Fiat Tipo 2016

Nos tempos que correm e com o 500X a bombar, um " Bravo " não vai ter grandes hipóteses assim como os 500L que vão ter vendas residuais a partir de agora.

Também partilho desta opinião.
O 500L dominou o segmento o ano passado, vendendo quase 95 mil unidades na Europa. Nos EUA, por outro lado, o 500L não gera muito interesse. Pouco mais de 12 mil unidades foram vendidas.

Acho que o 500X vai ser o principal inimigo do 500L.
Aliás, acho que a chegada dos novos crossovers compactos como o 500X, Renegade, HR-V e CX-3, vai arruinar de vez o segmento dos mini-MPV's.

Nao acredito que o 500X afecte as vendas de um sucessor do Bravo se a Fiat fizer um carro atraente e com valor e bem diferenciado do 500X (com qualidade de materiais e construcao equivalente mas com mais espaco interior e de bagageira).
O segmento C nao perdeu vendas para o segmento dos crossovers compactos como o 500X. Basta analisar as vendas do Golf que cresceram ou Ford focus ou dos modelos coreanos.

O problema è que um sucessor do Bravo irà competir com Golfs, Astras, Focus, 308, etc. È um segmento bem competitivo e para a Fiat voltar a entrar nele com sucesso tem que lancar um modelo de alta qualidade. Alèm de que as margens de lucro de um sucessor do bravo serao mais baixas do que do 500X pois terà concorrencia mais cerrada.
Tendo em conta o sucesso do 500X acho que a Fiat sò tem que fazer um grande carro como sucessor do Bravo para continuar a mudar a percepcao da marca mesmo que tenha margens de lucro menores.

Nao acredito que o 500X afecte as vendas de um sucessor do Bravo se a Fiat fizer um carro atraente e com valor e bem diferenciado do 500X (com qualidade de materiais e construcao equivalente mas com mais espaco interior e de bagageira).
O segmento C nao perdeu vendas para o segmento dos crossovers compactos como o 500X. Basta analisar as vendas do Golf que cresceram ou Ford focus ou dos modelos coreanos.

O problema è que um sucessor do Bravo irà competir com Golfs, Astras, Focus, 308, etc. È um segmento bem competitivo e para a Fiat voltar a entrar nele com sucesso tem que lancar um modelo de alta qualidade. Alèm de que as margens de lucro de um sucessor do bravo serao mais baixas do que do 500X pois terà concorrencia mais cerrada.
Tendo em conta o sucesso do 500X acho que a Fiat sò tem que fazer um grande carro como sucessor do Bravo para continuar a mudar a percepcao da marca mesmo que tenha margens de lucro menores.

Ainda no seguimento do que disseste uma ultima nota para o design, como se tem vindo a verificar os carros do segmento C com maiores vendas têm adoptado linhas muito rectas e esculpidas, como o caso do 308 deixando de lado as linhas arredondadas que ultimamente a Fiat tem feito nos modelos 500 por isso é bem que pensem no modelo de design a seguir...

Exatamente pelo que dizes é que um futuro Bravo não será nunca minimamente rentavel para a FIAT, já há demasiada concorrencia com qualidade e até com PVPs bastante ajustados, nesse segm. já não há vagas.

O 500X tem tudo o que se quer nos dias de hoje para sevir perfeitamente uma família atual tipica de 4 elementos, tal como o comum dos segm. C com espaço/mala semelhantes.

Quem precisa mesmo de mais espaço vai para o subsegm. carrinha C

Só falta mesmo um 500 4portas, à semelhança do que fez a MINI, para substituir o Punto

Last edited:
Permitam-me discordar, mas se a qualidade é desejavel ( percetivel, compreenda-se, pois normalmente e esta que conta para a maioria da imprensa p.ex, depois avariam, mas isso ja nao interessa), não creio que seja esse o clic para fazer disparar as vendas.

E minha opiniao que o carro devera ser atraente, fazer-se desejar, no fundo a formula do 500, tão simples como isso... embora não seja assim tão simples. [:D]

O 500 está longa de ser um exemplo em termos de construção (os ditos materiais), no entanto, só pelo aspeto aquilo continua a vender.c

Em suma, venha qualidade, que traga uma forte carga racional no respeitante a funcionalidade, mas não repitam o erro do Stilo, este apesar de um inicio algo complicado, tinha um upgrade da tal qualidade muito grande, mas tinha perdido um grande atributo de qualquer italiano que se preze, estilo.

