Blue2004eyes
Banido
Não gosto de nenhum
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por JC
São coisas muito diferentes: uma, o fado, é um género musical de corpo inteiro. É música de raiz, o que sucintamente quer dizer que tem poucas raízes conhecidas - embora se discutam origens africanas e brasileiras e mantem-se quase inalterada ao longo das décadas. A outra - o pimba - é uma mistura de géneros, um blend de folclore e popular.
A principal diferença entre as duas é bem patente nos seus objectivos: o pimba não pretende mais do que divertir, cativando o seu público pelas letras de fácil entendimento e pelos ritmos facilmente dançáveis. Prima pela simplicidade musical. O fado visa emocionar pela sua autenticidade, pelo sentimento que transmite e é mais complexa musicalmente, se pensarmos só no trabalho da guitarra portuguesa e o recurso a outros tons que não os maiores...
É claro que há, como em todos os tipos de músicas, mau e pior pimba e bom e mau fado. A gradação dessa subjectividade é normalmente atribuída pelos puristas, os entendidos na matéria, que normalmente classificam como bom o que respeita a tradição e como mau o que foge à regra.
Mas o que conta mesmo é o veredicto do público. E nisso o pimba só acumula vitórias.
Como sou músico amador e me dedico a outro género de raiz (os blues) não tenho grande simpatia pelo pimba e nutro pelo fado algum afecto: é, tal como nos blues, um género totalmente dependente da autenticidade e do sentimento. Não dá para "fingir um fado" sob pena de o resultado final ser abjecto para o público. Por mais que a ouça, a introdução dos "Verdes Anos" do Mestre Paredes causa-me sempre arrepios...</u>
Mas admito que seria bem mais fácil gostar de pimba.
citação:Originalmente colocada por lamborghini_
Já vi e não gostei. Faz-me lembrar os típicos filmes portuguesas[xx(]