F12006-GP China-1ºSchum2ºAlonso3ºFisi

Estado
Não está aberto a mais respostas.
citação:Originalmente colocada por DêCêIi

citação:Originalmente colocada por VTEC

lembro-me de ver um documentario em que o piloto nao tinha garantia q a gota chegasse ao fim... desligou o turbo durante umas voltas e perdia tempo que era uma loucura... qd poupou o suficiente, volta a ligar o turbo e ainda ganha a corrida...
:) :D [}:)]

Mas que comentário da treta (para não dizer pior...) tu viste...

O turbo não é componente mecânico que se possa fazer "On" / Off"...

:D [}:)] :D

Se nao estou em erro, o Sr. que proferiu tais palavras foi Nigel Mansell...

Tenho a sensação que pensas que os turbos surgiram como os conheces, 1.5dci, turbo de geometria variavel, muito linear, etc etc...:D[}:)]

PS: Foi algo que vi relativamente à pouco tempo e que quase de certeza nao sonhei:D
Se foi proferido pelo Mansell, torna-se mais grave...

Enfim... Se não tens a certeza de como as coisas funcionam, como é [?] Depois admiram-se...

Um turbo não é como o interruptor da luz lá de casa, ok [?]

Mas afinal que queres que faça??

Nao fui eu que inventei tal historia... foi quem trabalhou durante a era Turbo... Apenas citei aquilo que vi!!

Se quiseres, nao acredites, se nao tenta encontrar essa informação...

Nao fui eu que inventei tal historia... foi quem trabalhou durante a era Turbo... Apenas citei aquilo que vi!!

Eu procurar [?]

Se é para procurar uma asneira de todo o tamanho, não vale a pena o meu esforço...

Não se limitem a apenas citar ou transcrever o que vêem ou ouvem...

Eu procurar [?]

Se é para procurar uma asneira de todo o tamanho, não vale a pena o meu esforço...

Não se limitem a apenas citar ou transcrever o que vêem ou ouvem...

Parece que nao fui o unico a ver/ouvir isso...

Entao qual a informação que devemos ter a certeza de estar correcta?
A que vem de jornalistas?
A que vem dos "tecnicos de bancada"?

citação:Originalmente colocada por Xf

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Já agora... qt ao caso Montoya e Villeneuve, acham que era mesmo obrigatorio irem embora mais cedo?

Apesar de uns erros a mais, nao estavam assim tao mal (digo eu)...

A F1 está a ficar despovoada de figuras carismáticas. Se o Schumacher arrumar as botas este ano quem vai ficar no activo? Apenas 1 piloto que já foi campeão. E temos ainda alguns segundos planos a que nos habituámos também quase a abalar: de repente lembro-me do Barrichelo e do Coulthard.

Vendo bem, se o Tiago não arranjar este ano ou para o ano um lugar de jeito na F1 também já não arranja mais. E vamos lá a ver o que daqui sai em termos de novos valores. Só Alonso-Raikonnen é capaz de ser curto.

Kubica, Roseberg, Liuzzi, Kovalainen, Paffet, Hamilton....queres mais?
Acho que nunca a F1 teve tantos "jovens lobos" promissores como estes

Promessas há, confirmações e consagrados é que são poucos, é isso que eu queria dizer. Se clahar nas próximas épocas vamos ter uma elevada rotatividade de pilotos até emergirem os valores da nova geração.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

curiosamente já estive pessoalmente com o Rosberg (keke e nico) e com o lewis hamilton, aqui em braga, no mundial de karting :)

Um dia poderas dizer "Estive com o campeão do mundo de F1", digo eu!;)

citação:Originalmente colocada por ARDav

lembro-me de ver um documentario em que o piloto nao tinha garantia q a gota chegasse ao fim... desligou o turbo durante umas voltas e perdia tempo que era uma loucura... qd poupou o suficiente, volta a ligar o turbo e ainda ganha a corrida...

