Ford Puma 2020

O da minha mulher MHEV de 155cv para já folha limpa (de motor). Tem o problema crônico da coluna de direção que vez em quando faz um toc-toc a baixa velocidade (apertam e fica bom mais uns tempos).

Entendo então que esse problema esteja presente em todas as versões, mas não é motivo para não avançar. Obrigado :) Já agora, como funciona o Hibrido nos pumas? É como nos CH-r?

Entendo então que esse problema esteja presente em todas as versões, mas não é motivo para não avançar. Obrigado :) Já agora, como funciona o Hibrido nos pumas? É como nos CH-r?

Não tenho nenhum problema há 2 anos, desconheço que exista um problema generalista, mas se existe então até ao momento ainda não se manifestou no meu, estou afortunado.

O híbrido do puma é um híbrido ligeiro, somente de 48 volts, que ajuda nas acelerações (tipo um boost quando aceleras) e que não dispensa de o motor ter um turbo.
Já o do CH-R ou mais precisamente dos toyotas é um hibrido que pode dispensar a existência de turbo no motor, mais poderoso.

Last edited:
O meu é o de 155cv e tenho há 2 anos com 30 mil klm e sem algum problema.

Consumo medio 5.4l.

Nunca tive nada disso.

tem muito a ver com o tipo de estradas que se fazem. Mas é uma reparação que eu a faço pessoalmente. Não me chateia porque é um carro para mais 2 anos.

O sistema hibrido do Puma não é mais que um alternador mais potente que permite carregar a bateria com fazer o inverso, isto é ajudar nas acelerações/recuperações. Não permite conduzir em modo elétrico porque tem uma potencia muito reduzida.

Já o CHR é totalmente diferente. Tem um motor elétrico acoplado na caixa de velocidades de 80 ou mais cv (depende da versão) e permite andar em modo 100% elétrico durante curtos períodos de tempo. Em cidade chega a 80% do tempo em modo elétrico se fores contido no pedal.

tem muito a ver com o tipo de estradas que se fazem. Mas é uma reparação que eu a faço pessoalmente. Não me chateia porque é um carro para mais 2 anos.

Mas poderias acionar a garantia.

Uma duvida que sempre tive no meu e não sei se é defeito ou feitio é as portas usb e o sistema de carregamento wireless.
O carregamento no telemóvel é praticamente nulo, ou seja mantém o nível da bateria e pouco ou nada carrega.
Um exemplo é de uma viagem de 2 horas o telemóvel aumenta cerca de 2% a bateria.
É defeito ou feitio?

Estou a tentar demover a minha irma para o Puma. Aas versões 125 vs 155 há diferenças nos consumos ou a coisa é pouca? Ou o 155 consegue fazer melhores consumos? É que nese caso a potência para velocidade não é importante, sim para outros fatores como arranques, consumos, etc.

Estou a tentar demover a minha irma para o Puma. Aas versões 125 vs 155 há diferenças nos consumos ou a coisa é pouca? Ou o 155 consegue fazer melhores consumos? É que nese caso a potência para velocidade não é importante, sim para outros fatores como arranques, consumos, etc.

Os consumos não sei diferenciar, pois só tenho o de 155 cv.
E definir consumos pela opinião de proprietários também não são comparaveis, pois quem tem o de 125 não tem certamente o de 155 e vice versa.
Cada um tem a sua maneira de conduzir e num mesmo modelo de potência vai haver disparidades de comsumos devido ao comportamento de condução de cada um.
Existe gente que consome menos com um de 125 e existe quem tenha consumos superiores.

Eu próprio tenho consumos de 4.9 numa condução descontraida e por vezes no mesmo trajecto também já tive consumos de 6.2 bastando carregar mais no acelerar por estar atrasado.

Os consumos não sei diferenciar, pois só tenho o de 155 cv.
E definir consumos pela opinião de proprietários também não são comparaveis, pois quem tem o de 125 não tem certamente o de 155 e vice versa.
Cada um tem a sua maneira de conduzir e num mesmo modelo de potência vai haver disparidades de comsumos devido ao comportamento de condução de cada um.
Existe gente que consome menos com um de 125 e existe quem tenha consumos superiores.

Eu próprio tenho consumos de 4.9 numa condução descontraida e por vezes no mesmo trajecto também já tive consumos de 6.2 bastando carregar mais no acelerar por estar atrasado.

A questão aqui nem é tanto pelos consumos, mas sim as vantagens vs consumo de ambos. Por norma o com mais potência é mais soltinho e menos necessidade de reduzir por vezes. Mas já entendi que pelo motor ela escusa de pensar muito e não é um fator decisivo. Também vindo de um 1.6 TDI nem estranha [:D] Com propostas para o de 125CV por 17.500 e um 155cv por 19.500 (ou talvez menos), ambos com garantias Ford de 3 anos que optem pelo que gostar mais. Um é STLine o outro não.

Last edited:
Mas poderias acionar a garantia.

Uma duvida que sempre tive no meu e não sei se é defeito ou feitio é as portas usb e o sistema de carregamento wireless.
O carregamento no telemóvel é praticamente nulo, ou seja mantém o nível da bateria e pouco ou nada carrega.
Um exemplo é de uma viagem de 2 horas o telemóvel aumenta cerca de 2% a bateria.
É defeito ou feitio?

Coisa estranha. No Fiesta em 2 horas carrego bem mais que isso.

A questão aqui nem é tanto pelos consumos, mas sim as vantagens vs consumo de ambos. Por norma o com mais potência é mais soltinho e menos necessidade de reduzir por vezes. Mas já entendi que pelo motor ela escusa de pensar muito e não é um fator decisivo. Também vindo de um 1.6 TDI nem estranha [:D]

Eu optei pelo de 155 cv principalmente porque tenho viagens na A7 (que tem bastente inclinação) com o automóvel carregado quer de gente, quer de bagagens em plena mês de Agosto e por vias das dúvidas para uma melhor resposta optei pelo mais potente.

Não quero dizer que o de 125 não desse conta do recado, pois quando fiz o teste drive até foi num de 125 mas não me deixaram ir do Porto até Ribeiro de Pena com o automóvel carregado 🤣.

Eu optei pelo de 155 cv principalmente porque tenho viagens na A7 (que tem bastente inclinação) com o automóvel carregado quer de gente, quer de bagagens em plena mês de Agosto e por vias das dúvidas para uma melhor resposta optei pelo mais potente.

Não quero dizer que o de 125 não desse conta do recado, pois quando fiz o teste drive até foi num de 125 mas não me deixaram ir do Porto até Ribeiro de Pena com o automóvel carregado 🤣.

Conheço perfeitamente a zona, acredito que o 125cv depois de cabeceiras até lá cima comece a a pedir umas reduções [:D]

Back