Fiesta 1.8tddi vs Saxo 1.5d

• Thread starter Thread starter LH
  • Start date Start date
para a distribuição tem 350€

pro resto deve rondar:
pra pneus é prai 40*2 = 80€
embraiagem + rol. de encosto = 300€

por isso duvido que ele faça a festa por 500€ contar sempre com uns 700€
Eu entendo, até porque no meu Saxo vou ter de mudar amortecedores para o ano. Não vai ser uma castanhada tão grande como a do teu amigo, mas mesmo assim vai ser um belo "toque rectal"..
Pessoalmente preferia reparar isso e continuar a rolar e a disfrutar, por saber muito bem como o carro está.

Só se o teu amigo tem alguma panca pelo Fiesta, ou então está farto do Saxo.
De resto, o Saxo tem dado chatisses crónicas, ou é "apenas" isso?

Fiesta claramente ! Superior em tudo , em relaçao ao motor 1.8 tddi é de guerra , o velhinho endura-di ...

É muito mais agradavel de conduzir que o sazo 1.5D , muito mais carro , dinamica bem superior , interior igualmente bem superior ...

No fundo acho que nao existe qualquer duvida entre um e outro , o fiesta é bem melhor em quase tudo que o saxo 1.5 D , apenas o saxo só tem meramente a vantagem de beber um pouco menos e manutençao um pouco mais barata

O Fiesta só é superior em prestações e segurança passiva.

O Saxo é mais poupado, mais espaçoso, bancos mais confortáveis e tem um comportamento melhor, que muitos podem confundir como pior em relação ao Fiesta, por aquele, em comparação com o Saxo ter uma suspensão mais rija.

A escolha é, essencialmente pessoal: prefer andar mais depressa? Vá para o Fiesta. Prefere ter um carro com melhor suspensão, bancos mais confortáveis, maior espaço interior, motor mais poupado e com um o melhor chassis no segmento (a par com o 106 e Clio) da época? Vá para o Saxo.

Quem vos ouve falar até pensa que o fiesta é espaçoso por dentro....

Claro que anda mais, mas se a ideia é poupar, então os saxo tem vantagem, como é natural. O que perde num lado ganha no outro.

Ah e um saxo não curva nada mal. Não é por ter aquele aspecto de frágil que curva mal. E o conforto é de bom nivel para um utilitário.

O motor mesmo sendo lento é solto, o que faz com que esteja sempre pronto a dar o pouco que tem, em vez de fazer cerimonias como alguns TD modernos, não estou dizer que anda mais, atenção.

Só digo isto porque neste fórum mete-se o fiesta e o clio II num trono e eu já tendo andado nos dois...fiquei....:sh)[:D]

O Saxo é mais poupado, mais espaçoso, bancos mais confortáveis e tem um comportamento melhor, que muitos podem confundir como pior em relação ao Fiesta, por aquele, em comparação com o Saxo ter uma suspensão mais rija.

A escolha é, essencialmente pessoal: prefer andar mais depressa? Vá para o Fiesta. Prefere ter um carro com melhor suspensão, bancos mais confortáveis, maior espaço interior, motor mais poupado e com um o melhor chassis no segmento (a par com o 106 e Clio) da época? Vá para o Saxo.

É isto que eu acho. Eu já andei nessa cambada toda, inclusive no 106 mas do inicio dos anos 90, aquele assim mais quadrado.

o corsa 1.7 dti tem 75cv, o andamento será semelhante ao do fiesta, que também tem 75cv? claro que há outras coisas que definem
um bom andamento (como o peso, o escalonamento da caixa, binário...). Mas a verdade é que o corsa anda muito mais que o saxo... até fico a pensar se aquele corsa não estará reprogramado :confused:

o que o rapaz deve tar a pensar é que vende o saxo (no estado em que está) por uns 2000€(talvez pouco mais) e compra o fiesta por 2400€(ou menos).

2400-2000=400€ Fica a perder 400€, mas tinha que gastar 700€ no arranjo ou seja 700-400=300€ ainda fica a ganhar 300€ que pode ficar para eventuais arranjos e no fim de contas fica com um carro superior (mas pouco)...

Last edited:
O saxo 1.5D de origem curva bem?

Estamos a falar do mesmo carro certo?

1278975165_104832896_1-Fotos-de--Citroen-Saxo-15-D-1278975165.jpg

Se me disserem que com umas molas mais baixas melhora qualquer coisa, confirmo. Se me disserem que o saxo cup não curva mal, confirmo.

Agora a suspensão e chassis do 1.5D é assim para o fraco. É certo que os pneus também são fininhos, mas não é carro que me inspire confiança a curvar.

Já agora, umas imagens de duas "máquinas" iguais às que temos estado a falar:

images

images

Inspirar confiança é uma coisa. Curvar bem é outra. Não digo que seja um às a curvar mas não se safa nada mal. Se for a versão comercial, ao que consta, e por ser levezinho atrás, torna as coisas talvez diferentes.

Claro que o CUP é outro mundo.

O que eu digo é que o saxo não é tão mau como pintam.

Um BX tambem adorna bem mas é muito bom a segurar-se. Embora não pareça.

O saxo 1.5D de origem curva bem?

