Fiat Bravo 2007

Isso dos problemas de juventude já não cola.... Há muito que as marcas ultrapassaram isso!
Mesmo que melhorem a montagem, a escolha dos plásticos não favorece a qualidade perceptível e, aí, o Bravo perde pontos para a concorrência.
Treta e da grossa!!! Há cerca de ano e meio a dois anos, por motivos de serviço, tive de me deslocar ao agente da Mercedes no Campo Pequeno, onde fui muito bem recebido pelo chefe da garagem. Como o sr. era bastante simpático, como quem não quer a coisa perguntei a titulo de curiosidade pessoal se era verdade q a última serie E era verdadeiramente problemática. A resposta que me deu foi elucidativa, foi qquer coisa do género: "o sr. já sabe como é, quando novos modelos são lançados, os primeiros carros a sair são autênticas cobaias é nestes que são detectados os erros q são depois corrigidos". Elucidativo não é. Se isto é válido para a Mercedes, marca q tenho em boa consideração, então tb é válido para as restantes marcas.

Last edited:
O amigo 3COM, é um brincalhão, pelo que diz já esteve em contacto com o carro pelo que percebi. Que eu não estou para tar a perder tempo a ler 38 paginas de pura invenção. Agora sendo verdade que já esteve em contacto com o carro, quanto tempo estiveste ao pé dele?2 min. 3 min. 1 hora? olhaste de fora pra dentro atraves do vidro? Como foi? Es Engenheiro mecanico, ou algo parecido para teres uma opinião tão pessimista em relação aos materiais e montagem do mesmo? Olha meu amigo falar só por falar é muito feio, não tens mais nada que fazer?Existem no mercado modelos muito recentes do mesmo segmento com materiais muito piores e não vejo ninguem fazer uma guerra como tu contra o Bravo.Se não gostas da Fiat ou do Bravo, eu ate percebo, ningem é obrigado a gostar do mesmo.Agora ja deste a tua opinião é melhor saires de area, e não vires par aqui fazer birra, o Forum existe para expressar a nossa opinião, e tirar muitas duvidas e partilhar defeitos e qualidades dos nossos carros, não para andar aqui a bater o pé a dizer que o Bravo não presta ou isto ou aquilo, isso é absolutamente ridiculo.

Problemas de juventude?

Vou relembrar dois casos polémicos, um já resolvido outro pelos vistos ainda continuam por resolver e a marca já assumiu publicamente isso.

O 1º caso Opel Astra, o segundo Mercedes Classe E.

Meu caros é normal haverem problemas de juventude, por várias razões uma delas é que por muito que se testem componentes é complicado afinar novos de modo a estarem a 100% logo à partida, porquê? Prazos de entrega e falta de tempo para tal.

Quem trabalha na área sabe que muitas vezes toma-se a decisão de colocar no mercado no dia já definido há meses e depois dão-se os últimos acabamentos e afinações, por isso é que existem os recall’s, por isso é que existem os “facelifts”, etc.

Claro que existem excepções, uma delas é o caso do Alfa 159, onde a marca atrasou o seu lançamento 1 ano para proceder a melhorias de qualidade e fiabilidade tornando-as altas e conseguiu.

Falei em casos muito conhecidos e que tanto deu para falar.

Até as marcas ditas de topo em fiabilidade fazem recall’s, porquê? Pela mesma razão, melhorias contínuas na qualidade que não foi possível fazê-lo enquanto projecto devido a prazos.

Por isso tirem a ideia de que um carro hoje em dia não vem com problemas de juventude, vêm e não é pouco devido à rápida evolução tecnológica destes e ao “abuso” da utilização de componentes electrónicos.

Quanto à montagem de componentes, têm ideia do número de componentes, da dimensão de uma linha de montagem e a quantas pessoas è preciso dar formação para que estas aprendam a montar todos os componentes do carro? Muito complicado, em média anda à volta de 1 a 2 anos de preparação, muito tempo e mesmo assim de inicio existem falhas.

Os carros têm garantia as marcas fazem recall, muito errado e MAU era se não o fizessem.

Abraços [;)]

Plástico duros ou moles, não liguem, os duros duram mais ao calor, exemplo?

Honda Civic geração anterior, plásticos duros mas de boa qualidade.

