Febre dos alfa romeo

Ainda estou para saber porque raio os Franceses são detentores dos melhores chassis montados em pequenos pocket-rocket e até nos restantes segmentos...

Assim de repente vêm-me à cabeça a Renault Sport...R26.R, o novo Megane RS Cup, Clio Williams e RS...enfim...isto actualmente...

Mas...tento encontrar o mesmo na Alfa e simplesmente não consigo...

Mas sei que alguém vai dizer que não é nada assim [:D]

Tu com este post tiraste-me as dúvidas todas...

Porreiraço![;)]

Também estou curioso! [:D]

Ainda bem que o que conta é a "sensação"! :rolleyes:

Lino, não precisas de ser irónico.:rolleyes:
Se lidas ou lidaste com carros antigos sabes perfeitamente que existem carros destes que não ficam a dever em conforto, equipamentos e na segurança dinâmica, ou seja, na capacidade que o carro tem de ser seguro, por exemplo, a velocidades mais elevadas.
Obviamente que não estou a falar na segurança passiva, mas na activa.
No caso que dei, além de muito confortável, notava-se que oferecia uma excelente estabilidade...coisa estranha para alguns, principalmente para um carro com 41 anos.
Como termo de comparação, aquele carro comparado com o meu Alfa ou com o Civic do meu pai tem a mais:

• conforto
  • estabilidade

• A/C (sim, ar condicionado[:D])
Aquele carro só pecava numa coisa, que até é muito importante, travões.
Eram de tambor Às 4 rodas, sem servo freio e sem repartidor.

Mas isto é como tudo, quem nunca esteve dos dois lados das barricadas não sabe.

Nem todo o gozo de um automóvel tem de ser baseado em condução desportiva e sonoridade.

Se há quem tenha gozo a aplicar técnicas de hypermiling, porque não? Só porque não vês o ponteiro a subir e o motor a cantar?

Já tive alturas que conduzia para os consumos. Por vezes divertia-me, mas no fim acabava por ficar atrofiado da cabeça e dos joelhos (por estarem muito tempo flectidos na mesma posição).

Eu tenho gozo a andar devagar numa viagem a ouvir música, claro dependendo do carro em que estou.
Há carros que simplesmente não convidam, IMHO.

Ainda mais rara, nem sabia da sua existência.
Este Luce deve ser uma bela máquina, as evidentes semelhanças com os Alfa da época advêm do design italiano by Giugiaro.
Também interessante o coupé
800px-Mazda_R130_or_Mazda_1800_aka_Mazda_Luce_coupe_manufactured_1969.JPG

A mazda sempre foi a marca nipónica mais europeia no que ao desenho diz respeito.

Ias adorar a experiência.
Volante à direita, selector de velocidades na coluna de direcção, barulhinho rouco do motor e um conforto inimaginávelmente bom.
Até a bomba de combustível que fica na mala se ouvia.[:D]

Bem, pessoal, a febre Alfa Romeo atingiu proporções nunca dantes vistas! Passo a explicar: o meu pai, há dois meses atrás, era um Toyotista ferrenho! Ele defendia a Toyota, mais parecia um daqueles ferrenhos que até o cão é sócio do clube dele. Bem, ele começou a procurar um carro. Andou a ver e eu sugeri-lhe que desse uma olhada na Alfa. Ele perguntou-me se eu estava a gozar, que os Alfas só dão chatices, etc. Eu insisti com ele e levei-o a um stand da Alfa. Ele continuou céptico... até que o pus a fazer um test drive a um MiTo. Bem, há uns dias encomendou um MiTo! [:D] Comprou um MiTo 1.6 multijet, com bancos em pele, tecto de abrir e o pack sportiva! [:D]

Bem, pessoal, a febre Alfa Romeo atingiu proporções nunca dantes vistas! Passo a explicar: o meu pai, há dois meses atrás, era um Toyotista ferrenho! Ele defendia a Toyota, mais parecia um daqueles ferrenhos que até o cão é sócio do clube dele. Bem, ele começou a procurar um carro. Andou a ver e eu sugeri-lhe que desse uma olhada na Alfa. Ele perguntou-me se eu estava a gozar, que os Alfas só dão chatices, etc. Eu insisti com ele e levei-o a um stand da Alfa. Ele continuou céptico... até que o pus a fazer um test drive a um MiTo. Bem, há uns dias encomendou um MiTo! [:D] Comprou um MiTo 1.6 multijet, com bancos em pele, tecto de abrir e o pack sportiva! [:D]

Ah grande cota! Parabéns ao teu pai pela compra. Carro lindo esse!

