F1 - 2016

Se 4 pilotos tiveram esse problema, então 4 cometeram o mesmo erro.

Quando estiveres num briefing, vais ouvir o director de prova falar sobre os correctores. E sabes o que geralmente dizem? Os correctos não são para ser pisados!

No Estoril, por exemplo, até costumam por pneus praticamente em cima dos correctores para evitar que os pilotos abusem. Neste caso concreto, a Fia colocou correctores mais brutos... Os teimosos que mais insistiram pagaram o preço mais alto.

Quanto ao comparar está situação com outras.... Se não entendes a diferença entre alargar à saída e simplesmente nao descrever a curva... Então já não sei o que te dizer

Ainda voltando aos correctores.

Sabes o que acontece se passares muitas vezes por cima do corrector interior da curva 1 do Estoril? Rebentas com o fundo plano do carro.

Agora diz-me. Se a meio da prova ficares com o fundo partido.... A culpa é tua, do carro ou do corrector?!

Ainda voltando aos correctores.

Sabes o que acontece se passares muitas vezes por cima do corrector interior da curva 1 do Estoril? Rebentas com o fundo plano do carro.

Agora diz-me. Se a meio da prova ficares com o fundo partido.... A culpa é tua, do carro ou do corrector?!

Se pisar um corrector e isto acontecer é normal ou erro do piloto.

Nesse caso já aprendi alguma coisa hoje.

Bem temos de admitir que foi dos melhores GP's do ano, imensas ultrapassagens em pista, com e sem DSR.
Lutas interessantes por posições, emoção e alguma diversão.

O pneu do Vettel, penso que deverá a equipa estudar o caso, os pneus estavam previstos para durarem (com qualidade) 30 voltas, pelo que não podem explodir com 30 voltas.
Não me parece um erro nem da equipa nem do Vettel.

O Button lá se safou com o carro mais lento mas com uma excelente condução.

O Kimi e o Max pareciam que iam na corrida deles, e pimbas, acabam no pódium.

Os dois primeiros, acho que há um erro grande da equipa com a estratégia do Hamilton e mesmo na 2ª paragem com os pneus Soft para um e SuperSoft para o Rosberg. Não que acredite em teorias da conspiração e sabendo que o Hamilton já foi levado ao colo muitas vezes, tenho de admitir que parece que a Mercedes tem mais interesse num piloto alemão a ganhar... Depois o Hamilton não sabe conviver com essa pressão, como vimos em BAKU.

No incidente, goste-se ou não, a culpa é 100% do Roseberg. Ia mais lento, fez asneira na 1ª curva, e quando viu o Hamilton ali ao lado fez uma de Schumacher e claramente tentou provocar o embate ou empurrar o hamilton para fora de pista. Acabou por ser o único prejudicado do assunto e foi penalização que chegue.

[:D][:D][:)][:)]

Lindo....

A culpa é dos correctores que deviam lá estar só para enfeitar.

Do Hamilton que não fugiu pela escapatória para evitar o gajo que decidiu ignorar a entrada da curva.

E que mais?

Foram os 2 burros.

O Rosberg pelo motivo óbvio e o Hamilton por não ter evitado um contacto que podia ter acabado com a corrida dele.

Tu sendo piloto com outras pessoas aqui, que farias? Eu alargava para a trajectória e passava por fora, nunca procurava contacto com o Rosberg. Ias arriscar ficar com o carro danificado sabendo que podias passar o Rosberg com o ritmo que tinhas?

O resultado do toque era totalmente imprevisto, neste caso calhou ao Rosberg ficar com o carro mais danificado.

A quem interessa que fiquem os 2 sem pontuar? Quem vai à frente no campeonato?

Foram os 2 burros.

O Rosberg pelo motivo óbvio e o Hamilton por não ter evitado um contacto que podia ter acabado com a corrida dele.

Tu sendo piloto com outras pessoas aqui, que farias? Eu alargava para a trajectória e passava por fora, nunca procurava contacto com o Rosberg. Ias arriscar ficar com o carro danificado sabendo que podias passar o Rosberg com o ritmo que tinhas?

O resultado do toque era totalmente imprevisto, neste caso calhou ao Rosberg ficar com o carro mais danificado.

A quem interessa que fiquem os 2 sem pontuar? Quem vai à frente no campeonato?
É mesmo isso. Aliás como já referi...o Nico fez essa curva poucas voltas antes com a trajectória fora de pista....duvido que tivesse perdido muito tempo sequer...

O rapper teve sorte sem dúvida....mas se fosse ele a ficar ali...o Nico tinha de se esconder numa gruta lá no Mónaco....

Duvido que o Hamilton soubesse onde estava exactamente o Nico até ao momento em que virou.. Vejam o onboard dele.

O que um piloto pode fazer é tentar adivinhar a jogada do adversário. E efectivamente o Hamilton adivinhou que o roseberg ia alargar e por isso ele mesmo alargou dentro daquilo que é possivel fazer DENTRO da pista.

Se fosse à saída da curva o Hamilton até podia presumir que o roseberg o iria empurrar até fora da pista.

Mas o acidente foi à entrada da curva....ninguém pode nem deve presumir que o Adversário vai seguir em frente...

Os dois primeiros, acho que há um erro grande da equipa com a estratégia do Hamilton e mesmo na 2ª paragem com os pneus Soft para um e SuperSoft para o Rosberg. Não que acredite em teorias da conspiração e sabendo que o Hamilton já foi levado ao colo muitas vezes, tenho de admitir que parece que a Mercedes tem mais interesse num piloto alemão a ganhar... Depois o Hamilton não sabe conviver com essa pressão, como vimos em BAKU.