As pessoas compram carros para se deslocarem, não para andar a apalpar plásticos [;)]

Treta e da grossa!!! Há cerca de ano e meio a dois anos, por motivos de serviço, tive de me deslocar ao agente da Mercedes no Campo Pequeno, onde fui muito bem recebido pelo chefe da garagem. Como o sr. era bastante simpático, como quem não quer a coisa perguntei a titulo de curiosidade pessoal se era verdade q a última serie E era verdadeiramente problemática. A resposta que me deu foi elucidativa, foi qquer coisa do género: "o sr. já sabe como é, quando novos modelos são lançados, os primeiros carros a sair são autênticas cobaias é nestes que são detectados os erros q são depois corrigidos". Elucidativo não é. Se isto é válido para a Mercedes, marca q tenho em boa consideração, então tb é válido para as restantes marcas.

E tu foste nisso ? [:)] [:)]

Era só o que faltava, pagar para ser cobaia [:vm)]
Se há marcas que não investem em testes, isso é outra coisa.... agora não utilizem o factor "juventude" para desculpar descuidos de concepção!
O que é certo é que a Mercedes voltou a investir nos testes pré-lançamento....

Não tarda até já aceitam veículos com defeitos, tal é o grau de exigência... para tal basta dar a desculpa que é um problema de juventude e não de falta de qualidade [:)]
Enfim.... :rolleyes:

O amigo 3COM, é um brincalhão, pelo que diz já esteve em contacto com o carro pelo que percebi. Que eu não estou para tar a perder tempo a ler 38 paginas de pura invenção. Agora sendo verdade que já esteve em contacto com o carro, quanto tempo estiveste ao pé dele?2 min. 3 min. 1 hora? olhaste de fora pra dentro atraves do vidro? Como foi? Es Engenheiro mecanico, ou algo parecido para teres uma opinião tão pessimista em relação aos materiais e montagem do mesmo? Olha meu amigo falar só por falar é muito feio, não tens mais nada que fazer?Existem no mercado modelos muito recentes do mesmo segmento com materiais muito piores e não vejo ninguem fazer uma guerra como tu contra o Bravo.Se não gostas da Fiat ou do Bravo, eu ate percebo, ningem é obrigado a gostar do mesmo.Agora ja deste a tua opinião é melhor saires de area, e não vires par aqui fazer birra, o Forum existe para expressar a nossa opinião, e tirar muitas duvidas e partilhar defeitos e qualidades dos nossos carros, não para andar aqui a bater o pé a dizer que o Bravo não presta ou isto ou aquilo, isso é absolutamente ridiculo.
E se for, faz alguma diferença ? [:p]

Niguém está a fazer guerra contra o Bravo! Se criticar um produto é fazer guerra, então tens que rever o teu conceito de guerra:sh) para além de alargares os teus horizontes :sh)
E não foi o que fiz, dei a minha opinião, com base na formação que tenho e no contacto que tive com o carro!

Mas se leste bem o que escrevi, que pelo vistos não leste, verias que a critica é ao facto da Fiat ter criado um produto que não consegue vingar num mercado onde existem modelos com 5 anos!

PS: nem tudo no carro é uma trampa! Aliás, até utiliza um belo sistema EPS [:p]

PS2: tive 1s ao pé do carro[:D] e nesse segundo tive tempo para sondar alguns componentes mecânicos e ficar a saber que vão produzir uma Station[:p]

Last edited:
E tu foste nisso ? [:)] [:)]

Era só o que faltava, pagar para ser cobaia [:vm)]
Se há marcas que não investem em testes, isso é outra coisa.... agora não utilizem o factor "juventude" para desculpar descuidos de concepção!
O que é certo é que a Mercedes voltou a investir nos testes pré-lançamento....

Não tarda até já aceitam veículos com defeitos, tal é o grau de exigência... para tal basta dar a desculpa que é um problema de juventude e não de falta de qualidade [:)]
Enfim.... :rolleyes:

Ora aí é que tu te enganas, meu amigo! Todos os projectos de desenvolvimento, produção e lançamento de novos veículos incluem um orçamento elevada para reparação de defeitos de juventude.
É lógico que todas as marcas testam intensivamente os seus modelos antes de os comercializarem, mas há sempre, sempre, defeitos ou falhas residuais que não se descobrem nessa fase. Como muito bem sabe, aliás, qualquer engenheiro de qualquer área, seja do ramo automóvel ou do ramo das rolhas de cortiça, por mais intensivos que sejam os testes, a componente extensiva desses ditos testes só pode ser 100% assegurada depois da comercialização. Por exemplo, no software, os programadores correm milhares de testes até aquilo ficar bem, mas há-de haver sempre algum utilizador final que vai conseguir crashar o programa, fazendo algo que não passaria pela cabeça nem ao diabo. Com os carros é a mesma coisa. Há-de haver sempre alguma conjugação de estrada/temperatura/velocidade e mais umas centenas de variáveis, que vai deformar uma peça que, segundo os testes, só devia deformar ao fim de 5 anos.