Tenho a sensação que pensas que os turbos surgiram como os conheces, 1.5dci, turbo de geometria variavel, muito linear, etc etc...:D[}:)]

PS: Foi algo que vi relativamente à pouco tempo e que quase de certeza nao sonhei:D

Também já vi algo assim
Eram as valvulas pop/off e nao on/off e serviam para restringir a entrada de ar nos turbos.;)

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

curiosamente já estive pessoalmente com o Rosberg (keke e nico) e com o lewis hamilton, aqui em braga, no mundial de karting :)

Um dia poderas dizer "Estive com o campeão do mundo de F1", digo eu!;)

Nãos eja por isso....

EU JÁ ESTIVE COM UM CAMPEÃO DO MUNDO ....... DE WRC.

(e ainda tive a lata de lhe pedir se podia tirar uma foto ao que ele aceitou! - e quem nao acreditar... nao vá à missa! )

:D

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

citação:Originalmente colocada por Xf
Kubica, Roseberg, Liuzzi, Kovalainen, Paffet, Hamilton....queres mais?
Acho que nunca a F1 teve tantos "jovens lobos" promissores como estes
Promessas há, confirmações e consagrados é que são poucos, é isso que eu queria dizer. Se clahar nas próximas épocas vamos ter uma elevada rotatividade de pilotos até emergirem os valores da nova geração.
É natural....de 98 a 2005 houve 3 campeões diferentes!
:)
É uma questão de tempo...

citação:Originalmente colocada por cesar matos

citação:Originalmente colocada por ARDav

Também já vi algo assim
Eram as valvulas pop/off e nao on/off e serviam para restringir a entrada de ar nos turbos.;)

é isso mesmo! foi o que acrescentei, era algo que diminuia eficácia do turbo! obrigado ;)

Isso do turbo desligar e ligar é uma grande treta...o que pilotos se limitavam a fazer era,segundo as informações que os engenheiros iam tendo da boxe a partir dos computadores rudimentares que haviam na altura e dos manómetros que haviam nos carros, reduzir ou aumentar a pressão do turbo.

Se tivessem gota até ao fim,aumentavam a pressão para o máximo que o motor desse,o que ia desde 1.5 até 1.7 bar (máxima pressão atingida por um motor turbo de F1).Senão,lá reduziam para 1.2 ou 1.0 bar.Além da redução da pressão do turbo,eles podiam inclusivé enriquecer ou não a mistura do combustivel,o que ajudava mais um pouco a reduzir o gasto de gota do motor.

O ligar/desligar do turbo não era relativo ao consumo mas sim ao próprio trabalhar do turbo na época.Só entrava a partir de determinadas rotações e quando entrava, era com a força toda.Dai o tal on/off...mas o turbo trabalhava sempre,não era um interruptor da luz.

citação:Originalmente colocada por Force

Isso do turbo desligar e ligar é uma grande treta...o que pilotos se limitavam a fazer era,segundo as informações que os engenheiros iam tendo da boxe a partir dos computadores rudimentares que haviam na altura e dos manómetros que haviam nos carros, reduzir ou aumentar a pressão do turbo.

Se tivessem gota até ao fim,aumentavam a pressão para o máximo que o motor desse,o que ia desde 1.5 até 1.7 bar (máxima pressão atingida por um motor turbo de F1).Senão,lá reduziam para 1.2 ou 1.0 bar.Além da redução da pressão do turbo,eles podiam inclusivé enriquecer ou não a mistura do combustivel,o que ajudava mais um pouco a reduzir o gasto de gota do motor.

O ligar/desligar do turbo não era relativo ao consumo mas sim ao próprio trabalhar do turbo na época.Só entrava a partir de determinadas rotações e quando entrava, era com a força toda.Dai o tal on/off...mas o turbo trabalhava sempre,não era um interruptor da luz.

Nem mais ouvi varias vezes os pilotos fazerem referencia aos motores turbo serem on/off, por causa da entrada brusca em funcionamento da turbina, quando o motor atingia rotações suficientes para por o turbo a rodar era explosão brutal de potencia, abaixo desse nivel de rotações o binario era muito fraco carro arrastava-se.
A imagens do ON/OFF era relativa a forma como o motor distribuia o binario pela faixa de rotações utilizaveis, a baixa rotação não havia binario e depois de repente debitava o binario todo de uma vez.

