F1 - 2015

Eu quando vejo num mesmo artigo, circuito, Sócrates, F1 e Portugal......[8b]

Fiquei algo surpreendido com as custas para ter uma prova de GP2, ora se:

O Executivo elaborou uma carta, assumindo as custas de uma comissão de 6,8 milhões de euros à Fórmula One Management, presidida pelo britânico Bernie Ecclestone, para a realização da corrida, mas só avançaria com uma parte deste valor, ficando por liquidar mais de três milhões de euros.

O custo total provavelmente foi algo mais, mas quanto? É que trazer uma prova de F1 para um circuito europeu rondava os cerca de 15 milhões.

Ps: na altura quando vieram a Portugal o Parente estava no pelotão da GP2 salvo erro, com o patrocínio do Turismo de Portugal.

Fiquei algo surpreendido com as custas para ter uma prova de GP2, ora se:

O custo total provavelmente foi algo mais, mas quanto? É que trazer uma prova de F1 para um circuito europeu rondava os cerca de 15 milhões.

Ps: na altura quando vieram a Portugal o Parente estava no pelotão da GP2 salvo erro, com o patrocínio do Turismo de Portugal.

Ainda existiram provas do A1GP (com o Albuquerque se não estou em erro) ...pessoalmente gosto do circuito (o meu conhecimento é apenas e só do Rfactor) sobretudo por não ser um circuito Tilkeniano...mas disso a chegar a ter F1 num país falido......mas quem sabe a Catarina Martins gosta de F1...

Ainda existiram provas do A1GP (com o Albuquerque se não estou em erro) ...pessoalmente gosto do circuito (o meu conhecimento é apenas e só do Rfactor) sobretudo por não ser um circuito Tilkeniano...mas disso a chegar a ter F1 num país falido......mas quem sabe a Catarina Martins gosta de F1...

Já fui ver, era o Álvaro Parente na GP2 na Ocean Racing Technology, equipa portuguesa também. A prova foi em 2009 no Autódromo do Algarve.
Eu acho que cheguei a ir ver essa corrida.

Para leigos: o que é um circuito tilkeniano, e de onde vem esse nome?

Para leigos: o que é um circuito tilkeniano, e de onde vem esse nome?

Basicamente, um circuito Tilkeniano é um circuito com predominância de curvas de 90º e mais chato que a minha sogra. Tilke é o cego que os desenha.
Para exemplo perfeito de um Tilkeniano tens Abu Dhabi. (não levar demasiado à letra os 90º. com isso quer-se dizer curvas demasiado geométricas e sem sal).
Por vezes o homem engana-se e desenha circuitos espetaculares como o COTA. mas isso é uma exceção à regra Tilkeniana.

Basicamente, um circuito Tilkeniano é um circuito com predominância de curvas de 90º e mais chato que a minha sogra. Tilke é o cego que os desenha.
Para exemplo perfeito de um Tilkeniano tens Abu Dhabi. (não levar demasiado à letra os 90º. com isso quer-se dizer curvas demasiado geométricas e sem sal).
Por vezes o homem engana-se e desenha circuitos espetaculares como o COTA. mas isso é uma exceção à regra Tilkeniana.

Por acaso deste um exemplo de um circuito que até acho dos menos maus dos dele. Fora duas ou três curvas demasiado fechadas/lentas o traçado até é engraçado.

Cumps, jA

Já fui ver, era o Álvaro Parente na GP2 na Ocean Racing Technology, equipa portuguesa também. A prova foi em 2009 no Autódromo do Algarve.
Eu acho que cheguei a ir ver essa corrida.
Não recordo o GP2 mas em 2009 tb teve A1 GP e foi o Albuquerque...e teve dois pódios. Naquela época usavan motores Ferrari (lindo som).

...lembro até que a Sportv (ou era a Vodafone?) tinha um spot com imagens onboard do Albuquerque nessa corrida onde alguém supostamente falava com a mãe a dizer que já ia para casa....

https://en.m.wikipedia.org/wiki/2008–09_A1_Grand_Prix_season

E tb existiram boatos que a A1 GP ia colocar ao lado do circuito uma fábrica para construir os monolugares..bla bla bla...

Last edited:

Tb gosto das curvas consecutivas na Turquia...é preciso ter balls no sitio para fazer aquilo a fundo...o circuito é que já foi...quero dizer, lá está, andam é tesos...

Coisas minhas ou o Vet mudou muito desde que foi para a Ferrari...na última prova até admitiu ter feito asneirada quando podia ter dito que tinha problemas no Ferrari...

O Vettel mostra que está ali a divertir-se quer ganhe quer perca, não é campeão a 2 anos mas continua a ser o rei da cocada preta hehehehe

E a Susana do Terminator anunciou hoje a reforma.

Melhor que Milkas Dunos e que outras por aí nos monolugares (mas acho que pior que a Danica) mas nunca chegou longe.

Andou no DTM e pouco fez (tb não é facil por lá) mas longe de ser uma modelo como a Carmencita que só anda por lá a mostrar o corpinho...

Terá uma boa reforma...com 32 e com o marido que tem...fome não vai passar...

Coisas minhas ou o Vet mudou muito desde que foi para a Ferrari...na última prova até admitiu ter feito asneirada quando podia ter dito que tinha problemas no Ferrari...

Já no tempo da Red Bull o jovem evidenciava um bom sentido de humor (vide o episódio do Top Gear em que ele vai lá, nunca me ri tanto com um gajo que foi ao Top Gear), mas é verdade que desde o início deste ano parece que aos poucos foi deixando aquele lado chorãozinho que punha culpas em tudo menos nele mesmo e começou a demonstrar que realmente é daqueles que está lá por amor ao desporto.
Vamos ver como corre para o ano se tiver carro para lutar pelo top spot

Back