F1 - 2015

http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f1-desporto/«f1-monotona-na-epoca-do-senna-era-pior»

Felipe Massa não quer saber de nostalgia na Fórmula 1. E muito menos de um regresso ao passado para recuperar a exigência e o perigo que chegou a ser característica da competição "rainha" do automobilismo.

Este foi, de resto, o pedido que Kimi Raikkonen e Niki Lauda fizeram para devolver o espetáculo à Fórmula 1. Felipe Massa discorda, nomeadamente sobre o regresso do perigo, alegando que o passado não é assim tão bom como dizem.

"Não concordo quando Kimi ou Lauda referem que a Fórmula 1 tem que ser mais perigosa. Quem quer ver pilotos a magoar-se? No passado era mais perigoso porque não havia conhecimentos para tornar a competição mais segura”, alertou.

A necessidade de devolver a magia de outros tempos à Fórmula 1 tem vindo a ser muito discutida, mas para Felipe Massa, strong>“não vejo qualquer sentido em mudar as regras só para voltarmos atrás", sublinhou o piloto da Williams.

"É importante lembrar que no passado era diferente mas, naquela época, o carro saltava muito mais porque os circuitos eram piores, o asfalto era 15 vezes pior, e isso dava a impressão de que era mais difícil pilotar”, observou.

E lembra o domínio da McLaren nos tempos de Ayrton Senna e Alain Prost. "A diferença entre os carros era maior do que hoje: o McLaren do Senna e do Prost dava 1,5 segundos aos adversários e uma volta no terceiro em todas as corridas”, defende.

“É lógico que o barulho era melhor e havia coisas mais interessantes. Mas em termos de competitividade era pior do que hoje. As pessoas gostam de falar que no passado era melhor. Vejam a ver se era mesmo", rematou.

Uma coisa era verdade, a hegemonia da Mclaren era mais esmagadora em 88 do que a da Mercedes este ano..........
Aqueles bons velhos tempos [:D]

Apenas um pequeníssimo pormenor, que poderá fazer toda a diferença:
Nessa época, apesar de ser uma luta a dois, esses dois davam um espectáculo digno de registo.
Eu sei do que estou a falar, assistia as corridas em directo pela RTP.

Nada a ver com os insipidos Hamilton e Rosberg. Aliás comparar estes dois ao Senna e Prost não me parece muito sério, e estou a ser lisonjeiro....

Não entendo o teu ponto Italiaspeed....

Apenas um pequeníssimo pormenor, que poderá fazer toda a diferença:
Nessa época, apesar de ser uma luta a dois, esses dois davam um espectáculo digno de registo.
Eu sei do que estou a falar, assistia as corridas em directo pela RTP.

Nada a ver com os insipidos Hamilton e Rosberg. Aliás comparar estes dois ao Senna e Prost não me parece muito sério, e estou a ser lisonjeiro....

Não entendo o teu ponto Italiaspeed....

Eu não comparei pilotos de hoje com o Prost ou Senna, nem quero.

Também eu via na RTP o Senna a dar literalmente porrada no Prost [:D] e a ganhar títulos com menos pontos...... assim como vi anos mais tarde um foribundo Senna a querer ir á força para o carro com as electrónicas e ajudas todas e depois vi o mesmo a morrer em directo nesse mesmo carro e com menos ajudas das do ano anterior, sem conseguir os mesmos títulos do Prost....
Daquelas ironias do destino lixadas....

Só publiquei um artigo e sublinhei que os dois em 88 tinham carros que possuiam uma hegemonia maior sobre o restante plantel comparativamente à Mercedes nos dia de hoje......

Nada mais do que sublinhar que a F1 raramente foi como nos anos pós Shumacher um desporto tão equilibrado a nível de máquinas ou até mesmo pilotos.......afinal nunca vi tanto campeão do mundo a correr ao mesmo tempo[;)]

Última edição:
FF1
1. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 1m 10.401s
2. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 1m 10.709s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 11.028s
4. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 11.452s
5. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari 1m 11.633s
6. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 11.642s
7. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 11.724s
8. Max Verstappen NED Toro Rosso-Renault 1m 11.825s
9. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes 1m 11.890s
10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 11.905s
11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 11.948s
12. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 12.004s
13. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 1m 12.031s
14. Jolyon Palmer GBR Lotus-Mercedes 1m 12.050s
15. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 1m 12.159s
16. Jenson Button GBR McLaren-Honda 1m 12.920s
17. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 13.272s
18. Will Stevens GBR Manor Marussia-Ferrari 1m 13.937s
19. Roberto Merhi ESP Manor Marussia-Ferrari 1m 15.459s
20. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari 1m 15.684s

FF2
1. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari 1m 09.600s
2. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 1m 09.611s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 09.860s
4. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 09.914s
5. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 1m 10.137s
6. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 1m 10.160s
7. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 1m 10.267s#
8. Max Verstappen NED Toro Rosso-Renault 1m 10.356s
9. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari 1m 10.495s
10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 10.585s
11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 10.631s
12. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 10.686s
13. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 1m 10.744s
14. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 10.746s
15. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes 1m 11.011s
16. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 11.517s
17. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 11.676s
18. Jenson Button GBR McLaren-Honda 1m 11.919s
19. Will Stevens GBR Manor Marussia-Ferrari 1m 12.522s
20. Roberto Merhi ESP Manor Marussia-Ferrari 1m 13.094s

P.S: A Mclaren com o seu novo nariz..passou do verbo inovar, que tanto usa, para o verbo...copiar. Veremos se sabem copiar...
Deixa-me que te diga, saíste-me cá um filosofo [:D]

Tens noção que eles têm o Prodromou não tens? Isto não é algo propriamente novo para ele, era apenas uma questão de tempo de desenvolver, fabricar e homologar o nariz.

