Fiat 600 2023

O problema frances é continuarem a investir na DS como uma marca premium, em vez de deixar esse modelo como um topo de linha da Citroen.

A Citroen sim, mesmo vendendo carros mais baratos (normal, para posicionamento dentro de um grupo enorme), merecia mais atenção. Achei interessante a proposta do OLi e o C5X parece um bom carro. Deveria esse ser, com mudanças visuais, o DS.

Também já pensei isso mas há uma lógica por trás. O DS7 poderia ser vendido ao preço que apesar de tudo é vendido...com um logo da Citroen? Provavelmente não. Se compensa ter uma (sub)brand para isto, já é outra conversa,,,mas é a mesma lógica que justifica a Cupra.

Sobretudo quando a Citroen está a ir para um back to basics, fun cheap honesto.

O problema da DS, a meu ver, é outro: excepto o primeiro DS3 e o DS7 CB, tanto o DS4 mk1 (como agora o mk2), bem como o DS3 CB são produtos que não acrescentam nada, são maus lançamentos independentemente do símbolo que tiverem, seja o duplo chevron seja DS. Não falham por serem DS. Falham por serem maus.

A DS precisa, se é para continuar, é de produtos de jeito. Havendo, vende.

O mesmo acontece com a Cupra. Está tudo a confundir o sucesso da marca com o sucesso próprio do Formentor e do Born (que é melhor clone que o original ID.3, daí as vendas).

Nunca percebi que a PSA, já com duas marcas na carteira, fosse arranjar uma terceira do zero.

Vontade de gastar dinheiro em publicidade, deve ser.

A vontade de entrar no mercado premio! Volvo e lexus (essas conseguiram), Jaguar, Alfa Romeo, Cadillac, Lincoln, Acura, Infiniti, todas com os olhos para o trio Audi - BMW - Mercedes.

E quem não tinha marca para tentar, criou. Quem não lembra da Initiale Paris? Agora parece que estão mais certeiramente, com foco na Alpine; há um plano de expansão para 5 modelos EV.

Também já pensei isso mas há uma lógica por trás. O DS7 poderia ser vendido ao preço que apesar de tudo é vendido...com um logo da Citroen? Provavelmente não. Se compensa ter uma (sub)brand para isto, já é outra conversa,,,mas é a mesma lógica que justifica a Cupra.

Sobretudo quando a Citroen está a ir para um back to basics, fun cheap honesto.

O problema da DS, a meu ver, é outro: excepto o primeiro DS3 e o DS7 CB, tanto o DS4 mk1 (como agora o mk2), bem como o DS3 CB são produtos que não acrescentam nada, são maus lançamentos independentemente do símbolo que tiverem, seja o duplo chevron seja DS. Não falham por serem DS. Falham por serem maus.

A DS precisa, se é para continuar, é de produtos de jeito. Havendo, vende.

O mesmo acontece com a Cupra. Está tudo a confundir o sucesso da marca com o sucesso próprio do Formentor e do Born (que é melhor clone que o original ID.3, daí as vendas).

Na verdade o problema seria por quê a marca já está com sua rede de concessionários e modelos recém lançados. No entanto, até pelo planejamento de juntar as redes DS - AR - LANCIA, o problema é minorado. Eu sugeriria não renovar os modelos DS, e aos, poucos, trazê-la de volta ao guarda chuva da Citroen, finalizando em um modelo específico que ocuparia justamente o nicho/tamanho/proposta do C5X. Talvez pudessem até cobrar mais caro nele.

A DS foi um fracasso na China, ou seja, ainda é uma promessa e é melhor encerrar a aventura. Claro, os franceses não quererão.

Pelo que disse Tavares, haverá um prazo de 10 anos para as marcas se tornarem rentáveis. A divisão de custos entre as marcas é uma coisa boa, mas isso deve ter um limite.

Você est[a certo quando diz que os modelos em questão são vendidos por preço maior do que se fossem Citroen. Porém, já há Alfa Romeo (com aspiração global) e a Lancia que podem assumir esse papel, fora os modelos top de linha da Peugeot e Opel(o Manta) que chegarão facilmente nos patamares de preço da DS.

