Fará sentido? CL600 inside...

Tanto faz sentido o dono queres por GPL como existir um CL 600 quando existe um CL 63 AMG ou CL 65 AMG porque um é 5.5 V8 Biturbo (CL 63) (antes eram 6.2 V8) e o outro é 5.5 V12 biturbo (CL 600) ou 6.0 V12 biturbo (CL 65), alem que o resto do carro num está mais virado para a dinâmica de performance e o outro para a dinâmica de conforto.

Se faz sentido em relação a um 63 AMG?
Sim, para quem o comprou fará, provavelmente privilegia o conforto do 600, aliado à força bruta do motor, em vez da configuração mais desportiva do AMG.

Se faz sentido converter para gás?
Claro que faz, porque não?
Fica com maior autonomia (gasolina + gpl).
Fica com metade da despesa quando anda a gás.

Independentemente de se ter muito ou pouco dinheiro, se é possível pagar 70 cents por litro de combustível, porque é que havemos de pagar 1.60 €?

Se faz sentido em relação a um 63 AMG?
Sim, para quem o comprou fará, provavelmente privilegia o conforto do 600, aliado à força bruta do motor, em vez da configuração mais desportiva do AMG.

Se faz sentido converter para gás?
Claro que faz, porque não?
Fica com maior autonomia (gasolina + gpl).
Fica com metade da despesa quando anda a gás.

Independentemente de se ter muito ou pouco dinheiro, se é possível pagar 70 cents por litro de combustível, porque é que havemos de pagar 1.60 €?

Por essa ordem de ideias deixavam de se vender carros a gasolina. Vinham já todos a GPL.

O GPL trás alguns defeitos em troco de um preço mais atractivo.
Quem compra um carro de >220.000 euros precisa de poupar 2400e por ano e sujeitar-se a perder a garantia arriscando uma reparação onerosa?

Eu sou adepto praticante de GPL, mas há coisas que não entendo. Esta é uma delas.
Eventualmente num cenário de muitos km por ano a viajar para Espanha talvez... e mesmo assim...

Por essa ordem de ideias deixavam de se vender carros a gasolina. Vinham já todos a GPL.

O GPL trás alguns defeitos em troco de um preço mais atractivo.
Quem compra um carro de >220.000 euros precisa de poupar 2400e por ano e sujeitar-se a perder a garantia arriscando uma reparação onerosa?

Eu sou adepto praticante de GPL, mas há coisas que não entendo. Esta é uma delas.
Eventualmente num cenário de muitos km por ano a viajar para Espanha talvez... e mesmo assim...

E olha que faria bem a muitas carteiras, se o preço se mantivesse obviamente.

É uma opção, não sei qual é o uso do carro, mas compreendo que num GT como é o CL600, feito para grandes viagens, a autonomia que o sistema gasolina + GPL permite, pode ser vista como uma grande vantagem.
Eu compreendo perfeitamente a opção, independentemente de ser num carro de 220 mil € ou não, é uma opção legitima.

Não sejam defensores dos ideias ou das virgens ofendidas.

Faz algum sentido quem dê o dinheiro por um CL600 com 4 meses de uso, volto a frisar isto, 4 meses de uso, pô-lo a gás???? Se ainda tivesse 6 ou 10 anos o carro ainda vá que não vá.

Agora alguém que compra o carro com cheque superior a 200.000€ (ou renda mensal que há-de ser elevada) e depois vou meter a gás para andar a poupar uns trocos por mês???? Vai à mercedes na primeira revisão e cortam-lhe a garantia.

O gajo só pode ser é maluco.

Cá para mim, a opção foi mais do género:
"ora bem, gpl = 100 octanas + aumento a pressão dos injectores e no final tiro mais 100cv do bicho por menos do que teria de gastar para alcançar o mesmo por outra via" [:D] [:D] [:D]

telhados de vidro --> i'm j/k [;)]

Eu acho isto um verdadeiro disparate.

- correr o risco de perder a garantia
- correr o risco de pelo menos no anos mais próximos desvalorizar imenso o carro ou até não conseguir vender
- perder mala e sujeitar-se às lacunas de abastecimento de GPL

Definitivamente não seria para mim.

