F1 - 2018

O próximo passo na F1 é dotar os carros com ESP e controlo de tracção.
Depois... a corrida vai ser separada em duas: uma com 10 voltas e outra parte com as restantes voltas. Acabavam-se as boxes e pneus iguais para todos, estilo WTCC

Bem, tendo em conta os testes parece que podemos descartar as alterações nos pneus como causa do desaire da Ferrari.

VETTEL DESTRÓI TEORIA DA CONSPIRAÇÃO PRÓ-MERCEDES

Por se estarem a construir já mirabolantes teorias da conspiração que em nada ajudam uma época que está a ser bem disputada, acerca da alegada ajuda da Pirelli à Mercedes, ao estreitar a banda de rolamento dos pneus para Espanha em 0,4 mm para evitar a criação de bolhas, o próprio Sebastian Vettel deitou-as por terra no seu dia de testes…

O alemão teve oportunidade de fazer um longo turno de voltas com os pneus anteriores, ou seja, com a banda de rolamento «normal», sem a alteração promovida pela Pirelli para o G.P. de Espanha e que serão usados também em França e em Inglaterra.

As suas palavras: «Foi bom termos este teste para podermos comparar e penso que ficámos com novas ideias que teremos agora de pôr em prática. Raramente podemos revisitar as decisões que tomámos, como estas relativas aos pneus, mas aqui tivemos essa oportunidade. E penso que o resultado no domingo, se tivéssemos tido os pneus normais, provavelmente teria sido ainda pior! Portanto continuo a achar que parámos quando devíamos ter parado e foi um problema nosso não conseguir fazer com que os pneus durassem o mesmo que noutras equipas».

A provar o que o alemão explicou, uma foto bem elucidativa que o jornalista Diego Mejia, presente nos testes, captou e divulgou na sua conta de Twitter em que se vê o estado do pneu traseiro-esquerdo do Ferrari à chegada de Vettel às «boxes».

o52gv40.jpg

https://www.facebook.com/F1Flashcom/posts/2084550441815923

Last edited:
A penalização de Grosjean para mim é inacreditável, qual ditadura...

Porque??

Ele quando vê que vai fazer um pião tenta o anti-stall e acelera a fundo, entrando na pista a fazer pião completamente descontrolado.
Uma atitude absurda de fazer no meio do pelotão.

Honestamente acho a penalização muito muito ligeira.

Sim, blá, blá, blá, whiskas saquetas...

Outra coisa é acelerares deliberadamente e em consequência disso estragares a prova a outros pilotos.
Entre outros pormenores, entre os quais, colocares em causa a segurança de outras pessoas.
Foi punido e muito bem.

O resto são tretas e balelas.

Acelerar deliberadamente?

Qualquer pessoa num carro com tracção atrás faria o mesmo. Aliás, achei isso espantoso. Ele a acelerar e o carro a não encontrar tracção e continuar para o primeiro spin.

Acelerar deliberadamente?

Qualquer pessoa num carro com tracção atrás faria o mesmo. Aliás, achei isso espantoso. Ele a acelerar e o carro a não encontrar tracção e continuar para o primeiro spin.

Não fazia não.

A técnica para controlar a derrapagem é levantar ligeiramente o pé.

Não fazia não.

A técnica para controlar a derrapagem é levantar ligeiramente o pé.

Como??

Estás a falar em wheel spin ou sliding?

É que quando a traseira desliza, num carro com tracção traseira, é porque não tens nenhuma força a actuar no eixo traseiro excepto a força centrifuga.
Deve-se por isso acelerar e virar o volante para onde o carro está a deslizar. Assim que haja tracção pode-se reduzir a aceleração (senão entra-se no chamado powerslide).

A não aplicação de aceleração quando a traseira desliza num carro rwd (ou levantar o pé totalmente do acelerador) só vai acelerar o spin.

É completamente oposto a um fwd.

O problema do Grosjean foi que não conseguiu prevenir o primeiro spin e acelerou a fundo pra tentar fazer um pião e ficar com a frente apontada na direcção da corrida.

Porque??

Ele quando vê que vai fazer um pião tenta o anti-stall e acelera a fundo, entrando na pista a fazer pião completamente descontrolado.
Uma atitude absurda de fazer no meio do pelotão.

Honestamente acho a penalização muito muito ligeira.

Porque é uma prova de automóveis, porque são pilotados por pessoas, e pessoas podem cometer erros. Agir de forma deliberada em prejuízo de terceiros é caso de punição, não me parece ter sido o que aconteceu.

A F1 está demasiado caprichosa nos toques, até pode levar a exceção, mas é claramente a minha ideia, nem encontro paralelo.

Porque é uma prova de automóveis, porque são pilotados por pessoas, e pessoas podem cometer erros. Agir de forma deliberada em prejuízo de terceiros é caso de punição, não me parece ter sido o que aconteceu.

A F1 está demasiado caprichosa nos toques, até pode levar a exceção, mas é claramente a minha ideia, nem encontro paralelo.

Não é fácil, mas vamos lá outra vez.
O ato de acelerar é deliberado, certo?
Tens um pedal, só carregas nele se quiseres, correto?
Portanto, quanto ao deliberado, acho que não há dúvidas.

Segundo, ele quando perde apoio, em consequência da ligeira derrapagem do MAG, ele tenta controlar, e o que lhe pode acontecer é sair para a escapatória.
Obviamente que perderia todos os lugares que conquistou. Mesmo os da pole! [:D]

Como não quer ir parar à escapatória (entra aqui a ação deliberada) ele acelera que nem um louco o carro.
E esta ação é completamente deliberada, portanto tem que ter noção das consequências.
Em resultado safa-se da escapatória, o carro entra pela pista adentro e com o movimento que tinha aliado à falta de tração provocada pela aceleração a fundo, entra em pião na pista, na primeira curva do circuito e logo após a largada, com bastantes carros a passar.

Varre literalmente dois carros, completamente inocentes nesta contenda.
Já agora, achas bem, pelo ponto de vista do Gasly e do Hulkenberg?

Portanto como foi uma ação deliberada e que ele não ponderou as consequências que poderia ter (e que poderiam ser bem piores) acho a penalização injusta.
Devia ter sido mais pesada! [:D]

Back