F1 2009 - Jenson Button e Brawn campeões

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Mas quem é que começou a confusão?
É que quem queimou a traves a sério e empurrou o Kimi foi o Hamilton...

112944.jpg

112945.jpg

Não estou a ver onde está o problema[8b][8b][8b][8b]

O colinho á Ferrari e ao Massa vao continuar até ao fim, não tenham díviudas
[8b][8b][8b]

Há pessoal que não existe[:)]

Então agora um piloto que vem no meio do pelotão e decide não travar para recuperar posições... apenas não houve toques por sorte e porque havia asfalto em vez de gravilha no final da recta.

No próximo GP, já estamos a ver um Sutil passar logo para os primeiros lugares. Não travava, ultrapassava e depois bloqueava a passagem a quem estava a fazer um condução em condições, obrigando esses a também sair de pista.
É que, possivelmente, a manobra do Hamilton impediu uma possível vitória de Kimi.

Sei que são manobras difíceis de avaliar e de ser sempre correcto, mas pareceu-me bem dada a penalização.

E depois essas mensagens de "coitadinho do Hamilton, a FIA está contra ele"... basta lembrar de um certo GP de Monza, que a bandeira preta ficou guardada depois de várias situações de má conduta. Mas claro, a culpa dos erros próprios é sempre da "Ferrari Internacional Affair", ou lá de como lhe queiram chamar[:)]

Última edição:
Há pessoal que não existe[:)]

Então agora um piloto que vem no meio do pelotão e decide não travar para recuperar posições... apenas não houve toques por sorte e porque havia asfalto em vez de gravilha no final da recta.

No próximo GP, já estamos a ver um Sutil passar logo para os primeiros lugares. Não travava, ultrapassava e depois bloqueava a passagem a quem estava a fazer um condução em condições, obrigando esses a também sair de pista.
É que, possivelmente, a manobra do Hamilton impediu uma possível vitória de Kimi.

Sei que são manobras difíceis de avaliar e de ser sempre correcto, mas pareceu-me bem dada a penalização.

E depois essas mensagens de "coitadinho do Hamilton, a FIA está contra ele"... basta lembrar de um certo GP de Monza, que a bandeira preta ficou guardada depois de várias situações de má conduta. Mas claro, a culpa dos erros próprios é sempre da "Ferrari Internacional Affair", ou lá de como lhe queiram chamar[:)]

Sim, sim, por isso é que até hoje nenhum piloto foi penalizado por falhar a travagem na 1ª curva...[:vm)]

Sim, sim, por isso é que até hoje nenhum piloto foi penalizado por falhar a travagem na 1ª curva...[:vm)]

Nem ninguém tinha sido por uma saída perigosa da via das boxes...

Isto há casos para todos os lados. Só que há mta gente que não se quer lembrar dos que lhes tocam a eles.

(p.s. - continuo a achar que neste caso foi uma penalização exagerada)

De facto a Ferrari é sempre ajudada pela FIA... Enfim!
Acho que alguns se esquecem se a FIA tivesse sido rigorosa a Maclaren Mercedes este ano estava OUT do Mundial... só não ficou por interesses económicos para o circo da F1 e não por verdade desportiva.

O Hamilton é um piloto demais agressivo e todos os pilotos de F1 o dizem! Não sabe gerir a vantagem que tem!
Julgo que o Massa podia ter gerido melhor esta corrida! E ter sido menos agressivo com o Hamilton, mas o Hamilton também faz muita gente perder a cabeça.

Hamilton agressivo?...não é nenhum santinho, mas se o Hamilton é isso, o que seria o Montoya?[:D]

Já depois de ver alguns vídeos ( acho caricata a penalização ao Bourdais, pois para sair da trajectória do Massa só mandando o carro para a relva ), começo a ter a mesma opinião que o meu irmão. Mais vale pôr uns robots dentro dos carros programados com essas regras todas e pronto acabam-se as controvérsias.

Com tantas polémicas nestes últimos GP´s qualquer dia para se fazer uma ultrapassagem, a equipa tem que mandar um fax a informar que vai fazê-lo.[:cool:]

Uma coisa que está a sugir são os multiplos ataques ao Hamilton,por tudo e mais alguma coisa q se adensaram neste fds. Mas isso é normal A Ferrari vai tentar fritar-lhe os miolos. E o pior é que parece que ele e a McL estão a levar tudo a peito e respondem a tudo. Ou seja estão a cair na armadilha.

Espero que ele não faça nada estúpido pois acho que esta época é o merecido vencedor (e eu sou um Schumacher fan desde 93..., e não sou de todo um Hamilton fan...).
O Hamilton caíu que nem um patinho na armadilha que lhe foi montada...

A nível psicológico não passa de um puto estúpido. Tinha todas as condiçõe spara sacar um bom resultado de Fuji mas por culpa própria meteu água e arriscou demasiado na 1.ª curva. Foi bem aplicada a penalização.