No fundo poupar 200 euros por mês para quem compra um carro de 220 mil euros é como poupar 2o euros por mês para quem compra um carro de 22 mil euros.

É dinheiro mas não me parece muito sigificativo, até porque para essa poupança acontecer o carro não fica igual.

Eu acho isto um verdadeiro disparate.

- correr o risco de perder a garantia
- correr o risco de pelo menos no anos mais próximos desvalorizar imenso o carro ou até não conseguir vender
- perder mala e sujeitar-se às lacunas de abastecimento de GPL

Definitivamente não seria para mim.

Continua a ter todas as bombas de gasolina à disposição...embora quem passe a andar a GPL começar a fugir da gasolina como o diabo da cruz.

Para 50 000 litros de gasolina 98, o "tombo" é de 92 500€. E continua a subir...
O preço de uma vivenda, portanto.
Para esses litros de GPL, o valor é de 40 000€. Com um kit de 3000€ vai para 43 000€.
Estes "bichos" não bebem 5 aos 100, para quem anda muito com eles o tombo pesa a curto prazo.
Faz tanto nexo carros a GPL como carros a gasóleo, são ambos para poupar.
Ter um carro a gasolina como peça de museu que só sai ao fim de semana porque "bebe muito", isso sim é um desperdício.
Já falei com alguns donos de carrões a GPL que dantes tinham o carro a gasolina na garagem e à semana andavam com a sua pandeireta comercial a gasóleo para poupar.
Agora andam com o carrão a GPL toda a semana e só pagam os impostos e despesas de um carro, venderam a máquina agrícola.
E são, sem dúvida, muito mais felizes. Se quiseres apresento-te alguns, até já viste os carros deles ali no tópico do "hoje eu vi" onde se pensa sempre que são só a gasolina.
Já vi dois destes, por exemplo:

bmw-m5-e60-back-1_72.jpg

True story.

Hoje é o GPL que faz confusão à malta, sendo (por enquanto, embora cada vez menos) o gasóleo a opção racional.
Amanhã será a electricidade o preconceito, ou o etanol, ou o hidrogénio, ou a caca de galinha.
O gasóleo também já foi há bem pouco tempo o combustível da agricultura e da construção civil.
Agora com a poupança é "premium", "racional" e "distinto". Pode ser substituído pelo GPL muito em breve, como já acontece em alguns países.

Last edited:
Tem de haver alguma razão muito forte por trás e de certeza que não são os 2400€ de poupança anuais.

Caro GPL,

Num carro usado e que já tenha passado a garantia tudo bem.

Agora num carro de Novembro de 2011 (TEM 4 MESES), ainda em garantia, pagou o que pagou por ele, para andar a poupar Peanuts??? Não faz sentido.

Continua a ter todas as bombas de gasolina à disposição...embora quem passe a andar a GPL começar a fugir da gasolina como o diabo da cruz.

Para 50 000 litros de gasolina 98, o "tombo" é de 92 500€. E continua a subir...
O preço de uma vivenda, portanto.
Para esses litros de GPL, o valor é de 40 000€. Com um kit de 3000€ vai para 43 000€.
Estes "bichos" não bebem 5 aos 100, para quem anda muito com eles o tombo pesa a curto prazo.
Faz tanto nexo carros a GPL como carros a gasóleo, são ambos para poupar.
Ter um carro a gasolina como peça de museu que só sai ao fim de semana porque "bebe muito", isso sim é um desperdício.
Já falei com alguns donos de carrões a GPL que dantes tinham o carro a gasolina na garagem e à semana andavam com a sua pandeireta comercial a gasóleo para poupar.
Agora andam com o carrão a GPL toda a semana e só pagam os impostos e despesas de um carro, venderam a máquina agrícola.
E são, sem dúvida, muito mais felizes. Se quiseres apresento-te alguns, até já viste os carros deles ali no tópico do "hoje eu vi" onde se pensa sempre que são só a gasolina.
Já vi dois destes, por exemplo:

bmw-m5-e60-back-1_72.jpg

True story.

Hoje é o GPL que faz confusão à malta, sendo (por enquanto, embora cada vez menos) o gasóleo a opção racional.
Amanhã será a electricidade o preconceito, ou o etanol, ou o hidrogénio, ou a caca de galinha.
O gasóleo também já foi há bem pouco tempo o combustível da agricultura e da construção civil.
Agora com a poupança é "premium", "racional" e "distinto". Pode ser substituído pelo GPL muito em breve, como já acontece em alguns países.

