Ford Puma 2020

Já foi anunciado um facelift?

Não, estava só a gozar com os prazos de entrega [;)]

Eu certamente nunca compraria um carro com + de 9 meses de espera pq seria mt provável entretanto sair qq outra coisa e mudasse a escolha [:D]

Last edited:
Os meus pais encomendaram hoje um Puma ST Line X 155cv automático.
Previsão de entrega: último trimestre 2022/primeiro trimestre de 2023.
Não, estava só a gozar com os prazos de entrega [;)]

Eu certamente nunca compraria um carro com + de 9 meses de espera pq seria mt provável entretanto sair qq outra coisa e mudasse a escolha [:D]

Neste momento eu esperaria pelos novos focus facelift que deveram estar a sair e já sei que vai haver novos sem estarem reservados.

Neste momento eu esperaria pelos novos focus facelift que deveram estar a sair e já sei que vai haver novos sem estarem reservados.

O Focus Facelift tem 2 problemas para mim. Gosto mais do original, no caso, o daqui de casa :) e fizeram a tontaria ergonómica de retirar os comandos físicos do clima e som para os passar para o mega ecrã

Está uma loucura os prazos de entrega. Não só o atraso como dão um gap enorme de 6 meses. É uma incerteza enorme.
Acho que além da crise dos semi condutores, o facto dos Pumas serem só produzidos na Roménia com a proximidade do conflito da Ucrânia também não ajuda.

O Focus Facelift tem 2 problemas para mim. Gosto mais do original, no caso, o daqui de casa :) e fizeram a tontaria ergonómica de retirar os comandos físicos do clima e som para os passar para o mega ecrã
Também gosto mais dos comandos fisicos, mas vamos ter que nos habituar porque é a tendencia para pouparem custos.
Os automóveis poderiam era ter a opção de escolher, nem que fosse um extra.
Está uma loucura os prazos de entrega. Não só o atraso como dão um gap enorme de 6 meses. É uma incerteza enorme.
Acho que além da crise dos semi condutores, o facto dos Pumas serem só produzidos na Roménia com a proximidade do conflito da Ucrânia também não ajuda.

Mas o problema não é só na ford.
É generalizado mesmo para veiculos fabricados em Portugal ou Espanha.
Prazos de 6 meses já será ser optimista, muitas marcas estão a dar 1 ano.

Também gosto mais dos comandos fisicos, mas vamos ter que nos habituar porque é a tendencia para pouparem custos.
Os automóveis poderiam era ter a opção de escolher, nem que fosse um extra.

Mas o problema não é só na ford.
É generalizado mesmo para veiculos fabricados em Portugal ou Espanha.
Prazos de 6 meses já será ser optimista, muitas marcas estão a dar 1 ano.

Olhe que não... a Citro, que salvo erro, foi a 1ª a implementar esse absurdo ergonómico, já está reverter a coisa. Veja-se o recente C4.

Mais, a CE inventa normas para td e mais alguma coisa, a maioria nos termos de segurança, saúde... e esquece-se de legislar esta questão que acaba por ser tanto ou mais perigoso que andar a mexer no telelé ao volante, Não faz qq sentido meter os comandos principais que que se usam a todo o momento, na sequencia de submenus num ecrã que ainda por mais atrapalha tb se andamos sobre piso em mau estado ou qq outra trampa como lombas e afins que cada vez mais nos metem pela frente.

O mais estranho é que a Ford ou a VAG tenham começado a meter essa trampa tarde e a más horas qnd toda a gente já anda a criticar essa solução há um tempinho.

Penso que os japs no geral não caíram nesse engodo

Last edited:

Como nesse aspeto não sou mt piquinhas, vou smp ver o que há ao stock, até pq se consegue negociar mais um pedaço e são 2 semanitas para entrega :)

Regra geral até há bastante escolha dentro das marcas modelos mais populares.

Outro aqui com a mesma preferência.

