F1 - 2012

Tabela de uso de motores por piloto:
motorisingapur.jpg

Afinal, Niki Lauda errou as previsões.
Eu vejo mudanças como coisas positivas, mas não estou certo que o Hamilton tenha feito a escolha acertada. Para o ano, as próprias partes envolvidas têm algumas reservas. E 2014, vamos ver... Não acredito muito. Ao Hamilton pode acontecer algo semelhante ao que aconteceu ao Ralf Schumacher. E para o resto da temporada, o Button vai ser visto com melhores olhos do que ele na equipa.

...

O grande beneficiado disto tudo é o Perez. Acho que está ali um grande piloto, e numa equipa como a McLaren, vai com certeza ser vitorioso.

também não creio que o Hamilton tenha feito a escolha certa. Desde que a Brawn se tornou Mercedes, que não surgiu dali um outro carro vencedor. Seria muito mau se passasse de corridas em que luta pelas vitórias, para corridas em que luta pelos pódios. Como dizes, pode sair dali um novo Ralf.

Quanto à escolha do Perez, é lógica porque tem um estilo semelhante ao do Button e a McLaren poderá desenhar um carro ao jeito de ambos. O cabaz do Carlos Slim também irá ajudar a McLaren numa altura em que perderá a Vodafone. Mas com os rumores que há uns tempos surgiram do regresso da Honda para 2014 com a McLaren, até pensei que escolhido poderia ser o Kamui.

Ora aí está uma transferência de um dos front runners na F1, coisa que ia sendo cada vez mais rara nos últimos anos.

Começando pelo Hamilton, percebo que tudo na vida tem um ciclo e que se queira conhecer coisas novas. Agora esta mudança para ele só pode ser apoiada em dinheiro e em algo, hipoteticamente, prometido relativamente ao desenvolvimento da equipa nos próximos anos. De qualquer modo acho que ele vai ficar a "perder" em termos desportivos. A Mercedes, desde que está nesta sua actual "reencarnação" da F1 ainda não convenceu ninguém. Nestas últimas temporadas nunca foi competitiva de forma continuada e muito menos conseguiu abanar o status quo instituído. Apenas uma vitória e algumas boas exibições. Nada mais do que isso. Além disto é uma equipa que para o investimento que tem sido feito pelo grupo Daimler, tem apresentado um retorno diminuto, ao ponto de no conselho de administração andar sempre a "sombra" de que é para deixar de ter equipa própria na F1. Há ainda a questão das figuras chave poderem estar com vontade (ou alguém por eles!) de "arrumar as botas", aplicando-se isto ao Haug (acérrimo defensor da F1 dentro da Mercedes) e o Brawn.

A ganhar a Mercedes tem um piloto extremamente rápido, um dos mais recentes campeões de F1, que estará motivado e é extremamente combativo. O busílis deste piloto é o lado psicológico pois se não tiver um carro que seja para ganhar gp's, é bem capaz de azedar e amuar, o que só o "afundará" ainda mais. Pelo menos vai dar-se bem com o colega de equipa, pois são amigos há muitos anos.

A McLaren perde um piloto rapidíssimo, que conhecia a "casa", sendo um produto 100% McLaren. É daqueles que quando tudo fica ali no sweet spot é muito difícil de bater. Por outro lado também deixa de ter um piloto que, aparentemente, estava cada vez mais numa de ligar o "complicómetro" dentro da estrutura da equipa, tendo tido vários exemplos de situações menos "mclarenescas", com críticas, amuos, comportamentos, etc.

Por outro lado vão buscar um dos melhores pilotos da nova geração, que tanto alia a capacidade de lutar em pista, gerir estratégias e, muito provavelmente, ser o que melhor sabe aproveitar as capacidades dos pneus (pelo menos os actuais). Claro que ainda tem muito que aprender, mas a McLaren é daquelas equipas que o vai lapidar e dar um cunho típico da formação. Mesmo assim acho que a McLaren fica com dois pilotos "demasiado parecidos", pois não são dos mais rápidos (de forma inata e pura) e mais "duros" em pista, sendo antes daqueles mais correctos. De qualquer modo, esta "semelhança" facilitará no desenvolvimento dos futuros monolugares, pois estes dois pilotos são dos mais sensíveis para pneus e dos que menos os desgastam. O Perez tem aqui a hipótese, caso confirme aquilo que se espera dele, de ser um futuro campeão mundial e um piloto de nomeada.

