F1 - 2016

"Rosberg does not deny that he tried to run Hamilton wide at Turn 2, but contests the assertion that he did not leave enough space.

"I'm on the inside, I have the right to defend and I don't need to take the ideal line," he said. "I had Lewis on the outside and I wanted to keep him there, of course always leaving him track space -- that's clear and that was always the intention.

"It's a fact that he had space, you can look at the onboard and all the other cameras. Of course, after the collision it may look like that's not the case because I am airbourne and I lose grip, so of course that takes me further out of the track. After that it may look like there is less space, but that's irrelevant because it is after the collision.

"I just want to repeat, at all times there was space prior to the collision."
Então mas ele não tinha problemas nos travões?
Ah isso era desculpa.
Afinal foi tudo milimetricamente deliberado. Olé!

Pois, só se enterrou mais........
O patrão bem que tentou ajuda-lo a escapar!
Mas até nas declarações pós-acidente o Hamilton esteve melhor: "Acho que não houve nada de controverso, o Rosberg é que ficou sem travões"

Segundo consta a falha dos travões não é nenhuma desculpa o próprio Hamilton disse que teve de fazer algum "lift and coast" devido à temperatura dos travões.

Não vamos ser anjinhos, é claro que NR faz a manobra de forma a não deixar espaço para o LH, daí a acha-lo culpado pela colisão...

Os Srs que analisam e penalizam os Srs motoristas da F1 (parece que é isso que têm que ser) deverão entreter-se a ver as formulas de promoção inferiores, aí terão um bom ensinamento para perceber o que é ocupação de espaço, defesa de posição, ou provocar colisões. Pela superior mediatização, esta formula 1 sempre foi um caso à parte , mais parecendo ter regras próprias diferentes de tudo o resto, agora tornou-se ainda mais ridícula, esta saga do Mercedes boys então...

CHB, belo artigo.

Para quem percebe tanto de F1 como eu de cozinha Japonesa, é favor ler:

https://f1metrics.wordpress.com/2014/08/28/the-rules-of-racing/

Especialmente o case study do Rosberg vs Hamilton.
Não é a primeira nem será a última vez que estes dois pilotos se encontraram em situações semelhantes à de hoje. A diferença? O Rosberg nunca se mandou contra o Hamilton, já o contrário começa a ser moda.
Agora fiquei a perceber mais de F1

Foi isto que aconteceu... obrigado.
f1_apex_b.png

f1_apex_c.png

e4889ecfd1bbe7bc3b09620022ef7c3e.jpg

[h=2]Antes de mais, convém perceber a diferença entre "alargar à saída até ao limite da curva" e "retardar a entrada na curva até ao limite".
Enquanto não perceberem essa diferença, vou continuar a comparar esta situação com outras como a do GP do Texas.
O que o Rosberg fez, é tão anormal que nem aparece nesse artigo. Porque o que se espera nestas situações é que os dois entrem na curva juntos e em direcção ao apex, e que o problema surja à saída da curva.

The guiding principle is that the driver on the outside should be at least level (front axle in line with front axle) with the driver on the inside to have a claim to the racing line on corner exit. Depending on the type of corner and the cars involved, either the outside or inside line may be quicker through the corner, meaning the driver on the outside may gain or lose ground from corner entry to corner exit. It is relative positions of the cars at exit — not at entry or apex — that is therefore crucial in judging these cases.

[/h]

f1_apex_b.png

f1_apex_c.png

Por acaso acho que não é nenhum desses que apresentas e a foto é clara.
Não existe linha de corrida; não existe defesa de posição: é uma saída clara em frente, que só um verdadeiro iluminado consegue analisar de forma diferente.

f1_apex_b.png

f1_apex_c.png

Parece que continuas sem perceber.
O atacante no episódio de hoje é o Hamilton. O Hamilton atacou por fora...
Esse caso seria válido se as posições se invertessem.

O importante é perceber que, quem tem a inside line pode ditar a trajectória e o outro carro tem de respeitar isso desde que dentro dos parâmetros apresentados pelo artigo que coloquei.
Aliás é isso que vemos nos vídeos que coloquei na Austria em 2002 entre Schumi e Montoya e nos USA entre Hamilton e Rosberg.
Em ambos os vídeos, o carro que estava por fora e sem prioridade dado que não se encontravam entre os casos explicados pelo artigo, respeitaram a trajectória saindo prejudicados mas sem causar acidente.

A meu ver, era isso que o Hamilton devia de ter feito, respeitar a defesa feita pelo Rosberg e continuar sem acidentes.
Em suma, não se pode penalizar a mesma situação com medidas diferentes ou até sem medidas...

Parece que continuas sem perceber.
O atacante no episódio de hoje é o Hamilton. O Hamilton atacou por fora...
Esse caso seria válido se as posições se invertessem.

O importante é perceber que, quem tem a inside line pode ditar a trajectória e o outro carro tem de respeitar isso desde que dentro dos parâmetros apresentados pelo artigo que coloquei.
Aliás é isso que vemos nos vídeos que coloquei na Austria em 2002 entre Schumi e Montoya e nos USA entre Hamilton e Rosberg.
Em ambos os vídeos, o carro que estava por fora e sem prioridade dado que não se encontravam entre os casos explicados pelo artigo, respeitaram a trajectória saindo prejudicados mas sem causar acidente.

A meu ver, era isso que o Hamilton devia de ter feito, respeitar a defesa feita pelo Rosberg e continuar sem acidentes.
Em suma, não se pode penalizar a mesma situação com medidas diferentes ou até sem medidas...

Meu caro escusado perder tempo.

Vou parar a outra freguesia.

Não, não foi isso...o acidente aconteceu onde nem era suposto acontecer: à entrada, no lado de fora da pista.
Faz toda diferença!

Acho que está claro que são casos exactamente iguais.
O Hamilton não vira sequer aqui também, ao entrar na APEX nem sequer é na saída...
Mas é isso, o Rosberg é o culpado assim como foi em Barcelona, Bahrain, etc.

[:D]

Voltar
Superior