JEDI
Well-known member
2.0tdiPodes ter razao no que dizes, mas esse motor não existe.
E estou contigo no que à beleza do Brera diz respeito. De qualquer maneira, chega de off-topic
2.0tdiPodes ter razao no que dizes, mas esse motor não existe.
E estou contigo no que à beleza do Brera diz respeito. De qualquer maneira, chega de off-topic
Esse não é jtdm!
Os jtdm são 16v e são horríveis de utilizar.
Abaixo das 2000rpm não existe motor
Tinha bons motores, como o 2.4 JTD por exemplo, boa fiabilidade e boas performances, se em vez de se chamar JTD se chamasse TDi hoje seria um motor de culto.
Esse não é jtdm!
Os jtdm são 16v e são horríveis de utilizar.
Abaixo das 2000rpm não existe motor
O 2.4 era lento e gastador.
Isto para mim não é um motor de jeito.
Safava se aa boa sonoridade e fiabilidade.
Já aqui se falou em Audi A3 e Mercedes CLA que apesar de poderem pisar os mesmos terrenos morfológicos, estão noutra gama, pois como se disse, quando acaba o preço de uns ainda nem começou o de outros.
Agora um carro que pode ter algo em comum com o Tipo, será o Astra Sedan, que apesar de ter mais 10cm em comprimento, em DEE são quase iguais, até partilha mecânicas e mesmo em aspecto acabam por ter parecenças.
Nos países de maior saída do Tipo, os segmentos não funcionam assim.
O Tipo é vendido como o familiar médio polivalente, de morfologia "sedan", a mais popular, como aconteceu em tempos em Portugal.
Concorre com todos os sedans de tamanho e preço próximo.
Claro que fica acima do Siena / Logan / VW Voyage / Chevy Prisma, etc.
Não, e aproveito para tentar explicar de forma muito simples a diferença entre as plataformas.
O Tipo usa a plataforma Small Wide LWB (long wheel base), que é uma das derivações da original plataforma para o segmento B, desenvolvida em conjunto pela FIAT e GM, designada GM FIAT Small Platform. E como o próprio nome indica é uma versão mais larga e comprida (wide / long).
O Linea, modelo que é tido como o antecessor do Tipo, já usava a variação LWB (long wheel base), portanto, superior em comprimento à original que encontrávamos no Grande Punto.
Resumindo, a variante que é usada no Tipo já o aproxima de uma plataforma com características do segmento C, e por consequência o insere nesse segmento. Alguns podem argumentar que não é um "verdadeiro" C mas isso já são peanuts..
A FCA usa também uma variação dessa plataforma para os seus SUVs de segmento B e está a usar essa plataforma no desenvolvimento do sucessor do Jeep Compass (SUV de segmento C da Jeep) e do 500XL. Quero ver se também vamos ter toda a gente a apelidar esses SUVs de B+...
Isso para mim da plataforma não quer dizer muito sobre o segmento em que o carro se posiciona.
O carro ser B+ ou C acaba por ser irrelevante. É uma fronteira um pouco indefinida... Quanto muito essa podia ser definida quanto ás motorizações e aí o Tipo acaba por se aproximar mais do segmento C (mas os B+'s aproximam-se todos dos C). Agora pelo preço estará posicionado abaixo dos tradicionais C de marcas generalistas como Opel, Renault e quem sabe Ford.
Se fosse um B falta-lhe o motor 1.2 Fire para ocupar esse lugar do Punto, e o 0.9 Twinair também faria perfeito sentido. Contudo, estes motores estão ausentes do Egea. Também lhe falta um diesel 2.0 mas esses motores perderam muito protagonismo no segmento por serem muito mais caros que os 1.6 e sem oferecerem grande vantagem face a estes.
Em Portugal não sei se vai vender muito porque os preconceitos em Portugal demoram muito tempo a morrer... Resta ver qual vai ser a sua qualidade.
Falei com uma pessoa que me disse que os Italianos estão satisfeitos com a qualidade e maneira como os Turcos estão a trabalhar.
Os comerciais que de lá saem são bons produtos.