F1 2007 GP Brasil - Kimi Raikkonen CAMPEAO

O orgulho espanhol está ferido!...

1777360-Travel_Picture-Osborne_Bull_between_Nerja_and_Torremolinos.jpg

Última edição:
Mas de que forma? È que nao estou a ver como...

Até agora ainda não achei NADA de semelhante entre os dois casos.
Os casos até têm algumas semelhanças.

Teoricamente 3 equipas (McLaren, Bmw, Williams) Violaram as regras, e teoricamente essas 3 equipas tiraram/esperavam tirar dividendos disso!

Um caso é espionagem, o outro é usar algo ilegal. Neste caso sim são diferentes.

Agora o resultado.

Num caso os pilotos ajudaram com provas e por isso foram absolvidos.

Basta os pilotos da BMW e Williams apresentarem provas que a máquina refrigerava a gasolina, para serem absolvidos. Ou não?

Por acaso admito que a frase ficou estranha.

Eram 2 hiopóteses.

1ª - Dão com a lingua nos dentes sobre o sistema.

2ª - Ou então (chega-se à conclusão que) é impossivel determinar se tiraram proveito da situação.

Mas há uma coisa no meio disto tudo que eu nao percebo.

A BMW tinha o combustivel com temperaturas irregulares, ou seja estavam a infringir o regulamento e mesmo assim não são penalizados? Nem MINIMAMENTE penalizados?

A BMW tinha o combustivel com temperaturas irregulares, ou seja estavam a infringir o regulamento e mesmo assim não são penalizados? Nem MINIMAMENTE penalizados?
É pá, este ano na F1 há demasiado em causa.

1º - Sempre ficou provado que a gasolina estava refrigerada? (pergunta inocente, tenho andado afastado das noticias).

2º - Não sei os regulamentos de cor, mas a penalização deve poder ir desde um multa monetária à desclassificação do campeonato!

3º - Tendo havido diversos casos este ano. Reconhece-se que a decisão deva ser bem ponderada.

4º - Penso que está agendado para dia 15, por isso é esperar para ver.

Mas vão ser minimamente penalizados: vão ser advertidos e ficar uma ou duas corridas sem direito a errar...

Além disso a FIA deve aproveitar para esclarecer sobre o tipo de sanção a atribuir em casos destes e outros similares em que o código disciplinar é omisso.

É pá, este ano na F1 há demasiado em causa.

1º - Sempre ficou provado que a gasolina estava refrigerada? (pergunta inocente, tenho andado afastado das noticias).

2º - Não sei os regulamentos de cor, mas a penalização deve poder ir desde um multa monetária à desclassificação do campeonato!

3º - Tendo havido diversos casos este ano. Reconhece-se que a decisão deva ser bem ponderada.

4º - Penso que está agendado para dia 15, por isso é esperar para ver.

Descobri este artigo:

"The Brazilian Grand Prix has been over for nearly seven hours, but the Formula One race stewards were considering issues concerning the temperature of fuel in both Williams, and BMW cars found during post-race scrutineering.

The stewards considered the report of Jo Bauer the Technical Delegate, heard from Peter Tibbetts the FIA Fuel Analyst and heard the explanation of both the Competitors representatives.

The 2007 F1 Technical Regulations Article 6.5.4 states that "No fuel on board the car may be more than 10 degrees centigrade below ambient temperature."

According to a statement, there is the presumption that for the purposes of determining ambient temperature regard shall be give to the FOM (Formula One Management) timing monitors, and that fuel in a refueling rig that is more than 10 degrees C below ambient temperature, even if marginally so, remains at or about that temperature when it enters the car.

The Stewards reviewed:

1. The temperature of fuel in the fuel rig itself.
2. Ambient temperature taken from the FOM Timing monitors.
3. An ambient temperature taken from Meteo France (the FIA and Team contracted metoerologists.

The Stewards could NOT:

1. Get a precise reading of the temperature of "fuel on board the car" which shows fuel at more than 10 degrees below ambient temperature.
2. Get a regulation stating in clear terms that for the purposes of Article 6.5.4 the definitive ambient temperature shall be indicated by the FOM timing monitors alone.

There was a ' considerable discrepancy' between the FOM and Meteo France reported ambient temperatures.

Thus there was 'sufficient doubt' and no penalties will be imposed against the Williams or BMW teams.

Ferrari driver Kimi Raikkonen is now officially the 2007 Formula One World Champion.

That is... unless McLaren decide to drag this out, and request an appeal."

---------------------------------------------------------------

Realmente isto ultrapassa-me... :

1. Get a precise reading of the temperature of "fuel on board the car" which shows fuel at more than 10 degrees below ambient temperature.