Já sobre o Massa, esteve mal no incidente com o Ham. Por um lado devia ter esperado pois o Ham ia mto provavelmente ser penalizado e para além disso e mm que não chegasse qq panalização, acredito que o carro e a estratégia fossem melhores para ele. Não obstante gostei de ver uma certa agressividd que ele tinha perdido. Apesar disso foi uma boa corrida para o Massa. Por um lado a confiança do Ham vem abaixo e a "postura" da FIA agrava-se em relação a ele. 2 pontitos são bem bons nesta fase sobretudo quando, como já venho dizendo desde o inicio do campeonato o Ferrari é o melhor carro.

Sobre o Bourdais/Massa aquele penalizaçãa é absolutamente inadmissivel. Aquilo não foi mais do que 1 incidente de corrida. Nem vala a pena comentar mais.

A grande estrela hj foi a Renault. O Alonso fez o que se viu e mesmo o tosco-mor do pelotão fez uma corrida excelente. Claro que é inadmissivel aquele carro ter ficado fora da q3...

O Kubica tb esteve excelente. Com um carro que não evolui há meses, são notáveis as qualifs e corridas que tem feito e ainda mais notável estar na luta pelo campeonato a apensas 2 corridas do fim.

O Raikkonen é que fez mais uma corrida má. Apesar do 3.º lugar, o campeão do Mundo com o melhor carro não pode andar daquela maneira.

Venha a China já no próximo fds.

P.s. É curioso falar no engine freeze. Fico à espera que me digam, pq razão o motor mais fiável de 2008, vai partir pela 1.ª vez na 15.ª jornada, qdo em teoria não são admissiveis alterações relevantes ao mesmo...

Bem parece-me que há muitas opiniões contraditórias.

A minha:

1ª penalização (Hamilton): Justifica-se, ele não falhou a travagem simplesmente. Ele ia completamente ultrapassado e decido não travar. O que é diferente de irem 2 carros lado a lado e falhar a travgem!

2ª Penalização (Massa): 100% acordo. O Massa exagerou, optou mal pela posição defensiva na recta anterior e exagerou e acabou por bater. Se o Massa tem ficado todo dentro de pista poderia ter obrigado o Lewis a abrir e passava sem bater. Mas atirou-se quase a direito.

3ª Penalização (Bourdais): Não concordo. Aceito que quem sai das boxes não tem prioridade, mas por outro lado o Bourdais não podia meter o carro no bolso e visto em tempo real até foi "engraçado" pq o Massa vai vai vai até bater. Não foi o Bourdais que abriu, o Massa é que fechou mais do que devia.

Completamente de acordo! apr:)

1- decidiu não travar? O fumo está ali por acaso...
O alonso e o kubica tb reconhecerem que falharam a travagem devido aos pneus estarem demasiado frios...
Tu vês, gostas e entendes F1 e eu tb. Por isso não vale a pena desconversar, dizendo que ele travou e que havia fumo... Claro que travou.

Quando falei em "não vou travar" é sentido figurado! Tu sabes, eu sei. Por isso não sei porque é que andas com rodeios.

O Hamilton perdeu claramente a calma e travou mais tarde que todos na tentativa de recuperar a posição. E saiu-se mal!

O Hamilton caíu que nem um patinho na armadilha que lhe foi montada...

A nível psicológico não passa de um puto estúpido. Tinha todas as condiçõe spara sacar um bom resultado de Fuji mas por culpa própria meteu água e arriscou demasiado na 1.ª curva. Foi bem aplicada a penalização.

Já sobre o Massa, esteve mal no incidente com o Ham. Por um lado devia ter esperado pois o Ham ia mto provavelmente ser penalizado e para além disso e mm que não chegasse qq panalização, acredito que o carro e a estratégia fossem melhores para ele. Não obstante gostei de ver uma certa agressividd que ele tinha perdido. Apesar disso foi uma boa corrida para o Massa. Por um lado a confiança do Ham vem abaixo e a "postura" da FIA agrava-se em relação a ele. 2 pontitos são bem bons nesta fase sobretudo quando, como já venho dizendo desde o inicio do campeonato o Ferrari é o melhor carro.

Sobre o Bourdais/Massa aquele penalizaçãa é absolutamente inadmissivel. Aquilo não foi mais do que 1 incidente de corrida. Nem vala a pena comentar mais.

A grande estrela hj foi a Renault. O Alonso fez o que se viu e mesmo o tosco-mor do pelotão fez uma corrida excelente. Claro que é inadmissivel aquele carro ter ficado fora da q3...

O Kubica tb esteve excelente. Com um carro que não evolui há meses, são notáveis as qualifs e corridas que tem feito e ainda mais notável estar na luta pelo campeonato a apensas 2 corridas do fim.

O Raikkonen é que fez mais uma corrida má. Apesar do 3.º lugar, o campeão do Mundo com o melhor carro não pode andar daquela maneira.

