Formatação disco.

pmcb

Piloto Invisivel
Boas!

Tenho aqui um pc em casa que tem 2 discos, um de 20Gb e um de 8,5Gb.

Acontece que por distracção minha formatei o disco de 8,5 que continha lá muita informação necessária.

Ele estava formatado em NTFS e a formatação foi em FAT.

Será que existe alguma maneira de recuperar este disco?

[:D]

Eu também acho, só que não consigo achar. [:)]

Como é pessoal, nenhuma ajuda?

[:D]

Eu também acho, só que não consigo achar. [:)]

Como é pessoal, nenhuma ajuda?

Formataste rapidamente??

Porque não tentas aqueles programas de recuperação??

existem empresas que o fazem mas não sei muito sobre isso...

Recuva WWW.recuva.com diria que é a tua melhor hipótese

Recuva WWW.recuva.com diria que é a tua melhor hipótese

há dias recomendaram noutro topico, vi, fiz alguns testes e é bom.

num cartão de memória até recuperou fotos menos próprias apagadas no final do meu tempo de jovem inconsequente (apesar de ter sido há anos o cartão não tem tido uso aquase nenhum ou nenhum mesmo) e recupera na qualidade mais baixa algumas coisas que os outros programas nem sequer viram com a maximo da qualidade..

podes escolher a qualidade de recuperação, nas qualidades mais baixas é rapidissimo, mas as qualidades mais elevadas dá alguns erros e são extremamente lentas.

mesmo assim deixa os outros programas a carradas de milhas

Aproveitando o tópico, quem me indica um programa que apague completamente um disco rígido?
Tenho três ou quatro discos que vou vender, mas queria fazer um format daqueles que apagam mesmo, pois ao que sei o simples formatar permite que ainda se consiga recuperar a informação que lá estava.
O que aconselham?

num cartão de memória até recuperou fotos menos próprias apagadas no final do meu tempo de jovem inconsequente (apesar de ter sido há anos o cartão não tem tido uso aquase nenhum ou nenhum mesmo) e recupera na qualidade mais baixa algumas coisas que os outros programas nem sequer viram com a maximo da qualidade..

podes escolher a qualidade de recuperação, nas qualidades mais baixas é rapidissimo, mas as qualidades mais elevadas dá alguns erros e são extremamente lentas.

Obrigado, vou testar e depois digo se funcionou.

Para apagar o disco COMPLETAMENTE e sem rasto aconselho este programa....

Como reescreve todo o disco, torna-se IMPOSSÍVEL recuperar o que quer que seja da informação antes da formatação...

Para acrescentar que é freeware, ou seja totalmente grátis.

http://sourceforge.net/search/?type_of_search=soft&type_of_search=soft&words=dban

não sei se será bem assim.
provavelmente para o utilizador mais normal será impossível recuperar alguma coisa, mas penso que para alguém mais experimentado não será difícil ir buscar alguma coisa.

segundo sei, contado por pessoas que trabalham no meio, quando pessoas com informações importantes (inspectores da polícia, advogados, etc - já estão a ver) perdem um disco (queima ou tem qualquer problema irrecuperável) não se limitam a limpar a info. usam programas como o Active Disk Kill (escreve e reescreve o código binário por cima das informações, várias vezes, tentando corromper definitivamente qualquer tipo de sentido) e ainda assistem à sua destruição pelo fogo, para não correrem riscos.

por isso penso que será (praticamente) impossível limpar a 100% um disco.

ld

o recorde de recuperação de dados da ultima vez que li sobre o assunto se bem me lembro, escreviam 17 vezes por cima antes da recuperação por firma especializada, logo como os programas de limpeza definitiva limitam-se a escrever varias vezes por cima...
Quanto ao uso dos dois metodos é um exagero, já que o fogo alem de destruir o suporte, destroi o magnetismo.

ainda sobre o recuva recupera após escrever sobre o ficheiro varias vezes.

não sei se será bem assim.
provavelmente para o utilizador mais normal será impossível recuperar alguma coisa, mas penso que para alguém mais experimentado não será difícil ir buscar alguma coisa.

segundo sei, contado por pessoas que trabalham no meio, quando pessoas com informações importantes (inspectores da polícia, advogados, etc - já estão a ver) perdem um disco (queima ou tem qualquer problema irrecuperável) não se limitam a limpar a info. usam programas como o Active Disk Kill (escreve e reescreve o código binário por cima das informações, várias vezes, tentando corromper definitivamente qualquer tipo de sentido) e ainda assistem à sua destruição pelo fogo, para não correrem riscos.

por isso penso que será (praticamente) impossível limpar a 100% um disco.

ld

O programa que recomendei, faz precisamente isso[;)]
"Apaga" reescrevendo todo o disco com binário sem sentido...

Desta forma, é mesmo impossível recuperar o que quer que seja...não funciona como as cassetes áudio em que mesmo após regravação é possível recuperar sons de sessões anteriores....

nos discos rígidos a regravação é irreversível ( para o mesmo sector de disco)...

Nota: estamos a falar de discos rígidos ( mas também se aplica a flash memory, e a suportes de gravação/armazenamento ópticos)...

Em outros suportes ( cassetes, "tapes", e outros sistemas de gravação em suporte magnético), é possível recuperar dados mesmo após a regravação... pelo menos é a informação que tenho..

Last edited:
Ora bem, o RECUVA recupera muito bem, a unica coisa que me aconteceu foi os directórios ficares sem nome, depois de recuperado ele deu-lhe uma numeração a seu gosto...satisfeito e recomendo. :)

Ora bem, o RECUVA recupera muito bem, a unica coisa que me aconteceu foi os directórios ficares sem nome, depois de recuperado ele deu-lhe uma numeração a seu gosto...satisfeito e recomendo. :)
eu tenho-o já instalado no meu pc á espera que um dia haja uma catástrofe, e assim a capacidade de sobrevivencia é maior

Back