FAP contamina o óleo do motor

Não concordo com absolutamente nada dos disparates que dizes. Se queres carro a gasolina força.

Não tens de concordar ou discordar, é a realidade do diesel em uso essencialmente urbano e que atropela qualquer "recomendação" de livro que possas ter....teorias à parte, ou FP inexistente/anulado ou otto/gpl

Ai tenho tenho. Não és tu que me vais obrigar a nada.
A quem tiver um diesel moderno e que seja sujeito a contaminação no oleo por utilização citadina/pouca kilometragem, fica a minha recomendação de fazerem uma muda de oleo aos 6 meses, tal como em principio é referido no manual técnico do carro.
Agora o que dizes depois do teu primeiro post já não me interessa. Quem ler isto que faça um juízo do que deve ou não fazer.

Ai tenho tenho. Não és tu que me vais obrigar a nada.
A quem tiver um diesel moderno e que seja sujeito a contaminação no oleo por utilização citadina/pouca kilometragem, fica a minha recomendação de fazerem uma muda de oleo aos 6 meses, tal como em principio é referido no manual técnico do carro.
Agora o que dizes depois do teu primeiro post já não me interessa. Quem ler isto que faça um juízo do que deve ou não fazer.

Quem ler isso, está a ler um teórico, quando as mudas têm (e são) de ser mais curtas porque o óleo contamina bem depressa após o primeiro episódio do FP e mais depressa ainda passa o nível máximo.

Alguém que dá conselhos que podem implicar um motor na oficina não requere qualquer juízo, só dois dedos de testa.

Uma recomendação prática para quem acredita no santo manual....óleo a pouco mais de meio. Sempre dá para ir controlando[:p]

So dizes disparates mais nada. Quem tiver subida de oleo devido a contaminação que faça e deve fazer uma mudança de oleo extra. Em principio é suficiente para garantir um motor saudavel para quem faz poucos kilometros.
Isto é que é um bom conselho, o resto são disparates, tipo és tu quem paga etc.

So dizes disparates mais nada. Quem tiver subida de oleo devido a contaminação que faça e deve fazer uma mudança de oleo extra. Em principio é suficiente para garantir um motor saudavel para quem faz poucos kilometros.
Isto é que é um bom conselho, o resto são disparates, tipo és tu quem paga etc.

Isso não resolve a contaminação e principalmente o custo em ciclos de 2/3 meses ...

É uma chatice quando as teorias são largamente ultrapassadas pela realidade

Gabo-te a paciência oh tonyV [:D]

Não posso deixar passar o branqueamento de um problema grave e caro como algo com o nome pomposo de "intervenção intermédia":sh)

Uma coisa é alguém com um diesel e sem conhecimento do problema, ver-se à rasca. Outra é alguém ingénuo deixar-se levar por conversas de intervenções "programadas"....e comprar para um uso que não está preparado.

A mim já saiu do bolso por duas vezes,,,,

Isso não resolve a contaminação e principalmente o custo em ciclos de 2/3 meses ...

É uma chatice quando as teorias são largamente ultrapassadas pela realidade

Não resolve nem eu disse que resolvia...o que disse é que se deve de fazer uma mudança de oleo extra...e essa mudança é suficiente na maioria dos casos e preconizada pelos fabricantes. Quais ciclos de 3 meses quais disparates.

O meu Nissan faz 5000 ano e não tem qualquer contaminação...o Mazda da minha irma que faz 3,5 mil so em cidade ano demora um ano inteiro a atingir o X. Com 5 anos nunca deu qualquer alarme, nem aviso de qualquer especie do FAP. Vai fazer uma muda extra por ano.
Agora se acham que o conselho de efectuar uma muda extra é mau....fica para a apreciasção de cada um. Com paciencia ou sem ela.

Não resolve nem eu disse que resolvia...o que disse é que se deve de fazer uma mudança de oleo extra...e essa mudança é suficiente na maioria dos casos e preconizada pelos fabricantes. Quais ciclos de 3 meses quais disparates.

A ver se percebes. A mudança de óleo é feita de acordo com a contaminação ou não do mesmo e não de 6 em 6 meses (é uma medida irreal para uso ciradino...mas há quem goste de andar com óleo contaminado).

Contínuas a insistir em km, quando o problema é alheio ao número de km e relaciona-se com número de partículas produzidas (maior a frio e percursos curtos ou muito curtos), a frequência dos mesmos e número de ciclos abortados.

