Fiat Bravo 1.6

Tenho um 1.9 Sport e tenho consumos de 6.2 a ritmos despachados, mas em AE e pouca cidade. Já fiz menos de 6 litros em condução relaxada em nacional e Auto estrada. 7.4 de média nunca o fiz mesmo levando o carro ao limite! Ando é quase sempre em AE. De realçar que ando sempre com o Ac ligado no verão e tenho uma repro há quase 3anos. Em termos de problemas crónicos os bravos tiveram problemas de transmissão (não sei se os 1.6 sofreram do mesmo). Outro defeito dos bravos são a qualidade da pele do volante e punho da caixa. De resto é um carro bastante fiável, com óptimo equipamento, bonito, faz bons consumos e compra se a bom preço pelo estigma que existe pela marca, apesar de eu considerar um melhor produto que outros produtos de outras marcas e que são mais valorizadas. Se tiveres de escolher entre o 105 e 120,escolhe antes o de 120 Sport que é o mais equipado e trás um motor com mais fôlego e com um bom binário. Se conseguires ir para o 1.9 então aí nem se fala!

Eu também aconselhava a compra do 1.9, havendo essa possibilidade! deve tornar o carro bem engraçado e não acredito que haja uma diferença significativa nos consumos!

Desde à dois meses a esta parte sou o feliz proprietário de um Bravo 1.6 105cv de 2007. Até agora estou bastante satisfeito com o produto no geral. Consumos em cidade e pé leve a fazer perto de 5; 5,5l/100. Conforto surpreende pela positiva, qualidade esta dentro da gama, mas nota-se uma utilização de plásticos duros. Performances também surpreendem pela positiva, não fosse ter 290nm de binário.

Tive um Fiat Bravo 1.6 Sport de 105cv, relativamente pouco tempo mas deu para tirar algumas conclusões:

- Consumo à volta dos 6.5 - 7l sem grandes preocupações. ( O carro tinha repro para 130cv )
- Existem versões com e sem FAP. Tenta encontrar sem FAP, consegues confirmar isso sabendo o código do motor e depois fazendo a correspondência no manual quais é que não tem.
- O meu com tecto panorâmico (Skydome) a partir dos 160 - 180, parecia que entrava vento e fazia um barulho desgraçado. Não tive tempo para perceber se era problema do meu carro ou se são todos assim.
- Comportamento dinâmico um pouco aquém das expectativas e a direcção pouco comunicativa.. ou não fosse a base do Stilo. Se não fores exigente tudo bem, mas eu vindo de um 147, notei bastante a diferença e para pior.
- A nivel de interiores não tenho grandes coisas a apontar. Eu não sou muito exigente neste aspecto, mas pareceu-me bem construído, com alguns pormenores engraçados. Tinha uns barulhos parasitas na traseira / tampa na mala, mas não resolvi / não investiguei.
- Para um carro de jante 17 e configuração desportiva, era confortável.

No geral gostei do carro. Se arranjares um a bom preço e que esteja em bom estado, avança. :)

Tive um Fiat Bravo 1.6 Sport de 105cv, relativamente pouco tempo mas deu para tirar algumas conclusões:

- Consumo à volta dos 6.5 - 7l sem grandes preocupações. ( O carro tinha repro para 130cv )
- Existem versões com e sem FAP. Tenta encontrar sem FAP, consegues confirmar isso sabendo o código do motor e depois fazendo a correspondência no manual quais é que não tem.
- O meu com tecto panorâmico (Skydome) a partir dos 160 - 180, parecia que entrava vento e fazia um barulho desgraçado. Não tive tempo para perceber se era problema do meu carro ou se são todos assim.
- Comportamento dinâmico um pouco aquém das expectativas e a direcção pouco comunicativa.. ou não fosse a base do Stilo. Se não fores exigente tudo bem, mas eu vindo de um 147, notei bastante a diferença e para pior.
- A nivel de interiores não tenho grandes coisas a apontar. Eu não sou muito exigente neste aspecto, mas pareceu-me bem construído, com alguns pormenores engraçados. Tinha uns barulhos parasitas na traseira / tampa na mala, mas não resolvi / não investiguei.
- Para um carro de jante 17 e configuração desportiva, era confortável.

No geral gostei do carro. Se arranjares um a bom preço e que esteja em bom estado, avança. :)

Aqui há uns tempos estava com ideias de trocar o meu 147 por um Bravo...Se é como dizes, que o Bravo é bem pior a curvar, ainda bem que não avancei com essa ideia [;)]

Bom então se a direção não é grande coisa nem muito precisa vou notar grandes diferenças em relação ao meu actual carro que nesse campo é excepcional.

Quanto ao 1,9 eu faço a volta de 50 kms dia e mais fds. Acaba por ser mais uma despesa extra nos consumos e depois tb deve ser mais caro seguro e selo do carro. Mas é uma opção tb. Pena o Giulietta ser ainda caro. Essa era a minha opção.

Obrigado a todos pelo comentários e podem chegar mais.

Bom então se a direção não é grande coisa nem muito precisa vou notar grandes diferenças em relação ao meu actual carro que nesse campo é excepcional.

Quanto ao 1,9 eu faço a volta de 50 kms dia e mais fds. Acaba por ser mais uma despesa extra nos consumos e depois tb deve ser mais caro seguro e selo do carro. Mas é uma opção tb. Pena o Giulietta ser ainda caro. Essa era a minha opção.

Obrigado a todos pelo comentários e podem chegar mais.
A direcção é uma questão de hábito.
Quando comprei o bravo sentia que a direcção era pouco comunicativa em relação ao meu carro anterior, mas depois acabas por te habituar e não se passa nada.

O 1.9 será mais caro no IUC, no seguro acho que pouca diferença deve ter para os outros bravos. É fazeres umas simulações. Eu pago 180€ anual num seguro de terceiros com ocupantes, com vidros e furto ou roubo incluído.
Para o carro que é não acho muito.

Quanto a consumos e pelo que o que vejo por aqui, o 1.9 não faz piores consumos que o 1.6.

Last edited:
Eu a fazer seguro e como o carro ainda tem um certo valor deverei optar contra todos os riscos.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Salvo erro sport é o que tem mais equipamento. Após ter andado n tempo a ver carros, ha uns meses comprei igualmente um bravo 1.6 120cvs versão sport com todos os extras menos o tecto de abrir. De facto actualmente é das melhores compras no mercado de usados. Até ver, estou muitíssimo satisfeito com a compra.

Quanto ao motor, espero não estar a dizer nenhuma asneira mas tenho ideia que o 1.6 120cv é pos 1.9 150cv já com a correção do problema crónico das transmissões do 1.9.

Salvo erro sport é o que tem mais equipamento. Após ter andado n tempo a ver carros, ha uns meses comprei igualmente um bravo 1.6 120cvs versão sport com todos os extras menos o tecto de abrir. De facto actualmente é das melhores compras no mercado de usados. Até ver, estou muitíssimo satisfeito com a compra.

Quanto ao motor, espero não estar a dizer nenhuma asneira mas tenho ideia que o 1.6 120cv é pos 1.9 150cv já com a correção do problema crónico das transmissões do 1.9.
Problema esse de fácil resolução e que acontecia devido a um simples mau aperto das abraçadeiras dos foles de transmissão. Problema foi a Fiat não assumir o erro e chamar os carros às oficinas para apertar as abraçadeiras como deve ser. Era uma reparação simples!

Back