Febre dos alfa romeo

Eh pah, porra, mas o que é que importa se a Alfa Romeo é premium ou não?[:D]
Que a Alfa está num patamar diferente das outras está, mas é por ser uma marca um pouco ao lado do que se fabrica (ainda que ache que a diferença é sobretudo estética).
Agora, se é conotada de premium ou de chavelho, que se lixe isso.
Gozem os vossos Alfa.

Alfa é premium sim.

Mas, mesmo assim. Quando um carro tão básico e acanhado como o serie 1 da BMW é considerado premium, o que não o será...
Ou será que aqui em terras lusas o titulo de carro premium é ditado pela germanidade da viatura?

Ser premium é o que? qualidade?

Se entrar no requisito numero de modelos, motores, capacidade de vendas a Alfa não é premium.

Qualidade acho que tá um pouquinho abaixo ainda, por exemplo S3 vs 159, mas o "giu" já se bate bem(tal como o 159).
Mesmo o 147 tambem o fazia.

Se premium tambem for ser uma marca com uma certa exclusividade a Alfa marca pontos de novo.

No entanto acho que isto do ser premium ou não é muito relativo e vai dar muita pagina de conversa sem se chegar a algo..

Last edited:
Não, Alfa não é Premium...

Pode ser para ti...mas para o mercado não o é.
(...)
Portanto a Alfa ainda não é uma marca Premium...por variadissimas razões.

[:)] [:)] [:)] [:)]

Tu não lês os links... não lês, não...
Depois é o que se vê...
[8b]
[:)]

Eh pah, porra, mas o que é que importa se a Alfa Romeo é premium ou não?[:D]
Que a Alfa está num patamar diferente das outras está, mas é por ser uma marca um pouco ao lado do que se fabrica (ainda que ache que a diferença é sobretudo estética).
Agora, se é conotada de premium ou de chavelho, que se lixe isso.
Gozem os vossos Alfa.
Tambem acho.[:p]

Concordo, é raro ver uma mota andar com "calminha"[:D].
Txi que exagero, vê-se muita gente cuidadosa a andar de moto.
Claro que outros abusam bastante, de qualquer forma se houvesse carros a acelerar dos 0 aos 100 em 3s como qualquer 600RR por um valor acessível aí é que era o descalabro.

Quanto à AR ser premium nem aquece nem arrefece.
Lá fora carros como por exemplo um 156 chamam no de executive car, digamos que tem uma vertente muito menos prática e familiar que alguma da concorrência, como um Laguna que é chamado de family car. O 147 também era um modelo com um espírito diferente da concorrência.
Por esse ponto de vista acho que não é muito errado se chamar a marca de premium apesar de não me soar nada bem este rótulo.

O conceito premium não sendo totalmente pacifico, parece-me o seguinte:

Premium - BMW, Mercedes, Audi, Lexus, ...

Generalista - Ford, Renault, Opel, Vw, Peugeot, Citroen, Fiat, Mazda, Mitsubishi, Honda, Toyota, Nissan, Suzuki, Skoda, Seat, ....

Entre uma coisa e outra - Volvo, Saab, Alfa Romeo, Lancia

Abaixo de generalista ou low-cost - Dodge, Dacia, ....

Acima de Premium - Ferrari, RR, Aston Martin, Lamborghini, Porsche, Bentley, .....

Mas compreendo que nalguns casos haja dúvidas. Um Suzuki é generalista ? ou abaixo disso ? um Vw é generalista ou está no estágio intermédio ? e um lancia ?

Generalista - Ford, Renault, Opel, Vw, Peugeot, Citroen, Fiat, Mazda, Mitsubishi, Honda, Toyota, Nissan, Suzuki, Skoda, Seat, ....

Acima de Premium - Ferrari, RR, Aston Martin, Lamborghini, Porsche, Bentley, .....

Mas compreendo que nalguns casos haja dúvidas. Um Suzuki é generalista ? ou abaixo disso ? um Vw é generalista ou está no estágio intermédio ? e um lancia ?

Não é algo muito certo porque dentro de uma ***** existem 2 modelos, um que pende para os generalistas e outro para os premium.

