Fiat Tipo 2016

A questão é que a Fiat nunca foi propriamente perita em nenhum destes aspectos.. salvo fiabilidade dos motores onde nunca foram muito maus nesse campo.

Tu tens mesmo aí uma comichão com a Fiat.

A Fiat sempre foi uma marca barata, com produtos simples e económicos. A questão da fiabilidade, depende das épocas, mas a única realmente má foi no final dos anos 80 e inicio dos anos 90, e apenas em termos de electrónica. De resto a fiabilidade da Fiat não é muito diferente das outras marcas, e a nível de motores está até à frente de muitas outras marcas europeias.

Outra questão, a Fiat também sofre de preconceito por ser italiana. Por exemplo, normalmente quem tem um carro alemão tem sempre mais tolerância ou tenta esconder os problemas, enquanto que se tiver um carro italiano, tem tendência a criticar muito mais qualquer pequeno problema. O porquê de isto acontecer não sei, mas é um fenómeno interessante.

Resumindo a Fiat é tão fiável como qualquer outra marca e em alguns motores é mesmo das melhores. É uma marca com boa relação preço/produto.

Os tabliers dos Puntos de 16 e de 20 anos da família provam o contrário, quer nos ruídos quer no envelhecimento.

Isso é algo que incomoda e muito os adeptos das Marcas Germânicas, ver Golf que consideram uma referência, e quando chegam ao fim de vida estão piores que os Fiat, volantes VW Golf a cair aos pedaços já vi vários também vi interiores Fiat estragados, riscados, com mau aspecto, volantes de pele com bolhinhas, mas nunca a cair pedaços como na VW, ou a péssima qualidade dos plásticos Opel, o pior que vi na Fiat foi os puxadores das portas dos Bravo/Brava antigos e foi em foto.

A Fiat sempre foi uma marca barata, com produtos simples e económicos. A questão da fiabilidade, depende das épocas, mas a única realmente má foi no final dos anos 80 e inicio dos anos 90, e apenas em termos de electrónica. De resto a fiabilidade da Fiat não é muito diferente das outras marcas, e a nível de motores está até à frente de muitas outras marcas europeias.

Outra questão, a Fiat também sofre de preconceito por ser italiana. Por exemplo, normalmente quem tem um carro alemão tem sempre mais tolerância ou tenta esconder os problemas, enquanto que se tiver um carro italiano, tem tendência a criticar muito mais qualquer pequeno problema. O porquê de isto acontecer não sei, mas é um fenómeno interessante.

Resumindo a Fiat é tão fiável como qualquer outra marca e em alguns motores é mesmo das melhores. É uma marca com boa relação preço/produto.

isso por acaso é uma grande verdade aliás conheço um caso no trabalho de quem tem um a3 2.0 tdi pd que fala que é muito fiável mas a tempos gastou um balúrdio a mudar 2 injetores e o turbo [:D]

Isso é algo que incomoda e muito os adeptos das Marcas Germânicas, ver Golf que consideram uma referência, e quando chegam ao fim de vida estão piores que os Fiat, volantes VW Golf a cair aos pedaços já vi vários também vi interiores Fiat estragados, riscados, com mau aspecto, volantes de pele com bolhinhas, mas nunca a cair pedaços como na VW, ou a péssima qualidade dos plásticos Opel, o pior que vi na Fiat foi os puxadores das portas dos Bravo/Brava antigos e foi em foto.

Epá, por acaso ontem conduzi o novo astra e aquilo para mim foi uma desilusão.. aquilo é só plástico duro e passa uma péssima imagem, uma imagem de fraca qualidade de ruídos parasitas.

Parece os plásticos dos japoneses dos anos 90.

Se o plástico é duro é fraco, se é mole descasca, eu pessoalmente prefiro plásticos duros e bonitos a plásticos moles que se descasquem.
Vocês quando vão a conduzir vão a apalpar o tablier?

Bem escrito. Quem conduz dificilmente vai a apalpar o tablier.