Quando antes disseram isto:

"...remains at or about that temperature when it enters the car."

Quer dizer, antes dizem que a temperatura se mantem, mas depois já dizem que não conseguem medir a temperatura dentro do carro...

Mas porque razão querem medir a temperatura dentro do carro se acabam de dizer que a temperatura se MANTEM!?

Mais uma. E esta dá-me vontade de rir:

2. Get a regulation stating in clear terms that for the purposes of Article 6.5.4 the definitive ambient temperature shall be indicated by the FOM timing monitors alone.

Basicamente existe um conflito dentro do próprio regulamento...
Eu nem acredito no que estou a ler.

Mas porque razão é preciso duas monitorizações?? E mesmo que sejam precisas, não existe NADA no regulamento que diga que uma é a principal?
Quer dizer quando houver porcaria (como agora) ninguem sabe para qual dos dispositivos se deve virar. Isto é absurdo.

Última edição:
Como em tudo as regras acabam sempre por se sobrepor umas as outras e ser complicado chegar-se a uma conclusão.

Até as leis dos países assim são!

Não se trata de sobreposição de regras.

Trata-se sim de conflito dentro do próprio regulamento. Isto é inadmissivel numa organização como a FIA.

È como dizer que A matou B, e depois mais tarde dizer que afinal foi B que matou A.

"A McLaren será ouvida dia 15 do próximo mês, pelo Tribunal de Apelação da FIA, exigindo esclarecimentos acerca da não penalização dos pilotos Nick Heidfeld, Robert Kubica e Nico Rosberg. Na base da questão está a temperatura da gasolina nos carros da BMW e da Williams, que ultrapassou os limites de temperatura estipulados nas regras da Fórmula 1.

Quanto à possibilidade de Raikkonen ver o título ser-lhe retirado, Max Mosley afirmou: «para nós, o campeonato acabou. O resultado é o que existe». Na opinião do presidente da FIA «houve uma equipa que fez um apelo. De momento, isso não muda nada. Cabe-lhes provarem que têm razão.»

Quanto ao facto da McLaren não ter protestado os resultados em Interlagos, Mosley diz que «eles podiam ter protestado o resultado mas não o fizeram. Aparentemente, não mediram a temperatura da gasolina...» Quanto à alteração da classificação do piloto da McLaren, Max Mosley declarou que «ainda que os carros à frente de Hamilton sejam excluídos, isso alteraria a sua posição? O tribunal terá que decidir acerca disso.»"

Questão interessante.

Desclassificação dos BMW e Toyota, inclusivé dos pilotos, mas o Hamilton manter a posição com os mesmos pontos atribuídos.

O que acham?

Cumprimentos

Eles não vão ser excluídos.
Levarão uma multa qualquer e pronto.

Eu acho que FIA está tão atolada em m**da que se quer ver livre o mais rapidamente de decisões e problemas destes. lol

Bela foto Zen. Parabens!

O contexto dessa fotografia foi a minha reacção a esta notícia:

Spain government official slams McLaren

Tuesday, October 30th 2007, 14:42 GMT

Lewis Hamilton and Fernando Alonso lost the Formula One world championship because McLaren failed to behave like a team, according to Spain's secretary of sports Jaime Lissavetzky.
"In sport you have to work together or else you almost always end up losing," Lissavetzky said at a news conference in Madrid on Tuesday.
"From the outside it didn't look like there was much team work going on at McLaren. They should have applied the basic values of sport."
McLaren's British driver Hamilton was a warm favourite to win the title going into the final race of the season at Sao Paulo, but he and Spanish teammate Fernando Alonso were edged out by a point by Ferrari's Kimi Raikkonen.
"As the saying goes vengeance is a dish that is served cold and as Raikkonen is an 'iceman' he ended up getting his revenge," said Lissavetzky.
"I would have liked Fernando Alonso to have won, but he has won the championship twice and is a real star and ended the season just a point away from winning a third title."

Eddie Jordan afirma que Hamilton foi melhor rookie que Senna ou Schumacher, revelando estar acima do nível de Senna e de Schumacher quando estes se estrearam na F1...

http://www.planet-f1.com/story/0,18954,3213_2838712,00.html

Não tenho dúvidas que Hamilton com este nível inicial (e que não decorre de ser vice-campeão, nem do carro que teve, mas do que mostrou em pista face aos melhores e sobretudo face ao colega!), continuando a progredir sobretudo pelo factor experiência, tem tudo para se revelar como o sucessor evolutivo de Schumacher, estando encontrado o piloto mais evoluído da F1.

Última edição:
Voltar
Superior