No incidente, goste-se ou não, a culpa é 100% do Roseberg. Ia mais lento, fez asneira na 1ª curva, e quando viu o Hamilton ali ao lado fez uma de Schumacher e claramente tentou provocar o embate ou empurrar o hamilton para fora de pista. Acabou por ser o único prejudicado do assunto e foi penalização que chegue.

Toda a estratégia da corrida da Mercedes foi a favorecer o Rosberg.
Até nessa segunda paragem o pit-stop do LH demorou mais 2s que o do Rosberg. :sh)

Embora não seja apreciador do estilo de vida do LH fora de pista, tenho que reconhecer que ao volante é muito mais capaz que o Rosberg e como tal espero que seja campeão.

Exatamente. E não avisaram o Rosberg porque? Talvez porque em nenhum circuito só por pisar os correctores a suspensão parte. Só depois do que aconteceu ao Rosberg é que começaram a olhar para essa situação.

Há pessoas aqui que têm muita dificuldade em abstrair-se dos seus clubismos e realidades que desconhecem por completo.

Acreditem... com a idade vão compreender que a admissão da ignorância é uma qualidade, pois deixa-vos recetivos a aprenderem, contrariamente às posturas fanáticas que não admitem qualquer outra versão dos acontecimentos.

Já fiz algumas corridas de cavalheiros, ensaios em circuito, voltas lançadas, etc e, embora não tenha a experiência do expresso, facilmente me identifico com a sua opinião.

Dada a vantagem dos Mercedes para todo o pelotão (se calhar a palavra certa até devia ser plutão) qualquer DNF do Hamilton vale tanto ou mais que uma vitória para o Ros, pois não falamos só de pontos, mas também de moral.

Sabendo isso e vindo de uma linha interior ele, deliberadamente, colocou a sua trajetória a intercetar a do Hamilton, o qual, dada a vantagem que tinha à entrada da curva, em condições normais (respeitados os pontos de travagem e linhas), terminaria à frente e com a estrada livre para começar logo a ir embora.

Mas as maiores pérolas são mesmo o "Ah e tal... o Ham podia ter usado a porção fora da pista para evitar o embate" "As culpas são dos dois" "Ele viu o Ros e lançou o carro para cima dele".

Isto é F1.... não é o carmagedon, destruction derby ou os carrinhos de choque da feira popular. É inadmissível que se veja um carro À FRENTE a curvar e apontemos à sua lateral com o único objetivo de o tirar da corrida.

Exatamente. E não avisaram o Rosberg porque? Talvez porque em nenhum circuito só por pisar os correctores a suspensão parte. Só depois do que aconteceu ao Rosberg é que começaram a olhar para essa situação.

Errado. Em muito circuitos, a maior parte dos carros nem pode ir até ao corrector amarelo.

O primeiro corrector (o listado) já é um aviso "estas fora da pista", o segundo geralmente é mais duro para te fazer sofrer consequências.

Mas como sempre, pilotos e engenheiros estão sempre a querer ir para lá das regras e por isso é que há uns anos os carros estavam bem preparados para desrespeitar os limites da pista. Por isso é que que tropevam correctores para tirar vantagem como se aquilo fizesse parte pista.

Desta vez lixaram-se. Apanharam um corrector mais hardcore e tiveram de cumprir com as regras.

Olha ainda me lembro do Schumacher andar a dizer que sentia uma diferença de 0,1 bar de pressão nos pneus.
Estes pilotos de agora passam por cima de corretores e não sentem que estão a dar cabo dos carros todos.
E a culpa não é deles, coitados, é dos Engºs que não os informam.
O Rosberg estava em pista juntamente com mais 20 e tal pilotos. Nesse treino livre só a ele é que aconteceu.
Mas pronto, os outros é que deviam estar mal e ele certo...

Eu vou a conduzir, vejo um buraco e penso: ah este até nem tenho que travar muito porque é pequeno e não estraga.
Depois vejo uma cova profunda e penso o mesmo?
Faço o mesmo e dou cabo do carro e depois a culpa é do buraco que por mero acaso, fui eu quem o pisou...

Mas, conforme já disse antes, este até foi o menor dos erros que o Rosberg cometeu este fim de semana.

Ah e já agora o erro que permite ao Hamilton ganhar vantagem (velocidade) para chegar à frente à entrada da curva onde se deu o incidente, deve-se precisamente a mais um investida do Rosberg contra o corretor de dentro da curva 1. Pronto o homem gosta de subir os corretores... Ah não espera, ele tinha um problema nos travões.

Há bocado falei do Schumacher, agora falo do Prost (o professor) que era bem conhecido por evitar ao máximo o contacto com os corretores.

Ok, já percebi que estou a escrever para o boneco e muito provavelmente nem viste a FP3 nem a qualificação. Aconteceu ao Rosberg e a mais 3, dois deles na qualificação.
Para terminar pq já estamos a entrar no ridículo, em todos os circuitos se pisa os correctores e até passam por cima sem qualquer tipo de problema, Silverstone já no próximo f-d-s passam por cima e até vão fora da pista.
Aliás há uns anos alteraram os correctores de Silverstone e eram tão agressivos que chegavam a rasgar os pneus, muitos daqui devem lembrar-se disso e qual foi a conclusão, a culpa é dos pilotos? Tanto foi que no ano seguinte os correctores foram alterados. E fico por aqui.

Back