Fiat Tipo 2016

O problema seriam os consumos, certo?

Não porque teria uma 5ª e 6ª mais longas.

O carro existe com o motor 16 válvulas em versão de 95cv.
Eu "pedia" este motor com 8 válvulas (no Linea tinha 77cv).
Esta devia ser a mecânica de entrada e de guerra, bem como de Táxi e Polícia nos países onde "não há" gasóleo.
80cv desde que com uma caixa curta seria o ideal.
Depois duas relações longas para consumos em estrada, uma vez que em cidade uma caixa curta bem utilizada baixa consumos.
Digo 80, mas com 85cv é que seria possível atingir os 75 cv / tonelada, que costuma ser o suficiente para um carro não ser "morto".

Tipo_gallery__0002_photo03.jpg

Confesso que (apesar de conhecer apenas virtualmente este Tipo 2015) o Linea quando apareceu me agradou mais visualmente.

Gostei mesmo muito do carro em 2008.

Este Tipo numa coisa vence logo o Linea, num aspecto que para mim era o ponto mais baixo da beleza do Linea, a "estreiteza" em relação ao comprimento.
O Linea parece um pouco estreito para o seu tamanho. Falo dessa proporção.
Parece e é.
O Tipo sendo um carro do mesmo tamanho já tem uma largura de um Stilo ou Bravo.
O Linea e o Tipo são do tamanho "C" mas com largura "B" no Linea e "C" no Tipo.

Quanto a cores, no Tipo estaria indeciso entre o Azul 448 e o Cinzento 695.

133277d1447378870-fiat-tipo-2016-ct.jpg

Anexos

• CT.jpg
    CT.jpg
    127KB · Visualizações: 0
Não porque teria uma 5ª e 6ª mais longas.

O carro existe com o motor 16 válvulas em versão de 95cv.
Eu "pedia" este motor com 8 válvulas (no Linea tinha 77cv).
Esta devia ser a mecânica de entrada e de guerra, bem como de Táxi e Polícia nos países onde "não há" gasóleo.
80cv desde que com uma caixa curta seria o ideal.
Depois duas relações longas para consumos em estrada, uma vez que em cidade uma caixa curta bem utilizada baixa consumos.
Digo 80, mas com 85cv é que seria possível atingir os 75 cv / tonelada, que costuma ser o suficiente para um carro não ser "morto".

Com a 5ª e 6ª longas já dá para ter consumos mais jeitosos e as 16v dão outra vida.

Já agora, uma pequena comparação que fiz com o melhor sedan do segmento.

A3vs_Tipo.jpg

Altura: 1416 / 1497
Largura: 1796 / 1792
Comprimento: 4456 / 4532
Wheelbase: 2636 / 2636
Bagageira: 425 / 510

Obviamente que são abordagens diferentes, o A3 ascende a preço bastante superior ao do Tipo, mas não deixa de ser engraçado colocar lado a lado.

Edit: Só para termos de comparação, preço base do Tipo é 14.500€ e do A3 Limousine é 27.700€ (em Itália).

Última edição:
OT: Achas o A3 melhor do que o CLA?

Nota: estes veículos nada concorrem com o Tipo claro, que tem outros objectivos e mercados.
O Tipo mais caro é muito mais barato do que os A3 e CLA mais baratos.

OT: Achas o A3 melhor do que o CLA?

Nota: estes veículos nada concorrem com o Tipo claro, que tem outros objectivos e mercados.
O Tipo mais caro é muito mais barato do que os A3 e CLA mais baratos.

Devia ter posto melhor entre aspas. Eu esqueci-me completamente do CLA, mas dos dois o A3 é o mais indicado para esta curiosa comparação.

[:D]

Mas respondendo à pergunta, sim. Apesar de não ser totalmente justa a comparação, visto que não conduzi o CLA e o A3 sim, mas logo a começar pelo exterior a minha preferência vai para o A3, depois entrando em ambos, novamente preferência pelo A3. Gosto bastante do habitáculo do A3, design simples e eficaz, boa ergonomia, materiais e montagem excelentes. O CLA fica em todos os aspectos referidos abaixo do A3. Falta conduzir o CLA para melhor e mais justamente poder comparar os dois.