O teu Pai é o caso clássico do vírus Alfa [:)].

Foi do 8 ao 80..olha o que tu foste armar [:D]

Porreiraço![;)]

Lino, não precisas de ser irónico.:rolleyes:
Se lidas ou lidaste com carros antigos sabes perfeitamente que existem carros destes que não ficam a dever em conforto, equipamentos e na segurança dinâmica, ou seja, na capacidade que o carro tem de ser seguro, por exemplo, a velocidades mais elevadas.
Obviamente que não estou a falar na segurança passiva, mas na activa.
No caso que dei, além de muito confortável, notava-se que oferecia uma excelente estabilidade...coisa estranha para alguns, principalmente para um carro com 41 anos.
Como termo de comparação, aquele carro comparado com o meu Alfa ou com o Civic do meu pai tem a mais:

• conforto
  • estabilidade

• A/C (sim, ar condicionado[:D])
Aquele carro só pecava numa coisa, que até é muito importante, travões.
Eram de tambor Às 4 rodas, sem servo freio e sem repartidor.

Mas isto é como tudo, quem nunca esteve dos dois lados das barricadas não sabe.

gostei da comparação com os teus carros.

quando no post que falaste desse mazda falavas em carros actuais.

Não me parece que os carros que tens são muito actuais.

Peço desculpa, obviamente que um carro para ti com 15 anos é muitíssimo actual.

Agora fiquei curioso, conta lá "a história" do modelo sff[kiss].

Bem, tirado da wikipédia:

"Desenhado pelo mestre Giorgetto Giugiaro no estúdio de design Bertone, o Mazda Luce não tem parecença com nenhum Mazda da altura, mas sim com os veículos Alfa Romeo da altura. Tal facto deve-se a uma simples explicação: Giorgetto Giugiaro desenhou o veículo a pedido da Alfa Romeo. No entanto, a Alfa Romeo desistiu do projecto porque estava mais vocacionada para a produção de veículos mais desportivos e a Mazda aproveitou, abraçou o projecto e criou o Mazda Luce.

O Mazda 1500 foi apresentado em 1965 no Tokio Auto Show, e o seu estilo foi imediatamente aplaudido pelos escritores de revistas da altura. As formas graciosas do capô são ainda hoje admiradas, muitos consideram mesmo que, caso o veículo tivesse sido elaborado pela Alfa Romeo, esta não iria criar o capô com as mesmas formas que a Mazda conseguiu! O motor com 1490cc, 4cilindros em linha, SOHC, encaixava nas necessidades da altura: criar um automóvel que fizesse a ponte entre os potentes V6 e V8 e os pequenos veículos de 600-1000cc, oferecendo segurança e conforto, apesar de ser um carro leve, o que demonstra a qualidade da construção. É frequentemente referido por utilizadores deste carro o prazer de condução inerente, assim como a sua fácil condução e segurança que é superior a alguns carros dos anos 90."

Em consulta a outros sites, parece que o carro é bastante bom. No entanto, o restauro e manutenção (por escassez de peças) são complicados.

É um Mazda a cheirar a Alfa...

EDIT: de qualquer forma, a imagem que se vê é a do modelo Luce R130, com um motor wankel de 126cv. Este sim, um verdadeiro carro de colecção.

Last edited:
Curioso que todas as imagens que vejo na internet sobre o Mazda 1500, nenhum tem uma bossa com uma entrada de ar no capot.
O que conduzi tinha e a sua frente é de longe mais bonita do que qualquer uma já colocada aqui.

Já agora, e para verem que não minto.[:D]
É frequentemente referido por utilizadores deste carro o prazer de condução inerente, assim como a sua fácil condução e segurança que é superior a alguns carros dos anos 90."

Obrigado whisperdancer.

Mad quanto a mim foste tu que escreveste o artigo![:p]

Pois...mas há quem desconfie que um carro antigo não pode ser mais seguro do que um actual.:rolleyes:
A segurança para a maioria resume-se a airbags e ESP.[:D]

E pronto, lá vão outra vez pegar neste post e fazer mais 3 páginas só porque disse que eram mais seguros.[:D]

Open your mind!:rolleyes:

Back