Acredito que isto ainda se vendia bem por ser saga 500 mas Bravo já entra no terreno do 500X em termos de espaço/dimeções

fiat-500-vijfdeurs-2015b.jpg

Acredito que isto ainda se vendia bem por ser saga 500 mas Bravo já entra no terreno do 500X em termos de espaço/dimeções
fiat-500-vijfdeurs-2015b.jpg
A minha menção ao 500 não tinha como objetivo dizer que deveria ter mesmo aspeto, o que mostras é espectavel para o segmento b, o que queria dizer era só que deveria ser desejado como aquele, e aí entra principalmente o aspeto.

Last edited:
A minha menção ao 500 não tinha como objetivo dizer que deveria ter mesmo aspeto, o que mostras é espectavel para o segmento b, o qe queria dizer era só que deveria set desejado como aquele, e aí entraprincipalmente o aspecto.

Sim, percebi mas neste momento, FIAT é linha 500, tirando o Panda que tb já é icónico por si próprio para alem de baratinho mas não consigo ver espaço para um " bravo " pelas razões que referí.

Last edited:
É ridiculo em todo o grupo Fiat não ter um monovolume e só ter uma carrinha (Alfa).

E isto depois do sucesso de carrinhas Marea, Stilus, Palio... até ainda circulam Cromas antigas!

Todos deveriam ter uma versão carrinha, inclusive Punto!

Falta de planeamento e de visão do mercado.

Tudo da mesma.

Previsão para os próximos anos Fiat: acabam com tudo menos as versões do 500, e surgirá um 600 para o segmento C e respectivos derivados. O Panda deverá ficar.

Exatamente pelo que dizes é que um futuro Bravo não será nunca minimamente rentavel para a FIAT, já há demasiada concorrencia com qualidade e até com PVPs bastante ajustados, nesse segm. já não há vagas.O 500X tem tudo o que se quer nos dias de hoje para sevir perfeitamente uma família atual tipica de 4 elementos, tal como o comum dos segm. C com espaço/mala semelhantes.Quem precisa mesmo de mais espaço vai para o subsegm. carrinha CSó falta mesmo um 500 4portas, à semelhança do que fez a MINI, para substituir o Punto
Eu discordo contigo. Acredito que um Bravo será rentáel embora não tanto como um 500X e essencial para o futuro e continuidade da FIAT como marca generalista e não como marca de carros de nicho que quando passarem de moda lá vai a FIAT ao ar.E a própria FIAT reconhece isso porque existe um sucessor do Bravo e Linea agendado. Resta ver é se vai ter um salto qualitativo suficiente para ser competitivo e se o público associará a qualidade da linha 500 a esse modelo ou se o vai associar á má imagem da FIAT. E isso dependerá de como a FIAT posicionar o modelo e de como estruturar o marketing.Tendo em conta que a Alfa agora estará posicionada como marca premium e a Lancia acabou a FIAT pode muito bem subir um patamar na qualidade e ocupar o espaço deixado vazio por essas duas marcas.

500, 500X, 500L.. mas será que a Fiat nos dias de hoje não sabe fazer mais nada que não sejam 500?

É que ainda por cima as versões mais "largas" do 500 são feias e não é pouco..

Barato,e se for Fiat ainda mais menosprezado vai ser,seguindo a ideia do jplacebo isso ia desafamar ainda mais a marca ao fazer um carro barato de segmento c ia torna lo frágil afastando clientes. Façam carros bons no seu segmento e terão sucesso!
Eu só acho é que um Fiat Bravo 1.6 M-Jet por 25000€ novo é um suicídio para a marca. Não quer dizer que o carro é mau e que o preço é demasiado alto, porque não é, só que o problema é que por 26000€ tens um Giulietta com o mesmo motor e por 27000€ já tens um Golf 1.6 TDI com melhor montagem e outros atributos mais apelativos para a maioria das pessoas.

Exagerei ao ter dito para baixarem dos 20000€, claro. Não é preciso tanto! Mas um Fiat Bravo 1.6 M-Jet por uns 23000€ no máximo já seria uma diferença para a concorrência que já faria pensar duas vezes o consumidor. Por esse preço eu seria cliente do novo Bravo! Por 25000€ nem pensar. Mil vezes um Giu, um Golf, um Octavia, ou mesmo um 114d, e acho que a maioria dos portugueses que não perceba muito de motores optaria deixava o Fiat para última opção, simplesmente por ser Fiat. E tenho pena que assim seja...

