Fiat Tipo 2016

Continua a ser um nível de qualidade bem aquém das premium. E não é diz que disse, é estar dentro dos carros e ver com os meus olhos.

O Alfa 159 a nível de construção perde p.ex. para o Série 3. E tendo em conta que os dois na altura custavam sensivelmente o mesmo.. a escolha revelava-se óbvia.

O Giulia sim já parece ser de outro campeonato. Vamos ver o que sai dali.

Estás bem enganado, o Alfa 159 tinha uma qualidade ao nível ou mesmo superior a um S3, por exemplo. Além disso a BMW não é um bom exemplo a nível de materiais interiores para o preço, das premium alemãs é claramente a mais fraca.

O Mito e o Giulietta não têm excelentes materiais, mas foram dois modelos posicionados abaixo dos premium a nível de preço.

Os automóveis do Grupo FCA têm boa qualidade, para o preço que custam.

Um Tipo Abarth 2.0 atmosférico, por volta dos 20.000€ acho que iria ter vendas razoáveis.
É muito difícil.

Só com os impostos que levava em cima...

Teria de ser o 1.4 e depois a FIAT não quer gastar o dinheiro na preparação do carro.

Eu gostaria de ver, mas não sei se era boa ideia para a marca.

04_sicurezza01.jpg

Quero ver estas coisas em ambiente natural.
Pois, é que essa definição de imagem é qualquer coisa.

Por acaso acho que o ecrã podia ser um pouco maior. Provavelmente já pensado para quando houver uma atualização.

Pois, é que essa definição de imagem é qualquer coisa.

Por acaso acho que o ecrã podia ser um pouco maior. Provavelmente já pensado para quando houver uma atualização.

É um ecrã de 7" (18 cm em Português) com resolução HD (não me lembro de cor se é HD ou Full HD). É mesmo preciso mais do que isso, em particular num carro deste segmento/preço?
Gosto muito de tecnologia, mas prefiro mil vezes isto do que exemplos como a Renault ou a Tesla, que fazem abortos impossíveis de ver só para enfiarem os maiores ecrãs que conseguem num "dispositivo" (o carro) onde a atenção devia estar na estrada e não no ecrã.

Última edição:
É um ecrã de 7" (18 cm em Português) com resolução HD (não me lembro de cor se é HD ou Full HD). É mesmo preciso mais do que isso, em particular num carro deste segmento/preço?
Gosto muito de tecnologia, mas prefiro mil vezes isto do que exemplos como a Renault ou a Tesla, que fazem abortos impossíveis de ver só para enfiarem os maiores ecrãs que conseguem num "dispositivo" (o carro) onde a atenção devia estar na estrada e não no ecrã.

Eu acho que 7'' é suficiente. Existem alguns interiores com ecrãs de 8,4'' mas com bom posicionamento e resolução como este as 7'' são mais que suficientes.

É muito difícil.

Só com os impostos que levava em cima...

Teria de ser o 1.4 e depois a FIAT não quer gastar o dinheiro na preparação do carro.

Eu gostaria de ver, mas não sei se era boa ideia para a marca.

Mas não estava a referir a Portugal, mas sim no resto do Mundo, mas se o lançassem com o 1.4T 170 também seria óptimo.

TECNOLOGIA

[FONT=ProximaNova, calibri, sans-serif]Ecrã táctil 5” HD Uconnect[/FONT]

Tirei isso do site da FIAT e quando estive no tipo achei que era pequeno.

Esse que está na foto é capaz de ser maior.

TECNOLOGIA

[FONT=ProximaNova, calibri, sans-serif]Ecrã táctil 5” HD Uconnect[/FONT]

Tirei isso do site da FIAT e quando estive no tipo achei que era pequeno.

Esse que está na foto é capaz de ser maior.

Sim, o do Tipo 4 portas é de 5 polegadas.

O 5 portas e a SW já foram apresentados com o de 7 polegadas.

Tenho aqui um trailer com uns FIAT's ao pé de casa e está lá um Tipo sedan cinza claro. Andei lá a sacar umas fotos e a apreciar o bicho. Gostei bastante, mesmo muito.

Continua a ser um nível de qualidade bem aquém das premium e de algumas generalistas. É suficiente para concorrer com a PSA, coreanas, Renault etc, mas perde para Toyota, VW e por aí fora.

O Alfa 159 a nível de construção perde p.ex. para o Série 3. E tendo em conta que os dois na altura custavam sensivelmente o mesmo.. a escolha revelava-se óbvia.

O Giulia sim já parece ser de outro campeonato. Vamos ver o que sai dali.

Toyota? Achei o Auris medonho por dentro.

Sim, o do Tipo 4 portas é de 5 polegadas.

O 5 portas e a SW já foram apresentados com o de 7 polegadas.
Até a maneira como está no tablier é diferente.

Acho que fazem bem colocar um ecrã maior.

Estou curioso como vai correr a carreira deste tipo em Portugal e na Europa em geral.

Desta vez não se pode acusar a FIAT de não fazer carroçarias como com o Bravo.

O Alfa 159 era um carros mais bem construídos do seu segmento.

O Grupo FIAT já há muitos anos que tem um bom nível de qualidade.

Não é isso que se vê em sites onde é medida a fiabilidade. Pode haver algo que explique o motivo mas que aparecem, ainda, muito mal classificados aparecem.

Não sei se posso meter aqui o sites, mas, tanto o ingles como o alemao dão os italianos mto mal.
Fala-se aqui dos alemães como se fossem fiáveis mas não são! Pelo menos muitos não são.

Ora vejam lá onde andam os alemães e os italianos...