Em termos de equipas, o Hamilton sai de uma McLaren que é daquelas que em termos de vitórias e campeonatos anda sempre lá ou lá muito perto. É também das que tem das melhores capacidades técnicas instaladas e aquela que mais nos tem habituado a ter ciclos de desenvolvimento notáveis ao longo da época. Quanto mais não seja porque o business deles é este! Já a Mercedes na F1 é um ramo de negócio que responde a um grupo imenso e, como tal, estará sempre sujeita a uma análise mais "política" por parte do board.

Outro ponto em que a McLaren deu um "tiro no porta-aviões" foi no âmbito dos patrocínios. A conjuntura mundial está complicada e até mesmo esta equipa já não deve ter a facilidade de outrora em "sacar" patrocínios milionários. Aliás, a Vodafone deverá sair pelo que terá de encontrar outro main sponsor. E quem melhor do que a gigante Telmex do senhor Carlos Slim que é "só" a pessoa mais rica do mundo! Fora esta Telmex, aposto que o Perez e a sua associação ao Slim deve permitir que outras empresas deste possam vir para a McLaren, pois esta garante uma exposição que só é rivalizada pela histórica Ferrari.

Aqui, perante o que enunciei no parágrafo anterior, só me fica a dúvida de como ficará a Sauber quanto a patrocínios, pois a Telmex e o turismo do México eram dos maiores patrocinadores da equipa suíça. Espero que arranjem bons patrocinadores pois se há equipa simpática e que faz falta (competitiva) ao pelotão da F1, é a Sauber.

Última edição:
Aqui, perante o que enunciei no parágrafo anterior, só me fica a dúvida de como ficará a Sauber quanto a patrocínios, pois a Telmex e o turismo do México eram dos maiores patrocinadores da equipa suíça. Espero que arranjem bons patrocinadores pois se há equipa simpática e que faz falta (competitiva) ao pelotão da F1, é a Sauber.

o Esteban Gutierrez é o 3º piloto da Sauber e é também patrocinado pelo Slim, pelo que promovê-lo não seria má ideia

A Mercedes comprometeu-se recentemente em ficar na F1 pelo menos até 2017 e também falam na saída do Ross Brawn, parece-me que a Mercedes agora vai apostar forte em formar uma equipa à volta do Lewis Hamilton.

Custa-me ler certos comentários onde questionam o Hamilton como piloto, um piloto que com a idade que tem já tem um título mundial na mão, bateu o bi-campeão do mundo Alonso, o campeão do mundo Button e é dos poucos que consegue bater em velocidade pura o Vettel, acho que não preciso dizer mais nada, sem dúvida nenhuma que está no top dos 3 melhores pilotos da F1 actual, Alonso em primeiro lugar e Hamilton/Vettel em segundo.

o Esteban Gutierrez é o 3º piloto da Sauber e é também patrocinado pelo Slim, pelo que promovê-lo não seria má ideia
Pois, podem fazer isso. É uma boa hipótese.

Como já aqui disse, gosto muito da Sauber e tenho um imenso respeito pelo Peter dada a postura que ele sempre teve no desporto automóvel (acompanho-os com atenção desde os saudosos flechas de prata, em que corriam o Schumi, o HHF e Wendlinger). Resta saber se optará por ir buscar (mais) um jovem lobo, coisa em que esta equipa sempre foi muito boa, seja ele o Gutierrez ou outro qualquer ou se terá de se "vergar" aos euros de um qualquer piloto pagante daqueles que têm uma mala bem maior do que o talento.

Já agora, será que aquela reunião que a manager do Schumi teve com a Monisha Kaltenborn, no último gp de Singapura, poderá querer dizer que ele vê como forte hipótese ir para a Sauber ou terá sido só para "chatear" os tipos da Mercedes?! Seria um lineup diferente do que tem vindo a ser habitual na Sauber mas devia garantir muita visibilidade e, como isso, patrocínios.

Além disso, sendo a Sauber uma equipa motorizada pela Ferrari e que com esta tem laços estreitos, a "ligação" (actualmente emocional e histórica) do Schumi a Maranello também poderia jogar a favor disso.

Pessoalmente acho que preferia que ele pousasse o capacete mas não me parece que ele seja menino para sair do circo porque alguém "decidiu" por ele, neste caso, a Mercedes F1.

