Fado versus Pimba

há fados que são bacanos... e sem dúvida é muito mais Português do que o Pimba....

Pimba são aqueles gajos que não sabem cantar minimamente, e ganham dinheiro á pala disso....

Mas há piores... por ex : D'ZRT

Sem duvida..o toque da guitarra de fdista é lindissimo..tem qualquer coisa de misterioso e profundo..mas ao mesmo tempo relaxante. De qualquer forma nao ouço fado no meu quatidiano, nem mesmo musica pimba. Sou da opiniao a maior parte, que pimba é em festas publicas como queima das fitas e assim.. e o fado admito ouvir muito muito raramente.

PS: Devo-vos dizer que a cerca de 6 meses atras eu parei perto da praia com a minha namorada. (n foi para isso qu estao a pensar, a serio) E chuvia que era uma coisa incrivel..e algures nao sei onde, estava um daqueles megafones mas fracote..possivelemnte emcima de um poste nao sei..nem com que proposito la estava..e estava a dar fado! Nao sei o nome..mas nunca mais me esqueço desse dia..aquele som com pouca clareza, vindo de um megafone que soprava um som vindo de longe, e aquele fado.. digo-vos sinceramente, que coisa linda!

Mesmo nao sendo fado, digam-me la...quem é que resiste aquela introduçao instrumental do Homem do Leme?? So aquele tilintar da guitarra parece que nos remota para os antepassados portugueses.. nao acham?

triste sina esta de ser estudante...

e ter de sua terra sair....

sempre com aquela esperança ....

de um dia doutor vir a ser.....

quis o destino que este estudante...

para lisboa ele fosse viver....

sete colinas cheias de encanto com mtas historias de amores e tradiçoes...

[:p]

Aprecio musica de Tuna, Fado - as desgarradas sao brutais, aquele fado vadio .... a musica pimba serve para um gajo gozar com a malta.

O fado agora é que é fashion ..... e pagam-se balurdios para ir a casas de fados.... pq o fado nao é dos ricos nem dos pobres... é dos portugueses ;)

mas quem me tira MATA RATOS..... [:p]

Pensam que não gostam de pimba? então vão a um concerto de Quim Barreiros (grátis)! Digo-vos que é a loucura! Tou sempre a ir a concertos e o Quim Barreiros está lá no topo! É moxe, é tudo aos saltos etc![^][^][^]

Pimba também serve para ouvir no rádio do carro em altos berros quando temos lá amigos! Tudo na calhofa! Ainda me lembro quando fui ao super bock, e saimos de lá a ouvir o "apita o comboio" com as colunas quase a rebentar! Foi de chorar a rir! [}:)][}:)][}:)] O mal da música pimba é que não dá para ouvir em casa lol.

Já fado não acho a minima piada, mas há mto pessoal que gosta. Eu detesto.

Alguns musts de pimba:

Quim Barreiros - a cabritinha (obrigatoria! O refrão é mesmo para saltar[:X][:X][:X])

Quim Barreiros - Chupa Teresa

Quim Barreiros - Minha vaca louca (esta letra esta linda! lol)

Saul - Esfrega os pitos com alho

Toy - Chama o antónio

José Malhoa - Aperta Aperta com ela

taZe Cabra - Os tomates do padre Inacio (Pimba)

Experiencia engraçada:

Saquem a Quim Barreiros - Eu gosto de mamar nos peitos da cabritinha
e quando ouvirem o refrão vejam estes smiles que vou meter aqui em baixo! Ta tudo a saltar ao som da música! LOL

[:X][:X][:X][^][^][:X][:X][:X][:X][:X][^][^][^][^][:X][:X][:X]

São coisas muito diferentes: uma, o fado, é um género musical de corpo inteiro. É música de raiz, o que sucintamente quer dizer que tem poucas raízes conhecidas - embora se discutam origens africanas e brasileiras e mantem-se quase inalterada ao longo das décadas. A outra - o pimba - é uma mistura de géneros, um blend de folclore e popular.

A principal diferença entre as duas é bem patente nos seus objectivos: o pimba não pretende mais do que divertir, cativando o seu público pelas letras de fácil entendimento e pelos ritmos facilmente dançáveis. Prima pela simplicidade musical. O fado visa emocionar pela sua autenticidade, pelo sentimento que transmite e é mais complexa musicalmente, se pensarmos só no trabalho da guitarra portuguesa e o recurso a outros tons que não os maiores...

É claro que há, como em todos os tipos de músicas, mau e pior pimba e bom e mau fado. A gradação dessa subjectividade é normalmente atribuída pelos puristas, os entendidos na matéria, que normalmente classificam como bom o que respeita a tradição e como mau o que foge à regra.

Mas o que conta mesmo é o veredicto do público. E nisso o pimba só acumula vitórias.

Como sou músico amador e me dedico a outro género de raiz (os blues) não tenho grande simpatia pelo pimba e nutro pelo fado algum afecto: é, tal como nos blues, um género totalmente dependente da autenticidade e do sentimento. Não dá para "fingir um fado" sob pena de o resultado final ser abjecto para o público. Por mais que a ouça, a introdução dos "Verdes Anos" do Mestre Paredes causa-me sempre arrepios...

Mas admito que seria bem mais fácil gostar de pimba.

citação:Originalmente colocada por JC

São coisas muito diferentes: uma, o fado, é um género musical de corpo inteiro. É música de raiz, o que sucintamente quer dizer que tem poucas raízes conhecidas - embora se discutam origens africanas e brasileiras e mantem-se quase inalterada ao longo das décadas. A outra - o pimba - é uma mistura de géneros, um blend de folclore e popular.

A principal diferença entre as duas é bem patente nos seus objectivos: o pimba não pretende mais do que divertir, cativando o seu público pelas letras de fácil entendimento e pelos ritmos facilmente dançáveis. Prima pela simplicidade musical. O fado visa emocionar pela sua autenticidade, pelo sentimento que transmite e é mais complexa musicalmente, se pensarmos só no trabalho da guitarra portuguesa e o recurso a outros tons que não os maiores...

É claro que há, como em todos os tipos de músicas, mau e pior pimba e bom e mau fado. A gradação dessa subjectividade é normalmente atribuída pelos puristas, os entendidos na matéria, que normalmente classificam como bom o que respeita a tradição e como mau o que foge à regra.

Mas o que conta mesmo é o veredicto do público. E nisso o pimba só acumula vitórias.

Como sou músico amador e me dedico a outro género de raiz (os blues) não tenho grande simpatia pelo pimba e nutro pelo fado algum afecto: é, tal como nos blues, um género totalmente dependente da autenticidade e do sentimento. Não dá para "fingir um fado" sob pena de o resultado final ser abjecto para o público. Por mais que a ouça, a introdução dos "Verdes Anos" do Mestre Paredes causa-me sempre arrepios...</u>
Mas admito que seria bem mais fácil gostar de pimba.

[^][^] Excelente exemplo q colocaste...

Para quem afirma q nao gosta de fado, apenas e somente aconselho ouvirem com atenção algumas músicas de Carlos do Carmo...

Voltar
Superior