Mas se as coisas forem bem feitas, o consumidor não deve ter medo nenhum de comprar as primeiras unidades. Primeiro, porque estas falhas são residuais, e segundo porque se a marca/concessionário for idónea, terá sempre garantida a reparação sem custos.

Ora aí é que tu te enganas, meu amigo! Todos os projectos de desenvolvimento, produção e lançamento de novos veículos incluem um orçamento elevada para reparação de defeitos de juventude.
É lógico que todas as marcas testam intensivamente os seus modelos antes de os comercializarem, mas há sempre, sempre, defeitos ou falhas residuais que não se descobrem nessa fase. Como muito bem sabe, aliás, qualquer engenheiro de qualquer área, seja do ramo automóvel ou do ramo das rolhas de cortiça, por mais intensivos que sejam os testes, a componente extensiva desses ditos testes só pode ser 100% assegurada depois da comercialização. Por exemplo, no software, os programadores correm milhares de testes até aquilo ficar bem, mas há-de haver sempre algum utilizador final que vai conseguir crashar o programa, fazendo algo que não passaria pela cabeça nem ao diabo. Com os carros é a mesma coisa. Há-de haver sempre alguma conjugação de estrada/temperatura/velocidade e mais umas centenas de variáveis, que vai deformar uma peça que, segundo os testes, só devia deformar ao fim de 5 anos.

Mas se as coisas forem bem feitas, o consumidor não deve ter medo nenhum de comprar as primeiras unidades. Primeiro, porque estas falhas são residuais, e segundo porque se a marca/concessionário for idónea, terá sempre garantida a reparação sem custos.

O problema de concepção não é da responsabilidade do cliente final!
Tenta perceber uma coisa, para o cliente final o produto tem que realizar tudo o que foi proposto, independentemente se foi mal ou bem concebido ( isso é da responsabilidade do fabricante)! Não cabe ao cliente final perceber e aceitar essas desculpas, sim porque para o cliente final isso são desculpas!
Tu como cliente final exiges sempre um produto operacional e, de certeza que não queres ter um SO que está sempre a crashar.

Neste caso, Fiat Bravo, o problema não tem nada a ver com problemas de juventude! O problema é que o veículo vem com lacunas na montagem de alguns paineis plásticos!
Partindo do principio que o Bravo não "crasha", e fazendo uma analogia com o software, seria o equivalente a teres um sistema de gestão com icons e menus manhosos mas operacionais.

Não tens mesmo noção do que se passa hoje em dia......
O grosso do desenvolvimento não é suportado pelo fabricante do veículo[:p]

Caro amigo 3 COM, os teus horizontes é que me parecem muito reduzidos, e não comprendes ou naõ queres comprender, que o modelo em questão, nada tem a ver com os problemas que mencionas.Vamos ser realistas, sem um test driv ou um contacto totalmente directo com o carro é impossivel fazer avaliações sobre o mesmo certo?Eu como disse anteriormente ainda e infelizmente não tive contacto com o carro, mas pelo que vejo, acho um design muito bonito atractivo,jovem e moderno ou actual, com as jantes de 17 polegadas então fica soberbo, o interior igualmente me encanta.Estas a esquecer-te que o Bravo obteve 5 estrelas no Euroncap, a nivel de segurança é um dos melhores no segmento, tem o sistema blueme um dos software mais modernos para automovel no momento, tem motorizações muito competitivas, então com a saida do multijet 1.6 120cv vai ficar muito apetecivel, e segundo fontes proximas da Fiat o Bravo com este motor pouco mais caro vai ser do que o Opel astra 1.3 cdti, o que se adivinha um enorme sucesso, dai a Fiat ainda não ter lançado este modelo no nosso Pais.Quanto a materiais e principalmente montagem pelo que vejo e tenho lido não encontro nenhuma defeciencia grave, um amigo que vai muitas vezes a Espanha, já esteve dentro de um Bravo, e a opinião dele é que os materiais são muito parecidos com o do novo leon, mas na opinião deste melhores o do bravo.Agora só quando o modelo sair em Portugal é que podemos fazer uma critica mais realista e testar então todas as suas qualidades e defeitos, porque não existem carros perfeitos todos tem qualidades e defeitos, e a Fiat tem feito um esforço enorme para os seu produtos cada vez mais serem de boa qualidade incluindo materiais como montagem, e que na minha opinião tem conseguido.Um Abraço.