[;)]

Edit: Já que estamos numa de comparações, o preço base do CLA (em Itália) é de 31.450€, portanto, mais do dobro do Tipo.

Última edição:
Em termos de aspecto acho o CLA bastante melhor do que o A3.
Interior, o CLA é um bocado exagerado em "cromados" e tem alguns pontos fracos sim, peças que rangem por exemplo.
Condução: o A3 é mais aborrecido, pelo menos nos motores do costume.

Já agora, uma pequena comparação que fiz com o melhor sedan do segmento.

A3vs_Tipo.jpg

Altura: 1416 / 1497
Largura: 1796 / 1792
Comprimento: 4456 / 4532
Wheelbase: 2636 / 2636
Bagageira: 425 / 510

Obviamente que são abordagens diferentes, o A3 ascende a preço bastante superior ao do Tipo, mas não deixa de ser engraçado colocar lado a lado.

Edit: Só para termos de comparação, preço base do Tipo é 14.500€ e do A3 Limousine é 27.700€ (em Itália).

Interior, o CLA é um bocado exagerado em "cromados" e tem alguns pontos fracos sim, peças que rangem por exemplo.

Algumas considerações. Não considero o Tipo o desenho mais inspirado por parte da Fiat. Falta uma grande dose de "italianice". É bastante genérico e desprovido de personalidade.
Dito isto, considerando outros modelos do género, está correctamente desenhado. Objectivamente melhor que um C-Elysee. Está tudo no sítio certo, correctamente proporcionado. Os 6cm a mais na largura relativamente a um Linea é fundamental para as boas proporções que aparenta ter nas imagens. Também ajuda o facto de apostar em elementos de desenvolvimento horizontal, nomeadamente as óticas que acompanham a orientação da grelha, ao contrário do Linea, que apresentava mega-óticas que em nada contribuiam para a percepção de largura.

O A3, apesar da semelhança nas dimensões, tem uma vantagem clara nas proporções. São menos 8cm de altura, o que ajuda imenso nesse capítulo, e a plataforma MQB (tem sido uma dádiva para melhores proporções nos tudo à frente), ao conseguir arrumar o motor numa posição mais recuada e baixa, também permite uma frente mais baixa, favorecendo o desenho. É uma criatura mais esguia e elegante. Também é mais curto para a mesma distância entre eixos, logo, as rodas estão mais próximas dos cantos, o que também favorece as proporções gerais do conjunto. E praticamente nada rivaliza com a Audi na definição e rigor de todas as arestas, raios de curvatura das superfícies e as superfícies propriamente ditas.

Contribui imenso para a apreciação e qualidade visual do carro.
Mas compreendo quem olhe para um CLA e o considere com melhor aspecto. Linhas muito mais dinâmicas e foco no aspecto vistoso e dramático.
Só que aquelas proporções.... Enfiar um CLS num tudo À frente nunca poderia dar bom resultado. A execução de tudo deixa muito a desejar. E quando nos livramos da distracção de boas imagens/fotografia e colocamos lado a lado apenas as linhas de um CLA e de um A3, percebemos o nível da desgraça visual que é um CLA:

attachment.php

Anexos

• cla-vs-a3.jpg
    cla-vs-a3.jpg
    72,7KB · Visualizações: 0
O CLA também é horrível nos bancos atrás. Tendo mais de 1,80m e sentando-me atrás no CLA de um amigo meu não tinha espaço até ao tejadilho nem nas pernas. Fiquei muito pouco impressionado com o carro por causa disso. Um segmento C devia sentar 4 pessoas confortávelmente e o CLA não o faz.

A comparação das dimensões do A3 com o Tipo tem piada. É aí que se nota claramente a evolução do Tipo face ao Linea pois é um carro muito equilibrado em proporções e tem a largura típica dos modelos do segmento C.
O Linea é fácil argumentar que era um Punto com bagageira pois era estreito e desproporcionado. Agora o Tipo? Está bastante mais equilibrado e nota-se claramente nas dimensões (e motores disponíveis) o seu posicionamento.

Claro que a diferença de preço face ao A3 é enorme e por isso nem vale a pena compará-lo com esses carros tirando o básico. Duvido muito que o comprador de um A3 limousine olhe sequer para o Tipo ou que o comprador de um Tipo vá olhar para um A3 pela diferença abismal de preço e posicionamento no mercado.

