Tive 2 dias com um alugado em Barça, 1.9 JTD 120cv penso, novinho, como foi tudo bastante á pressa (deveres professionais), não tirei fotos mas aqui vão as impressões que ficaram :
Estetica :
- Exterior :
Muito bonita cor cizenta com ares dorado, o mais proximo no configurador esp. parece o Marfil, com apreciação positiva para o design (mais do que isso ! o carro é fabuloso em 3D, apr

), mesmo no meio de Barcelona as pessoas olhavam para o carro (ou era para mim ?
)
- Interior :
A parte frontal do tablier muito esquezita , plastico bastante brilhante em tons vermelhos, textura tipo fita entrelaçadas, qualidade materiais e finição razoaveis, o porta luvas é ... normal (
) .
A parte superior, material preto liso mais rijo, bastante ondulado, ficando a duvida se voluntariamente ou causado pelo sol (aposto nesta ultima). Espaço suficiente á frente. Não fui aos lugares traseiros.
Depois da estetica, a utilização :
- Chave : um reparo na chave devido á demasiada facilidade da mesma passar da posição "contacto" para "arranque"
- A/C auto : muito potente
- Porta traseira : abertura com simples pressão no simbolo FIAT, mas sem pega para levantar, obrigando a puxar pela parte suja (ao fim de algun tempo), capacidade 4 sacos de viagem (daqueles de avião) + 4 portateis
Last but not least, a condução :
Contacto, Arranque, Go. Pois, foi abaixo á primeira, fui logo chamado de maçarico claro. A embraiagem encosta bastante em baixo.
Direcção : na posição city é uma maravilha em cidade, fora dela ja é "perigoso" permitindo ao carro alguma liberdade transversal (pois não sabia como desligar, não deveria ser auto ?)
Travão de Pé : bastante progressivo embora necessite de força para travar de urgencia (totalmente o oposto do Megane que é mau neste aspecto).
Travão de Mão : mesmo destravado fica bastante em cima.
Caixa : Arranhava algumas vezes devido a embraiagem colar demasiado em baixo, de resto sem reparos, o que é bom, suave e precisa qb.
Motor : Pouco barulhento, bastante rotativo sem perdas após as fatidicas 4000 nas intermediarias.
Performances : Peso do carro + 4 gajos + bagagens não há milagres (dá grosso modo 1650 kg para 120 cv), reprises em 5ª era mentira.
Consumos : não dá para ter um numero fiavel mas a volta de 10 L/100 em AE e cidade, onde o objectivo era chegar o mais depressa possivel.
Em conclusão : Nota muito positiva para o novo FIAT. Tem defeitos, feitios e qualidades, sendo a principal estetica, e é capaz de esgrimir seriamente pelo menos com os oponentes do seu segmento que eu conheço mais (Megane, 307, Focus, Octavia, Astra). Fica na lista para substituição do Megane para o ano que vem.