Eu culpo essencialmente a direcção. Está provado já há alguns anos que o PDC está meio a *****-se para o clube....Mas alguém tem dúvidas? A verdade nua e crua é esta: se o Benfica não tivesse passado por uma fase em que praticamente entregava campeonatos... Nos últimos 5 anos temos ganho campeonatos a jogar verdadeiramente mal. A gestão dos plantéis tem vindo a ser feita cada vez pior. Não se ponham a pau e o ciclo muda.
Se não me engano, foi o Jesualdo que uma vez disse que qualquer treinador se arrisca a ser campeão no FCP. E há que reconhecer que é verdade. Muito devido à estrutura que o clube tem montada. Não tivesse o FCP tido a época que teve em 2010/11 ainda colocaria essa hipótese.
A direcção tem feito maus negócios como sempre fez. Se este ano gastou muito dinheiro para a defesa, em outros gastou muito em contentores de argentinos ou tudo o que mexia no nosso campeonato, ou até jogadores que saíam à revolta do Benfica. A verdade é que vencemos.
Mas atirar as culpas para a direcção é para mim incompreensível! Gastou-se muito em comissões? No que é que isso interfere com a performance desportiva?
Nós começamos a época com Miguel Lopes e Quiñones como alternativas às laterais que foram encostados, e ainda Fucile para ficar. Tínhamos 5 centrais. Tínhamos Lucho, Moutinho, Fernando, Defour e Castro; além de um Pedro Moreira que convenceu no Gil Vicente e agora na B e que nem com lesões é chamado ou um Souza que não quis ficar. Tínhamos James, Varela, e Atsu e Kelvin que mostraram valor no Rio Ave; mais um Iturbe com um ano para ver. Tínhamos Jackson, Kléber e a possibilidade de ficar com Walter.
Se é verdade que Vítor Pereira teve de lidar com as perdas de Falcao e Hulk, também é verdade que Jesualdo teve de lidar com as perdas de Lisandro, Quaresma e Lucho. Calha a todos. Mas o que não podemos dizer é que a época foi mal preparada e que começamos a época com um plantel desequilibrado. Isso foi construído pelo treinador por optar por um plantel de 12 jogadores (11 titulares + Defour).
Eu critico a direcção por não ter vendido Palito ao Chelsea, por não ter ficado com Belluschi ou por não ter contratado um avançado na época passada. Critico até Pinto da Costa por convidar AVB para ver o City vs Porto ao seu lado. Mas não posso criticar de terem entregue um plantel desequilibrado. Porque isso não é verdade.