Fiat 128 Pick-up

Alguém conhece este comercial? Só me lembra de ver uma carrinha Fiat 128 Pick-up à alguns anos atrás em Coimbra na zona de Celas, sempre achei estranho porque era a diesel e devia ter sido importada talvez da Argentina, no entanto procurando na net não encontrei nada, será mais um caso de uma carrinha esquecida que já ninguém se lembra?
Por exemplo também gosto dos mini com carroceria pick-up que noutros tempos eram usadas para fazer distribuição de botijas de gás nos centros das cidades e hoje são bastante raros.
Será que os comerciais não merecem ser salvos da sucata?[8b]

Será que esses modelos existiam de fábrica ou eram transformações artesanais? Se for o último caso, é normal que não encontres grande informação.

Estes modelos existiam de fábrica, no entanto só aparece informação de produção de um modelo na Jugoslvia, baseado no 128CL, farois rectangulares, enquanto que aquela que eu me recordo era farois redondos ou seja corresponde aos Fiat 128 mais antigos e era a diesel suponho que seja de um desses mercados em que continuam a produzir modelos descontinuados pela casa-mãe, com licença Fiat mas com especificações próprias e umas modernizações; nunca houve diesel nos 128's.

Devia ser uma 128 Java de fabrico argentino.

Na Europa o 128 teve versões 2 portas com motores 1100 e 1300, quatro portas com motor 1100 e 1300 e a station com duas portas e motor 1100.

Seguiram-se os Coupé S e SL e depois o 3P.

Pick-up não me recordo de ver nenhuma em Portugal.

Aqui na Polónia vejo raramente alguns 128 Zastava jugoslavos que eram hatchback.

Devia ser uma 128 Java de fabrico argentino.

Na Europa o 128 teve versões 2 portas com motores 1100 e 1300, quatro portas com motor 1100 e 1300 e a station com duas portas e motor 1100.

Seguiram-se os Coupé S e SL e depois o 3P.

Pick-up não me recordo de ver nenhuma em Portugal.

Aqui na Polónia vejo raramente alguns 128 Zastava jugoslavos que eram hatchback.

Zastava 128 hatchback também nunca vi aqui em Portugal, mas lembra-me de ver na L'Automobile francesa porque eram vendidos em França.

Jorge, não é "128 Java" mas sim "128 IAVA".

Mas continuo sem ver qq referência a uma versão pickup. Apenas berlinas, coupé, 3 portas e carrinha (eventualmente o hatch da Zastava).

Mas pick-ups, nada.

Jorge, não é "128 Java" mas sim "128 IAVA".

Mas continuo sem ver qq referência a uma versão pickup. Apenas berlinas, coupé, 3 portas e carrinha (eventualmente o hatch da Zastava).

Mas pick-ups, nada.

Obrigado pela correcção ClioII. É o que faz falar de cor. [;)]

De facto não encontro nada sobre 128 pick-up... Poderemos estar a falar de algum 128 Panorama cortado pelo Zé serralheiro e adaptado a pick-up.

Andei a fazer umas pesquisas e soube que esta versão na (ex)Jugoslávia tinha o nome de "Zastava Poly".

Talvez ajude na tua pesquisa. :)

Já agora, os comentários num fórum mencionavam a fraca rigidez torsional e o pouco peso de carga devido à ausência de um chassis convencional - o 128 original tem carroçaria autoportante.

Enquanto pesquizava na net à procura de 128 Pickup encontrei um 128 Rally neste estado:

128cabrio2uv.jpg

Será que ninguém dá dois tiros no animal que fez este serviço?

Nota-se bem que isso é apenas uma imagem alterada no Photoshop. Aliás, a original até está no canto inferior esquerdo.

Nota-se bem que isso é apenas uma imagem alterada no Photoshop. Aliás, a original até está no canto inferior esquerdo.

Sim, vê-se, por exemplo, o encosto de cabeça esbatido por um vidro... que não está lá! [;)]

Além do mais, a carroçaria do 128 é auto-portante, logo não dava para serrar - o carro empenava!

Ninguém conhece uma Fiat 128 Pickup ou sabe mais alguma coisa acerca destas carrinhas raras? Ninguém nunca teve uma? Ninguém tem um folheto da epoca com as caracteristicas da dita?

Ninguém conhece uma Fiat 128 Pickup ou sabe mais alguma coisa acerca destas carrinhas raras? Ninguém nunca teve uma? Ninguém tem um folheto da epoca com as caracteristicas da dita?

Se procurares num dos 3 principais foruns de classicos,
(motorclassico, classicosonline, portaldosclassicos) talvez tenhas mais sorte, há por lá grandes experts em Fiat´s. [;)][:D]

Back