Como o conselho de administração do grupo PSA tem maioria do grupo e o governo francês também está representado (ao contrário do italiano) muito dificilmente vais ver um descontinuar de uma marca francesa, mesmo que seja a DS. Mais rápidamente matam a Lancia que o oposto.

Como o conselho de administração do grupo PSA tem maioria do grupo e o governo francês também está representado (ao contrário do italiano) muito dificilmente vais ver um descontinuar de uma marca francesa, mesmo que seja a DS. Mais rápidamente matam a Lancia que o oposto.

O público europeu decidirá! A DS parecia bastante favorecida - e certamente os franceses forçaram a barra - , mas parece ter perdido ânimo. Até sua CEO foi remanejada de função.
Olivier François acumulará o cargo de CEO da FIAT e DS. Alguém chegou a ver essa notícia?

Sim, mas será mais compacto, mais fresco em imagem, a recordar a irrepetível simplicidade do 500, e tecnológico,

O X e o XL, são passado, há aqui uma reorientação estratégica na família 500.

A SEAT, via Cupra Racing apoia oficialmente esta na eTCR, é uma escala de investimento assinalável de expansão, fora do circuito tradicional.

Alpine, Cupra, Lynk, Volvo, apresentam padrão semelhante, de acção no desporto motorizado europeu.

Já foi anunciado que o nome Seat ficará apenas para produtos das "soluções de mobilidade"...meaning aquelas pandeiretas de escooters e trotinetes.

tudo o resto passará a Cupra

p.s. há umas questões técnico-legais relacionadas com a utilização de Martorell e do nome S.E.A.T. e a zona franca mas que ninguém percebe bem a validade actual dessa discussão e o que o governo central pode "chatear" (sobretudo se for voltar ao PP). Por sua vez é do interesse do governo da Catalunha a passagem a Cupra eliminando a associação espanhola/nacionalista e vincando a marca como "produto de Barcelona e da Catalunha". Como aliás está na comunicação da marca há já vários anos, vais a um salão e há uma tentativa de associação evidente à cidade e não a Espanha, como foi a estratégia de comunicação no final dos anos 90/início dos 00.

pelo meio a VW conseguiu/parece estar a conseguir resolver um problema que era ninguém dar um chavo por um Seat e agora, aparentemente, já ser mais fácil. Eu, continuo a achar que é algo muito específico sobretudo ao Formentor, mas estou aberto a mudar de opinião com o futuro próximo. Não me parece que meter uns cobres e mudar o símbolo tenha mudado qualquer percepção. Os produtos estão é melhores e menos parentes pobres da VW. O mesmo aliás que aconteceu com a Skoda.

Last edited:
Sim, mas será mais compacto, mais fresco em imagem, a recordar a irrepetível simplicidade do 500, e tecnológico,

O X e o XL, são passado, há aqui uma reorientação estratégica na família 500.
O interior do carro é maior ou menor q o X?

Enviado do meu EVR-L29 através do Tapatalk

Tendo em atenção o fracasso do DS na China, para mim voltava a modelos de luxo da citroen (tipo Abarth-Fiat), esqueçam o renascimento da Lancia e apostavam numa AR global, esta em sinergias com a Dodge e Maserati.

Tendo em atenção o fracasso do DS na China, para mim voltava a modelos de luxo da citroen (tipo Abarth-Fiat), esqueçam o renascimento da Lancia e apostavam numa AR global, esta em sinergias com a Dodge e Maserati.

Porque? Parece ser um relançamento melhor que o da Alfa Romeo aqui há anos.

A imagem da Citroen é de carros baratos e simples, esqueçam essa Citroen luxuosa porque já não existe. As marcas premium vivem sobretudo da imagem.

Last edited:
Não é só lançar modelos, é preciso conseguir vendê-los.

O meu ponto era dizer que a Citroen "luxuosa" era a mesma Citroen de carros baratos e simples, como anteriormente disseram, teve LN, Visa, Ax..mas também SM, CX, XM na mesma altura respetivamente.

Porque? Parece ser um relançamento melhor que o da Alfa Romeo aqui há anos.
Para q n haja dúvidas, a Lancia é a AR são das minhas marcas favoritas ao longo dos tempos. Penso q a Lancia a nível global não tenha o punch q a AR tem para se poder impor. Se a stellantis conseguir o relançamento da 2ª já fico satisfeito!

Last edited:
Back