Venha a China já no próximo fds.

P.s. É curioso falar no engine freeze. Fico à espera que me digam, pq razão o motor mais fiável de 2008, vai partir pela 1.ª vez na 15.ª jornada, qdo em teoria não são admissiveis alterações relevantes ao mesmo...
O Raikonnen fez uma corrida má?

Até acho que andou bem! E foi pena não ter conseguido passar o Kubica, mas ele bem tentou!

Bom, podem ver pelo meu post colocado em cima da hora que achei despropositada a travagem do Hamilton na primeira curva e desde logo chamei a atenção que essa manobra arruinou a corrida dos Ferraris (ambos). Basta ver que no arranque estavam em 1.º e 3.º e depois da primeira curva ficaram no meio do pelotão.

Ainda assim, trata-se de uma penalização que pode lavantar algumas dúvidas, pois futuramente limita a capacidade dos pilotos arriscarem uma monobra deste tipo. Contudo, há aqui um pormenor a realçar que não é irrelavante: não se trata apenas de uma situação normal de corrida, neste caso temos uma luta por dois campeonatos (pilotos e marcas), sendo que o Hamilton/Mclaren sairiam altamente beneficiados desta manobra. E claro que ninguém pode saber se houve ou não intencionalidade. Tudo ponderado, por uma questão de justiça talvez a penalização tenha sido bem aplicada.

Não posso deixar de dizer que com as regras actuais me ocorre um par de antigos campeões que se calhar não teriam ido longe na F1...mas se calhar esta hiperregulação também decorre do que fizeram em pista ao longo dos anos.

A penalização ao Massa é bem aplicada e neste caso não sei se não terá sido curta. A batida no Hamilton é desnecessária e deixa a sensação de ter sido propositada, dificilmente podendo ser tida como um incidente de corrida. Digamos que deu para empatar com a atitude do Hamilton na primeira curva.

Quanto ao Bourdais, o problema parece-me mais uma saída das boxes mal concebida. De qualquer modo o Massa estava em pista, chegou à frente à curva e o Bourdais ainda com pneus frios tinha mais responsabilidade em ter cautelas. Ainda assim parece um incidente normal de corrida e a penalização se calhar é exagerada.

Fiquei com uma dúvida na ultrapassagem do Massa ao Webber. O Massa parece-me que passou pelo interior das linhas de protecção da saída das boxes...ninguém falou nisso, mas não me parece que seja legal. É certo que foi apertado pelo Webber e também não teve alternativas...

Alás, esta ultrapassagem tem o interesse de chamar a atenção para uma questão. O Massa na recta vinha muito mais rápido, e o Webber encostou todo à direita. A intenção era clara: quando o Massa fosse a passar por ele, à última da hora o Webber exercia o seu direito de mudar de trajectória, fazendo-lhe a barba e obrigando-o a levantar o pé e perder a possibilidade de ultrapassar. Uma manobra inventada por alguns antigos campeões...com a variante de mudarem várias vezes de trajectória para não serem ultrapassados de todo. Agora a FIA limitou isso a uma mudança de trajectória, mas mesmo assim é uma manobra que não gosto. Acho que uma mudança de trajectória sem sentido apenas destinada a impedir a ultrapassagem não devia ser permitida. Bom, foi por causa disto que o Massa resolveu passar pelo buraco da agulha entre o Webber e o muro das boxes...

Quanto ao Bourdais, o problema parece-me mais uma saída das boxes mal concebida. De qualquer modo o Massa estava em pista, chegou à frente à curva e o Bourdais ainda com pneus frios tinha mais responsabilidade em ter cautelas.

Ora vê bem o que aconteceu: http://www.youtube.com/watch?v=e2u93VT7m2s

O Massa atira-se completamente para cima do Bourdais sem lhe deixar espaço nenhum... o Bourdais chega mesmo a colocar as rodas em cima do corrector, mas o toque é impossível de evitar.

A haver culpa, seria do Massa. Ele tinha tanta pista para evitar o toque... as imagens estão aí e são bem esclarecedoras

Estes comissários andam doidos ????

Mas alguém no seu perfeito juízo consegue compreender as penalizações do Hamilton e do Bourdais ???

Que palhaçada !!!

so pode ser brincadeira.
porra como é possivel tal afirmaçao..
a do hamilton nem tem ponto de discuçao.
é bem penalizado, indescutivelmente.

Tenho muitas dúvidas na penalização do Hamilton, a do Massa nem existem dúvidas (mas não deixei de me rir ao ver o Massa a fazer coisas que os "Ferraristas" aqui do fórum tanto criticaram o Hamilton de fazer) e a do Bourdais foi culpa do Massa acho que foi tipo os jogos da primeira liga em certas ocasiões quem sofre a falta leva um amarelo e o infractor sai ileso.

Última edição:
Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior