F1 2011

Enfim... a malta dizia que tanto Rubinho como Massa eram prejudicados pelo Schumy... pois, está à vista! A história desmentiu essa tese.

Schumy foi o melhor enquanto lá andou, mas quando o carro não era o melhor não ganhou. Quando era ganhou. Quando era equivalente também ganhou porque era melhor.

Há varias razões para isso acontecer, podes não concordar com nenhuma mas não digas que não percebes.

Razões economicas, cada vez mais a F1 gira á volta de dinheiro, um toque que leve um carro a abandonar pode "valer" uma fortuna ao fim do ano (o Sutil o ano passado, o Maldonado este ano).

As equipas não devem deixar de ir á FIA pedir o dinheiro de volta...

Para evitar problemas "financeiros" os comissários andam que nem cães em cima dos pilotos e equipas para ser tudo resolvido sem toques.

Toques vão continuar a ser penalizados e não estou a ver a coisa mudar.

Claro que as pessoas estão no seu direito de não gostar mas não digam que não percebem.

Mas se o piloto X por exemplo partir a asa traseira do Y, a equipa do Y vai pedir € à FIA?

Quando vi o acidente do Hamilton com o Maldonado, pareceu-me que a culpa era toda do Hamiton.

Depois vi estes vídeos com atenção:
ONBOARD
EXTERIOR

E não me parece que a culpa seja dele porque tem o carro completamente ao lado do Maldonado (tal como fez ao Schumi)!

Exactamente. O Hamilton não desiste da ultrapassagem, o Maldonaldo não abre a trajectória para deixar o Hamilton passar.

Dá choque, o Maldonado sai mal como podia ter saído o Hamilton.

É uma situação normal de corrida.

Exactamente. O Hamilton não desiste da ultrapassagem, o Maldonaldo não abre a trajectória para deixar o Hamilton passar.

Dá choque, o Maldonado sai mal como podia ter saído o Hamilton.

É uma situação normal de corrida.

Compreendo perfeitamente que à primeira vista podíamos facilmente ser enganados. A imagem exterior parecia dar razão ao Maldonado!

Depois de ver onboard ( e os comissários tb viram) já não se pode dizer o mesmo. Na pior das hipóteses, repartia as culpas pelos dois!

O Maldonado está comido por dentro!
Até o Schumi (unanimemente conhecido como porco no momento de fechar a porta) percebeu que aquilo é uma ultrapassagem consumada!

Mas eu não acho que mal o Maldonado não tenha aberto a trajectória, mas claro, habilitam-se. Os pilotos quanto a mim têm que se habituar que caso queiram arriscar a ultrapassagem, têm que ter a noção de que quem vai à frente pode ou não fechar a trajectória.

Há situações e situações, obviamente que aqui não estamos a falar de kamikazes que se mandam para cima de outro adversário a 300km/h, é apenas uma ultrapassagem em curva que por acaso até é lenta e que já se sabe que nestes carros qualquer toque parte logo meio carro :sh)

Mas eu não acho que mal o Maldonado não tenha aberto a trajectória, mas claro, habilitam-se. Os pilotos quanto a mim têm que se habituar que caso queiram arriscar a ultrapassagem, têm que ter a noção de que quem vai à frente pode ou não fechar a trajectória.

Há situações e situações, obviamente que aqui não estamos a falar de kamikazes que se mandam para cima de outro adversário a 300km/h, é apenas uma ultrapassagem em curva que por acaso até é lenta e que já se sabe que nestes carros qualquer toque parte logo meio carro :sh)

Ok, é normal que o Maldonado tenha tentado a defesa......mas não é nada normal que o Hamilton seja penalizado!
O Webber está farto de dar cacetadas nos adversários e nunca levou qualquer penalização.

Enquanto a Mclaren e a Ferrari andam à batatada trocando acusações de favorecimento, a Redbull, como quem não quer nada, lá vai sendo beneficiada desta maneira.

Ok, é normal que o Maldonado tenha tentado a defesa......mas não é nada normal que o Hamilton seja penalizado!
O problema é que os comissários já tinham penalizado um piloto anteriormente nesta corrida.... Não podem ter 2 pesos e 2 medidas... Se foi justo ou não, já é outra conversa...

O hamilton está por dentro, mas o carro dele não passou mais de 1/2 carro do maldonado, como tal não tinha conquistado a trajectória interior. O maldonao fez a trajectória normal, o hamilton estava lá, quando se deveria ter desviado para a zona de saída das boxes. Hamilton culpado.

Na situação com o massa, já considero mais discutível porque o hamilton na altura do embate tinha a trajectória interior conquistada, mas foi uma manobra kamikaze.

Se eu fosse o comissário da fia para este gp, dava um valente puxão de orelhas ao hamilton. O estilo dele colocou 2 pilotos fora.

O hamilton está por dentro, mas o carro dele não passou mais de 1/2 carro do maldonado, como tal não tinha conquistado a trajectória interior. O maldonao fez a trajectória normal, o hamilton estava lá, quando se deveria ter desviado para a zona de saída das boxes. Hamilton culpado.

Na situação com o massa, já considero mais discutível porque o hamilton na altura do embate tinha a trajectória interior conquistada, mas foi uma manobra kamikaze.

Se eu fosse o comissário da fia para este gp, dava um valente puxão de orelhas ao hamilton. O estilo dele colocou 2 pilotos fora.

:confused:

Voltei a ver a repetição do acidente com o Massa e acho que o Hamilton não tem razão porque o nariz do Mclaren mal passa a roda traseira do Ferrari.

Na ultrapassagem ao Maldonado, o Hamilton tem pelo menos o nariz do Mclaren ao lado do retrovisor do Maldonado (ver vídeo nos 0:23). Será que isso não é 1/2 carro ultrapassado?

Last edited:

Voltei a ver a repetição do acidente com o Massa e acho que o Hamilton não tem razão porque o nariz do Mclaren mal passa a roda traseira do Ferrari.

Na ultrapassagem ao Maldonado, o Hamilton tem pelo menos o nariz do Mclaren ao lado do retrovisor do Maldonado (ver vídeo nos 0:23). Será que isso não é 1/2 carro ultrapassado?
Falando em nariz, o comissário deste GP era, se não me engano, o Prost...

Ao fim de trinta a ver a F1, a partir deste GP acabou, não vou perder mais o meu tempo a ver estas tretas.

Estou farto desta F1 com uma porcaria de arbitros, estes ultimos 3/4 anos têm sido uma vergonha em termos de penalizações e estas ao Di Resta e ao Hamilton foram a gota de água, para mim F1 não é isto:

1257761009mCWYbG.jpg

Inventam-se elementos artificiais para favorecer as ultrapassagens e depois ao minímo contacto sai uma penalização, no caso do Di Resta é ele que ainda fica com a asa partida, no Hamilton/Massa ambos continuam e nas anterioes posições.

Por outro lado, tenho que agradecer a estes pseudo-arbitros da F1, vão-me fazer poupar 38 euros por mês.

Quando eles forem irradiados, agradecia que me avisassem, porque só nessa altura volto a ver F1.

Last edited:

O Maldonado mantem a trajectória, não se ia desviar para o Hamilton passar.

Back