Começando pelo fim, que grande corrida!!!! No final daquele que eu, que vejo e acompanho F1 desde 1984, sinto ter sido o campeonato mais espectacular e emocionante que assisti.
Teve de tudo. Vencedores diferentes, emoção a rodos, provas fantásticas dos underdogs, pontos perdidos, pontos ganhos, reviravoltas e muita pilotagem de altíssimo nível, bem como empenho fantástico por parte das equipas.
Este GP foi o resumo de tudo isto pois teve de tudo. Seco, molhado, ultrapassagens fantásticas, despistes, etc, etc. O melhor GP, por tudo isto e pela emoção do que decidia, do ano, o que por si, numa época de colheita vintage, diz muito.
O Vettel mereceu. É uma vitória da equipa que faz o melhor monolugar (e por estarem tão no limite se sujeitam aos problemas que por vezes têm) e de um piloto que é bastante rápido e batalhador. Hoje esteve bem e escreveu a direito por um script que começou com as linhas mais tortas que podia ter. As pancadas que levou naquele toque são inacreditáveis no sentido de não ter ficado logo ali. A lei das probabilidades num toque e danos daqueles devem dizer que ele escapou por uma finíssima nesga.
Não torço particularmente pelo Vettel mas tenho uma enorme simpatia pela Red Bull por tudo o que trouxe à F1 (e desporto em geral) e pela nova abordagem (em termos de ambiente e comunicação) que trouxe ao circo da F1. Depois "só" têm aquele que considero o melhor projectista de sempre. O Newey é tão (ou mais!) importante que o Vettel, pois o homem está sempre à frente de todos e tem aberto avenidas que se têm mostrado válidas (e que os outros vão copiando).
Quanto à corrida de hoje, e ainda no que toca ao Vettel, olhando à transmissão da Sky, percebo o que eles disseram da ultrapassagem do Vettel ao Koba. Estavam lá as luzes amarelas e ainda assim ele ultrapassou-o. Na corrida, em "velocidade normal", aquela situação aconteceu na subida para a meta e no final desta o Koba já lá não estava (pit). É polémico mas temos de saber se as luzes não estavam com algum problema. Caso contrário espero para ver se ele é penalizado. Pronto, a segunda ultrapassagem do alemão ao nipónico já foi mais puxada e no limite mas acho que nada há a dizer.
Parabéns ao Vettel (que apesar de tri-campeão ainda tem de crescer em carisma e até como homem), à Red Bull (mais uma temporada fantástica) e à Renault. Hoje tudo pareceu correr contra eles (má partida, toque, danos, chuva, rádio, etc) mas no final deste longo campeonato a vitória foi deles. Há que dizer que no "azar" também teve sorte, pois com os incidentes do início, muitos pilotos que são rápidos ficaram de fora (Senna, Maldonado, Perez, atraso do Kimi e pouco depois o Grosjean), deixando o pelotão mais escasso e com maior facilidade de subir lugares.
Por seu lado o Alonso, enfim, o seu talento é que manteve à Ferrari na luta até ao final. Contou com alguma sorte mas também com a sua enorme capacidade como piloto, levando a equipa quase que às costas. Se tivesse ganho era um título merecido para ele. Não ganhou mas fica, para mim (que não sou fã do seu lado humano mas que acho que é o melhor piloto), como o piloto do ano. Agora a Ferrari tem mesmo de elevar a barra porque senão será mais uma temporada a sofrer.
Relativamente aos restantes, corrida bem animada, com um pouco de tudo. O Hulk voltou a provar, apesar do erro que deu na desistência do Hamilton, que é um excelente piloto. Fez uma corrida fantástica e, para mim, não foi aquele toque que chegou para manchar a sua magnífica prestação. Destaco também o Koba, que infelizmente parece estar de saída. Foi mais uma excelente corrida da sua parte e com ultrapassagens "à homem" como ele nos habituou. De referir também aquela ultrapassagem do Kimi ao Schumi, com muito talento e race craft de dois enormes pilotos, ali a fazerem curvas a milímetros um do outro.
E aqui vou ao final de carreira (na F1) do Schumi. Não sendo seu apoiante, tive a felicidade de ver os seus anos dourados e os inúmeros momentos fantásticos, com pilotagem de excelência. Um grande campeão que veio trazer novas coisas à F1 e que fica com um legado difícil de igualar. O melhor para ele e que goze a reforma em grande estilo e com saúde.
Quanto aos restantes, fico contente que a Caterham tenha ficado com o 10º lugar. Agora veremos quem são os que sairão da F1 e que andaram no pelotão deste ano,
Quanto a esta temporada, numa palavra, "fantástica". Teve, como já referi, de tudo. O script não podia ter sido escrito da melhor forma. Agora venha a temporada de 2013, que tem muito que fazer para viver ao nível desta que acabámos de ver.
PS: Apesar de ser no pc e com uma qualidade de imagem por vezes menos boa, voltei a ter o prazer de ver F1 com um nível de informação e saber como já não via há muito, tudo graças à fantástica equipa da Sky Sports. apr

. E sim, tenho sempre de fazer referência à qualidade...técnica (sim, isso mesmo, técnica) da Georgie [br

].