F1 2007 GP Brasil - Kimi Raikkonen CAMPEAO

Também não estou a ver porque razão a equipa devia ser penalizada, confirmando-se que se tratou de um acto individual e que desse acto nada resultou em termos de desenvolvimento do carro, por muito desagradável que seja a situação.

Põe a questão desta maneira: aceito perfeitamente que possa ter sido um acto individual. O indivíduo em questão é só por acaso o designer chefe. Ao analisar o dossier da Ferrari (isso de certeza que o fez) descobriu uma pecinha pequena e interessante que até pode servir no Mclaren. Utiliza essa mesma informação e o seu carro ganha uns milésimos de segundo (na F1 o que conta é a soma do total dos milésimos ganho em todos os ajustes).

Eu duvido que a FIA tenha desmontado o Maclaren às peças...

Mas OK, é só mais uma peripécia da F1. Siga pa próxima!

Não restam Duvidas

Não restam Duvidas

Atenção ! Atenção !

Meninos e Meninas, Damas e Cavalheiros !

O Grande Circo da F1, está na cidade.

Venham ver a generosa e grandiosa actuação de Domadores e Palhaços, de Feras e Cordeiros, de Malabaristas e Contorcionistas.

Tudo num GP ou numa reunião FIA das próximas semanas, numa Vila Perto de si.

A maclaren sabia até qual era a repartição da travagem ke usavam os pilotos pilotos da Ferrari, a disttribuição de pesos , tudo...

http://www.corriere.it/Primo_Piano/Cronache/2007/07_Luglio/26/ravelli.shtml

A McLaren é uma equipa de bruxos... Adivinharem sem consulta tanta coisa!...

«FIA loves McLaren»...:sh)

«Ferrari contesta decisão do Conselho Mundial de não castigar a McLaren
a A decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) "legitima os comportamentos desonestos na Fórmula 1 e estabelece um precedente muito grave". Foi desta forma que a Ferrari reagiu ao facto de a McLaren não ter sido punida no caso de espionagem em que o chefe de design da escuderia britânica, Mike Coughlan, foi descoberto com 780 páginas de informação técnica dos carros italianos.
Reunido ontem em Paris, o Conselho Mundial deu como provado a McLaren ter na sua posse dados da Ferrari, mas não aplicou qualquer sanção, porque "não há provas suficientes de que esta informação foi usada de modo a interferir, de forma imprópria, com o Mundial de F1".
"A reunião de decisão demorou apenas 15 minutos...
»

A McLaren é uma equipa de bruxos... Adivinharem sem consulta tanta coisa!...

«FIA loves McLaren»...:sh)

«Ferrari contesta decisão do Conselho Mundial de não castigar a McLaren
a A decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) "legitima os comportamentos desonestos na Fórmula 1 e estabelece um precedente muito grave". Foi desta forma que a Ferrari reagiu ao facto de a McLaren não ter sido punida no caso de espionagem em que o chefe de design da escuderia britânica, Mike Coughlan, foi descoberto com 780 páginas de informação técnica dos carros italianos.
Reunido ontem em Paris, o Conselho Mundial deu como provado a McLaren ter na sua posse dados da Ferrari, mas não aplicou qualquer sanção, porque "não há provas suficientes de que esta informação foi usada de modo a interferir, de forma imprópria, com o Mundial de F1".
"A reunião de decisão demorou apenas 15 minutos...
»

Se é assim, a Ferrari devia também ser punida por ter um dos seus técnicos a passar informação a outros.

Se é assim, a Ferrari devia também ser punida por ter um dos seus técnicos a passar informação a outros.

[:)] [:)] [:)]

Era. E as pessoas assaltadas também deveriam ser punidas...

Briatore estupefacto e irónico com decisão da FIA:

«Também eu gostaria de saber a distribuição de peso da Ferrari...»

Depois de conhecer a decisão do Conselho Extraordinário da FIA em relação à polémica de espionagem que abalou a Fórmula 1, Flavio Briatore, chefe da Renault, ficou “estupefacto”. O italiano chegou mesmo a comparar a decisão final à de Pontius Pilate, numa alusão à forma como a Federação Internacional lidou com o caso.

A McLaren foi considerada culpada de possuir documentos ilegais, mas ilibada da acusação de os ter usado para seu benefício. O organismo regulador não encontrou provas para proceder às devidas sanções, o que levou a equipa de Woking a sair sem penalizações.

Briatore, no seu estilo conhecido, comentou desta forma: «Não percebi o que aconteceu. Os Conselhos Mundiais só podem decorrer se houver provas, se estas não existirem, evitam-se reuniões desta natureza» disse à Gazzetta dello Sport.

E continua: «Portanto, não percebo mesmo: se a FIA sabe que a McLaren tinha documentos da Ferrari, então porque não há sanção? Este veredicto faz-me lembrar Pontius Pilate».

No entanto, o chefe da equipa francesa não deixa de referir que este episódio só prejudica a imagem da F1: «Tenho acompanhado tudo o que se tem passado esta semana e esta história é sem dúvida nenhuma muito prejudicial à F1, considerando também a grande exposição mediática que teve. Se alguém tirou vantagem da posse de informações, então seria justo pagarem as consequências. Aliás, também eu gostaria de saber a distribuição do peso de um Ferrari» concluiu.

3275979a.jpg

Esta decisão foi verdadeiramente escandalosa. Mas desenganem-se quem pensa q o quem manobrou o conselho foi a McLaren.

O responsável por esta palhaçada é o Sr. Bernie.