O CLA também é horrível nos bancos atrás. Tendo mais de 1,80m e sentando-me atrás no CLA de um amigo meu não tinha espaço até ao tejadilho nem nas pernas. Fiquei muito pouco impressionado com o carro por causa disso. Um segmento C devia sentar 4 pessoas confortávelmente e o CLA não o faz.

A comparação das dimensões do A3 com o Tipo tem piada. É aí que se nota claramente a evolução do Tipo face ao Linea pois é um carro muito equilibrado em proporções e tem a largura típica dos modelos do segmento C.
O Linea é fácil argumentar que era um Punto com bagageira pois era estreito e desproporcionado. Agora o Tipo? Está bastante mais equilibrado e nota-se claramente nas dimensões (e motores disponíveis) o seu posicionamento.

Claro que a diferença de preço face ao A3 é enorme e por isso nem vale a pena compará-lo com esses carros tirando o básico. Duvido muito que o comprador de um A3 limousine olhe sequer para o Tipo ou que o comprador de um Tipo vá olhar para um A3 pela diferença abismal de preço e posicionamento no mercado.

Sim, o posicionamento é claramente distinto. Isto é mais uma curiosidade, dado a semelhança dimensional entre os dois. [:D]

Quanto ao CLA, estilo sobrepõe-se à substância. O CLA conseguiu sacrificar as vantagens de um tudo à frente, na obtenção de espaço anterior, e consegue apresentar cotas inferiores ao classe C W204, que apresenta dimensões externas semelhantes e é RWD, uma arquitectura não muito amiga dos ocupantes traseiros. Mesmo quando comparado com o A3 sedan, apesar de este não ser exemplo para nada, consegue superiorizar-se muito ligeiramente ao CLA, apesar de, por fora, o A3 ser mais curto, baixo e apresentar distância entre-eixos inferior.

Continuando conversa que estava a ocorrer no tópico do Talisman, não só o CLA é um mau exercício de estilo como também o design deixa muito a desejar, ao apresentar um packaging demasiado comprometido. E, a meu ver, packaging é essencial para bom design.

Mas prontos... isto já começa a resvalar do tema do tópico [:D]

Tudo o que é baseado na plataforma do Classe A oferece um interior muito vistoso e de boa aparência e robustez. O chato da coisa é que a qualidade MB não é bem aquela que se que ver mas antes uma uns furos bem abaixo do padrão da marca.

Portas a fazerem ruídos parasitas não são um bom presságio... :sh)

Sim, o posicionamento é claramente distinto. Isto é mais uma curiosidade, dado a semelhança dimensional entre os dois. [:D]

Quanto ao CLA, estilo sobrepõe-se à substância. O CLA conseguiu sacrificar as vantagens de um tudo à frente, na obtenção de espaço anterior, e consegue apresentar cotas inferiores ao classe C W204, que apresenta dimensões externas semelhantes e é RWD, uma arquitectura não muito amiga dos ocupantes traseiros.

Mas o CLA só tem menos 20 centímetros de distância entre eixos. "Só" ! ... [:D]

E quando nos livramos da distracção de boas imagens/fotografia e colocamos lado a lado apenas as linhas de um CLA e de um A3, percebemos o nível da desgraça visual que é um CLA:

Só se estiveres a falar de proporções e fica-se por aí...

Atenção que o CLA não é um carro que adore, nem ache bem proporcionado.
Simplesmente em comparação POR FORA com o A3 acho o A3 totalmente sem sal.
A3 para mim foi o primeiro e 3 portas. Já esse em 5 portas perdia imenso.

Por dentro o Mercedes A tem aspecto tecnológico, mas com "Alumínios" a mais. Carregado demais.

Agora realmente os sedans C em Portugal estão muito raros de momento, pelo que o CLA e o A3 acabam por estar muito acima dos outros.
Quase que o mais barato deles é muito mais caro que os topos dos outros C Sedan que existem. Acabam por ir para valores do segmento D, onde ai sim, há mais Sedans.
Nem faz sentido comparar com "Tipo", Jetta, Cruze, Octavia, etc.

Última edição:
Voltar
Superior