Exemplos?
Isto é um 626 de 92
mazda-626-92-7.jpg

Isto um Xedos 6, também de 92.
Mazda_Xedos_6_1_0cf.jpg

Um é generalista "family car" outro foi pensado para concorrer com o segmento premium "executive car".

Não acho correcto classificar marcas "acima ou abaixo", depende, cada caso é um caso.

Exacto.

O que é que a Alfa tem neste momento que não tinha há 3 anos atrás ?

O Giullieta...apenas e só...todos os restantes já cá estavam no mercado inclusivé o MiTo.

Portanto foi o Giullieta a transformar a Alfa numa marca Premium ?

Eu sou totalmente contra o conceito Premium e a sua definição...

Alguém disse que foi o Giullieta a transformar a Alfa em premium? Para mim a Alfa já é premium desde que lançaram o 159, ou melhor, desde que começaram por esse modelo a sua evolução em termos de qualidade.

O Mito dá continuidade a essa filosofia e o Giullieta também.

Alguém disse que foi o Giullieta a transformar a Alfa em premium? Para mim a Alfa já é premium desde que lançaram o 159, ou melhor, desde que começaram por esse modelo a sua evolução em termos de qualidade.

O Mito dá continuidade a essa filosofia e o Giullieta também.

Tu é que disseste que foi neste momento...logo neste momento está-se a assistir ao lançamento do Giullieta...

O 159 foi há uns aninhos...

O único carro que compete num campeonato à parte...é mesmo o 8C.

Mas é a tua opinião [;)]

Tu é que disseste que foi neste momento...logo neste momento está-se a assistir ao lançamento do Giullieta...

Mas é a tua opinião [;)]

E o MiTO é também ele um segmento B primiun, ou não?! [;)]

E o MiTO é também ele um segmento B primiun, ou não?! [;)]

Analisando ao segmento então direi que sim...basta ver com quem ele veio combater...Mini.

Agora no compto geral, como Marca, a Alfa está num patamar que não compete com ninguém em especial, tem o seu próprio mercado, o que até é bom...é sinal de fidelização cliente.

Isto é aquilo que analiso do mercado...a Alfa está acima de marcas como a Renault, Ford, Peugeot ou coisas do género...mas está abaixo da Audi, BMW, Mercedes...

Honestamente não entendo a importância do "título" premium ou a falta dele.

A imagem que eu tenho de marcas premium inclui não só as 3 alemãs, mas também a Volvo, a Saab e mais algumas que agora me escapam.

No entanto, a percepção geral (e até a avaliação do mercado nacional) não as colocam bem nesse patamar, e confesso que também não considero que a Alfa o esteja.

A Alfa para mim é uma marca que tenta marcar uma diferença (neste caso a parte desportiva), como a Volvo marca (marcou?) uma imagem de solidez e segurança em determinado ponto da sua história.

Não me parece que o cliente BMW seja o mesmo cliente Alfa.

Mas é a tua opinião [;)]

Mas percebeste não percebeste? Pronto [;)].

Se ainda comparasses o cliente Mercedes com Alfa tudo bem, agora o cliente BMW com a Alfa acho que são extremamente parecidos pois procuram ambos desportividade.

Continuo a dizer que esta história do premium não interessa nada, mas acho que são clientes bastante diferentes.

Por um lado, ao contrário do que se pinta por aqui, a maior parte dos clientes BMW não os compram por serem RWD ou desportivos (...), mas sim pela imagem de qualidade (e não só) que eles têm (seja mais ou menos justificada).

O cliente Alfa Romeo procura um carro claramente diferente, quase como que uma afirmação dessa diferença, de um pensar diferente.
O Alfa Romeo é um carro que continua a ter má imagem de fiabilidade no comum dos mortais, por mais errada que essa imagem seja, mas o indivíduo que compra o Alfa procura uma exclusividade que vai desde o design a algumas soluções técnicas específicas da marca.
Não se importa de pagar a desvalorização adicional, pois anda num carro diferente do trio do costume.

Em termos de posicionamento, qual é o alfa 159 para competir com o M3?

Volto a dizer que, sem qualquer desprimor para a Alfa Romeo, não a vejo como uma marca premium (e volto a dizer que esta história do premium tem muito que se lhe diga como conceito [;)])

Back