Para mim basta um engenheiro chefe ter informação para que haja automaticamente uma mudança no conhecimento. Se calhar o carro nem foi feito com base nesses desenhos, se calhar o ron dennis nunca os viu. Mas a verdade é que havia um elemento senior da equipa McLaren que tinha 800 páginas de informação confidencial da Ferrari.

Uma das notícias que veio a "lume" entretanto foi o facto da McLaren ter contestado imediatamente após a primeira corrida o chão "móvel" da Ferrari. Será que sabiam de alguma coisa?? ...

A questão do "chão móvel" é muito interessante mas como nunca percebi em que consistia exactamente (nunca vi fotos ou detalhes específicos) remeto-me ao silêncio.

Claro que o engenheiro chefe ter conhecimento ssobre as outras equipas permite-lhe outr análise do carro mas não podes responsabilizar uma equipa por um conhecimento que esse indivíduo adquiriu ilegalmente.

A história ainda não acabou. Aliás se a FIA diz que por enquanto não pune a Mclaren mas não fecha a porta a isso porque não apenas puni-los no final da temporada quando já não prejudicar o mediatismo do campeonato mais competitivo de sempre?

Estou para ver o que o Stepnay e o Coughlan vão dizer na FIA, nomeadamente o suposto interesse deles na onda.

A questão do "chão móvel" é muito interessante mas como nunca percebi em que consistia exactamente (nunca vi fotos ou detalhes específicos) remeto-me ao silêncio.

Claro que o engenheiro chefe ter conhecimento ssobre as outras equipas permite-lhe outr análise do carro mas não podes responsabilizar uma equipa por um conhecimento que esse indivíduo adquiriu ilegalmente.

A história ainda não acabou. Aliás se a FIA diz que por enquanto não pune a Mclaren mas não fecha a porta a isso porque não apenas puni-los no final da temporada quando já não prejudicar o mediatismo do campeonato mais competitivo de sempre?

Estou para ver o que o Stepnay e o Coughlan vão dizer na FIA, nomeadamente o suposto interesse deles na onda.

Basicamente o chao do F1 não pode dobrar mais de X milimetros.
E o da Ferrari não dobrava, mas tinha um sistema qq de molas (pelos vistos inovador) que supostamente devido à pressão do ar empurrava o chão tornando parcialmente móvel. Era um facto que não estava cotemplado nas regras uma vez que em termos de flexibilidade ele passava.

A McLaren imediatamente após a 1a corrida contestou o facto do chão "mexer" (n sei como é que eles sabiam) e a Ferrari alterou o sistema de molas mesmo não tido sido considerado ilegal pela FIA.

Uma boa penalização era a McLaren dar a conhecer publicamente uma parte do ser carro.

Além de penalizada, as equipas piores podiam melhorar rapidamente.

A melhor defesa é um bom ataque não é?

Não, aplico apenas a mesma lógica. Se uma equipa for punida por actos ilicitos de um seu empregado dos quais não teve conhecimento, basicamente o problema é igual para os dois lados. Por mim tirava-lhes metade dos pontos ganhos até agora, e assim teríamos ainda um campeonato melhor com a BMW também na luta....[:D][:D][:D]

Não, aplico apenas a mesma lógica. Se uma equipa for punida por actos ilicitos de um seu empregado dos quais não teve conhecimento, basicamente o problema é igual para os dois lados. Por mim tirava-lhes metade dos pontos ganhos até agora, e assim teríamos ainda um campeonato melhor com a BMW também na luta....[:D][:D][:D]

o problema é que já veio a publico que outros directores importantes da mclaren tinham conhecimento e resolveram assobiar para o ar...

Basicamente o chao do F1 não pode dobrar mais de X milimetros.
E o da Ferrari não dobrava, mas tinha um sistema qq de molas (pelos vistos inovador) que supostamente devido à pressão do ar empurrava o chão tornando parcialmente móvel. Era um facto que não estava cotemplado nas regras uma vez que em termos de flexibilidade ele passava.

A McLaren imediatamente após a 1a corrida contestou o facto do chão "mexer" (n sei como é que eles sabiam) e a Ferrari alterou o sistema de molas mesmo não tido sido considerado ilegal pela FIA.

Mas penso eu que as regra dizem que não podem existir elementos aerodimanicos moveis, logo o chão movel era ilegal.
Lembra-se quando os Mclaren tinham um 4º pedal que só travava as rodas de traseiras para minimizar as perdas de tracção na saida das curvas, também não foi considerado ilegal pela FIA, mas após queixa da Ferrari logo a seguir ao primeiro GP da epoca (como será que eles sabiam) a Mclaren foi obrigada a retirar o sistema dos seus carros.

Para já não falar na maior vergonha da F1 que foi o Schummi ter ganho uma corrida em Silverstone ao entrar nas boxes para cumprir um penalização de 10 seg, na ultima volta do GP e sair com muitos segundos de atraso para a volta de consagração e a FIA nada disse ou fez pois os Srs da Ferrari são um bocado destraidos e não reparam que a boxe da Ferrari estava para lá da linha de meta e a assim tecnicamente o Schummi nunca cumpriu os 10seg. pois quando parou na boxe já tinha passado a meta e a corrida estava acabada.

No paddock até corria a piada que FIA tinha mudado de nome, agora era Ferrari Internal Affairs

No futebol portugues o Pinto da Costa é o unico bandido o resto é só santinhos e na F1 é igual, o Ron Dennis não é flor que se cheire mas o pessoal da Ferrari a nivel de queixinhas consegue bater tudo e todos.

Última edição:
Voltar
Superior