PS: no meu post sobre a transferência do Hamilton esqueci-me de referir que fico na dúvida se a McLaren o continuará a tê-lo como ponta de lança para o título mundial. Ainda faltam 6 GP, logo 150 pontos em discussão, pelo que se as coisas correrem bem ao Button e menos bem a outros, este ainda poderá ter algo a dizer (ainda que eu ache que este vai para o Alonso). De qualquer modo, para lá do Hamilton ser naturalmente rapidíssimo, acho que neste momento o binómio McLaren - Hamilton, neste ponto da época, por via do desenvolvimento, é a combinação a bater e a mais rápida em pista. Para mim, esta questão de continuar a "favorecer" ou "desfavorecer" é algo que me merecerá atenção nas próximas corridas.

O Massa até deve andar a passar entre os pingos da chuva lá em Maranello, para ver se o confirmam para a próxima época.

Acho que o Alonso deve preferir que ele fique do que chegue lá um jovem lobo que ainda se arrisca a ser, aqui e ali, mais rápido que o asturiano. Mas os candidatos são poucos ou nenhuns. O Hulk é capaz de ser o que está melhor colocado (parece um género de pré-acordo para qualquer coisa que ainda ninguém percebeu). Depois há o Di Resta, que está na esfera da Mercedes mas que com estas movimentações de hoje está tapado.

Fora estes dois não acho que haja ninguém preparado para ir para a Ferrari servir de escudeiro do Alonso. Não acredito que o Schumi fosse para esse papel. Nem o Iceman!

Portanto, "noves fora nada" e o Massa lá deve ficar mais um ano (provavelmente a marcar passo).

Engraçado de ser ver seria o GrosJean ir dar uma volta para outra equipa e meterem o Raikkonen e o Schumi lado a lado na Lotus [:D]

Com o andamento que a Lotus tem andado ultimamente e com 2 grandes pilotos deveria ser uma temporada bem engraçada de se ver [:D]

Bem, o Grosjean é gajo para interessar a todos, assim assente ele aquela cabeça nas largadas. O Kimi é sempre um activo interessante. É uma nulidade no marketing da equipa mas com um volante nas mãos é dos melhores. Acredito que estes dois fiquem na Lotus, embora desconfie que o Kimi anda assim meio desiludido / desconfiado / chateado com a "eterna promessa" que a performance deles lhes tem dado, sendo que quando chega a hora da verdade...kaput.

O Alguersuari é um jovem mas não sei. Ele tem algum patrocinador?! Além disso acho que teve a sua janela de oportunidade na F1 e não fez assim nada de deslumbrante. Mas vai daí e não o fez porque "não se cruzou" no ponto certo com a Toro Rosso.

Quem pode também ir para a Sauber, por via da mala de reais que traz consigo, é o Bruno Senna. Seria sul-americano por sul-americano. Acho que tem algum talento mas que precisa do "acompanhamento" certo (sim, eu sei que estou a ser, provavelmente, muito bonzinho). Ficar na Williams não deve ficar (só se for pelos patrocínios), pois o Valteri Bottas está com tudo e tem uma cotação muito elevada lá para aqueles lados.

Sim, o Bruno Senna também é capaz de ser uma boa ideia. Mas sinceramente acredito que fique pela Williams por mais um ano, pelo menos. Já o Valteri Botas na Sauber Também não digo que não...

Já agora, será que aquela reunião que a manager do Schumi teve com a Monisha Kaltenborn, no último gp de Singapura, poderá querer dizer que ele vê como forte hipótese ir para a Sauber ou terá sido só para "chatear" os tipos da Mercedes?! Seria um lineup diferente do que tem vindo a ser habitual na Sauber mas devia garantir muita visibilidade e, como isso, patrocínios.

Além disso, sendo a Sauber uma equipa motorizada pela Ferrari e que com esta tem laços estreitos, a "ligação" (actualmente emocional e histórica) do Schumi a Maranello também poderia jogar a favor disso.

Como já disse, acho que o Schumacher ir para outra equipa era para uma ligação de mais de um ano. E ele não caminha para novo. E na Sauber, também não teria muitas hipóteses de vencer. Seria só pelo prazer de pilotar na F1. Acho muito remota a hipótese dessa transferência. Se fosse para ir para a Mclaren ou para voltar à Ferrari, ainda acreditava que arriscasse.
Pessoalmente acho que preferia que ele pousasse o capacete mas não me parece que ele seja menino para sair do circo porque alguém "decidiu" por ele, neste caso, a Mercedes F1.