Enfim... Se não tens a certeza de como as coisas funcionam, como é [?] Depois admiram-se...

Que para a proxima ouças com mais atenção o que se diz.
Se tivesses a noção minima do que é e como funciona um motor turbo terias de certeza interpertado correctamente o que o Mansell disse.

Se passasse a haver apenas um deposito de combustivel para uma corrida, acho que já nao se podiam gerir o consumo como em outros tempos!
No passado faziam isso pois os turbos eram os principais gastadores... lembro-me de ver um documentario em que o piloto nao tinha garantia q a gota chegasse ao fim... desligou o turbo durante umas voltas e perdia tempo que era uma loucura... qd poupou o suficiente, volta a ligar o turbo e ainda ganha a corrida...
Actualmente, mesmo que voltasse a era turbo, parece-me impossivel repetir coisas destas...

Depois parece-me que um projecto desses iria obrigar as equipas a desenvolver motores de raiz...

PS: Infelizmente também acho q nao voltaremos a ver dessas manobras de pilotagem....;)

Actualmente os pilotos também podem gerir a riqueza da mistura que entra para o motor.

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

Que para a proxima ouças com mais atenção o que se diz.
Se tivesses a noção minima do que é e como funciona um motor turbo terias de certeza interpertado correctamente o que o Mansell disse.

Basicamente escrevi aquilo que o Sr. Mansell disse... Se ele diz com todas as letras, "Desliguei o turbo e quando recebi a informação da boxe que tinha gasolina suficiente voltei a liga-lo", parecem-me palavras muito esclarecedoras e proferidas por pessoa(s) que, perante a situação em causa, nao merece sequer que se coloque em dúvida!
Isto foi o que disse, agora qual o método que usam para haver essa quebra/aumento de potencia, nao faço ideia.

Nao sou eng. mecanico (e mt menos especializado em automoveis), apenas que á 20 anos, a tecnologia existente era bastante diferente da actual. À 20 anos suponho que os turbos eram de geometria fixa... e já agora levanta-me outras duvidas sobre algo que nem é propriamente F1... um turbo de geometria fixa nao funciona so quando chegar ao regime pre-estabelecido?
Mesmo das muitas coisas que se dizem, os segredos da F1 sao muito bem guardados, sendo por isso "normal" que apenas se sabe o principio basico de funcionamento, o que na realidade costuma ser bem mais complexa.

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

Se passasse a haver apenas um deposito de combustivel para uma corrida, acho que já nao se podiam gerir o consumo como em outros tempos!
No passado faziam isso pois os turbos eram os principais gastadores... lembro-me de ver um documentario em que o piloto nao tinha garantia q a gota chegasse ao fim... desligou o turbo durante umas voltas e perdia tempo que era uma loucura... qd poupou o suficiente, volta a ligar o turbo e ainda ganha a corrida...
Actualmente, mesmo que voltasse a era turbo, parece-me impossivel repetir coisas destas...

Depois parece-me que um projecto desses iria obrigar as equipas a desenvolver motores de raiz...

PS: Infelizmente também acho q nao voltaremos a ver dessas manobras de pilotagem....;)

Actualmente os pilotos também podem gerir a riqueza da mistura que entra para o motor.

Mas actualmente o controlo é feito quase em exclusivo da boxe... toda a estrategia, todos os calculos,...

O rádio sempre serviu na era moderna da F1 (desde o advento da telemetria) para os engenheiros indicarem aos pilotos a regulação dos vários sistemas durante a corrida: Prost, Senna, Piquet, Mansell, todos eles experimentaram esse «teleguiamento» vindo das boxes! E até mais do que agora, pois a telemetria podia agir no sentido box-pista o que é proibido desde há vários anos.

citação:Originalmente colocada por Force

Se o turbo tivesse uma pressao de 1 bar, entao estava desligado...ou nao??

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior