Fenômeno Eletricidade

Pittboxer

New member
Ora bem, a coisa de duas horas caiu um enorme trovão aqui perto. De repente se ouviram alarmes a tocar, e nós e alguns vizinhos ficamos sem luz, outros permaneceram com luz. Já depois de ter despistado a anomalia se seria do contador, o meu quadro elétrico, com todos os dijuntores para baixo (diferencial incluído) não tinha luz em casa (normal). Experimentei com todos os dijuntores desligados a ligar o diferencial (geral) ao que disparava logo e ficava na mesma desligado. Após muitas tentativas, decidi desligar todos os aparelhos das tomadas, frigorífico, arca, MLR, Placa vitro cerâmica, TV... E experimentei a ligar os dijuntores de iluminação, ao que desta vez passei a ter luz em casa. Liguei os restantes dijuntores dos aparelhos, e fui ligando aparelho a aparelho, até que me disparou novamente o geral quando liguei o microondas e o forno.
Desliguei novamente da tomada este aparelhos e voltei a ligar os dijuntores.

Agora reparei que os focos de iluminação mesmo com os dijuntores para baixo, interruptor acionado, e tudo, o foco fica na mesma ligado, interior e exterior. Todas as luzes tem corrente a passar.

Tenho que amanhã arranjar um eletricista para vir ver o que se passa, mas será que é melhor desligar o geral ou posso na mesma deixar assim, e amanhã ver o que se queimou? Porquê acontece está anomalia? Não deveria de quando o disjuntor desligado, cortar a corrente aos focos de Led?

088116befa3818871847e3cd2773329c.jpg
409b5b20e251737ae59d5da506105f43.jpg

Bruxedo!

Mais a sério, percebo quase nada de eletricidade, pelo que lanço só uma pergunta. Os focos led têm a luminosidade normal ou emitem apenas uma luz fraquinha?

Bruxedo!

Mais a sério, percebo quase nada de eletricidade, pelo que lanço só uma pergunta. Os focos led têm a luminosidade normal ou emitem apenas uma luz fraquinha?

Luz muito fraquinha. E estão desligados no interruptor e no disjuntor. E os supostos eletrodomésticos que me estão a mandar o quadro abaixo estão desligados das tomadas.

Esses focos estão ligados ao neutro em vez da fase, e ficam acesos devido a corrente de retorno que é muito fraca.

Basicamente o interruptor que liga esses focos desliga o neutro e não a fase.
Pelo menos tenho visto muitos casos desses e é sempre má instalação.
Não é perigoso, mas está mal feito.

Aqui há alguns anos quando passava uma trovoada estava eu na sala por acaso a olhar para a zona do quadro da luz.

Caiu um sacana de um relâmpago aqui ao pé, até o quadro se iluminou todo, sim, parecia uma lâmpada acesa.

E puff, foi a luz abaixo, mas depois fui ligar o quadro e estava tudo bem!

Pittboxer

Neste momento para não ficares sem luz, deixa a zona afetada desligada e tudo resto pode ficar ativo, não há problema algum, relativamente ao restante é como realmente foi dito está a ser alimentado direto pela fase e o corte ao neutro o que faz com que o circuito esteja a fechar pela terra dai acenderem. portanto, quem fez a ligações da instalação não teve em conta esse pormenor.

Seja como for não mexas mais nisso, amanhã pedes a alguém ir ai ver o estrago.

Last edited:
O fenômeno adensa-se. Como mencionei, falei com o Piquet da e-redes para descartar que a anomalia seria do contador ou da parte deles, ao que me ASSEGURARAM que estava tudo bem. Que eu tinha que chamar um eletricista para resolver o MEU problema. Agora e após um breve corte de liz geral em toda a localidade, o Piquet por iniciativa própria liga me a pedir para ligar o meu geral dentro do Ceasa com todos os disjuntores ligados, ao qual eu atendi. E não é que com todos os disjuntores ligados, os supostos eletrodomésticos que estavam estragados ligados a corrente, não dispararam o quadro? Está tudo bem. Inclusive os focos de luz deixaram de emitir aquela pequena luz.
Conclusão, apenas disseram que se tiver algum aparelho queimado para reportar para indenização do mesmo. E não deram mais justificação nenhuma. Como é isto possível?

Pittboxer

No posto de transformação ou subestação devia estar haver alguma passagem há ao neutro , eles resolveram o problema, e tu deixaste de ter desiquilíbrio de terras em casa, pelo motivo que te referimos há pouco, mas o melhor é mesmo tratares de arranjar um eletricista e ir ai ver como estão a ligações feitas na instalação em casa.

Há outra explicação, o diferencial tanto dispara com uma fuga de corrente dentro de casa ou fora de casa.
O problema poderia estar do lado deles e agora ficou resolvido.
Os focos devem ter estado sempre assim, e só agora deste por ela.

Se a descarga foi perto da tua casa, é normal que o potencial elétrico da terra tenha subido, dando origem a correntes de defeito no condutor de terra que fazem disparar o diferencial. À medida que o tempo passa, a carga dissipa-se e o potencial da terra volta a zero e fica tudo normal. A não ser, obviamente, que a descarga seja tão perto que seja destrutiva.

Normalmente, esse efeito dura poucos segundos, que é mais ou menos o tempo em que ouves o trovão. O trovão corresponde exatamente ao ruído relativo ao movimento das cargas elétricas na terra. Mas, dependendo da intensidade da descarga, o fenómeno pode prolongar-se durante mais tempo.

Esses focos estão ligados ao neutro em vez da fase, e ficam acesos devido a corrente de retorno que é muito fraca.

Basicamente o interruptor que liga esses focos desliga o neutro e não a fase.
Pelo menos tenho visto muitos casos desses e é sempre má instalação.
Não é perigoso, mas está mal feito.

Isto, tenho um foco em casa assim, ficou mal ligado. Não corrijo por preguiça.

Se a descarga foi perto da tua casa, é normal que o potencial elétrico da terra tenha subido, dando origem a correntes de defeito no condutor de terra que fazem disparar o diferencial.

Como é que uma corrente na ligação de terra faz disparar o diferencial, se a ligação de terra nem sequer passa pelo diferencial?

Pittboxer

No posto de transformação ou subestação devia estar haver alguma passagem há ao neutro , eles resolveram o problema, e tu deixaste de ter desiquilíbrio de terras em casa, pelo motivo que te referimos há pouco, mas o melhor é mesmo tratares de arranjar um eletricista e ir ai ver como estão a ligações feitas na instalação em casa.

Aposto nesta interrupção do neutro no posto de transformação. É uma situação muito perigosa, dependendo do (des)equilíbrio de fases, no pior caso podes ter 400V na tomada em vez de 230V.
Provavelmente a e-redes consertou esta avaria e o teu problema desapareceu.

Como é que uma corrente na ligação de terra faz disparar o diferencial, se a ligação de terra nem sequer passa pelo diferencial?

Só há corrente se houver outro ponto por onde passe. Na maior parte das situações, vai pelo neutro. Aqui, isso é quase certo, até pelos LED acesos.

Só há corrente se houver outro ponto por onde passe. Na maior parte das situações, vai pelo neutro.

Ah, então estamos a falar de uma instalação defeituosa, com passagem do neutro para a terra.

Quando não há diferença de potencial entre o neutro e a terra, aparentemente não há problema, mas a descarga atmosférica alterou este equilíbrio e o problema revelou-se.

É isto?

Aqui há alguns anos quando passava uma trovoada estava eu na sala por acaso a olhar para a zona do quadro da luz.

Caiu um sacana de um relâmpago aqui ao pé, até o quadro se iluminou todo, sim, parecia uma lâmpada acesa.

E puff, foi a luz abaixo, mas depois fui ligar o quadro e estava tudo bem!

Ouvi uma história igualzinha e na altura fiquei-me a rir por dentro.
Afinal é verdade.

Back