Fiabilidade Toyota Vence na europa...Porque será?

Acho que basicamente o que queres dizer é que hoje em dia todos dependem muito da electrónica, independentemente da cilindrada e da potência. Pode haver problemas crónicos (má localização de componentes, má programação, defeitos de fabrico...), mas tudo o que ronde electrónica é igual para todos!

Se é a origem desses componentes que faz diferença não sei, se estes Toyotas mais recentes são fiáveis acho que sim (o meu vai com 14500...), mas são imunes de problemas ou tão bons como as gerações até 99/2000? Não [;)]

Parte tudo de uma questão de "principio" e de "ética".

Se poder-mos analizar os conceitos e relacionabilidade entre produtividade-rentabilidade-duração dos produtos europeus Vs japoneses, constatamos que temos uma massificação de produtos "descartáveis" ao longo do século XX(20), ou seja, X anos = lixo!

Agora é assim, esses X anos para os europeus, equivalem em média a 5 anos! (sim é mesmo 5 anos [;)])
ao invés, para os japonese esses X anos equivalem a 9 anos!
Mesmo em pleno século XXI(21), a filosofia de trabalho/produtividade/fiabilidade de qualquer empresa automóvel residente no japão, "ainda" e volto a frisar, "ainda" assenta numa base de confiança-consumidor.

Traduzindo este paleio todo por miúdos:

A europa aposta cada vez mais no consumismo desenfreado , por outro lado o japão "ainda" aposta na fiabilidade dos materiais propostos/vendidos ao público.

Razão de ser, ou seja, o porquê desta "maneira de pensar", o japão é uma ilha pequena, onde mentalidades e costumes não se modificam de um dia para o outro, e onde a reputação conta, e muito em todas a formas de estar na "vida", quer seja ao nivél empresarial quer a outros niveis...
A europa... sem me querer alongar muito, é simplesmente o cocktail de várias mentalidades/gerações/nações, onde cada vez mais é necessário consumir, para não estagnar a economia implantada ou emergente...

E sim, hoje em dia é perfeitamente possível estudar a fiabilidade/durabilidade de qualquer produto. Fazem-se testes e mais testes, e mais ou menos, as contas não saem erradas.
Desengane-se quem pensa que certos componentes, foram mal desenvolvidos/produzidos, tudo tem uma razão de ser. Ainda que custe pensar que a marca X tem um motor que aos 90mil Kms o motor "estala", ou que aos 130mil Kms a bomba injectora avaria, etc etc, ... nada está feito por acaso.
Muitos(senão todos) esses "fetiches" são previamente "pensados" e "programados".

Agora o consumidor final, NUNCA saberá o porquê de Y produto estar a ser "projectado" assim... e repito, nunca saberá. Pois isso faz parte de N politicas/interesses que estão adjacentes à economia global. E quem os domina, muitas vezes, nem está por dentro da própria marca X ou Y ... é complexo, muito complexo...

Analisem os "ultimos" acontecimentos ao nível da indústria automóvel... falências... layoffs... compras de acções sem a devida regulamentação mesmo em países de primeira linha... amigos, nada se está a passar por acaso... é um trabalho que vem sendo feito à mais de 10anos...

Desculpem lá o testamento, mas de vez em quando é necessário aflorar um pouco mais as questões... porque o "verniz" é muito bonito... mas quando acaba a validade e estala... é que se vê o que se esconde...[;)]

Cumps

Última edição:
Ora ai está uma possibilidade também. Não querendo entrar em especulações, mas efectivamente o europeu troca de carro como quem troca de camisa (com as suas excepções...). Cada carro tem o seu ciclo de vida, ainda me lembro bem a pouco tempo um conhecido meu vendeu um Golf IV TDI não por ter dado problemas ou vir a dar, mas sim pelas necessidades de manutenção que iria precisar o carro. Era muita coisa que mais valia despacha-lo. Os carros são concebidos para uma geração mais curta que a uns anos.

A 15 ou 20 anos atrás quem comprasse um Golf ou um Kadet, então um Passat ou um Omega era um senhor. Hoje qualquer pessoa os compra, e o poder de compra elevou assim tanto? Não, nós somos consumistas, isso para a europa é o significado de ter economia a circular. Não é produzir, mas sim consumir, e nesta área acaba por se aplicar. Muita gente não tem carros por mais de 5 anos, portanto, para quê máquinas muito duráveis?!?

(...)

