Fiat 600 2023

A imagem da Citroen é de carros baratos e simples, esqueçam essa Citroen luxuosa porque já não existe. As marcas premium vivem sobretudo da imagem.

N é assim tão liquido, o Xantia e depois o C5 mantiveram uma clientela razoavel ao longo dos tempos. O novo C5X e tb o C5 aircross tb n me parecem carros feitos a pensar só nas massas mais desfavorecidas. Alias, mesmo peugeot 508 do grupo parece um carro de segmento inferior qdo comparado ao C5X (pode ter melhores materiais/acabamentos, mas isso são outros quinhentos).

O meu ponto era dizer que a Citroen "luxuosa" era a mesma Citroen de carros baratos e simples, como anteriormente disseram, teve LN, Visa, Ax..mas também SM, CX, XM na mesma altura respetivamente.

Mas esses carros eram luxuosos? Eram grande e confortáveis, daí a serem luxuosos...

N é assim tão liquido, o Xantia e depois o C5 mantiveram uma clientela razoavel ao longo dos tempos. O novo C5X e tb o C5 aircross tb n me parecem carros feitos a pensar só nas massas mais desfavorecidas. Alias, mesmo peugeot 508 do grupo parece um carro de segmento inferior qdo comparado ao C5X (pode ter melhores materiais/acabamentos, mas isso são outros quinhentos).

Mas vocês estão a confundir o facto de um carro ser grande com ser luxuoso. A Citroen é uma marca de carros baratos e acessíveis, por muito que os fãs não gostem.

Se o MBR22 te ouve vem já aqui dizer que não é verdade, que a Citroen está em excelente estado e tem produtos fortíssimos.

Mas sim, infelizmente para os "fãs" como eu a marca está numa trajetória descendente de generalista para uma low cost pelo menos nos segmentos mais baixos. As vendas estão miseráveis e tanto o C5X como o C4X não estão a ser o sucesso esperado.

Quanto ao 600, de facto está muito calcado do 500x, mas tem bom aspeto. O preço é que vai estar pela hora da morte principalmente para a versão elétrica.

Mas vocês estão a confundir o facto de um carro ser grande com ser luxuoso. A Citroen é uma marca de carros baratos e acessíveis, por muito que os fãs não gostem.

Agora é. Há cinquenta anos havia carros sólidos (Mercedes) e confortáveis (Citroen DS).

Pelo caminho a PSA deixou isso ir por água abaixo, e agora gasta torrentes de marketing para lançar uma marca DS incaracterística quando toda a gente já esqueceu o pincha-malaquias e o boca-de-sapo.

:sh)

Isto das marcas está cheio de psicólogos a alvejar o mercado [:p]

Há uns bons anos, um livro qualquer de marketing em que passei os olhos observava que as marcas se deviam apoderar de uma palavra, e fincar-lhe os dentes para vender os produtos.

Por exemplo, Volvo e "segurança". O rendimento que eles tiraram de "teve um acidente e está vivo porque ia num Volvo". Até eu ouvi histórias dessas.

Os da Mercedes andam pelo "o melhor" (para orçamentos médios).

A BMW fincou os dentes no "prazer de conduzir".

A VW foi-se ao "Fahrvergnügen", que é o mesmo, mas em suaíli, e teve o que merecia.

O que nos leva ao "giro". A BMW/Mini tentou apossar-se do "é tão giro ter um", mas acho que falhou. Ainda hoje vi um, e era mais "rufia" do que "giro".

Acho que a Fiat conseguiu a adjudicação do "giro", mesmo sem falar no vocábulo.

Back