O que não faltam são relatos de pessoas com problemas de contaminação/FPs nas lonas...nunca vi ou ouvi ninguém (eu incluído) a resolver o problema com 2 mudanças de óleo e filtros anuais. As oficinas continuam bem cheias de casos recorrentes e de FPs para remover....

Os manuais também dizem que um consumo de até 1L de óleo a cada 1000km's é normal, eu se tivesse um carro assim mandava-o ao rio!
Contra essa "salvaguarda" do consumo de óleo nunca se insurgiram agora com os FAP's que, percebendo o seu funcionamento se chega facilmente à conclusão que não "dão para cidade", já andam todos assanhados com os fabricantes!? :confused:

O pessoal compra carros diesel de largos milhares €'s para fazer meia dúzia de km's por ano e depois o culpado é o fabricante porque acha que nestas condições é preciso trocar o óleo regularmente e gastar alguns 50€... que roubo![8b]

Vocês acham mesmo que resolvem um problema no farol da frente substituindo o pneu de trás direito ou pintando o parachoques do carro do vizinho?!?!

Independentemente da mudança de oleo ser no periodo normal, no periodo normal para utilização intensiva ou até diária, há qualquer coisa bem anormal com o carro que faz com que haja demasiado gasoleo a ser misturado com o oleo. O nível não sobe assim tanto tão depressa, por mais atípica que seja a utilização.

Todos os casos que ví com sintomas semelhantes, tanto nos mazda 5/6 como nalguns Ford com o mesmo motor, tinham uma de 2 situações:
- um sensor lixado
- fap lixado

Ambos faceis de identificar, com alguma atenção, conhecimento e equipamento apropriado. Tudo ao alcance da marca ou de uma boa oficina, se estiverem prai virados.

Agora, o dono pode é queixar-se da conta e da frequência com que tem essa conta, mas isso só resolve trocando de carro.

O nível não sobe assim tanto tão depressa, por mais atípica que seja a utilização.

Exactamente...acabei de dizer que o carro da minha irmã em utilização de trajectos muito curtos (media anual de apenas 3500 kms +-) e sempre em cidade demora um ano a atingir o nível X, que é o ponto critico. Se efectuar a muda de óleo não chega a atingir esse nível evidentemente.

@tonyv
Fica o teu conselho, quem tiver um carro a gasóleo moderno que o venda e compre um a gasolina.
E fica o meu.

Vocês acham mesmo que resolvem um problema no farol da frente substituindo o pneu de trás direito ou pintando o parachoques do carro do vizinho?!?!

Independentemente da mudança de oleo ser no periodo normal, no periodo normal para utilização intensiva ou até diária, há qualquer coisa bem anormal com o carro que faz com que haja demasiado gasoleo a ser misturado com o oleo. O nível não sobe assim tanto tão depressa, por mais atípica que seja a utilização.

Todos os casos que ví com sintomas semelhantes, tanto nos mazda 5/6 como nalguns Ford com o mesmo motor, tinham uma de 2 situações:
- um sensor lixado
- fap lixado

Ambos faceis de identificar, com alguma atenção, conhecimento e equipamento apropriado. Tudo ao alcance da marca ou de uma boa oficina, se estiverem prai virados.

Agora, o dono pode é queixar-se da conta e da frequência com que tem essa conta, mas isso só resolve trocando de carro.

Sabes o que é um FP lixado....É ao fim de "entupir" a primeira vez....nunca mais consegues muitos meses sem problemas. Mesmo depois de limpo e bem limpo!

E por isso digo e repito ao fim da primeira vez, vão ser frequentes as mudas de óleo+filtros+ a regeneração forçada e/ou limpeza.

No final falamos de óleo+filtros+FP fora ou novo.....ou óleo a meio para não extravasar, passear o "cão" uma vez por mês (como costumava fazer). Como é óbvio alguma contaminação vai apanhando neste esquemam, mas não sou eu que compro carros para ter de abrir motor mais tarde:sh)

Por aqui qualquer diesel 1.3 cdti, 2.7tdi acusaram o toque quando começaram a andar só em cidade...o único mais resistente foi o 1.6hdi e o outro só faz estrada.

Trocar para quem pode e/ou quer....ou FP off

Exactamente...acabei de dizer que o carro da minha irmã em utilização de trajectos muito curtos (media anual de apenas 3500 kms +-) e sempre em cidade demora um ano a atingir o nível X, que é o ponto critico. Se efectuar a muda de óleo não chega a atingir esse nível evidentemente.

