F1 2007 GP Brasil - Kimi Raikkonen CAMPEAO

Coluna Warm Up: O lado cruel da história
Flavio Gomes
10/08/2007 - 15:10

McLaren
transp.gif
1142036.jpg

Alonso e Hamilton: amigos, nunca mais

De tudo que aconteceu no fim de semana da Hungria, me parece que resta apenas uma certeza: Alonso e Hamilton não poderão continuar na McLaren em 2008, a não ser que a equipe promova uma sessão de terapia em grupo nas próximas semanas que transforme os dois em discípulos de Gandhi.

O que não parece provável. Nem a terapia, nem a conversão imediata dos endemoniados pilotos à causa da paz universal, embora o time já tenha começado o processo de esfriamento de ânimos com um comunicado assinado pelo piloto inglês, dizendo que tem até planos de se encontrar com Alonso nas férias. E que não xingou Ron Dennis.

Fernandinho é marrento e enfezado. Lewis mostrou que de santo não tem nada. Em comum, os dois possuem um talento excepcional em suas profissões e senso de competitividade levada ao exagero. Que é o que a F-1 exige de seus campeões, afinal.

E é aí que reside o aspecto mais cruel dessa história toda. São apenas dois garotos, 26 e 22 anos, parecidíssimos nos gostos e ambições, jovens cheios de energia e capacidade que poderiam ser os melhores amigos da vida. Mas a F-1 não deixa, a babaquice do mundo moderno, que coloca a competição acima de tudo, não deixa. Odeiam-se, um quer ver a caveira do outro. Se pudessem, se matavam. O ser humano é um fraco.

Alguém há de perguntar: quem foi o mais sacana, quem tem razão, quem é o grande mau-caráter desse episódio de Budapeste?

Creio que não se deva julgar o caráter de ninguém por atitudes no calor da disputa esportiva, seja ela na arena que for, desde que respeitados alguns limites. Mike Tyson, por exemplo, arrancou a orelha de um adversário, o que permite algum julgamento sobre seu caráter. Michael Schumacher, em 1997, quase mandou Villeneuve para o espaço, o que também franqueava certas conclusões sobre o cidadão, embora ele tenha se regenerado — mas levou longos anos para limpar a imagem, e muita gente jamais o perdoou.

Digamos apenas, sobre Hungaroring, que nenhum dos dois afinou, e cada um usou as armas que tinha à mão em busca do objetivo comum, a vitória: Hamilton não deu moleza para Alonso na classificação, não cumpriu o que fora combinado e levou o troco na hora, foi simples assim. Afinal, os dois já deixaram de ser companheiros de equipe, não jogam no mesmo time. Viraram inimigos cheios de rancor, riscaram a palavra camaradagem de seus dicionários.

A discussão pelo rádio entre Lewis e Ron Dennis, embora oficialmente negada, também tem seu significado: o de que a criatura não vai se dobrar ao criador assim, sem mais nem menos. Faz algum sentido, para consumo externo. Internamente, não sei. Concordar com o que ele fez, gostar ou não, vai da preferência do freguês.

Mas deixemos o veredicto para o dia do Juízo Final, que pelo que soube está próximo, vi algo sobre isso num painel luminoso na grande avenida cheia de carros num fim de tarde desses, e não tenho muitos motivos para duvidar.
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/448501-449000/448702/448702_1.html

Bourdais na Toro Rosso

0ecbda35.jpeg

Como noticiado há dias, Sebastien Bourdais vai mesmo concretizar o seu sonho de correr na Fórmula 1. A Toro Rosso anunciou hoje que o tricampeão de Champ Car vai alinhar na sua formação durante a temporada 2008. O francês vai ter como companheiro de equipa o jovem alemão Sebastian Vettel.

«Foi uma espera longa, mas aqui estamos. Quero agradecer à Red Bull por ter acreditado em mim e por me proporcionar esta oportunidade de correr na Fórmula 1. Quero também agradecer à Newman/Haas/Lanigan Racing por ter dado autorização para eu testar com a Toro Rosso algumas vezes este ano» disse Bourdais

Com a confirmação do piloto francês na Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi fica teoricamente fora da Fórmula 1. O italiano terá então que começar a procurar um volante titular, ou então, um lugar como piloto de testes. No entanto, para isso acontecer, é provável que Liuzzi tenha que reunir um patrocínio volumoso.
Por acaso nunca fui muito à bola com a dupla Liuzzi/Speed. Há muito que me parece que estavam a tirar o lugar a pilotos mais talentosos. Até que enfim essa situação é revista.