Isso é que me está a suscitar uma curiosidade daquelas... O piloto mais bem sucedido da F1, que nada tem a provar a ninguém, regressa à disciplina para uma equipa que dizia que o acarinhava, coiso e tal... a equipa em 3 anos, como disseste, conseguiu uma vitória e umas boas exibições, tem falhado com a fiabilidade do carro dele, o que lhe tem custado muitos e bons pontos e agora no fim "dá-lhe um pontapé no cú"? Não sei se ele está conformado ou insatisfeito por ser rejeitado mas estou ansioso por saber o que é que ele vai fazer.

PS: no meu post sobre a transferência do Hamilton esqueci-me de referir que fico na dúvida se a McLaren o continuará a tê-lo como ponta de lança para o título mundial. Ainda faltam 6 GP, logo 150 pontos em discussão, pelo que se as coisas correrem bem ao Button e menos bem a outros, este ainda poderá ter algo a dizer (ainda que eu ache que este vai para o Alonso). De qualquer modo, para lá do Hamilton ser naturalmente rapidíssimo, acho que neste momento o binómio McLaren - Hamilton, neste ponto da época, por via do desenvolvimento, é a combinação a bater e a mais rápida em pista. Para mim, esta questão de continuar a "favorecer" ou "desfavorecer" é algo que me merecerá atenção nas próximas corridas.

Tal como disse, o resto da temporada dele na Mclaren não deverá ser fácil.

E concordo contigo noutro ponto: a Mercedes acenou-lhe e ele largou a "companhia de longa data" com quem tinha alguns atritos por essa aventura. Mas se depois vier a constatar que a aventura não é bem aquilo que ele pensava... nem quero imaginar a birra! E depois, com más prestações, não terá tanta facilidade em ir para uma equipa de topo novamente... O tempo dirá...

Calendário 2013

17/03 Grand Prix of Australia
24/03 Grand Prix of Malaysia
14/04 Grand Prix of China
21/04 Grand Prix of Bahrain
12/05 Grand Prix of Spain (Barcelona)
26/05 Grand Prix of Monaco
09/06 Grand Prix of Canada
16/06 Grand Prix of Jersey (New York) *
30/06 Grand Prix of Great Britain
14/07 Grand Prix of Germany
28/07 Grand Prix of Hungary
25/08 Grand Prix of Belgium
08/09 Grand Prix of Italy
22/09 Grand Prix of Singapore
06/10 Grand Prix of Korea
13/10 Grand Prix of Japan
27/10 Grand Prix of India
03/11 Grand Prix of Abu Dhabi
17/11 Grand Prix of USA (Austin)
24/11 Grand Prix of Brazil

Michael Schumacher has not decided whether he wants to continue racing in Formula 1 next year.

The German legend has been dropped by Mercedes in favour of Lewis Hamilton, and is left with the choice of retiring or trying to find a drive elsewhere.

His manager Sabine Kehm said: "Michael didn't stay at Mercedes because he wasn't sure he wanted to drive and that didn't change over time."

Asked whether he had now made that decision, Kehm said: "No."

She insisted that Schumacher "would have been able to sign if he had wanted to earlier in the summer".

There are a number of seats potentially available for Schumacher should he wish to continue.

Autosport reported on Friday that Kehm had had talks with Sauber at last weekend's Singapore Grand Prix about Schumacher joining the team.

But Kehm denied this, saying her visit was social.

"It's true I was at Sauber," she said. "I have been there quite often. I have known them for years. But that doesn't mean anything more than I'm regularly there."

Team boss Peter Sauber told the German magazine Auto Motor und Sport in Singapore that he would sign Schumacher "immediately" if he became available.

But a Sauber spokesman said the team would not comment on any of the drivers linked to the team.

There are few other options for Schumacher should he wish to continue racing.

There is a potential opening at Ferrari, but it is thought most likely that Felipe Massa will be retained as Fernando Alonso's team-mate next season.

Williams have a vacancy alongside Pastor Maldonado, but that is likely to be filled by their reserve driver Valtteri Bottas if they do not keep their current second driver Bruno Senna.

Lotus have not confirmed their line-up, but Kimi Raikkonen and Romain Grosjean are both under contract and expected to stay.

Force India are expected to continue with rising stars Paul di Resta and Nico Hulkenberg, although the German has been linked with a possible Ferrari move.

It is unlikely Schumacher would consider a role at lower-grid teams Toro Rosso, Caterham, Marussia or HRT, or that any of them could afford to pay him.

Voltar
Superior