Farois Xenon

Xenon, sem dúvida! Não tem comparação! [kiss]

Agora que estou bem habituado, quando conduzo um carro sem xenon parece que estou cego à noite! Não vejo nada! [:vm)]

pergunta de noob :sh)
xénon com lâmpadas D2S tem a mesma iluminação de que as lâmpadas dos convencionais kits de xénon H1/H7?

Ha carros em que vale muito a pena não só por melhorar a visibilidade mas também pela estética. Principalmente nos AUDI recentes os carros ficam logo com outro aspecto.

E estou me a lembrar por exemplo do BMW Serie1.

No Série 1 sem extras é dos carros mais feios que ai anda. Nem devia servir de exemplo.

Se o xenon vier de série tudo bem. Se não vier ainda melhor. Mais barato fica o carro. :) Na minha opinião, claro.

Não pagava para meter o xenon. Não acho que valham o dinheiro que custam.

Faço mais de 1000kms por mês às escuras, acredita, vale cada cêntimo. Quem anda sempre de dia, obviamente que não será boa compra caso o orçamento seja limitado.

Faço mais de 1000kms por mês às escuras, acredita, vale cada cêntimo. Quem anda sempre de dia, obviamente que não será boa compra caso o orçamento seja limitado.

Já fiz mais que isso as escuras no Mazda 3 (2.400km por mês na sua maioria de noite). O xénon não me conquistou.

Faróis xénon Mazda 6 SW

Faróis xénon Mazda 6 SW

Boa noite a todos,

Acabo de lançar aqui o meu primeiro tópico após o primeiro dia com a minha nova Mazda 6 SW Sport de 2005.

Foi um dia inesquecível devo dizer... é realmente uma máquina belíssima, estou a adorar a sensação. A parte pior foi mesmo agora ter de a deixar lá em baixo na rua do prédio, sozinha e abandonada... mas amanhã há mais.

Bom, agora dúvidas que me estão na cabeça, para ver se há por aí algum conhecedor ou dono que consiga dar uns toques:

1) Como saí agora para a primeira volta durante a noite, reparei que a luz dos médios (xénon) não tem um alcance muito grande quanto eu desejaria. Gostei da cor branquinha, forte mas... não vai mais longe? Vejo bem a dois ou três metros no máximo e mais além não consigo ver... passa-se algo com as lâmpadas? Cheguei a pensar que ia de mínimos.!

Muito obrigado pela paciência, e até breve!

Marco Pinheiro
Aveiro

Em tempos cheguei a ouvir que o Mazda 6 deu alguns problemas nos faróis de Xenon, se era verdade ou não, não cheguei a confirmar nem de que natureza eram os ditos problemas.
Em relação ao teu caso, penso que talvez haja qualquer problema com a regulação dos faróis.
Num automóvel com faróis de Halogénio, apesar de existir a regulação eléctrica, existe também uns parafusos nas ópticas para regular na vertical e horizontal.
Apesar de haver um carro cá por casa com Xenon, nunca me deu para procurar os ditos parafusos nas ópticas, portanto não sei se os carros com Xenon, dado que têm regulação eléctrica automática, também é possível fazer o ajuste manual.
Como deves ter comprado a carrinha recentemente, porque não questionas quem a vendeu acerca desse facto?

abraço

Isso parece um claro caso de mau alinhamento, mas muitas pessoas têm esses comentários. A melhor solução é trocas as lampadas por umas de 6000k, dizem que a diferença é como de noite para o dia [br:)]

Sim, vou seguir o teu conselho.
2ª Feira questiono o stand que vendeu. Foi uma pergunta a "quente" pois cheguei agora a casa pela primeira vez com ela hehehe Obrigado de qualquer forma!

xénon com lâmpadas D2S tem a mesma iluminação de que as lâmpadas dos convencionais kits de xénon H1/H7?
Em primeiro lugar, têm de estar ambos igualmente nivelados para comparação.

Em médios, desde que sejam a mesma intensidade (K), sim.
Já em máximos, depende se é bi-xenon, etc etc...

As lâmpadas de Xenon são iguais tanto em D2S com H1/H7, o que muda é o encaixe, o corpo da lâmpada é igual. Teoricamente em ópticas iguais, partindo do princípio que qualquer uma lá encaixava, a iluminação iria ser a mesma para mesmas potências e temperatura de cor.