Desde que o piloto que vá atrás esteja numa volta de qualificação e o da frente não, sim. De resto já assistimos a lutas muito boas na Q3 e relembro o ano passado em Magny Cours o duelo Alonso/Schumacher onde se andaram a ultrapassar um ao outro. Na Q3 o processo de queimar combustível não faz parte da qualificação?

O Alonso estava naquele momento na box, porque o Hamilton não tinha cumprido as regras da equipa. Se o Hamilton o tivesse feito ia ser o 1º a entrar e não tinha que ficar à espera de ninguém. A equipa confirmou que o Hamilton não cumpriu o estipulado, a conversa para a FIA foi que tinham sido eles a reter o Alonso e então é castigado porquê?

Puseram-lhe pneus usados quando ele estava à espera de pneus novos. Não estava no seu direito de estar a conversar com os engenheiros para saber o porquê? O outro estava atrás à espera mas não devia e por culpa dele.

E depois a equipa é penalizada fortemente por uma situação que não está prevista no código desportivo. Quando a situação da espionagem veio a lume, a equipa é dada como culpada mas não a penalizam. Comparando as duas situações... vá-se lá perceber a F1. AH já sei... €€€€€€€€ !

ah claro... impedir voltas rápidas... portanto pode-se fazer o que nos apetecer em todas as outras situaçoes. Parece-me que nao é bem assim.

O Alonso estava naquele momento na box nao porque o Hamilton nao cumpriu as regras da equipa, estava lá porque calhou parar nesse momento para preparar a sua ultima volta lançada.... antes disso já tinha havido uma paragem longa para o Alonso em que este estava claramente a discutir com os engenheiros (cabeça virada para o pitwall e dedo apontado na direcçao de nao sei quem. Quer-me a mim parecer que uma equipa que quer dar uma volta extra ao seu piloto nao o aguenta nas boxes por mais de 1 minuto... mas isto sou eu a pensar.

Muita gente diz que ele estava a perguntar pelos pneus.... os comissários nao ficaram convencidos porque ele teve 20 segundos antes para perguntar isso e nao o fez... também parece que nos 10 segundos decisivos nao ficou nada gravado relativamente a essa suposta questao dos pneus.... por isso os comissários nao engoliram a história. E os 20 segundos de espera anterior era teoricamente por causa de tráfico e só havia 4 carros na Q3 (o do Alonso que estava parado, o do Hamilton que eles sabiam que ia entrar, o do Raikonen e outro que nao me lembro) curiosamente tanto esperaram que quase que saiu em cima do Kimi....

Para mim toda a sequencia é muito suspeita e penso que a história apresentada depois foi uma estratégia calculada em cima da hora para tentar evitar uma sançao ao Alonso e assim poder ter os 2 carros na linha da frente. Os problemas internos seriam resolvidos posteriormente, naquele momento o importante era salvar a face. Se tudo fosse fruto da estratégia pré-determinada da Mclaren para a qualificaçao (dar uma volta extra ao Alonso, etc,etc) todos tinham ficado contentes com o resultado imediato e esse nao foi o caso. Antes pelo contrário, ficaram todos de trombas....

O texto do outro fórum nunca mais o encontro.... nao sei onde anda!!!

Bem eu já aqui disse e volto a dizer, a Formula 1 está a ser muito mal liderada, para mim há vários pontos a rever para termos de volta a Formula 1 que apaixonava meio mundo:

1º- devolver a condução aos pilotos, isto implicaria o fim da ajudas com controle de tracção, diferentes tipos de gestão electrónica ao alcance de um botão no volante etc...

