Porque é uma prova de automóveis, porque são pilotados por pessoas, e pessoas podem cometer erros. Agir de forma deliberada em prejuízo de terceiros é caso de punição, não me parece ter sido o que aconteceu.
A F1 está demasiado caprichosa nos toques, até pode levar a exceção, mas é claramente a minha ideia, nem encontro paralelo.
Não é fácil, mas vamos lá outra vez.
O ato de acelerar é deliberado, certo?
Tens um pedal, só carregas nele se quiseres, correto?
Portanto, quanto ao deliberado, acho que não há dúvidas.
Segundo, ele quando perde apoio, em consequência da ligeira derrapagem do MAG, ele tenta controlar, e o que lhe pode acontecer é sair para a escapatória.
Obviamente que perderia todos os lugares que conquistou. Mesmo os da pole! [

]
Como não quer ir parar à escapatória (entra aqui a ação deliberada) ele acelera que nem um louco o carro.
E esta ação é completamente deliberada, portanto tem que ter noção das consequências.
Em resultado safa-se da escapatória, o carro entra pela pista adentro e com o movimento que tinha aliado à falta de tração provocada pela aceleração a fundo, entra em pião na pista, na primeira curva do circuito e logo após a largada, com bastantes carros a passar.
Varre literalmente dois carros, completamente inocentes nesta contenda.
Já agora, achas bem, pelo ponto de vista do Gasly e do Hulkenberg?
Portanto como foi uma ação deliberada e que ele não ponderou as consequências que poderia ter (e que poderiam ser bem piores) acho a penalização injusta.
Devia ter sido mais pesada! [

]