A questão é antiga, existem literalmente milhares de referências de "plásticos", gostava de saber como apreciam pelo simples olhar e tocar. :)

Normalmente, só me pronuncio sobre este assunto em modelos que já tem uns anos, a apanhar sol.

Existem plásticos duros que duram, como existem deles que se estragam, na minha Opel o plástico duro da porta, do lado dentro junto ao vidro, até deformou ligeiramente com o sol, são sobejamente conhecidos os plásticos exteriores dos Corsa que passavam de preto para cinzento.

a Fiat também sofre de preconceito por ser italiana. Por exemplo, normalmente quem tem um carro alemão tem sempre mais tolerância ou tenta esconder os problemas, enquanto que se tiver um carro italiano, tem tendência a criticar muito mais qualquer pequeno problema. O porquê de isto acontecer não sei, mas é um fenómeno interessante.

Paga o "preço" de ser o único grande construtor Mundial Latino.
Parte está relacionado com dizer mal de nós próprios, parte de xenofobia por parte de "outros".
Depois tens fenómenos inversos, como por exemplo na Escandinávia onde os FIAT não fazem muito a filosofia deles e portanto quem os tem são mais apreciadores e coleccionadores, principalmente de modelos de topo. logo têm um certo elitismo.
Isto até à chegada do 500, que sai fora desta análise.

A Fiat sempre foi uma marca barata, com produtos simples e económicos.

Nem sempre.
Eu diria de outra forma: apesar da FIAT ter tido todo o tipo de gamas em automóveis, para não ir aos Barcos, Comboios e Aviões, a esmagadora maioria da % de vendas foi quase sempre de produtos simples e económicos mas normalmente bastante avançados, incluindo habitualmente prestações / motores muito acima da média das áreas de mercado desses veículos.
Isto apesar de modelos como o 124 e 131 não serem propriamente baratos mas serem bastante vendidos.

A questão da fiabilidade, depende das épocas.
Verdade.
No entanto o problema acho que nunca foi muito a fiabilidade.
O que vou dizer não seria só a FIAT, mas acontecia:
O maior problema foi em parte a "vigarice" e o deixa andar, que se "lixe" nas unidades defeituosas.
Eu acho que os carros que tinham erros (incluindo aqueles mesmo "limões") vinham na mesma para o mercado em vez de por vezes até serem destruídos.
Acredito que por exemplo um operário por um motivo ou outro, não executasse a sua tarefa e o carro seguia na linha sem por exemplo, alguma cera (aquela pasta dentro dos painéis), sem alguns apertos, com algumas peças partidas por erro do operador (sem correcção), etc, etc, etc.
Acredito que mesmo um amortecedor danificado, um plástico estragado eram montados na mesma.
Ora por ai se entende que no caso dos motores em si, esses vinham sempre 5 estrelas.

Depois, já no concessionário, antes da venda, a preparação incluía uma série de testes e verificações.
Cheguei a ver a folha disso, inclusivamente estanquecidade com água à pressão de vários pontos.
Talvez fossem uns 60 pontos a verificar em cada veículo.

Achais que o rapaz aprendiz (a quem calhava sempre a fava), a quem já só mandavam ver "30 dos 60" pontos, via ou até sabia ver os "30"?
Viam o que achavam mais importante e o que viam mal, até se calavam, senão ainda era para dar mais trabalho.

Depois eram tempos de garantias zero, ou 6 meses e depois 1 ano... onde a maior parte das coisas não aparece.

Aqui está uma explicação para por exemplo o modelo Uno ter sido um excelente carro para imensas pessoas, algumas unidades anos a fio sem uma simples lâmpada fundir sequer; e alguns Unos deram imensos problemas ás pessoas. Nunca nada muito caro, mas deram.