Razão de ser, ou seja, o porquê desta "maneira de pensar", o japão é uma ilha pequena, onde mentalidades e costumes não se modificam de um dia para o outro, e onde a reputação conta, e muito em todas a formas de estar na "vida", quer seja ao nivél empresarial quer a outros niveis...
A europa... sem me querer alongar muito, é simplesmente o cocktail de várias mentalidades/gerações/nações, onde cada vez mais é necessário consumir, para não estagnar a economia implantada ou emergente...

E sim, hoje em dia é perfeitamente possível estudar a fiabilidade/durabilidade de qualquer produto. Fazem-se testes e mais testes, e mais ou menos, as contas não saem erradas.
Desengane-se quem pensa que certos componentes, foram mal desenvolvidos/produzidos, tudo tem uma razão de ser. Ainda que custe pensar que a marca X tem um motor que aos 90mil Kms o motor "estala", ou que aos 130mil Kms a bomba injectora avaria, etc etc, ... nada está feito por acaso.
Muitos(senão todos) esses "fetiches" são previamente "pensados" e "programados".
(...)
Cumps

Concordo perfeitamente com o primeiro parágrafo...agora...a parte a bold já me parece uma teoria da conspiração. Respeito a opinião, mas não coincide com a minha (lembrei-me logo das MAF's dos tdis [:)][:)]).

Concordo perfeitamente com o primeiro parágrafo...agora...a parte a bold já me parece uma teoria da conspiração. Respeito a opinião, mas não coincide com a minha (lembrei-me logo das MAF's dos tdis [:)][:)]).

E quem garante que as MAF não foram pensadas para esse efeito no início?

Inicialmente não eram patenteadas, o que as tornava mais caras? Curiosamente, é um componente que poucos problemas ouço falar actualmente, e todas as marcas usam. Seria defeito das 1ªs séries, ou feitio? [;)]

Eu concordo, embora seja teoria da conspiração, que os produtos são desenhados para durar em condições xx tempo, agora esse xx tempo depende dos parâmetros de cada construtor.

E cada vez mais as marcas demonstram a quebra de fronteiras, e mostram que a escolha de um motor para um modelo depende muitas vezes de factores financeiros. A própria Toyota é exemplo, com o 1.9D da PSA nos Corolla de 2000, A Mini com os D-4D e com os HDI, a BMW/PSA, Fiat/Opel... hoje em dia existem muitas sinergias que obviamente reduzem drasticamente os custos. Mesmo assim, curiosamente, existem divergências de resultados entre modelos com o mesmo motor (dependendo da electrónica aplicada, por exemplo...).

Afirmar que a marca XX é melhor que a YY não depende só da fama da marca, porque problemas acabam por dar todas umas mais que outras. A capacidade de resolução é que é transversal à fiabilidade (não directamente, mas ajuda...).

Um aspecto curioso e engraçado para analisar, é o poder de compra de um determinado povo, em relação aos produtos que adquire, neste caso concreto temos o automóvel...

Seria de todo mais sensato adquirir-mos carros, em que a sua manutenção seja mais barata, e isto inclui como é óbvio as reparações.

Não deixa de ser curioso... mais ainda se relacionar-mos este "modo vivendis" com a capacidade intelectual e a cultura adjacente a cada povo/pais... isto dá que pensar... e muito! [;)]

Um aspecto curioso e engraçado para analisar, é o poder de compra de um determinado povo, em relação aos produtos que adquire, neste caso concreto temos o automóvel...

Seria de todo mais sensato adquirir-mos carros, em que a sua manutenção seja mais barata, e isto inclui como é óbvio as reparações.

Não deixa de ser curioso... mais ainda se relacionar-mos este "modo vivendis" com a capacidade intelectual e a cultura adjacente a cada povo/pais... isto dá que pensar... e muito! [;)]

Com esta crise (que muitos dizem que é financeira mas eu insisto que é social), as coisas vão mudar... é pena afectar muita gente sem culpa nenhuma [;)]

Com esta crise (que muitos dizem que é financeira mas eu insisto que é social), as coisas vão mudar... é pena afectar muita gente sem culpa nenhuma [;)]

Amigo, estou 100% de acordo quando dizes que a crise é social, 100%. Só que uma acarreta outra [;)]

Agora em relação às "coisas" mudarem, estás a falar das mentalidades, certo? ... humm ai já não concordo... infelizmente, porque como se costuma dizer: "o que já nasce torto, pouco ou nada se endireita" ...infelizmente.

Um abraço.

Voltar
Superior