que o espanhol se tenha escapulido para um contrato com a McLaren sem a intermediação de Briatore!

Fê-lo foi tarde comparativamente com Trulli, que bateu com a porta a Briatorre já em 2004...

Briatore não era manager de Trulli e por isso Briatore não gostou nada da possibilidade dele bater o seu protegido.
Trulli foi mandado embora, praticamente.

Briatore não era manager de Trulli e por isso Briatore não gostou nada da possibilidade dele bater o seu protegido.
Trulli foi mandado embora, praticamente.

A coisa foi um pouco pior. Em 2004 Trulli ainda estava no Briatore System e ousou sair contrariando a vontade de Briatore (GP do Mónaco). Vai daí passou a ter uma vida infernal na Renault como «prenda especial» de Flavio! Poucas corridas depois saía da Renault, tendo a imprensa francesa criticado a marca do losango por ter permitido que Flavio agisse a seu bel prazer contra Trulli, como se a equipa na realidade fosse de Briatore e a Renault um mero patrocinador menor...

Na sua 1ª corrida o Alesi não andou a lutar com o Senna de certeza absoluta pois se não estou em erro o Senna apesar de estar na 1ª linha não fez mais de 100 metros nessa corrida ....
Aquilo a que tu te referes é a prova de abertura da temporada seguinte (1990) nos EUA em Phoenix, ou seja isto:

http://www.youtube.com/watch?v=FEZEFZArU_M

Tem razão, mas na sua primeira corrida acabou em 4º em Paul Ricard..

Também partilho um pouco desta opinião mas até ver (titulos recordes etc) ainda tem muito para mostrar.

Eu espero que o seja!

Pois se há algo que eu gostaria de ver era um piloto bater os recordes de Schumacher, impondo novos máximos na disciplina, dominando com um novo nível nunca antes visto na F1.

eu não concordo convosco. se o hamilton tiver um período de domínio maior que o schumacher, isso irá matar a F1. os pilotos podem ser fabulosos e serem admiráveis na mesma, sem tantos títulos. a lenda gilles villeneuve é prova disso (mas dou um desconto por ter morrido na pista, se fosse fora dela se calhar não era tão lembrado).

a F1 não é uma competição de recordes. isso foi a era do schumacher, quando não interessava a corrida mas sim os eventuais recordes que o schumacher poderia estabelecer.
foi uma bruta seca.
não quero viver isso outra vez.

Ao tempo, os Cart eram apenas 1s mais lentos nos traçados comuns à F1: Austrália e Canadá. E eram muito potentes, com múltiplas idas às boxes, reabastecimentos, e toques de rodas q.b.

Os Cart são muito mais lentos do que isso

"In recent years it has been possible to compare the respective performance of the two series.

The performance superiority of the Formula One machines was first demonstrated in 1989 when Champ Car began to race on a street circuit in Detroit that had served as the Grand Prix of the United States just one year prior. There was no big discrepancy in lap times on this occasion, but this was partly due to a tight second gear chicane that was removed from the circuit for the Champ Car series.

Since 1978 Formula One has made an annual visit to the Circuit Gilles Villeneuve in Montreal. Champ Car added this circuit to their tour in 2002, making a direct comparison possible.

During the inaugural Champ Car visit in 2002. Former Champ Car Champion Juan Pablo Montoya won the pole position in the Formula One race with a lap time of 1'12.836. Several weeks later, Cristiano Da Matta won the pole position in the Champ Car race with a lap time of 1'18.959.

In 2006, the latest and currently last time both series raced on the same track, Formula One was 5 to 7 seconds faster than Champ Car. The pole position in formula 1 was taken by Fernando Alonso in a time of 1'14.942, while Sébastien Bourdais took the pole in 1'20.005 in Champ Car. The fastest lap in the Formula 1 race was 1'15.841 by Kimi Räikkönen, while Sébastien Bourdais' fastest lap was 1'22.325 in the Champ Car race."

http://en.wikipedia.org/wiki/Champcars

Manuel Barbosa, a meio da década de 90 (e até ao final da década) os Cart tinham mais de 800 cv (motores turbo Honda, Mercedes, Toyota), e em Albert Park eram apenas 1s mais lentos que os F1 de então, apesar de serem carros com apoios pouco adaptados a um circuito comum. A Sport-Auto francesa, num desses anos anos, fez uma conjugação de grelhas e o poleman da Cart tinha lugar na 3ª linha da grelha australiana de F1.

Depois os Cart sofreram um severo downgrade que os relegou para bem longe dos F1.

Última edição:
Manuel Barbosa, a meio da década de 90 (e até ao final da década) os Cart tinham mais de 800 cv (motores turbo Honda, Mercedes, Toyota), e em Albert Park eram apenas 1s mais lentos que os F1 de então, apesar de serem carros com apoios pouco adaptados a um circuito comum. A Sport-Auto francesa, num desses anos anos, fez uma conjugação de grelhas e o poleman da Cart tinha lugar na 3ª linha da grelha australiana de F1.

Depois os Cart sofreram um severo downgrade que os relegou para bem longe dos F1.