Não, eu não tenho comichão com a Fiat. Com comichão ficam vocês quando vos dizem que a Fiat não é o supra-sumo que vocês acham que é. [;)]

A Fiat é boa a fazer carros baratos? É. Agora da forma que vocês falam, é como se a Fiat estivesse ao mesmo nível das premium, quando não está. Nem de perto. E basta entrar num carro e noutro para perceber que o preço extra não é só derivado a imagem de marca

Última edição:
Não, eu não tenho comichão com a Fiat. Com comichão ficam vocês quando vos dizem que a Fiat não é o supra-sumo que vocês acham que é. [;)]

A Fiat é boa a fazer carros baratos? É. Agora da forma que vocês falam, é como se a Fiat estivesse ao mesmo nível das premium, quando não está. Nem de perto. E basta entrar num carro e noutro para perceber que o preço extra não é só derivado a imagem de marca
Eu prefiro um carro que não descasque interiores, não queime MAF's, não parta a corrente da distribuição e não entre em combustão espontânea... [:p][:)]

Duas coisas:
1 - A malta tem tendência para misturar 4 conceitos diferentes: construção/montagem (resistência aos ruídos parasitas), qualidade dos materiais em novo (agradabilidade ao toque), resistência dos materiais ao envelhecimento, e fiabilidade. Quer queiramos quer não, não faltam exemplos de carros com materiais suaves que descascam e carros sem ruídos parasitas que passam a vida a dar despesa de oficina.

2 - faltou-te colocar a fonte (http://www.reliabilityindex.com/manufacturer). É uma boa fonte porque os rakings por modelo são calculados em função de critérios objectivos (frequência e custo de reparação de avarias ao abrigo de extensões de garantias fora da marca), mas convém analisar a tabela de modelos, porque a de marcas utiliza valores de modelos já antigos.

Não sabia se podia colocar links. ainda bem que meteste.

Já agora acrescento a alemã:
http://www.anusedcar.com/

Eu prefiro um carro que não descasque interiores, não queime MAF's, não parta a corrente da distribuição e não entre em combustão espontânea... [:p][:)]

E, no entanto, os índices de fiabilidade continuam a penalizar a marca. A fazer fé no que se lê por aqui, a Fiat já deveria estar à frente da Mazda.

Ah, espera.. Os testes estão todos comprados pelos alemães e japoneses..

E, no entanto, os índices de fiabilidade continuam a penalizar a marca. A fazer fé no que se lê por aqui, a Fiat já deveria estar à frente da Mazda.

Ah, espera.. Os testes estão todos comprados pelos alemães e japoneses..
Queres colocar aqui o link do post em que alguém disse que a FIAT estava à frente da Mazda ou de outras japonesas em fiabilidade, sff?

Em relação a alemãs, escrevo com todas as letras: não fica a dever-lhes, por muito que doa.

Que índices de fiabilidade? Os das DECOS?

Última edição:

Nunca vi aqui neste fórum ou em qualquer outro lado alguém a dizer que a Fiat estava ao nível das marcas premium.

A Fiat é uma marca generalista com preço competitivo.

Agora que vou ser dono de um, também deixo algumas "criticas" aos haters.

No meu caso em frança, por pouco menos de 13mil euros comprei a versão base com o motor 1.4 16v 95hp.

Aqui por esse preço já comprava um merc, bmw, etc... Show off car's... que depois ia invalidar o meu pensamento em termos do que é a função do carro que eu queria adquirir, pois o propósito essencial é ser foncional e pouco gastador (despezas). Obviamente usados, mas lá está, para muitos já era um "bmw" um "merc" etc.. etc..

Jà fui criticado por muita gente pela compra, agora sei que mais valia estar calado. Se na minha idade (20) devia ter comprado um fogareiro, ou um show off car... sim show off porque muita gente digam o que disserem compram carros para se amostrar..
Se fica mal num puto, olha.. vou ficar super contente quando for a portugal , e levar muita tralha minha, e quem critica pode andar a pé :)

Agora, o design, é bom, discreto, mas apresentavel e não fica mal abeira de nenhum carro moderno, de todo (minha opinião)
Se tivesse um logo diferente , ui ui Mas isso já é a cultura de muito português, porque cá fora as pessoas não ligam a isso, mas em portugal ainda vivemos muito de fachada....

Vai ser o meu primeiro fiat, até agora só tive renault (19) e uma vito que ando no dia a dia.
Aposto que me vai dar muita felicidades a longo prazo :) dinheirinho no bolso

Voltar
Superior