Fiat uno td

Eu tive um durante 6 meses...

Ao principio, como tinha um oleo "fino", o turbo entrava cedo e tinha uma grande pujança. Isso observando que era apenas um 1.4 diesel antigo...

Gastava cerca de 6,5 l/100km e gastava bastante oleo... A fumarada era demais!! Chegava a ter vergonha de andar na estrada...

O barulho, como alguém já disse, era muito! Em frio então... Imaginem eu a sair de casa todos os dias ás 5 e 30 da manhã numa zona de prédios!!!

Depois resolvi colocar um oleo mais "grosso" para não perder tanto e o carro ficou mais pastelão. O turbo começou a entrar um pouco mais tarde (leia-se a rotações mais elevadas) mas o fumo continuou igual...

Até que um dia, fiquei apeado! O filtro do oleo ganhou folga e perdeu o oleo todo! Acabei por dar o carro e atualmente ainda circula mas com outro motor...

O carro era de 93 e foi o meu pior carro mas reconheço que o carro não estava muito bem tratado: o anterior dono deu-lhe várias tareias... Por isso, acredito que um bem tratado seja bem melhor que o espécime que passou pelas minhas unhas.

Boas viagens!

no quadrante funciona tudo, mas n sei interpretar os da temperatura do oleo e da pressao do oleo, alguem me ajuda?

na ultima inspecão tinha estas anotaçoes:

830-EMISSAO DE POLUENTES - OLEO DE LUFRIF - PEQUENAS FUGAS- JUNTAS SECUNDARIAS

511-TRANSMISSAO-EFICACIA-GUARDA POS EM MAU ESTADO

Observações complementares

830-cater e caiax
511-A SAIDA A CAIXA DO LADO DIREITO

Bem, alguem me traduz? e ja agora em quanto ira ficar reparar isto?

obrigado!

O da pressão vais reparar q sobe com a rotação como é lógico, sebem me lembro esse n é cmo o do merc q é para andar sempre no max excepto ao ralentim, esse varia mto.
Alguém arranja um manual ao rapaz?

então, não ha ninguem que me saiba traduzir aquilo? queria meter o carro impecavel mas sem estoirar um balurdio...

Aquilo quer dizer que há (ou havia, pois o dono anterior poderá já ter tratado disso) pequenas fugas de óleo na junta do cárter e algures na caixa de velocidades.

Há também um fole roto no lado direito da caixa.

As fugas têm que ser reparadas antes da próxima inspecção e o fole deve ser visto durante a próxima semana, para evitar danos maiores.

Com quaisquer 500€ fazes a festa e, se calhar, ainda te sobram alguns 300€. [;)]

ja agora, estava a pensar reparar isso na norauto. acham boa escolha?

e posso pedir para me darem uma olhada para o motor, e verem se esta tudo bem, e se n estiver, fazerem um orçamento?

obrigado!

Posso dizer-te que até agora foi o melhor carro que tive, e já tive 6 e tenho
um de 40.000 € actualmente que tomara ele ser tão bom como esse TD. Essa
má fama da Fiat não se compadece com este carro de motor interminável.
Os actuais mancos ao pé deste são meninos.

desculpa la..

Quattro.jpg

mas que tem a ver um AUDI QUATTRO com "Fiat Diesel" escrito na traseira num topico sobre um UNO TD??

ninguem k nao faz fumo... mas WTF???

aquela imagem é como que uma critica à fiat. devido ao fumo que os fiat´s diesel mais antigos fazem... [:)]
agora estás assim tão alarmado até parece mentira o que a foto quer transmitir!
não é em si ser ou não um audi :sh) . não os tou a comparar [8b]

Bem eu confeso, qualquer 1.9D é mais confortável de conduzir que um TD em consumo urbano...

Isto porque o TD, tendo apenas 1.4, tem muito menos binário, o que a baixas rotaçoes faz com que tenha pouca força...às vezes queremos desenvolver mais rapido, e, ou temos de esperar que o turbo encha, ou entao reduzir, coisa que num 1.9D nao se passaria. Um amigo meu tem um Ibiza 1.9D e de facto para cidade é melhor, mais binario, sente-se logo aquele leve encosto ao banco quando de acelera minimamente

No TD, isso nao acontece, é muito mais fraco no inicio, mas quando entra o turbo a historia já é outra. Em AE, onde se circula a rotaçoes às quais o turbo é util, raramente se reduz para 4ª, mesmo em subidas e ultrapassagens, basta pisar, o turbo enche e lá vai ele...

Enfim, é um carrinho engraçado e principalmente económico mas que podia ter uma 6ª mudança. A questao da pouca força inicial, da-se um toquesinho na bomba injectora, e fica um mimo sem gastar praticamente mais

Ah, é também um carro muito facil de se mexer nas performances :D, mas o meu so tem um toquesinho na bomba

isso havia ser crime! [:)] [:)] [:)]
e logo agora com as normas por causa da poluição!
depois olhas para trás e é só noite e à frente é dia!

pronto, ja comprei o carro.

tem dois pontos de ferrugem na porta do lado do condutor, não trazia auto-radio e parece-me que tem uma pequena fuga de oleo ao pe de uma das velas.

Ja agora o que é uma junta secundaria?

de resto esta impecavel, e gosto muito do ponteiro do gasoleo... 60km feitos por mim e mal se mexeu:)

desejo-te as maiores felicidades com a maquina [;)]

epah, não me assustes!

vai ficar a reparação por 200 euros?

Achas muito? Isso dá um trabalho do caraças e depois, se um fole está roto, é natural que os outros 3 já não estejam muito católicos, mais uns folezitos na suspensão e direcção, mais algumas borrachas que estejam demasiado ressequidas, a juntar às várias fugas de óleo... começa a mentalizar-te para perto dos 500€, se depois for menos até ficas todo satisfeito da vida e até já podes pagar o jantar atrasado ao teu pai porque hoje é dia deles. [;)]

Voltar
Superior