Um artigo bem útil, da autoria dum membro daqui do fórum:
Xenon OEM vs Xenon Aftermarket

Muita informação, nomeadamente ideias erradas (que são bastante divulgadas):
HIDo's & HIDon'ts - The HID Lighting Tutorial

D2R vs D2S... porque as D2R existem e são o mais adequado para a maior parte das ópticas... algo importante para quem quer ter boa iluminação e segurança (a segurança também passa por não encandear os outros condutores):
HID Bulbs

Muito bom mesmo...[;)]

Eu não tenho.. mas admito que tenho a tentação de experimentar meter Xénon 4300 no meu carro.. o ideal era se houvesse abaixo, para ficar isento dos lava faróis e dos limpa vidros.. já vi na net que há a 3200.. mas nuca vi à venda.. mas também ainda não conheci ninguém que tivesse, para ver como fica a linha de focagem..

Quanto à lei.. para mim é uma treta! Pois quanto à nivelação dos faróis não sei.. mas em relação aos lava faróis.. tenho um colega que tem um classe E de 2001 ou 2002 com Xénon, e ele nunca usou os lava faróis..

E quanto às ópticas.. se a lei diz que se tem que ter "apenas" lava faróis e nivelador automático.. volto a dizer o que disse há uns posts atrás.. nos citroen's antigos com hidro, qualquer um deles mantém a altura ao solo independentemente da carga.. logo à vista da lei, basta meter os lava faróis (ao que li não são de relativa fácil instalação)... e no entanto as ópticas são normais..

Outra coisa estranha.. é que já vi esses kit's "after market" à venda na Citroen.. e perguntei se era legal.. e eles disseram-me que não sabiam, mas achavam que não :sh)...

Eu não tenho.. mas admito que tenho a tentação de experimentar meter Xénon 4300 no meu carro.. o ideal era se houvesse abaixo, para ficar isento dos lava faróis e dos limpa vidros.. já vi na net que há a 3200.. mas nuca vi à venda.. mas também ainda não conheci ninguém que tivesse, para ver como fica a linha de focagem..
Eu não te vou dizer que não haja, mas deve ser dificílimo de encontrar. Sei de quem quer arranjar entre 4000 e 5000 e não consegue (aliás, sou um deles, apenas nessa condição colocaria... e se fossem D2R, pois a minha óptica não tem projector). [s)]

Quanto à lei.. para mim é uma treta! Pois quanto à nivelação dos faróis não sei.. mas em relação aos lava faróis.. tenho um colega que tem um classe E de 2001 ou 2002 com Xénon, e ele nunca usou os lava faróis..
Não usou ou pensa que não usou? Em vários carros, à 10ª vez que esguichas o limpa pára-brisas, ele esguicha automaticamente nas ópticas.

Já tive oportunidade de ver uma 525 TDS com projector e xénon, notava-se que com poeira o feixe distorcia um bocado. Pessoalmente, até acho que o lava-faróis em algumas situações até possa ser insuficiente.

E quanto às ópticas.. se a lei diz que se tem que ter "apenas" lava faróis e nivelador automático.. volto a dizer o que disse há uns posts atrás.. nos citroen's antigos com hidro, qualquer um deles mantém a altura ao solo independentemente da carga.. logo à vista da lei, basta meter os lava faróis (ao que li não são de relativa fácil instalação)... e no entanto as ópticas são normais..
Se houver uma versão na gama que os tenha, não custa muito. Digo isto porque um amigo meu colocou uns recentemente num Rover 45 1.4 (eram os que vinham noutras versões, nomeadamente no 2.5 V6).

Outra coisa estranha.. é que já vi esses kit's "after market" à venda na Citroen.. e perguntei se era legal.. e eles disseram-me que não sabiam, mas achavam que não :sh)...
Curioso... já por várias vezes vi as C4 Picasso com uma luz azul e que encandeia imenso... achei estranho por ter matrícula muito recente, mas às tantas foi montado na marca... :sh)

É a tal questão das D2S e D2R. As D2S é para ópticas com projector, mas 90% ou mais do xénon aftermarket que se vende é com lâmpadas destas... e (talvez) 90% das ópticas não tenha projector.