@tonyv
Fica o teu conselho, quem tiver um carro a gasóleo moderno que o venda e compre um a gasolina.
E fica o meu.

O teu conselho para quem usa carro diesel em ambiente citadino é estúpido. A não ser que gostes ou troques de carro frequentemente (quando começarem os custos de manutenção aparecer). Por acaso acho que um FP recondicionado já só custa ~200€....

Os manuais também dizem que um consumo de até 1L de óleo a cada 1000km's é normal, eu se tivesse um carro assim mandava-o ao rio!
Contra essa "salvaguarda" do consumo de óleo nunca se insurgiram agora com os FAP's que, percebendo o seu funcionamento se chega facilmente à conclusão que não "dão para cidade", já andam todos assanhados com os fabricantes!? :confused:

O pessoal compra carros diesel de largos milhares €'s para fazer meia dúzia de km's por ano e depois o culpado é o fabricante porque acha que nestas condições é preciso trocar o óleo regularmente e gastar alguns 50€... que roubo![8b]

Bate menos com a cabeça e critica mais quem não informa os clientes na altura da compra de carros a diesel...ninguém é obrigado a conhecer limitações de determinados veículos!!!

Além do mais (já foi pior) começa logo à boca do concessionário a novela "o melhor é comprar diesel"

Bate menos com a cabeça e critica mais quem não informa os clientes na altura da compra de carros a diesel...ninguém é obrigado a conhecer limitações de determinados veículos!!!
Ninguém é obrigado a fazer contas e perceber que não precisa de gastar 45.000€ num monovolume diesel com 170cv's para fazer trajetos de 2km's!:rolleyes:
Vou criticar os vendedores e as marcas? Adaptaram-se ao mercado, num pais tão pequeno compra-se diesel pq sim, para mostrar ou sei lá... e então nos últimos anos é só o que se vende.
As marcas começaram a reduzir a oferta em gasolina pq não há interessados "suficientes".
Os vendedores ganham à % e os diesel são mais caros, os clientes não estão interessados em gasolina e a oferta que têm para mostrar é pouca ou nenhuma... adaptaram-se.

Sabes o que é um FP lixado....É ao fim de "entupir" a primeira vez....nunca mais consegues muitos meses sem problemas. Mesmo depois de limpo e bem limpo!
A experiência que tenho é diferente.

Um FAP bem limpo fica perfeitamente funcional. Se não fica, é porque já não estava em condições antes e devia ter sido trocado.
Agora, ninguém dá garantias que a limpeza vai resolver o problema. é possível que a limpeza resolva o problema, a substituição resolve. O dono opta por aquilo que achar melhor, sendo que uma opção pode servir apenas para adiar a resolução.
Se resolver, porreiro, ficou bem mais em conta que um fap novo. Por aqui só não resultou 1x...

Se não te deram a opção ou não te explicaram um metodo e outro, tens que mudar de mecânico

Atenção, a limpeza que falo é diferente da regeneração forçada e muitos outros metodos que alguns sapateiros chamam de limpeza. o que falo envolve a remoção do FAP e limpeza com equipamento especializado.

A experiência que tenho é diferente.

Um FAP bem limpo fica perfeitamente funcional. Se não fica, é porque já não estava em condições antes e devia ter sido trocado.
Agora, ninguém dá garantias que a limpeza vai resolver o problema. é possível que a limpeza resolva o problema, a substituição resolve. O dono opta por aquilo que achar melhor, sendo que uma opção pode servir apenas para adiar a resolução.
Se resolver, porreiro, ficou bem mais em conta que um fap novo. Por aqui só não resultou 1x...

Se não te deram a opção ou não te explicaram um metodo e outro, tens que mudar de mecânico

Atenção, a limpeza que falo é diferente da regeneração forçada e muitos outros metodos que alguns sapateiros chamam de limpeza. o que falo envolve a remoção do FAP e limpeza com equipamento especializado.

O método que falo e que foi feito é mesmo regeneração forçada MAIS abertura e limpeza do FP...porque por muito bem que tentem limpar o miolo, é muito difícil a penetração dos solventes e remoção/limpeza total (daí a regeneração primeiro, para tentar limpar parte).

FPs com menos de 70mil km...não deviam estar no fim da vida útil[;)]

Back