FAP: sim ou não?

curvas

New member
Bom dia, estou a pensar adquirir um carro que vem com FAP e queria saber quais as vantagens e desvantagens do filtro de partículas. Agradeço desde já a vossa colaboração.

a principal vantagem é que, teoricamente, vais contribuir para um mundo mais verdinho.
Na pratica, em principio pagas menos 500€ de ISV na compra, mas verifica bem se mais tarde não tens que fazer uma manutenção (normalmente por volta dos 150.000km) que custa 1000€.
De resto tens o escape sempre branquinho, se é que isso é importante.

a principal vantagem é que, teoricamente, vais contribuir para um mundo mais verdinho.
Na pratica, em principio pagas menos 500€ de ISV na compra, mas verifica bem se mais tarde não tens que fazer uma manutenção (normalmente por volta dos 150.000km) que custa 1000€.
De resto tens o escape sempre branquinho, se é que isso é importante.

Para além disso, por norma perde-se sempre entre 1-2% de potência.

Caros senhores
Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas)?Obrigado

Caros senhores
Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas)?Obrigado

Isso é ilegal, imoral e altamente prejudicial para o meio ambiente.

Caros senhores
Das duas uma, ou tens dinheiro para uma manutenção decente ou vende o carro a quem tenha.

Isso é crime.

Se fosse apenas uma questão ambiental...mas.não, é um problema de saúde pública e que eu saiba contribuir voluntariamente para dar cabo da saúde a outrém é crime.

Não faltam casas à fazer isso é só ir ao Google. O resto vai da consciência.

Penso que há empresas que vendem faps recondicionados pode ser uma boa opção para não alterares o veículo

Isso é ilegal, imoral e altamente prejudicial para o meio ambiente.

Não é só prejudicial para o meio ambiente, é directamente prejudicial aos seres vivos.

As partículas nos gases de combustão de gasóleo são cancerígenas, além de provocarem mortes e hospitalizações por exacerbarem doenças cardíacas e pulmonares, sabendo-se que crianças e idosos são mais vulneráveis a estas situações.

https://ww2.arb.ca.gov/resources/overview-diesel-exhaust-and-health

Mas quanto custa um FAP da concorrência? Para o meu A4 2.0 TDI, um FAP novo custa no ebay cerca de 300 € .

300 € de 150,000 em 150,000 Kms também não me parece uma despesa assim tão elevada...

Não nos esqueçamos que existe gente que nem sabe o que um filtro de partículas, ou para que serve. Ouvem dizer que é para dar despesa e que dá para tirar, portanto toca a mexer. Ainda assim, se fazer algo assim nestas circunstâncias é grave, quando efectivamente sabem o que estão a fazer, considero isso criminoso (para ser simpático).

É uma das tristes realidades que temos por causa das emissões dos diesel. Vamos levar com a poluição agravada de n artistas que, não contentes com as emissões já aldrabadas por parte dos fabricantes, ainda retiram o pouco que existe nas viaturas deles para ajudar a que todos respiremos um bocadinho melhor. Que praga...

tirar o FAP é imoral, obviamente.

mas também é imoral centrais a carvão sem FAP. Não é que seja exequível meter FAP naquilo, mas pronto, tão a ver a ideia...

Mas quanto custa um FAP da concorrência? Para o meu A4 2.0 TDI, um FAP novo custa no ebay cerca de 300 € .

300 € de 150,000 em 150,000 Kms também não me parece uma despesa assim tão elevada...
Normalmente tirar o filtro de particulas faz parte do "pacote" estilo aqueles de TV/net/voz. Tira o filtro de particulas, anula a EGR e faz uma repro para dar mais uns cavalitos, e isto combina bem porque a repro sem as outras duas coisas vai fazer com que o filtro e a EGR comecem a dar problemas muito mais rapidamente para alem de nao dar tantos cavalos.

Procurar um filtro usado/recondicionado/da concorrencia ou ate simplesmente tira-lo para limpar e voltar a meter e daquelas coisas para hippies que se preocupam com coisas sem importancia como andar a dar cancro a vizinhanca toda.

Porquê de 150 em 150 mil kms?:confused:

FAP: sim ou não?

bfa4b311253dc15bc0180a7ef2fc9696.jpg

Só espero que quem retire os FAP venha um dia a sofrer aquilo que está a”prometer” aos outros!!

Eu no meu fogareiro respeito as normas do fabricante porque saiu de fábrica sem FAP, portanto não me posso sentir culpado, certo?

Back