FAP 508 1.6 e-hdi 112 cv

elblase, o sistema é semelhante... embora neste teu último video seja referente aos novos motores Blue HDI que já usam ADBlue em vez do Eolys [;)]

Não encontrei o e-HDI mas o funcionamento é o mesmo. Tem o tanque de Eolys e injecta no tanque de combustível a quantidade necessária após cada atesto de gasóleo (seja 10/20 ou 30€). Depois é injectado normalmente.

Se encontrar em PT, coloco aqui. Se quiserem, vejam no site da Tenneco/Walker que tem muita informação.

Olá mais uma vez,

Estou-me a lembrar que na ultima revisão o oleo do motor ficou cerca de 1 cm acima da marca do maximo, pose ter alguma coisa a ver?

Olá mais uma vez,

Estou-me a lembrar que na ultima revisão o oleo do motor ficou cerca de 1 cm acima da marca do maximo, pose ter alguma coisa a ver?

não nem por isso, e ter ficado 1 cm acima do máximo, podia ter sido só naquele momento, de manhã cedo antes de pôr o carro a trabalhar é que deves com o carro num local o mais direito possível, ver o nível do óleo e ver que já deve estar nivelado pela escala da vareta... não é ver no final de já teres andado com ele a quente...

seja como for vai a oficina mandar fazer um diagnostico e ficas logo a saber pelos erros o que se passa... hoje em dia infelizmente é assim, há problemas, tens de ir a oficina para saber o que se passa, porque impera a electrónica no carro e não a mecânica... ou investes num equipamento OBD para teres em casa e fazes tu o diagnostico e vês o que é e vais a oficina depois...

Mais vale ir à marca ou a outro lado qualquer mandar fazer diagnóstico.
O erro desapareceu do CB mas pode ainda estar na centralina e assim ficas a saber se é realmente do FAP ou outra coisa qualquer.

Esse motor precisa de fazer muita AE para compensar o facto de fazeres muita cidade senão vais ter problemas. Tenho o mesmo motor e já interrompi pelo menos 3 regenerações (60k Km).
Ainda para mais, estás a entrar na quilometragem critica para a manutenção do FAP (120 a 220k Km não me recordo ao certo o que o manual indica mas será algo entre estes dois valores).

A luz de avaria pode estar relacionada com as interrupções das regeneração.
Após várias interrupções o carro vai acender a luz e forçar uma regeneração, que após concluída volta tudo ao normal.

A luz de manutenção pode estar relacionada com o mesmo problema, ou seja, se o teu carro fizer a injecção suplementar de combustível com vista à regeneração no interior das câmaras de combustão, as sucessivas interrupções vão contaminar o óleo do motor, o que justifica a mudança de óleo e filtro de forma prematura.

Se por outro lado o teu motor estiver equipado com o chamado 5º injector, essas injecções serão feitas no colector à saída dos cilindros, o que evita a contaminação do óleo, logo poderão ser coisas que não estão relacionadas.

Isto são suposições, nada como ler o erro como foi sugerido para apurar de facto o que originou os avisos.

Olá mais uma vez,

Óleo a mais pode provocar um excesso de queima de óleo, que inevitavelmente vai causar uma saturação excessiva do filtro de partículas.

Para além disso óleo em excesso, a partir de um certo nível, provoca uma lubrificação deficiente de todos os componentes lubrificados pelo circuito do óleo, incluindo bronzes, turbo, etc...

Para além disso (apesar de não ser diretamente relacionado) acho que devo informar que nos motores 1.6 HDI (mais especificamente motores DV6) existiram um conjunto de TSB especificamente dedicados a informar o procedimento correto, de forma detalhada, da mudança de óleo, de forma a não causar uma lubrificação deficiente. Uma das indicações especificava que não podem ser usados métodos de sucção neste motor para extração do óleo, assim como o nível do óleo (lido na vareta) deve-se manter entre 3/4 e o máximo. Isto deve ser medido após 60 segundos com o carro ao relantim e passado 5 minutos de espera. Especifica também que se esse procedimento não for levado à risca, basicamente o carro ficaria sem garantia.

Na integra o TSB pode ser consultado aqui: http://bigjohnd.org.uk/CCC/OilChange-DV6.pdf

Pois, não percebo porque de metrem oleo a mais. Verifiquei o nivel do oleo logo depois da revisao, fiz 15 km até casa, o oleo ja estava preto, como se tivesse muito usado ( tb mudaram o filtro de oleo) lembrei-me logo que o oleo tinha sido sugado.
Quando mudo o oleo em casa ao meu golf, vou verificar o nivel e nota-se logo que é oleo novo, mesmo depois de alguns kms.

Boas pessoal, vou tentar renascer com este topico :)
Ultimamente a minha 508 sw também lança o aviso do filtro de particulas durante uns segundos e volta a desligar. Já fui a oficina onde me disseram que não era nada de especial. A verdade e que de vez em quando la vem o erro e volta a desaparecer. é um bocado chato.

Já pensei que fosse de interromper a regeneração do filtro. Mas como consigo ver se ele esta a fazer regeneração? Se conseguisse identificar, tentava circular ate terminar. No carro da minha irmã por exemplo (alfa guilieta) tem uma luz que indica este processo e devemos circular com o carro ate completar. Contudo na 508 nunca consigo perceber.

Obrigado

Boas pessoal, vou tentar renascer com este topico :)
Ultimamente a minha 508 sw também lança o aviso do filtro de particulas durante uns segundos e volta a desligar. Já fui a oficina onde me disseram que não era nada de especial. A verdade e que de vez em quando la vem o erro e volta a desaparecer. é um bocado chato.

Já pensei que fosse de interromper a regeneração do filtro. Mas como consigo ver se ele esta a fazer regeneração? Se conseguisse identificar, tentava circular ate terminar. No carro da minha irmã por exemplo (alfa guilieta) tem uma luz que indica este processo e devemos circular com o carro ate completar. Contudo na 508 nunca consigo perceber.

Obrigado

se fosse problemas de FAP, eles na oficina com a maquina de diagnostico viam logo isso...
mas pronto para veres o FAP a regenerar basta instalares um pequeno led na porta ligado ao desembaciador do espelho que vai ligar quando começar a regenerar e desligar quando acabar a regeneração , e ligas o led ao positivo do desembaciador e o negativo á carrosseria para o veres acender e apagar, tal como no esquema da imagem...
image-BBBE_5A661F2B.jpg

share-BBBE_5A661F2B.html

share-BBBE_5A661F2B.html

se fosse problemas de FAP, eles na oficina com a maquina de diagnostico viam logo isso...
mas pronto para veres o FAP a regenerar basta instalares um pequeno led na porta ligado ao desembaciador do espelho que vai ligar quando começar a regenerar e desligar quando acabar a regeneração , e ligas o led ao positivo do desembaciador e o negativo á carrosseria para o veres acender e apagar, tal como no esquema da imagem...
image-BBBE_5A661F2B.jpg

share-BBBE_5A661F2B.html

share-BBBE_5A661F2B.html

Boas, realmente já me tinham falado nisto. Sempre que está a regenerar, liga o desembaciador.

Muito obrigado. Vou tentar instalar seguindo o teu esquema.

Abraço

Voltar
Superior