O focus com o facelift ainda não chegou?
Ligaram-me do stand a dizer que iam ter para maio alguns sem precisar de fazer reserva.

Update:
Não sabia que estava a funcionar desta forma e partilho convosco:
O meu pai foi esta semana saber se já haveria alguma previsão mais concreta. Basicamente fez amizade com o vendedor e como está reformado é capaz de passar no concessionário de 2 em 2 meses para ir saber novidades. Sem pressas porque felizmente não é urgente.
Então, o vendedor informou de que a encomenda está a aguardar "disponibilidade de encomenda". Passo a explicar conforme me transmitiu: dada a incapacidade de cumprir produção em tempo útil para servir a procura, a Ford (não sei se outras marcas funcionam desta forma) atribui quotas de encomendas aos importadores dos diversos mercados. Há mercados com mais prioridades/mais quota outros menos. Tem a ver com unidades vendidas e presença que a marca queira reforçar em determinados países. Difere também obviamente de modelo para modelo e até de linha escolhida e opções da viatura. O importador por sua vez distribui também num sistema de quotas a possibilidade de encomendas aos concessionários (aqui já não sei a lógica mas deve estar associada ao volume de vendas).
Ora, para todos os efeitos, a Ford ainda nem sabe que esta encomenda existe ou se sabe por estar já registada nalguma plataforma interna, não foi ainda oficializada a encomenda para iniciar produção.
É assim que estamos.

Isso das quotas funciona assim em todas as marcas (e sempre funcionou) [;)]

Agora a questão dos atrasos é que não há volta a dar, sendo que e para tentar colmatar isso, certas marcas estão a entregar viaturas sem determinados itens/sistemas, com "indicação", que esses itens serão instalados à posteriori, quando houver possibilidade/disponibilidade.

O que me disseram na Citroen:
O importador tem um determinado número de carros já encomendados à fábrica, já com uma configuração pré-definida (motorização, tipo de caixa, cor e equipamentos).
Quando faz negócio com um cliente, é-lhe atribuído um destes veículos "já em produção".
Com isto, afirmam conseguir entregar o carro em 3-4 meses.

O que me disseram na Citroen:
O importador tem um determinado número de carros já encomendados à fábrica, já com uma configuração pré-definida (motorização, tipo de caixa, cor e equipamentos).
Quando faz negócio com um cliente, é-lhe atribuído um destes veículos "já em produção".
Com isto, afirmam conseguir entregar o carro em 3-4 meses.

Mas isso vai sempre ocorrendo, aqueles conjunto de viaturas que saem já com uma configuração "já feita".

Claro está que quando cliente quer esta ou aquela viatura com um ou outro item/extra, tal já poderá fazer com que a encomenda/produção se atrase.

Isto já acontecia assim em tempos "normais", quanto mais agora nestes tempos de Covid e de guerra.

Pois, mas ainda na semana passada fui à citroen e nem um C5X para exposição, que queria ver.

Não me admira.

Ainda há dias um artigo francês focava isso, em que para além da questão das quotas para os mercados alvo, que as marcas estavam a tentar priorizar nos mercados que tem mais encomendas.

Para além de vários dos pontos que vocês já focaram, ainda há a questão de - provavelmente - estar a ser dada prioridade aos modelos/versões com maior margem.

Boas pessoal adquiri um Puma de serviço com cerca de 15.000km. Vou busca lo esta semana. O que dizem do carro? Fiz um pequeno test drive e gostei mas como é óbvio não deu para o explorar a 100%. Consumos problemas satisfação? Obrigado

Boas pessoal adquiri um Puma de serviço com cerca de 15.000km. Vou busca lo esta semana. O que dizem do carro? Fiz um pequeno test drive e gostei mas como é óbvio não deu para o explorar a 100%. Consumos problemas satisfação? Obrigado

Puma de 155cv com cerca de 3500km e 3 meses e meio, media de 5,7 l/100km gasolina 95.

Back