1. Daihatsu Reliability Index 3.00
2. Honda Reliability Index 43.00
3. Suzuki Reliability Index 53.00
4. Toyota Reliability Index 60.00
5. Mazda Reliability Index 67.00
6. Lexus Reliability Index 70.00
7. Ford Reliability Index 75.00
8. Rover Reliability Index 78.00
9. Nissan Reliability Index 87.00
10. Chevrolet Reliability Index 91.00
11. Renault Reliability Index 92.00
12. Subaru Reliability Index 93.00
13. Peugeot Reliability Index 96.00
14. Skoda Reliability Index 97.00
15. Smart Reliability Index 99.00
16. Fiat Reliability Index 100.00
17. MG Reliability Index 103.00
18. Mini Reliability Index 108.00
19. Hyundai Reliability Index 112.00
20. Citroen Reliability Index 115.00
21. Mitsubishi Reliability Index 115.00
22. Kia Reliability Index 117.00
23. Volvo Reliability Index 126.00
24. Vauxhall Reliability Index 134.00
25. Seat Reliability Index 137.00
26. Volkswagen Reliability Index 140.00
27. Saab Reliability Index 150.00
28. BMW Reliability Index 171.00
29. Jaguar Reliability Index 176.00
30. Jeep Reliability Index 177.00
31. Mercedes-Benz Reliability Index 179.00
32. SsangYong Reliability Index 187.00
33. Audi Reliability Index 195.00
34. Chrysler Reliability Index 196.00
35. Alfa Romeo Reliability Index 200.00
36. Porsche Reliability Index 295.00
37. LANDROVER Reliability Index 305.00
38. Bentley Reliability Index 548.00

Até podes ter razão, mas o exemplo que puseste aí é péssimo. Essa tabela tem exactamente 2 marcas italianas e uma delas por acaso até está na primeira metade.
Para além disso, esse ranking inclui marcas como a MG, a Rover e a Saab, portanto tudo indica que inclui dados antigos (anos 90/primeira metade dos 00) e aí é natural que as marcas italianas saiam a perder.

Não é isso que se vê em sites onde é medida a fiabilidade. Pode haver algo que explique o motivo mas que aparecem, ainda, muito mal classificados aparecem.

Não sei se posso meter aqui o sites, mas, tanto o ingles como o alemao dão os italianos mto mal.
Fala-se aqui dos alemães como se fossem fiáveis mas não são! Pelo menos muitos não são.

Ora vejam lá onde andam os alemães e os italianos...

1. Daihatsu Reliability Index 3.00
2. Honda Reliability Index 43.00
3. Suzuki Reliability Index 53.00
4. Toyota Reliability Index 60.00
5. Mazda Reliability Index 67.00
6. Lexus Reliability Index 70.00
7. Ford Reliability Index 75.00
8. Rover Reliability Index 78.00
9. Nissan Reliability Index 87.00
10. Chevrolet Reliability Index 91.00
11. Renault Reliability Index 92.00
12. Subaru Reliability Index 93.00
13. Peugeot Reliability Index 96.00
14. Skoda Reliability Index 97.00
15. Smart Reliability Index 99.00
16. Fiat Reliability Index 100.00
17. MG Reliability Index 103.00
18. Mini Reliability Index 108.00
19. Hyundai Reliability Index 112.00
20. Citroen Reliability Index 115.00
21. Mitsubishi Reliability Index 115.00
22. Kia Reliability Index 117.00
23. Volvo Reliability Index 126.00
24. Vauxhall Reliability Index 134.00
25. Seat Reliability Index 137.00
26. Volkswagen Reliability Index 140.00
27. Saab Reliability Index 150.00
28. BMW Reliability Index 171.00
29. Jaguar Reliability Index 176.00
30. Jeep Reliability Index 177.00
31. Mercedes-Benz Reliability Index 179.00
32. SsangYong Reliability Index 187.00
33. Audi Reliability Index 195.00
34. Chrysler Reliability Index 196.00
35. Alfa Romeo Reliability Index 200.00
36. Porsche Reliability Index 295.00
37. LANDROVER Reliability Index 305.00
38. Bentley Reliability Index 548.00
Duas coisas:
1 - A malta tem tendência para misturar 4 conceitos diferentes: construção/montagem (resistência aos ruídos parasitas), qualidade dos materiais em novo (agradabilidade ao toque), resistência dos materiais ao envelhecimento, e fiabilidade. Quer queiramos quer não, não faltam exemplos de carros com materiais suaves que descascam e carros sem ruídos parasitas que passam a vida a dar despesa de oficina.

2 - faltou-te colocar a fonte (http://www.reliabilityindex.com/manufacturer). É uma boa fonte porque os rakings por modelo são calculados em função de critérios objectivos (frequência e custo de reparação de avarias ao abrigo de extensões de garantias fora da marca), mas convém analisar a tabela de modelos, porque a de marcas utiliza valores de modelos já antigos.

Última edição:
Os japoneses são imbatíveis em termos de fiabilidade. Nos EUA a Fiat está mal posicionada nos índices de fiabilidade da JD Power e Consumer Reports bem como as outras marcas do grupo excluindo a Dodge. Aqui na Europa ainda não vi os últimos resultados.

Duas coisas:
1 - A malta tem tendência para misturar 4 conceitos diferentes: construção/montagem (resistência aos ruídos parasitas), qualidade dos materiais em novo (agradabilidade ao toque), resistência dos materiais ao envelhecimento, e fiabilidade.

A questão é que a Fiat nunca foi propriamente perita em nenhum destes aspectos.. salvo fiabilidade dos motores onde nunca foram muito maus nesse campo.

Voltar
Superior