Eu não me recordo de os Cart terem alguma vez corrido em Albert Park, tenho ideia que na Australia sempre (pelo menos nos anos 90 era de certeza absoluta) foi em Surfers Paradise, alias era sempre a corrida de abertura do campeonato e uma das mais mitica da CART.
E Canada só recentemente é que os CART vão a Montreal, porque antes era sempre em Toronto e Vancouver.
Não me parece também que o CART tenham sofrido um downgrade, semp+re tiveram motores turbo com potencia a rondar os 800 cv e agora até teem caixas semi automaticas, controlo de tracção e tudo, nos anos 90 era tudo manual e na F1 já se usava disso a muito tempo.
Mas isso também pouco interessa aqui para topico, o que eu acho é o Hamilton é um excelente piloto mas o também acho que o pessoal anda demasiadamente entusiasmado com a sua performances, vamos esperar para ver no que dá, o Alonso é também ele um excelente piloto acho que vai haver luta até ao fim e uma luta de preferencia com os Ferraris lá para tras, ou seja no lugar deles.

Última edição:
A Formula 1 podia ter pelo menos 1 pista oval, para se poder ver as velocidades maximas que podem atingir.
Tipo, em vez de fazerem o circuito actual da Indy, fazerem o mesmo que fazem os indycar...

A Formula 1 podia ter pelo menos 1 pista oval, para se poder ver as velocidades maximas que podem atingir.
Tipo, em vez de fazerem o circuito actual da Indy, fazerem o mesmo que fazem os indycar...

Tinham que fazer outro carro, pois a aerodinâmica e o chassis não contemplam minimamente a direcção de desenvolvimento de perfomance para uma oval.

Prost avisa...

a319a1fb.jpeg

Prost warns McLaren about driver tension
By Pablo Elizalde Monday, June 18th 2007, 10:08 GMT

Former world champion Alain Prost believes McLaren could regret having allowed both their drivers to fight in equal conditions this season.
Lewis Hamilton and Fernando Alonso have dominated the last three races, the duo battling for pole position and victory as their team have edged ahead of rivals Ferrari following the Italian squad's strong start to the year.
The close fight has led to some tension within the team, with Alonso showing signs of frustrating with a swerve towards the pits halfway through the United States Grand Prix on Sunday after being unable to overtake his teammate for the lead.
Four-time champion Prost, who had a spectacular falling-out with teammate Ayrton Senna in 1988 and 1989 when McLaren dominated the sport, reckons the situation could hurt the team.
"I think now having two equal cars within the same team is a mistake. In the end it will hurt them because it generates too much tension," Prost told El Pais newspaper in an interview on Monday.
Prost also believes Hamilton, leading the championship by ten points after two consecutive wins, is benefiting from the time spent in McLaren's simulator.
"The simulator has reached an amazing perfection, it's even capable of simulating weather conditions, the rain, the wet asphalt, everything," the Frenchman added.
"And Hamilton has worked with the simulator a lot more than Alonso, and his driving style is very smooth, less rough than the Spaniard. I think that's why for McLaren is easier to set up the car for Hamilton's style."
Fifty-two year-old Prost, who retired from the sport in 1993, admitted he is not happy with Formula One's current status, and he believes too much technology is ruining the racing.
"Now it's not the same. Back in my days, the driver was more important than the car; now, it's technology first and then the driver's hands," Prost said.
"The cars are so equally matched because of the limitations and the technological advances that make overtaking so hard.
"The races are decided in the pits. The strategies are decisive in Formula One, the only thing that the teams can't take into account is driving errors."

É claro que Prost sabe do que fala...

E não é por acaso que Frank Williams, depois da experiência com a dupla Piquet-Mansell, jurou nunca mais querer gerir uma dupla daquele nível, pois tinha envelhecido mais durante aquele coabitação do que em 10 anos de vida!

O próprio Sid Watkins (antigo médico da F1) e amigo pessoal de Senna, afirmou que a coabitação Senna-Prost tinha desgastado imenos ambos os pilotos, tanto a nível físico como psicológico. Sobretudo tinha afectado psicologicamente Senna mais do que Prost, por o brasileiro ser bastanete mais emotivo.

Sid Watlins justificava a instabilidade emotiva de Senna, aos 34 anos, devido a essa coabitação que lhe deixara cicatrizes psicológicas profundas e indeléveis.

Pelo que se está a ver presentemente na McLaren, o piloto que pior se está a dar com a situação é Alonso. Hamilton evitou um outro perigo: que era o ser esmagado pelo bicampeão. Mas pode desenvolver uma faceta negativa: a da auto-confiança excessiva por se ver como o rookie que dominou o bicampeão. Alonso. por sua vez, pode ter aqui o começo do seu declínio pelo iunespertado da situação: nunca um rookie bateu deste modo um campeão do mundo. Schumacher fez a vida negra a Piquet, mas Piquet tinha 37 ou 38 anos e não andavam a lutar continuamente pela ribalta do primeiro lugar do campeonato!

Massa diz que o problema da Ferrari tem sido o asfalto...

O brasileiro deu uma explicação para os recentes maus resultados da escuderia de Maranello.

1915a194.jpeg

Felipe Massa deu esta semana uma justificação para os recentes maus resultados obtidos pela Ferrari. Segundo o brasileiro, o problema da escuderia de Maranello não está no carro nem nos pilotos, mas sim no asfalto dos circuitos. «É fácil arranjar uma desculpa quando não se está na frente. Mas penso que sofremos com o tipo de asfalto que encontrámos no Mónaco e no Canadá e não alcançámos a melhor aderência. A corrida em Indy irá servir para ver se a questão é mesmo o asfalto, ou se está relacionada com qualquer outra coisa», referiu o piloto sul-americano. Após o grande prémio deste domingo, as suas dúvidas ficarão dissipadas.

Voltar
Superior