2º- acabar com as limitações impostas aos motores, principalmente com o facto de terem que usar apenas V8s, deviam ser usado qualquer tipo de motor tendo por base um limite de potencia previamente estabelecido, não deveriam haver limitações ao nívél das RPMs, assim desta forma nem ouvimos falar em motores e evoluções nestes, passa tudo pela aerodinâmica, já mete nojo;

3º- as classificações para as provas deviam ser como dantes sem esta palhaçada das 3 mangas de qualificação, só trás confusão e injustiça, uma vez que a volta mais rápida pode não significar nada e a pureza da classificação tem a ver com o melhor tempo, assim estamos a adulterar este ponto;

4º- acho uma estupidez o facto de os pilotos que vão a ser dobrados terem apenas 2 curvas para ceder passagem a partir do momento em que é mostrada a bandeira, isto prejudica também outros pilotos, e retira a emoção que tinhamos antes aquando das dobragens a pilotos;

5º- Por último deviamos ter gente á frente disto com credebilidade, coisa que não tem acontecido, basta ver a situação da Mclaren que passou até agora impune mesmo depois de ter vindo a publico aquilo que nós sabemos, há não muito tempo atrás, noutro desporto Rei a Toyota foi fortemente sancionada por irregularidades nos seus Celicas de rally, não vejo o porquê de aqui nada ter sido feito pela comissão responsável.

Se tudo isto fosse feito, ai sim teriamos Formula 1 a sério, com mais ultrapassagens, mais emoção e mais adeptos.

Bem eu já aqui disse e volto a dizer, a Formula 1 está a ser muito mal liderada, para mim há vários pontos a rever para termos de volta a Formula 1 que apaixonava meio mundo:

1º- devolver a condução aos pilotos, isto implicaria o fim da ajudas com controle de tracção, diferentes tipos de gestão electrónica ao alcance de um botão no volante etc...

2º- acabar com as limitações impostas aos motores, principalmente com o facto de terem que usar apenas V8s, deviam ser usado qualquer tipo de motor tendo por base um limite de potencia previamente estabelecido, não deveriam haver limitações ao nívél das RPMs, assim desta forma nem ouvimos falar em motores e evoluções nestes, passa tudo pela aerodinâmica, já mete nojo;

3º- as classificações para as provas deviam ser como dantes sem esta palhaçada das 3 mangas de qualificação, só trás confusão e injustiça, uma vez que a volta mais rápida pode não significar nada e a pureza da classificação tem a ver com o melhor tempo, assim estamos a adulterar este ponto;

4º- acho uma estupidez o facto de os pilotos que vão a ser dobrados terem apenas 2 curvas para ceder passagem a partir do momento em que é mostrada a bandeira, isto prejudica também outros pilotos, e retira a emoção que tinhamos antes aquando das dobragens a pilotos;

5º- Por último deviamos ter gente á frente disto com credebilidade, coisa que não tem acontecido, basta ver a situação da Mclaren que passou até agora impune mesmo depois de ter vindo a publico aquilo que nós sabemos, há não muito tempo atrás, noutro desporto Rei a Toyota foi fortemente sancionada por irregularidades nos seus Celicas de rally, não vejo o porquê de aqui nada ter sido feito pela comissão responsável.

Se tudo isto fosse feito, ai sim teriamos Formula 1 a sério, com mais ultrapassagens, mais emoção e mais adeptos.

assino por baixo!!

eu pagava para ver os pilotos actuais a conduzir alguns carros dos anos 90... só o facto de terem de tirar as maos do volante para meter as mudanças iam-se trocar todos!!! LOLOL

assino por baixo!!

eu pagava para ver os pilotos actuais a conduzir alguns carros dos anos 90... só o facto de terem de tirar as maos do volante para meter as mudanças iam-se trocar todos!!! LOLOL
Tb concordo com o post do rubenvalente, gostava era de ver os pilotos actuais a conduzir os carros de fim dos 70, inicio dos 80 para ver como se sairiam.

adaptavam-se tambem

Se calhar alguns até davam mais nas vistas doq ue já dão..

Porque eu até sou dos que acha que tanta electronica lhes tira algum do jeito para pilotar... não devem sentir tão bem os limites.. pois o limite é dado pela electronica..

Por exemplo, antes podiam escorregar como a melhor ultrupassagem de sempre, a do Piquet ao Sena, e que penso agora seria impossivel..

Acho que é que antes como eram os motores que determinavam muito a difrença, pois por vezes lembro-me de uma honda aparecer por exemplo com mais 80cv para um GP.. e arrasava.. entre outras situações.. agora é uma asinha aqui e ali, uma nova frente, etc etc.. milionesimos de segundo entre as melhorias, etc..
Ou seja, até é muito mais dificil para um piloto cometer erros, ou um pequeno faz logo uma diferença abismal.. antes não..

Voltar
Superior