Discutivel....

Na minha opinião, Portimão é pouco (?) melhor que qualquer tilkodromo.

Aproveitando para responder à questão que fizeste no tópico de Le Mans sobre pistas interessantes ou desafiantes:

Como experiênca do ponto de vista do espectador, como show visual, pela novidade, a verdade é que é uma corrida que só se poderia sonhar há uns tempos atrás, foi uma lufada de ar fresco na F1:

Eu gosto muito dos Tikodromos[;)] Austin é p.ex das melhores pistas para se ter momentos brutais e desafiantes de pilotagem.......

Eu gosto muito de todas as miticas pistas do passado, mas nunca existiu tanta diversidade como hoje em dia..........

Última edição:
P.S: A Mclaren com o seu novo nariz..passou do verbo inovar, que tanto usa, para o verbo...copiar. Veremos se sabem copiar...

Bem, pelo menos a frente no que diz respeito às cores começa a fazer mais sentido:

CH3_Kw_V_WEAAt6z_ONova_Frente_Mclaren.jpg

Edit: e parece-me que também alteraram as cores no capot motor

Última edição:
Aproveitando para responder à questão que fizeste no tópico de Le Mans sobre pistas interessantes ou desafiantes:

Como experiênca do ponto de vista do espectador, como show visual, pela novidade, a verdade é que é uma corrida que só se poderia sonhar há uns tempos atrás, foi uma lufada de ar fresco na F1:

Eu gosto muito dos Tikodromos[;)] Austin é p.ex das melhores pistas para se ter momentos brutais e desafiantes de pilotagem.......

Eu gosto muito de todas as miticas pistas do passado, mas nunca existiu tanta diversidade como hoje em dia..........
A "diversidade" sempre existiu. Poucos países não têm pelo menos um circuito capaz de receber um grande prémio. (Na europa com 2 ou 3 países fazias facilmente um calendário completo, se fosse preciso)

O problema é o que o chefão p€de para levar a f1 aqui ou ali.

Por isso é que se virou para a Ásia. É onde está o dinheiro.

Cumps, jA

Nunca tiveste tantos circuitos e provas diferentes entre si como hoje em dia, antigamente a F1 era um campeonato do mundo mais Europeu, hoje tens F1 em todos os continentes, só falta mesmo a Antártida[:D]

Isso é bom para o desporto.

No que toca a dinheiro, esse sempre foi o catalisador da F1 ou de qualquer desporto automóvel, sem dinheiro não existem campeonatos do mundo, nem circuitos, nem pilotos, nem provas, nem equipas, nem carros, nem nada[;)]

Circuitos tão diferentes que precisam de usar a desculpa de os tornar noturnos para ganharem alguma visibilidade.

Não crítico que se diversifique.

Neste caso particular crítico o porquê dessa diversificação.

Mas opinião pessoal, alguns circuitos europeus são realmente bonitos e traçados interessantes. Sinceramente não acho nenhum asiático realmente apelativo (parecem-se muito em estilo de condução) excepto Suzuka, que gosto bastante(e esta até é da velha guarda)

Na questão do dinheiro, é mais o chefe que outra coisa qualquer. O stress que foi com o gp da Alemanha porque o menino fez birra...

Quantos países estão dispostos a pagar e ele não quer?

Cumps, jA

Última edição:
Deixa-me que te diga, saíste-me cá um filosofo [:D]

Tens noção que eles têm o Prodromou não tens? Isto não é algo propriamente novo para ele, era apenas uma questão de tempo de desenvolver, fabricar e homologar o nariz.

Não foi esse o meu curso... realmente... Mas tenho noção que a Mclaren este ano é um flop...e nem preciso de muita filosofia para saber isso.

Não foi esse o meu curso... realmente... Mas tenho noção que a Mclaren este ano é um flop...e nem preciso de muita filosofia para saber isso.

Pois, vejo que filosofia não é o teu forte, caso contrario não cometerias as falácias que cometes... Como já percebeste, o principal problema aqui é o motor da Honda, que para já não está à altura... Daí a pores em causa as capacidades da Mclaren em desenvolver o chassis vai uma grande diferença, principalmente quando têm um dos melhores aerodinamicistas da atual f1 e responsável, em parte, por 4 títulos mundiais consecutivos. Metes tudo no mesmo saco, o que para mim não faz sentido. No entanto também tenho noção de que esta união constitui uma equipa e é errado agora estar só a atirar a culpa para cima da Honda.

A verdade é que prefiro ver uma Honda agressiva como a que está a ser, sempre a errar mas sem desistir, do que uma Honda como vimos há uns anos atrás, demasiado conservadora, relativamente fiáveis, mas apenas por comprometerem a performance. A Honda tinha e tem de continuar a arriscar tudo para poder recuperar tamanha distância. Com a impossibilidade de desenvolver os motores e com tokens limitados atrevo-me a dizer que a Honda esteve até aos últimos dias de homologação da UP a "desenhar" um motor de altas performances mas sem estudar a sua viabilidade e fiabilidade, esperando agora poder corrigir as falhas de fiabilidade que não precisam de tokens. Se calhar até era o melhor que poderiam ter feito. Não sei, mais tarde ou mais cedo saberemos...

Voltar
Superior