O problema de concepção não é da responsabilidade do cliente final!

Pois claro que não, por isso é que existem garantias e estas devem ser cumpridas integralmente.

Neste caso, Fiat Bravo, o problema não tem nada a ver com problemas de juventude! O problema é que o veículo vem com lacunas na montagem de alguns paineis plásticos!
Mas de que problema do Fiat Bravo estás a falar?! Existe algum problema com o Fiat Bravo, ou ele existe apenas na tua cabeça? É que até agora não vi nada na imprensa da especialidade nacional e sobretudo estrangeira que aponte qualquer problema no Fiat Bravo...

Não tens mesmo noção do que se passa hoje em dia......
O grosso do desenvolvimento não é suportado pelo fabricante do veículo[:p]

Oh, claro que não tenho... Não conhecesse eu a maioria dos fornecedores nacionais da indústria automóvel mundial. A propósito, se tu os conhecesses provavelmente abrandarias essa cruzada anti-fiat Bravo. Se calhar nem imaginas a quantidade de componentes comuns a Fiats e Toytotas, só para dar um exemplo![:p]

Last edited:
Já vi um em Mira!

Não me lembro se de matrícula francesa ou italiana.

O carro tem presença, é bem agradável!!!
Esteve estacionado a 50mts de mim por uns minutos.
Infelizmente não pude ir perto dele espreitar, mas gostei do que vi!

Pois claro que não, por isso é que existem garantias e estas devem ser cumpridas integralmente.

Mas de que problema do Fiat Bravo estás a falar?! Existe algum problema com o Fiat Bravo, ou ele existe apenas na tua cabeça? É que até agora não vi nada na imprensa da especialidade nacional e sobretudo estrangeira que aponte qualquer problema no Fiat Bravo...

Oh, claro que não tenho... Não conhecesse eu a maioria dos fornecedores nacionais da indústria automóvel mundial. A propósito, se tu os conhecesses provavelmente abrandarias essa cruzada anti-fiat Bravo. Se calhar nem imaginas a quantidade de componentes comuns a Fiats e Toytotas, só para dar um exemplo![:p]
Estou integrado num desses fabricantes [:p] ( que fornece vários componentes para o Bravo ).
Não é um nem dois, são vários componentes! Na volta ainda somos colegas [:D]
PS: Aqui além de Toyotas também fazemos para Mercedes, Bentley, etc...

Quanto ao problema, não me refiro a problemas electronicos nem mecânicos! Refiro-me a um problema qualidade, no que diz respeito à montagem e fixação de alguns paineis do veículo.

Caro amigo 3 COM, os teus horizontes é que me parecem muito reduzidos, e não comprendes ou naõ queres comprender, que o modelo em questão, nada tem a ver com os problemas que mencionas.Vamos ser realistas, sem um test driv ou um contacto totalmente directo com o carro é impossivel fazer avaliações sobre o mesmo certo?
Se ainda não tiveste com o veículo como é que sabes que o que estou a dizer nada tem a ver com o modelo ? [:)]
Não sei se reparaste mas eu já tive contacto com o carro!

Se tu não achas que o Bravo tem um défice na montagem e na qualidade dos plásticos, é porque não o viste ou é porque não és muito exigente.
Ser exigente é pelo menos exigir a qualidade dos lideres do segmento.
Sim, o Bravo é sem duvida um grande esforço da Fiat em termos de qualidade aparente, está muito à frente do Stilo mas mesmo assim continua a não estar ao nível das referências do segmento.
Se me disseres que o Bravo compensa tudo isso com um preço competitivo e muito equipamento, aí estamos de acordo mas não é disso que estamos a falar. (até porque o problema do Stilo nunca foi motores, preço e equipamento)

Last edited:
Enquanto por aqui continuam as discussões do tipo o meu é melhor que o teu [:p] [;)], houve alguém que já testou as 5 estrelas de segurança do novo Bravo

image000ik15h4s.jpg

image001ur15h4t.jpg

image006ly15h4u.jpg

Alguém que exagerou num test-drive

só sei que tem aspecto de ter capotado e bem.. e parece estar com o espaço essencial bem disponivel..

Vi hoje, agora à pouco, franciú, mas foi de passagem

O carro é lindo, tem uma presença bem superior à concorrencia do segmento..

Se repararem bem na traseira do reboque, é um Iveco. Os tócolantes de lado deve sêr o Ranking de marcas que mais transporta.

Back