F1 - 2017

Eles vão arranjar uma solução para que aquilo fique mais aerodinâmico e bonito.

Claro

Enchem-no de mariquices aerodinâmicas como as asas [8b]

Mais valia o dito vidrinho na frente ou como esse processo criativo que está em cima com cockpit fechado embora o jogo de cores ajude muito a tornar a imagem apetecível.

Mas a questão é a segurança... Eu acho que o vidro nunca será tao resistente como o halo. Ou será?

Cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens, no caso do Halo este não serviria de muito no caso que aconteceu ao Massa por exemplo, pequenos e pesados objectos vão continuar a ser um perigo portanto.
No Shield a grande vantagem é exactamente onde o Halo falha.
Depois temos o caso do Jules Bianchi, talvez o Halo o salvasse, o Shield não serviria de muito...

Tanto quanto sei o Jules morreu não da pancada, mas da desaceleração brutal que sofreu... o cérebro dentro do crânio ficou esmagado contra a testa, sem a cabeça ter sofrido qualquer impacto.

Tanto quanto sei o Jules morreu não da pancada, mas da desaceleração brutal que sofreu... o cérebro dentro do crânio ficou esmagado contra a testa, sem a cabeça ter sofrido qualquer impacto.

Ele vai acertar na grua e bate com o capacete, tens casos de desacelerações enormes e nada acontece (o Sainz na Rússia por exemplo). O problema é mesmo o capacete bater em algo, aí pouca coisa há a fazer depois.

Last edited:
Ele vai acertar na grua e bate com o capacete, tens casos de desacelerações enormes e nada acontece (o Sainz na Rússia por exemplo). O problema é mesmo o capacete bater em algo, aí pouca coisa há a fazer depois.
Ambas as situações são plausíveis de poderem ter acontecido. No caso do Jules não sei o que terá sido.

Agora a situação do sainz nem de perto nem de longe se pode comparar com o que aconteceu com o Jules. Houve muita dissipação de energia no caso do sainz.

Sabes do que estás a falar pelo menos? O Jules sofreu um violentíssimo TCE, que basicamente "desligou" as sinapses dele. Se tivesse um halo provavelmente tinha saído de lá ileso.

Dito isto continuo a não concordar com o halo. No caso so jules a culpa foi puramente dos comissários. E estou certo que com mais ponderaçao poderia desenvolver-se algo melhor que o halo, esteticamente mais apelativo e não tão intrusivo para o piloto.

Ambas as situações são plausíveis de poderem ter acontecido. No caso do Jules não sei o que terá sido.

Agora a situação do sainz nem de perto nem de longe se pode comparar com o que aconteceu com o Jules. Houve muita dissipação de energia no caso do sainz.

Sim claro, mas imagina que algures na barreira de protecção estava lá uma barra de aço tipo corrimão à altura do capacete, a dinâmica do acidente era logo outra.
Tens o exemplo agora mais recente do acidente do Bourdais, se por um azar o capacete dele bate no muro àquela velocidade não há nada que lhe valha, a cabeça não suporta uma pancada daquelas, no entanto suporta a desaceleração dentro da célula de sobrevivência que é o interior do cockpit.

São maneiras diferentes de ver a coisa.
Mas há um conjunto de "ilegalidades"

1º O VES também muda de direcção 3 vezes na recta...
2º O VET não deixa espaço
3º O VES ganha a posição passando fora da pista
4º O VES não deixa espaço ao VET.

Eu não concordo com penalizar tudo e nada, porque quem perde somos nós que não vemos estas guerras.
Mas esta "discussão" andou no limite do aceitável.

De acordo do princípio ao fim.

Sabes do que estás a falar pelo menos? O Jules sofreu um violentíssimo TCE, que basicamente "desligou" as sinapses dele. Se tivesse um halo provavelmente tinha saído de lá ileso.

Dito isto continuo a não concordar com o halo. No caso so jules a culpa foi puramente dos comissários. E estou certo que com mais ponderaçao poderia desenvolver-se algo melhor que o halo, esteticamente mais apelativo e não tão intrusivo para o piloto.
A nao ser que sejas medico legista e tenhas feito a autopsia ao Jules sei tanto quanto tu, ou seja, baseio-me no que leio!!!
E teres mais calminha na forma de falar? Não!
http://www.telegraph.co.uk/sport/mo...he-chances-of-Marussia-driver-recovering.html
https://www.motorsport.com/f1/news/a-doctor-s-take-jules-bianchi-brain-injury/

Pelo que vejo, quem não sabe do que fala és tu!:sh)
Um TCE violentissimo que nem danificou o capacete!

Last edited:
A nao ser que sejas medico legista e tenhas feito a autopsia ao Jules sei tanto quanto tu, ou seja, baseio-me no que leio!!!
E teres mais calminha na forma de falar? Não!
http://www.telegraph.co.uk/sport/mo...he-chances-of-Marussia-driver-recovering.html
https://www.motorsport.com/f1/news/a-doctor-s-take-jules-bianchi-brain-injury/

Pelo que vejo, quem não sabe do que fala és tu!:sh)
Um TCE violentissimo que nem danificou o capacete!

Primeiro estava perfeitamente calmo, não sei como foste deduzir isso relativamente à minha escrita quando nem um ponto de exclamação usei. Depois simplesmente não gosto que se "especule" como o teu "tenho ideia que não teve um único ferimento". Ora bem, quem definitivamente não faz ideia do que está a falar és tu. Tentei falar numa linguagem normal e corrente, para que todos percebessem, mas já que és tão estudado... Caso não saibas um TCE não envolve necessariamente "deformação" (que era onde tu queria chegar com o "nem o capacete danificou"). Um TCE pode ter muitas outras causas, dentre as quais destaco a aceleração, desaceleração, aceleração-desacelaração, etc No caso do Jules foi, obviamente, uma extrema desaceleração que fez com que o cérebro andasse "aos tombos" dentro da calote craniana transferindo, consequentemente, esta energia para os axónios provocando nestes lesões químicas (proteólise) e físicas (lesões a nível do citosqueleto) que os torna inviáveis e provoca a desaferentação dos neurónios afetados.

Concluindo onde queria chegar, caso estivesse algo em frente ao capacete (ex: halo) que pudesse dissipar a energia que foi direta e totalmente transferida para o capacete>cérebro>axónios o jules teria saído de lá ileso.

PS: e achas que o médico legista é que vai ver os axónios danificados na autópsia?? [:D][:D]

Last edited:
Só uma duvida de leigo:

O jules não entrou por baixo da maquina, fazendo com que a cabeça e coluna dele ficassem completamente comprimidos e despedaçados?

[:D][:D][:D]

DFPDAHoU0AAV4_4.jpg

DFQoeD1WsAQgUG9.jpg:large

Back