Ravager concordo contigo que não tem, aliás, nem deve ser tudo 500, mas quanto a beleza, ou não, como sempre se diz nestas ocasiões, opinião cada um tem a sua, as vendass parecem dizer que há muita gente a discordar de ti.

Jplacebo essa não tem sido a formula usada recentemente e tem resultado, tudo o que vende pelo preço tem sucesso condicionado, e principalmente a durabilidade do conceito, é capaz de vender muito de rajada, mas em pouco tempo foi-se, para alem disso, como referi, os exemplos recentes da Fiat indicam caminho contrário.

Também partilho desta opinião.
O 500L dominou o segmento o ano passado, vendendo quase 95 mil unidades na Europa. Nos EUA, por outro lado, o 500L não gera muito interesse. Pouco mais de 12 mil unidades foram vendidas.

Acho que o 500X vai ser o principal inimigo do 500L.
Aliás, acho que a chegada dos novos crossovers compactos como o 500X, Renegade, HR-V e CX-3, vai arruinar de vez o segmento dos mini-MPV's.
Curiosamente conheço quem vá trocar o seu 500L pelo X.

Ravager concordo contigo que não tem, aliás, nem deve ser tudo 500, mas quanto a beleza, ou não, como sempre se diz nestas ocasiões, opinião cada um tem a sua, as vendass parecem dizer que há muita gente a discordar de ti.

As vendas não querem dizer nada sobre a beleza de um carro. O Nissan Juke também vende e acho que ninguém discorda comigo quando digo que aquele carro é tão bonito como o traseiro de uma mula [:D]

De resto, eu acho o 500L feio, especialmente quando metes o Bravo ou o Giulietta ao lado.

As vendas não querem dizer nada sobre a beleza de um carro. O Nissan Juke também vende e acho que ninguém discorda comigo quando digo que aquele carro é tão bonito como o traseiro de uma mula [:D]

De resto, eu acho o 500L feio, especialmente quando metes o Bravo ou o Giulietta ao lado.

Comparas o incomparável, mas como dizer, tens uma visão curiosa do assunto, vendas não significam que as pessoas gostam, está bem.

Eu só acho é que um Fiat Bravo 1.6 M-Jet por 25000€ novo é um suicídio para a marca. Não quer dizer que o carro é mau e que o preço é demasiado alto, porque não é, só que o problema é que por 26000€ tens um Giulietta com o mesmo motor e por 27000€ já tens um Golf 1.6 TDI com melhor montagem e outros atributos mais apelativos para a maioria das pessoas.Exagerei ao ter dito para baixarem dos 20000€, claro. Não é preciso tanto! Mas um Fiat Bravo 1.6 M-Jet por uns 23000€ no máximo já seria uma diferença para a concorrência que já faria pensar duas vezes o consumidor. Por esse preço eu seria cliente do novo Bravo! Por 25000€ nem pensar. Mil vezes um Giu, um Golf, um Octavia, ou mesmo um 114d, e acho que a maioria dos portugueses que não perceba muito de motores optaria deixava o Fiat para última opção, simplesmente por ser Fiat. E tenho pena que assim seja...
Eu acho que sendo dois mil euros mais barato que um Golf 1.6 TDI já é uma baixa de preço considerável face á concorrência. Para a Fiat ser fiável não lhes convém atrair pessoas como tu que querem que lhes ofereçam o carro e que não se importam de pagar mais noutras marcas - ou seja que têm preconceito por ser Fiat.Acho piada que fales do Giulietta porque no fundo esse carro é um Fiat Bravo com outra roupagem. Considerando a qualidade do 500X - que por acaso usa componentes do Giulietta - nas análises que li dizem que não fica atrás do Countryman em qualidade de construção e materiais.O que eu quero ver do Fiat Bravo é um carro com atenção ao design e qualidade de materiais e construção equiparável ao 500X ou Giulietta. Quanto ao preço, mesmo com o 500X a Fiat está mais competitiva que a concorrência e esperaria o mesmo do sucessor do Bravo.
Um pequeno aparte
Peço desculpa se ofendi vossa excelência com o meu português apressado.

Back