Existem. Mas eu também não digo as coisas completamente ao acaso ou por provocação pura. Repara: uma vez estava-se a discutir num tópico qualquer por que razão os Unos eram/são tão roubados. Isto é um facto e há estatísticas a comprová-lo. E eu perguntei por que razão seria assim. Resposta lapidar de muitos users, incluindo alguns que adoram italianos, como o gtabarth: porque são muito fáceis de roubar. Uma das razões, note-se, mas uma das principais ou mesmo a principal.
Ora, então pergunto eu: se todos seriam igualmente fáceis de roubar, porquê quase sempre Unos, quando havia tanta escolha por aí...?
Não me apetece participar em mais um tópico em que se vê cada figura e cada ódio :sh)
Mas uma vez que falaram em mim, venho dizer que eu não adoro carros por serem Italianos, eu gosto de quase todos os carros; tenho é tido preferência, gostado mais de produtos Italianos e só pelas máquinas dos "últimos 100 anos" estarão sempre num lugar de topo para mim.
Quanto ao Uno, que é dos carros mais fáceis de roubar sim, venho lembrar-te que o Uno era na época dos poucos carros sem goteiras no tejadilho (o Micra também não tinha).
A maior parte dos roubos de Unos não é feita com chave nenhuma [

]
Tanto é assim, que quando precisam de meter gasolina, estroncam os bocais.
Eles podem eventualmente estroncar as portas com uma gazua, navalha, etc; mas na maioria dos casos é feito por uma de duas maneiras:
1: A porta é aberta pelo espaço entre a porta e a carroçaria (como não tem goteiras tens apenas uma borracha entre elas) e "dobram" o suficiente;
ou
2: mesmo na porta, entre a chapa e o vidro; pela introdução de um ferro em gancho que puxa o arame que abre a fechadura (vai ao mecanismo da abertura manual pelo interior, o puxador)
Este sistema dá para quase todos os carros, só têm que dar a curva aproximada.
Varetas de óleo antigas são usadas.
,,,
para pegar o carro os larápios já sabem como fazer e se a direcção estiver trancada tentam partir o dente: acontece por vezes em vez de partir, entrar na coluna... e nesse caso desistem.
Se partir o dente (ou se a direcção não estivesse trancada, removem ou partem os dois plásticos da coluna de direcção e têm lá duas fichas que desencaixam.
Imaginem que cada uma tem 20 buraquinhos.
Eles sabem que fazendo contacto entre o buraquinho nº X de uma e o buraquinho nº Y de outra o carro faz ignição.
Basta levarem um fiozinho de cobre a fazer esse contacto, ou até um "clip aberto".
Existem ainda mais razões para os Unos terem sido e ainda serem tão roubados:
- Muitas unidades. Durante muito tempo o carro mais comum em Portugal; Importante quando durante a mesma noite trocam várias vezes de veículo roubado [

]
- Direcção muito leve quando as direcções assistidas eram raras;
- No caso das versões Turbo: a performance.
...
Quanto ao que se tem dito sobre as "luzinhas", cuidado.
É que ainda no outro dia perguntavam a uma pessoa porque na foto estavam 2 luzes acesas num ALFA (já a cascar a ver se era alguma avaria) e o raio da foto foi tirada com o carro com o travão de mão puxado e uma porta aberta [

]
O Check Panel dos Unos não era nada um bonequinho com informação que outros traziam em luzes.
A saber o Uno trazia 6 informações + 1 geral do conjunto:
- 3 de nível de líquidos.
Não têm segredo nenhum.
Níveis de Água, Óleo do motor e Óleo de travões.
Um sensor de nível, no caso da água é muito fácil de entender, simplesmente existe um sensor num local que se deixar de estar mergulhado acende. Como é estreito as oscilações só tipo a 2 cm é que poderiam influenciar.
Óleo de travões é o mesmo princípio no vaso.
O óleo é uma vareta electrónica com uma escala de nível que tipo ao faltar 1 litro acende. Aqui e ainda bem, a faltarem tipo 0,7 pode começar a acender.
Depois as outras 3 informações são:
1- Portas abertas (mal fechadas).
Inicialmente era uma lingueta no canhão, depois passou a ser feita com os interruptores das portas no pilar A.
Informação hoje banal.
2- Desgaste das pastilhas de travão.
Hoje os carros trazem isso, um fio que atravessa a pastilha e quando estiver quase gasta é cortado e acende uma luz.
3- Luzes fundidas.
Qualquer luz que funda ou deixe de dar (isole) acende. Reconhece circuito interrompido.
Exemplo: ao travar acende.
Tive penso que 5 ou 6 Unos com Check-Panel e sempre funcionou bem.
Nunca tive árvore de natal nenhuma.
Chegou-me a acender a luz de luz fundida por fundir um stop por exemplo.
Cheguei a desligar lâmpadas a ver se acendia a falta, etc.
As outras pude verificar por exemplo ao mudar água, o sensor não estando mergulhado acende.
Pastilhas a chegarem perto do fim também.
Estas coisas hoje existem e são informadas em muitos carros.
Claro que utilitários nem todos têm pastilhas de travão com fio por exemplo.