Agora a suspensão e chassis do 1.5D é assim para o fraco. É certo que os pneus também são fininhos, mas não é carro que me inspire confiança a curvar.

Só falta dizeres que o 106 é superior ao Saxo e inferior ao Fiesta...

O Fiesta só curva bem com os pneus 185 (e de preferência moles...), porque com uns meros 165 ou 175 é bem mediano, ficando aquém do Saxo.

O problema do Saxo é apenas um, travagens que requeiram muito apoio, em curva.

O facto de não inspirar confiança não significa que seja mau a curvar e a prova é que o Saxo não precisa de pneus sobredimensionados para apresentar uma boa postura.

Só falta dizeres que o 106 é superior ao Saxo e inferior ao Fiesta...

O Fiesta só curva bem com os pneus 185 (e de preferência moles...), porque com uns meros 165 ou 175 é bem mediano, ficando aquém do Saxo.

O problema do Saxo é apenas um, travagens que requeiram muito apoio, em curva.

O facto de não inspirar confiança não significa que seja mau a curvar e a prova é que o Saxo não precisa de pneus sobredimensionados para apresentar uma boa postura.

Tens razão, mas eu dou bastante valor à confiança a curvar que um carro me transmite. Se em curvas mais apertadas adorna muito, nem que seja muito eficaz a curvar, não me inspira confiança.

O 106 tem um chassis parecido com o do saxo.

O chassis do fiesta MK3 era francamente mau, o MK4 melhorou qualquer coisita, mas o MK5 já é bastante razoável. E lá está, com uns pneus mais ou menos é bastante seguro (ou pelo menos transmite isso).

A traseira dançarina do saxo nunca me inspiraram confiança, parece sempre muito frágil e saltitão.

É falta de hábito Maraki [:p][:D]

Claro, pode ser de estar mal habituado. Mas a única vez que conduzi um era um "deusmalivre" a cada curva.

Também já conduzi um cup e a suspensão mais baixa melhora bastante o comportamento, logo posso concluir que um saxo 1.5D com umas molas mais baixas e amortecedores com espigão mais curto e uns pneus mais larguinhos fique muito melhor.

Claro, pode ser de estar mal habituado. Mas a única vez que conduzi um era um "deusmalivre" a cada curva.

Também já conduzi um cup e a suspensão mais baixa melhora bastante o comportamento, logo posso concluir que um saxo 1.5D com umas molas mais baixas e amortecedores com espigão mais curto e uns pneus mais larguinhos fique muito melhor.

Como te disse, eu não digo que o saxo seja super hiper mega curvante, apenas que é melhor do que parece.

Ao andar de fiat uno também não fico nada com sensação de segurança nas curvas, mas já algumas vezes apertei com ele e cheguei à conclusão de que afinal não era tão mau como parecia [:D]

A traseira dançarina do saxo nunca me inspiraram confiança, parece sempre muito frágil e saltitão.

A direcção do Saxo até é bastante directa e, porventura, demasiado assistida (o que a torna leve em demasia em certas situações).

Usar isto com conta peso e medida e uma traseira que se coloca facilmente onde se quer para tirar o carro da curva é um mimo. [:cool:]

A direcção do Saxo até é bastante directa e, porventura, demasiado assistida (o que a torna leve em demasia em certas situações).

Usar isto com conta peso e medida e uma traseira que se coloca facilmente onde se quer para tirar o carro da curva é um mimo. [:cool:]

Gosto mais de carros pesados e coladinhos ao chão, daí que quando peguei no saxo parecia que ia capotar nas curvas mais apertadas. Mas se dizes que é assim acredito, a citroen sempre foi boa em chassis.

O Saxo ele sabe o que tem e o que precisa, o Fiesta é sempre aquela incógnita de comprar um carro com 12 anos...

Subscrevo totalmente. :)

Para mudar, que fosse para algo claramente muito melhor.

Eu não trocava. [;)]

Mesmo que seja "o melhor chassis da época", o do Fiesta é mais recente, pelo que... E depois depende de outras prioridades, como a já referida segurança passiva, em que o Saxo é uma verdadeira lata e o Fiesta, embora não exemplar, é substancialmente superior. E deverá ter airbag, o que acentua ainda mais as diferenças.

Como se vê, há pessoas que pensam apenas em poupar a qualquer custo e outras que não se importam de trocar algum dinheiro por estarem mais protegidas dentro de um automóvel. Questão de prioridades na vida, como é evidente! Eu sei qual prefiro, mas cada um sabe de si. [;)]

350€ pela mudança de correia de um 1.5d? :sh)

Quanto à thread em si, se for apenas para fugir ao arranjo do saxo é complicado, o fiesta é mais carro embora mais caro de manter e aqui pode estar o problema, é que o saxo ao ser reparado (em principio) fica um mimo e a aguentar mais uma porrada de km, o fiesta ele não sabe como vem, pode vir "impec" como diz toda a gente que quer vender mas daqui as uns meses o impec pode dar lugar a um problema inesperado e ai é que é mandar vir e bradar pelo saxinho.

Eu cá arranjava o saxo e mantinha-o ate pod€r trocar por um carrito melhor.

Back