Para mim não me faz confusão nenhuma quem põe o carro a GPL para poupar nas idas à bomba, agora neste caso em particular isso tem alguma lógica?? Um carro de + 200k€ com 4 meses??

Há aqui qualquer coisa que nos está a escapar foi pena o mrmike não ter ido dar uma palavrinha ao dono. :D

Caro GPL,

Num carro usado e que já tenha passado a garantia tudo bem.

Agora num carro de Novembro de 2011 (TEM 4 MESES), ainda em garantia, pagou o que pagou por ele, para andar a poupar Peanuts??? Não faz sentido.

Eu preferia perder a garantia em vez de andar a gasolina 98, é preciso uma avaria das valentes para cobrir a poupança que se tem com o GPL.
A menos que seja carro de fim-de-semana, aí o custo com a gasolina é muito menor.
Obviamente que se abomina a opção pelo GPL porque existe o diesel, que é logo o que a malta vai comprar.
Mas e se eu quiser mesmo um carro a gasolina e precisar de andar muito? Aí é preciso pensar bem nos custos com SC98, o CL600 bebe bastante bem.

Depois também pesa o facto de perder ou não a garantia, é uma questão a tratar com a própria marca.
Há cá em Portugal quem tenha feito as conversões em carros que não são de origem a GPL e a garantia manteve-se.
Têm é de convencer a marca a aceitar a intervenção do instalador, obviamente que isto varia muito de marca para marca e não é fácil de conseguir.
Se a lei for hoje aprovada, não era novidade muitos carros novos irem para o instalador. As marcas em Portugal têm de seguir a lógica do estrangeiro, não tirarem a garantia.
O tipo deste carro em questão até podia ser um membro da própria Mercedes, sabe-se lá. E o assunto do GPL começa a deixar de ser tabu mesmo nas próprias marcas.

Last edited:
GPL tu preferias ......

nós isso já sabemos. Mas tu és um teso (não tem mal nenhum, eu também sou), o que não é própriamente o caso do comprador deste Mercedes.

e é uma coisa realmente estranha por muito que isso te possa deixar satisfeito.

Vejam este link: Toyota Australia: Frequently Asked Questions

72345179.png

77661731.png

Atenção que algumas marcas de kits de GPL já têm bastante peso junto de algumas marcas automóveis.
Nota ainda para a responsabilidade do instalador de GPL, não é só instalar o KIT e lavar as mãos.
Tem 2 ou 3 anos de garantia sobre o equipamento e danos causados pelo GPL (se verificáveis).
O ideal é juntar a isto a garantia da marca, obviamente. Não é tudo um bicho de 7 cabeças como parece.
As seguradoras existem para alguma coisa e é preciso escolher um instalador credenciado e que jogue limpo.

Acho piada já estarem com a lenga lenga do costume que o GPL é absurdo em carros caros e não sei quê mas por outro lado se falarem em carros e gasóleo de 200000€ já faz todo o sentido porque só porque se tem dinheiro não quer dizer que se goste de o esbanjar e por ser poupado é que tem dinheiro e não sei que mais :rolleyes:

E depois o carro a GPL é completamente diferente, perde logo 100cv (se tiver menos que isto fica com cavalos negativos), já a gasóleo é exactamente igual à gasolina, só fica é mais barato (ou será que é mais ao contrário?) [:)]

Só teria um problema em comprar um CL600 novo/recente e convertê-lo a GPL; perder a garantia.

o sr. dono deste carro antes de comprar o dito carro, passou no instalador a perguntar qual seria o melhor para por GPL, e se dava, ao qual o instalador respondeu ser possivel, 2 meses depois foi lá colocar o carro para instalar o Gpl, andar com o carro daqueles a GPL é possível de se gastar menos de 15€, num a destes gasoleo não e não os há... muito menos a gasolina.
a grande vantagem é que pode ter um carrão e andar com ele, e se levar um deposito de 100 litros faz pelo menos 400km e a gasolina quantos faz???

ps. quem pode pode, e por norma não é muito parvo, daí o Gpl.

Last edited:
Back