Não usou ou pensa que não usou? Em vários carros, à 10ª vez que esguichas o limpa pára-brisas, ele esguicha automaticamente nas ópticas.

Já tive oportunidade de ver uma 525 TDS com projector e xénon, notava-se que com poeira o feixe distorcia um bocado. Pessoalmente, até acho que o lava-faróis em algumas situações até possa ser insuficiente.

Provavelmente usou. No Mazda 3, como na maioria, ele actua logo que se utiliza o limpa parabrisas com os farois ligados. Depois só repete de 5 em 5 vezes. Quando se desliga o carro começa tudo de novo.

Por acaso nunca notei isso. O carro também anda sempre limpo.
A nivelação automática ainda entendo o porque de ser obrigatória. O lava farois é que nunca fez grande sentido.

eu tenho bi-xenon 6000k no grande punto...

esta na posicao 1...e ta muito bom

nunca recebi sinais de luzes por encadeamento e tenho grande visao

Eu não te vou dizer que não haja, mas deve ser dificílimo de encontrar. Sei de quem quer arranjar entre 4000 e 5000 e não consegue (aliás, sou um deles, apenas nessa condição colocaria... e se fossem D2R, pois a minha óptica não tem projector). [s)]

E também julgo não ser assim tão difícil encontrar lâmpadas de 4100k.. as da Osram e Philips são.. agora encontrar alguém que tenha é que deve ser pior..

Se houver uma versão na gama que os tenha, não custa muito. Digo isto porque um amigo meu colocou uns recentemente num Rover 45 1.4 (eram os que vinham noutras versões, nomeadamente no 2.5 V6).

Curioso... já por várias vezes vi as C4 Picasso com uma luz azul e que encandeia imenso... achei estranho por ter matrícula muito recente, mas às tantas foi montado na marca... :sh)

É a tal questão das D2S e D2R. As D2S é para ópticas com projector, mas 90% ou mais do xénon aftermarket que se vende é com lâmpadas destas... e (talvez) 90% das ópticas não tenha projector.

Isso já não sei.. pelo menos.. nunca me lembro de o ter visto a usar o esguicho para os vidros sequer.. apenas as escovas.. mas se os lava faróis actuam automaticamente.. já não sei.. :sh) pelo menos no botão que está no tablier ele nunca tocou.. assim como outros botões que para lá estão[:)]..

Quanto aos kit's da citroen.. vi há cerca de um mês.. e tinham recebido pela primeira vez.. mas não eram mesmo da citroen.. eram de um fornecedor qualquer.. eram de 6000k.. porque se fossem mesmo da citroen.. tinha mandado meter logo [:)]mas pedia na mesma 4300.. que era o mínimo possível que tinha na caixa.. pessoalmente não aprecio a luz azul.. interessa-me mais a durabilidade delas..

EDIT: Vi agora que as lâmpadas Xénon da Osram e Philips são de 4100k (3200lm)! Se dizem que as Blue Vision da Philips são 4000k.. a diferença não deve ser grande.. ou seja.. quem usa Philips Blue Vision também precisa dos lava faróis e regulação auto! [:)]
Agora só há uma coisa que ainda não percebi.. é que os kit´s que se vê à venda, falam sempre em H7 ou H1.. etc.. mas nunca vi nenhum a dizer D2R ou D2S.. Pelo menos a Philips tem as D2R.. tipo.. há adaptadores para este tipo de lâmpadas para os kits convencionais? Ou pode-se comprar um desses kit's, e depois meter estas lâmpadas???

É que as D2R só tem 2800lm.. ficando bem mais perto dos 2000lm permitidos por lei se não estou em erro..

Last edited:
Olá a todos!!

Eu tenho um toyota auris, e tou interessado de certa forma a colocar um kit xenon, só tenho algum receio é que tenho ouvido alguns boatos que certos kit's podem interferir com a electrónica do carro.... já alguém teve algum problema que possa ter derivado de um kit desse género?
E em termos de instalação é facil para quem tenha alguma bases de elctricidade... ou terei de recorrer a algum casa especializada?

Back